Ir ao conteúdo

Windows 8 - Primeiras Impressões.

009patrick

Posts recomendados

Postado

Bom, vim compartilhar minha atual experiencia com o Windows 8.

Instalei o meu 8 PRO x64 hoje, a poucas horas expecificamente.

Primeiro as primeiras coisas.

Instalação:

A instalação foi fácil e rapida, praticamente a mesma que a do Win 7. Pouca diferença no tempo total.

Notei algo curioso, formatei a partição que antes continha o Win 7 para instalar o 8 e ao reiniciar a maquina deu a opção de Dual Boot, Win 7 e Win 8. Aparentemente a instalação não apaga completamente o S.O. na hora que você formata, deve ser algum recurso de segurança. Na proxima reinicialização o Win 7 já havia sumido apos a configuração automatica.

Então recomendo apenas formar a partição e NÃO deletar e criar um nova partição. =D

Drivers / Hardware:

Tenho um Inspiron 15R SE 7520.

Os drivers disponibilizados pela DELL tem funcionando sem conflitos até agora. Tudo perfeito.

Então OK aqui.

A unica coisa estranha são os tamanhos dos drivers, o driver de video para Win 8 x64 tem tipo 480mb, o de audio 260mb e o de rede 202mb.

Desempenho:

Depois de tanto burburinho sobre um ganho incrivel no boot e tudo mais não vi diferença vou falar a verdade. Manteve o mesmo tempo de boot que eu tinha no Win 7 x64.

Nota a destacar aqui: Meu Win 7 x64 era personalizado e tunado até onde dar em performance então não foi surpresa isso.

No geral não notei ganho de desempenho que faça diferença, mais teve sim uma melhora em copias de arquivos dentro do hd e acesso a arquivos.

Visual:

Aqui a Microsoft me chocou um pouco, o visual mudou com a nova interface. Algo que me incomodou muito foi a falta do Menu iniciar no Desktop. Coisa que já resolvi.

A Stardock tem um software chamado Start8 que devolve a nossa querida barra do menu. É baratinho, apenas US$5.

O que tornou novamente o Win 8 mais aproveitavel para usuarios acostumados com o Inicar.

Bom, no geral é um sistema bastante bonito no visual, pena não ter ainda o sistema de Transparencia do Aero funcionando 100%. Existe uma maneira de ativa-lo. Mais testei aqui e meio que buga as janelas então nem vou posta-lo. Se sair algo mais definitivo eu posto =D.

Algo a se destacar: muito mais fácil de se trabalhar com multi areas de trabalho, basta você literalmente puxar seu desktop pelo canto esquerdo e jogar para o lado que abre um espaço para manejar até 3 areas diferentes. Bastante util para quem utiliza

Adquirindo o Win 8:

Para quem não sabe tem uma promoção bastante interessante rolando pela Microsoft:

https://www.windowsupgradeoffer.com/pt-BR/

É simples, se você comprou um pc recentemente ou ira comprar um em breve e ele vem com Win 7. Você ganha um descontão para upgrade pro Win 8 Pro. Fiz meu cadastro a mais ou menos 1 mes. Minha key chegou hoje pela manhã. Paguei somente 30 reais na versão PRO 64 bits. Exato, 30 reais. Mais barato é impossivel né.

Ps. Boatos dizem que é possivel você conseguir o serial de upgrade mesmo não tendo comprado um pc recentemente. Apenas escolha um modelo no site da DELL por exemplo e preencha o cadastro como se fosse um daqueles modelos. Então ponha na sua Maquina um sistema Operacional (dizem que o 7 Pro ou Ultimate é mais aceito), algo como uma Copia de Alta Qualidade (se é que me entende). E faça a instalação normalmente depois. Como se tivesse fazendo um UP. Novamente, NÃO delete a partição, apenas FORMATE. Tudo deve funcionar bem.

Para os Gamers:

Estava um pouco recentido por ser super fã de games. Bom vou dizer pelo que já testei.

Todos os meus jogos estão funcionando normalmente, mesmo sem modo de compatibilidade.

Pelo que eu lembro tava rolando uns problemas por exemplo com o Warcraft 3, na versão final do Win 8. Não acontece mais, o que eu vejo como a Microsoft suando para corrigir para conseguir os antigos clientes do Win 7 gamers. Quanto a desempenho in-game. Pouca coisa notada, alguns fps ganhos em todos os games mais pesados mais tirando isso nada de tipo OMG mude para o Win 8 agora se você é gamer. Lembre de ver se tem drivers disponiveis pra sua placa de video, de preferência pelo fabricante do se caso Notebook. Veja, a AMD já tinha lançado os drivers referentes ao Win 8 mais eles não funcionaram bem. Coloquei a versão disponibilizada pela DELL e foi tiro e queda. Então analizem a questão de drivers.

