Ir ao conteúdo

Fonte regulável com algumas saídas fixas

carlosad

Posts recomendados

Postado

Galera, eu estou querendo fazer uma fonte com várias saídas.

1 saída regulável de 1,25V até 30V a 1A;*

1 de 3V a 250mA;*

1 de 5V a 500mA;*

1 de 9V a 500mA;*

1 de 12V a 500mA.*

Para isso, tenho aqui 1 trafo 24+24 3A, 1 trafo 24+24 800mA, 1 trafo 15+15 800mA, 1 trafo 9V 500mA e vários lm317.

Claro que capacitores, resistores, diodos e transistores eu comprarei conforme o projeto final.

Para este projeto tenho 2 perguntas iniciais.

Para esta fonte, eu poderia só usar o trafo 24+24v com 3A ou terei que usar em conjunto com outros trafos tmb?

Segunda: Podem me ajudar neste projeto? faller?

Lembrei do faller porque ele gosta de fonte e entende do assunto... hehehe Mas não só a dele, mesmo porque toda e qualquer ajuda será bem-vinda.

Grande abraço.

* As correntes de saída são só sugestões. Caso alguém tenha outras sugestões melhores, fiquem à vontade de postar.

• Membro VIP
Postado

Pode sim usar um só transformador só que todas as tensões vão ficar amarradas a um mesmo polo negativo...

Desse modo não podes fazer operações com as saídas, como somar, subtrair, os valores das diferentes saídas etc..

Se isso não atrapalha, ótimo..

Uma calculadora de valores para o LM317 pode lha ajudar e muito. Veja ai e entenda como ela opera..

Vais arbitrar o R1 (o bom é ficar entre 120 e 330 ohms) e sempre calcular o R2..

http://www.dimovi.net/toma/stuff/LM317.htm

Ou numa solução tabelada: http://www.reuk.co.uk/LM317-Voltage-Calculator.htm

Ademais, lendo os tópicos aonde desenvolvi sobre fontes com reguladores lineares, podes tirar de letra esse seu desafio..Se tiveres dúvidas pergunte..

Postado
Pode sim usar um só transformador só que todas as tensões vão ficar amarradas a um mesmo polo negativo...

Desse modo não podes fazer operações com as saídas, como somar, subtrair, os valores das diferentes saídas etc..

Se isso não atrapalha, ótimo..

Uma calculadora de valores para o LM317 pode lha ajudar e muito. Veja ai e entenda como ela opera..

Vais arbitrar o R1 (o bom é ficar entre 120 e 330 ohms) e sempre calcular o R2..

http://www.dimovi.net/toma/stuff/LM317.htm

Ou numa solução tabelada: http://www.reuk.co.uk/LM317-Voltage-Calculator.htm

Ademais, lendo os tópicos aonde desenvolvi sobre fontes com reguladores lineares, podes tirar de letra esse seu desafio..Se tiveres dúvidas pergunte..

beleza faller? Cara, vou tentar fazer um esquema aqui e ir postando pra ver se eu tentendi sobre o uso do lm317 e possíveis correções.

Grande abraço.

Postado
beleza faller? Cara, vou tentar fazer um esquema aqui e ir postando pra ver se eu tentendi sobre o uso do lm317 e possíveis correções.

Então galera... Fiz o meu primeiro protótipo... Esse "rabisco" ainda não tem proteções além daquelas que os próprios reguladores ja possuem. Claro que está super simples. Não calculei os valores dos capacitores, apenas chutei valores...

Minhas novas perguntas são... Como eu poderia ter em cada saída (caso as outras não estejam sendo usadas) todos os 3A que o trafo fornece?

Esses resistores podem ser de 1/4w (pois ja tenho a grande maioria aqui em casa) ou terei que usar resistores de potência maiores?

Podem fazer sugestões quanto às ligações e uso de outros componentes, tipo transistores, outros diodos, etc...

Desculpem o desenho, mas não sou bom com layout de esquemas.

Grande abraço.

post-976610-13884964198819_thumb.jpg

Postado
Aqui não tá abrindo a imagem.

tenta hospedar ela no www.imgur.com

A muito tempo que o fórum não mostra os anexos, às vezes. Ou então é o meu navegador, o Bugfox.

Falou

Para mostrar a imagem basta clicar no botão atualizar do navegador segurando o a tecla shift. Depois disso a imagem abrirá normalmente.