Sinceramente, mudei minha opinião a medida que ia reinstalando meus jogos. O Win 8 ainda não é ideal para gaming e fico mais convencido disso a cada dia. Tem muita tranquera que pesa o S.O. com o tempo, aplicativos que ficam comendo internet, cheio das frescuras e ainda tem os problemas com incopatibilidades com drivers atuais que fica dando Crash nos games. To migrando de volta XP x64, ainda o melhor S.O. Gaming na minha opinião...

Segurança:

O Win 8 vem com o Microsoft Security Essentials já integrado, ou seja um antivirus embutido no S.O., é um bom Antivirus, até onde eu sei, então não é obrigatorio a instalação de outro produto na area, recomendo ficar com um anti-malware spyware com manutençao agendadas e deixar o resto com o Microsoft Security Essentials mesmo. =D

App a se destacar:

Windows Store, embutido na nova interface já, otimo aplicativo, merece ser destacado. A ideia de ter uma store com apps disponiveis com verificação da Microsoft é otima, muitos sites de dl's hoje são meio que virais, instalando um monte de porcaria no computador do usuario sem ele saber.

SkyDrive, a sincronia do Win 8 com o sistema Cloud da Microsoft é ponto. É extremamente fácil usar a Cloud atraves do Win 8.

Blue Screen of Death(Happiness):

A tela azul da morte agora vem com uma krinha triste feliz sei lá...

Aos que estão tendo o não privilegio de ver essa antiga companheira conversei com um tecnico da Microsoft e pesquisei em foruns gringos e a concordancia geral é que os drivers por enquanto não definitivos para o Win 8 estão dando literalmente pau e fazendo o sistema ter um crash repentino. Não é problema no S.O. segundo a Microsoft e realmenta aponta para isso. Então é esperar uma nova rodada de drivers ai mais compativeis pra ver se corrige esses erros mutcho lokos.

Dicas Finais e screenshots:

Ativando o Net Framework 3.5 (alguns programas não usam o Framework 4, e sim o 3.5 e abaixo que vem como recurso desativado no Win 8):

Vá no Painel de Controle

Programas e Recursos

Ativar e Desativar Recursos do Windows

Procure a Opção Net Framework 3.5 e marque a Box.

Aguarde a instalação.

Irá pedir para baixar os arquivos via Windows Update.

Apenas Escolha a opção confirmando e aguarde.

Programas de manutenção em geral que funcionaram muito bem na hora de dar um Tune no Win 8:

Tune Up Utilities 2013

System Mechanic

Diskeeper 12

Advanced System Otimizer

Novo Gerenciados de Tarefas:

task2c.jpg

task1v.jpg

Start 8 em ação:

start8.jpg

Interface Nova:

interfacez.jpg

Menu Lateral que aparece ao você mover o cursor até a extremidade da direita em cima em seu desktop para mais fácil acesso, conhecida como Charm Bar:

settingshf.jpg

Atalhos Uteis:

mediumst.jpg

E você como foi sua experiencia com o Win 8 ? Duvidas ? Algo positivo ? Negativo ? Comente aqui tambem =D.

Postado

Ótimo review !

No caso, estou usando um Chronos 7 da Samsung.

No inicio é difícil de se acostumar com a interface, as mudanças e tudo mais.

Mas depois de um dia mexendo bastante, acho que começo a gostar (muito) do novo windows.

Infelizmente ainda não saíram drivers pra minha Radeon e nem os apps oficiais da samsung pra versão brasileira do note... infelizmente. Mas dá pra viver por enquanto..

Só espero que tudo fique perfeito logo!

Resolvi radicalizar e atualizar de vez. Até pensei em voltar pro 7 hj, mas a medida que fui mexendo fui me acostumando e sentindo uma diferença na rapidez.

A única coisa que tá me irritando muito é que os apps do metro, qd abrem ficam uns bons segundos em tela cheia com uma imagem estática. nao sei porque, mas isso me dá impressão de lentidão (mas acaba funcionando como a introdução padrão dos programas, né)

Estou instalando as coisas e me acomodando...

Por enquanto, tá tudo lindo.

Só que como não tenho o programa da Samsung, o gerenciamento de energia do Windows sozinho não ajuda muito....

Postado

Eu não sou tão organizado quanto você para expor as ideias, mas vou dar minhas impressões também.

Nova inferface: Achei gênial muito fácil e intuitiva, eu preferia que todos os aplicativos já rodassem nesta interface e aposentaria de vez o antigo desktop, uma pena que ainda temos que alternar entre as duas interfaces, acredito que este é apenas o primeiro passo, no futuro teremos somente a "metro". Porém parece que são duas coisas diferentes, por exemplo quando você usa o youtube usando a metro e muda pro desktop o audio simplesmente some, isto deveria ser mais integrado.

App's: achei todos muito superficiais.

App store: Eu odiei a aap store. Onde diabos está o "pesquisar"? Eu tenho que procurar manualmente qualquer coisa que eu queira, isto é ridículo, além de ainda ter pouquíssimos aplicativos disponíveis.