Creio que isso seja problema do forum, não do navegador, visto que o forum envia pro navegador apenas a miniatura (do cache da aplicação) e ao atualizar o site, é enviada a imagem full.

"Ficadica".

Grande abraço.

Up: enviei a imagem também para meu servidor: www.carlosduarte.com.br/midias/imagens/cdh/fonte.png

• Membro VIP
Postado
Então galera... Fiz o meu primeiro protótipo... Esse "rabisco" ainda não tem proteções além daquelas que os próprios reguladores ja possuem. Claro que está super simples. Não calculei os valores dos capacitores, apenas chutei valores...

Minhas novas perguntas são... Como eu poderia ter em cada saída (caso as outras não estejam sendo usadas) todos os 3A que o trafo fornece?

Com o LM317, nunca poderias ter. Para isso só usando o LM350 ou LM338..

Esses resistores podem ser de 1/4w (pois ja tenho a grande maioria aqui em casa) ou terei que usar resistores de potência maiores?

Pode sim usar esses resistores de 1/4 Watt

Podem fazer sugestões quanto às ligações e uso de outros componentes, tipo transistores, outros diodos, etc...

Ao usar capacitores na entrada adj e na saída o fabricante aconselha usar diodos desse modo ai colocados. Faça isso para garantir seu CI..

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/LM317diodes.jpg

Quanto aos cálculos dos resistores, de cima para baixo, no teu circuito

1) Vajustável de 1,25 a 40,4 Volts... Lá no início havias falado em ajustável até 30 Volts..Se quiseres até 30 Volts troque o R1 para 200 Ohms..

2) 23,8 Volts

3) 12,1 Volts

4) 9,1 Volts

5) 5 Volts

6) 3,1 Volts

É realmente isso que buscas??

Postado

grande faller, neste esquema ai postado pelo colega, não teria que ter um diodo ai em parelo com o resistor do adj, e outro em antiparalelo com o 317?

Ao usar capacitores na entrada adj e na saída o fabricante aconselha usar diodos desse modo ai colocados. Faça isso para garantir seu CI..

nao tinha visto esta parte....

desconsidere este post.

Postado
Com o LM317, nunca poderias ter. Para isso só usando o LM350 ou LM338..

É que eu li em algum tópico a um tempo atras (não me lembro qual agora) que se usar transistores em paralelo com o ci (acho que era mais ou menos isso) dá pra fornecer mais corrente, por isso perguntei. mas eu não saberia quais transistores nem como seria essa ligação.

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/LM317diodes.jpg

Eu tenho aqui em casa vários 1n4007, poderia ser este em vez do 1n4002? (se não puder, compro uns 4002 mesmo.

Quanto aos cálculos dos resistores, de cima para baixo, no teu circuito

1) Vajustável de 1,25 a 40,4 Volts... Lá no início havias falado em ajustável até 30 Volts..Se quiseres até 30 Volts troque o R1 para 200 Ohms..

2) 23,8 Volts

3) 12,1 Volts

4) 9,1 Volts

5) 5 Volts

6) 3,1 Volts

É realmente isso que buscas??

Ops, foi mal, o R12 é de 200R e não de 150R. Errei ali, é 1,25 a 30V mesmo... Mesmo porque o trafo é de 24+24v, retificado e ja considerando a queda dos diodos fica em torno de 31V, correto?

Colocando tensões em série eu somo as tensões mas mantendo a corrente da fonte que possui a menor corrente, correto? (ficou feia essa pergunta, mas acho que dá pra entender) hehehe

grande faller, neste esquema ai postado pelo colega, não teria que ter um diodo ai em parelo com o resistor do adj, e outro em antiparalelo com o 317?

Então, acho que foi isso que tava na imagem que o faller mandou. hehe.

Grande abraço.

Postado

Oi pesoal!

Carlosad

É que eu li em algum tópico a um tempo atras (não me lembro qual agora) que se usar transistores em paralelo com o ci (acho que era mais ou menos isso) dá pra fornecer mais corrente, por isso perguntei. mas eu não saberia quais transistores nem como seria essa ligação.

Veja se a imagem te ajuda um pouco

2l1a8x.jpg

Até mais

Postado
Eu tenho aqui em casa vários 1n4007, poderia ser este em vez do 1n4002? (se não puder, compro uns 4002 mesmo.

nao li o topico todo, mas se o projeto precisa de um 4002 e voce tiver o 4007 pode usar sem problemas, agora o inverso nao.

• Membro VIP
Postado

OK, com transistores em paralelo sim poderias tirar 3 Amperes dai de cada uma das tensões individualmente. Realmente necessitas???

Note que se da tensão de 3 Volts sacares 3 amperes, sobre os reguladores+transistor ficarão cerca de 30 Volts e 30 Vols x 3 Amperes dão 90 Watts. Para dissipar esses 90 Watts ou terias de ter um dissipador do tamanho de umas 6 carteiras de cigarro (só para referência, nào fumo) ou teria de ter um fan sobre o mesmo.. Vale a pena???

São todos iguais nas características, só varia a tensão de isolação.. Qualquer 1N400x serve..

Veja ai: Diodos1N400X.jpg

Colocando tensões em série eu somo as tensões mas mantendo a corrente da fonte que possui a menor corrente, correto? (ficou feia essa pergunta, mas acho que dá pra entender) hehehe

Quando lá por cima te falei que a desvantagem de tirar todas as tensões de um mesmo transformador tiraria a capacidade de somar de subtrair as fontes era para te dizer que não tens condições de somar essas tensões dai. Se o fizeres darás um curto pois para somar necessita ligar o negativo de uma no positivo da outra.. Também para subtrair daria curto....

Postado
OK, com transistores em paralelo sim poderias tirar 3 Amperes dai de cada uma das tensões individualmente. Realmente necessitas???

Note que se da tensão de 3 Volts sacares 3 amperes, sobre os reguladores+transistor ficarão cerca de 30 Volts e 30 Vols x 3 Amperes dão 90 Watts. Para dissipar esses 90 Watts ou terias de ter um dissipador do tamanho de umas 6 carteiras de cigarro (só para referência, nào fumo) ou teria de ter um fan sobre o mesmo.. Vale a pena???

Então melhor deixar em 1A mesmo, ne? hehehe Mesmo com máxima de 1A é recomendável usar um bom dissipador, correto?

São todos iguais nas características, só varia a tensão de isolação.. Qualquer 1N400x serve..

Veja ai: Diodos1N400X.jpg

beleza.. só assim economizo um pouco...

Quando lá por cima te falei que a desvantagem de tirar todas as tensões de um mesmo transformador tiraria a capacidade de somar de subtrair as fontes era para te dizer que não tens condições de somar essas tensões dai. Se o fizeres darás um curto pois para somar necessita ligar o negativo de uma no positivo da outra.. Também para subtrair daria curto....

Não perguntei neste meu caso específico e sim de modo genérico, com fontes diferentes (pilhas ou baterias por exemplo)...

Se eu tivesse uma fonte de 30V com 1A e somasse (em série) com uma de 15V com 800mA eu teria como resultado 45V com 800mA, correto?

E se eu colocasse essas 2 fontes em paralelo, teria 15V com 1,8A / 30V com 1,8A ou nem funcionaria?

Grande abraço.

• Membro VIP
Postado
Se eu tivesse uma fonte de 30V com 1A e somasse (em série) com uma de 15V com 800mA eu teria como resultado 45V com 800mA, correto?

Sim, correto...

E se eu colocasse essas 2 fontes em paralelo, teria 15V com 1,8A / 30V com 1,8A ou nem funcionaria?

Só se pode colocar em paralelo fontes de exata mesma tensão, para que ambas dividam a corrente final entregue de forma igual. Nesse caso, se forem fontes exatamente iguais e de mesma tensão, a corrente final será a soma da corrente de cada fonte..

Postado
Só se pode colocar em paralelo fontes de exata mesma tensão, para que ambas dividam a corrente final entregue de forma igual. Nesse caso, se forem fontes exatamente iguais e de mesma tensão, a corrente final será a soma da corrente de cada fonte..

beleza.. Entendido essa parte... Ja to começando a pensar seriamente em colocar mais de um trafo na minha fonte... :P

Segue o esquema atualizado: www.carlosduarte.com.br/cdh/fonte1.jpg As outras saídas são semelhantes, só diferencia os valores dos resistores e 1 potenciometro no ajuste da saída variável.

Tem alguma proteção, além do fusível que vou colocar antes do trafo, que eu possa colocar nas saídas ou na entrada: curto circuito, sobre carga, sobre tensão, etc? Ou os CIs ja possuem essas proteções?

Grande abraço.

Postado

Além da dúvida sobre proteções no post anterior, mais uma dúvida me surgiu. Sobre dimensionamento dos fios. Qual espessura desses fios eu tenho que ter para esse 1,5A de cada saída? fios de cobre de 26 AWG ja são o suficiente?

Grande abraço.

Postado

Acho que minhas perguntas anteriores foram tão ruins que nem tiveram respostas.

Recaptulando-as...

Esse é o esquema atual da minha "fonte": www.carlosduarte.com.br/cdh/fonte1.jpg

A fonte ja está funcional desta forma? Lembrando, as outras saídas são semelhantes, só diferenciam os valores dos resistores e 1 potenciometro no ajuste da saída variável.

Pergunta 1: Tem alguma proteção, além do fusível que vou colocar antes do trafo, que eu possa colocar nas saídas ou na entrada: curto circuito, sobre carga, sobre tensão, etc? Ou os CIs ja possuem essas proteções?

Tá, sou um completo analfabeto em se tratando de datasheet, mas "li" no datasheet do lm117 que ele tem essas proteções. Então, creio eu, que o lm317 também tenham tais proteções.

Pergunta 2: Sobre dimensionamento dos fios. Qual espessura desses fios eu tenho que ter para esse 1,5A de cada saída? Fios de cobre de 26 AWG ja são o suficiente?

Ainda não sei a resposta, to perguntando justamente sobre esse fio (26 AWG), pois é o que eu tenho aqui em casa.

O faller deve estar me achando um completo burro. "Quem pergunta é burro 1 vez, quem não pergunta é burro sempre..."

Grande abraço.

• Membro VIP
Postado

Qualquer um dos CI's que possa usar ai, 78XX, 317,350 ou 338, todos tem proteção contra curto, contra excesso de corrente, contra excesso de temperatura. Um fusível no primário somente para proteger a fiação e o transformador..

Eu colocaria fio 20 a 22, cabinho flexível..

Postado
Qualquer um dos CI's que possa usar ai, 78XX, 317,350 ou 338, todos tem proteção contra curto, contra excesso de corrente, contra excesso de temperatura. Um fusível no primário somente para proteger a fiação e o transformador..

Eu colocaria fio 20 a 22, cabinho flexível..

Opa, vou começar a montar.. Alguns componentes (resistores) ainda faltam ser comprados... Mas algumas saídas ja posso começar a fazer.

Uma última pergunta por hoje. Li no datasheet do diodo da série 1n400x que a corrente média é de 1A. Para garantir que ele entregue o 1,5A de corrente máxima que o lm317T suporta (caso precise), posso usar, na retificação 2 diodos 1n4004 em paralelo para cada saída do trafo (24+24v 3A)?

Grande abraço.

Postado

:::Forever Alone Detected:::

Montei uma versão simplificada aqui na protoboard com uma única saída... Medindo com um multimetro, percebi que ela oscila "bastante"...

Por exemplo: ao colocar 20V, por exemplo, ela fica oscilando entre 20,02 e 19,98 durante alguns segundos, depois começa a cair aos poucos até estabilizar... depois de quase 1 min ela cai em torno de 0,05V a 0,1V ficando em torno de 19,93V até 19,88V.

Isso sem carga, apenas o multimetro ligado... Onde pode está o problema???

Grande abrço.

Postado

Isso é normal! Principalmente sem carga na saida do regulador. Pode ser também uma sensibilidade do seu medidor ou qualquer outra pequena "interferência". O que vale mesmo é quando a fonte tem carga, ai a variação tem de ser minima dependendo do tipo de carga a ser alimentada.

Coloque um resistor de uns 50R na saida para drenar uns 0,5A ou uma lâmpada qualquer de no máximo 1A (é claro) e veja se melhora.

Mas em geral esta tudo nos conformes.

Postado

Opa, beleza Rafael? Cara, testei com carga aqui, ele oscila um pouco mais rápido (mesma intencidade, porém com maior frequencia) e demora um pouco mais pra se estabilizar, em torno de 1,5min a 2,5 min...

Será algum componente "zoado" ou valores mal dimensionados?

Grande abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...