App de e-mail: superficial, é apenas um leitor de e-mail, basicamente. Se você quiser algo mais elaborado, como organizar, marcar como importante, etc, esqueça, não será possivel.

App pessoas: muito legal juntar bate papo do facebook com msn no mesmo lugar, mas ainda falta coias, por exemplo, não achei suporte para webcam pelo msn.

Games: Tive uma dificuldade de instalar o Framewrks 3.5, porém um breve tutorial na internet resolveu meu problema. Tive problema para jogar on-line, estava com problemas de queda de conexão, mas uma atualização no driver da placa de rede resolveu. De resto os jogos estão tranquilos, totalmente compatíveis, sem maiores problemas, que é o que importa neste caso.

Visual: Lindo e intuitivo, eu realmente acredito que a Microsoft acertou a mão nesta mudança, e com o tempo todos irão acostumar-se.

Tem que ver isso ae

Putsss

Postado
Eu não sou tão organizado quanto você para expor as ideias, mas vou dar minhas impressões também.

Nova inferface: Achei gênial muito fácil e intuitiva, eu preferia que todos os aplicativos já rodassem nesta interface e aposentaria de vez o antigo desktop, uma pena que ainda temos que alternar entre as duas interfaces, acredito que este é apenas o primeiro passo, no futuro teremos somente a "metro". Porém parece que são duas coisas diferentes, por exemplo quando você usa o youtube usando a metro e muda pro desktop o audio simplesmente some, isto deveria ser mais integrado.

App store: Eu odiei a aap store. Onde diabos está o "pesquisar"? Eu tenho que procurar manualmente qualquer coisa que eu queira, isto é ridículo, além de ainda ter pouquíssimos aplicativos disponíveis.

App de e-mail: superficial, é apenas um leitor de e-mail, basicamente. Se você quiser algo mais elaborado, como organizar, marcar como importante, etc, esqueça, não será possivel.

App pessoas: muito legal juntar bate papo do facebook com msn no mesmo lugar, mas ainda falta coias, por exemplo, não achei suporte para webcam pelo msn.

Games: Tive uma dificuldade de instalar o Framewrks 3.5, porém um breve tutorial na internet resolveu meu problema. Tive problema para jogar on-line, estava com problemas de queda de conexão, mas uma atualização no driver da placa de rede resolveu. De resto os jogos estão tranquilos, totalmente compatíveis, sem maiores problemas, que é o que importa neste caso.

Visual: Lindo e intuitivo, eu realmente acredito que a Microsoft acertou a mão nesta mudança, e com o tempo todos irão acostumar-se.

Tem que ver isso ae

Putsss

Sim, a Store ainda esta em desenvolvimento, mais a ideia é super legal. Confiar apps a Microsoft é melhor que confiar a um site viral por ai.

O Net Framework 4 já vem instalado no sistema operacional pelo que eu vi.

Ainda não acostumei com o Metro como você, na verdade nem uso-o. Uso o Windows 8 praticamente sem Metro.

Ps. Coloquei o Tutorial para Ativar o Framework 3.5

Bem Lembrado, tem gente que não sabe da integraçaõ com o 4.0 e do 3.5 e abaixo vir desativados.

Postado

Tem que ver isso ae

Putsss

Concordo!

Os apps ficaram bem superficiais.

O skype pra Metro ficou terrível! Não tenho lista. Nada prático.

Ah, e o buscar da Store fica na Charm Bar (a do lado direito)

Ela concentra as funções do aplicativo aberto =D

Postado

A alta velocidade no Win 8 que eles destacam só tem mais efeito se for num ultrabook que tenha SSD, fora isso a diferença entre o Win 7 é muito pouca...

Comprei o meu e tô esperando chegar, mas olhando as fotos me gerou uma duvida: Não tinham dito que o classico menu iniciar nao existia mais no Win 8?

Postado
009patrick, beleza o seu review como primeiras impressões.:)

Estou esperando um novo SSD para instalar uma versão full.

Vai ter problemas ao fazer isso, até onde se sabe o Win 7 não se instala em um HD novo, você precisa ter um sistema operacional já instalado para fazer um upgrade. A Versão full mesmo do S.O. só vai estar a venda em janeiro de 2013.

Postado

Sobre o desconto na compra de keys para quem tem um pc com qualquer versão do Windows comprado há mais de um ano, aproveitem, pois não é todo dia que se tem uma licença do Windows por R$ 29.

Estão acabando as desculpas para usar Windows Jack :D

Postado
Sobre o desconto na compra de keys para quem tem um pc com qualquer versão do Windows comprado há mais de um ano, aproveitem, pois não é todo dia que se tem uma licença do Windows por R$ 29.

Estão acabando as desculpas para usar Windows Jack :D

Eu acho que dessa vez a Microsoft acertou na abordagem e preços.

Deste jeito acho mais fácil acabar com a pirataria - menores preços e maiores vendas. Afinal 29,00 ou até mesmo 69 ou 150 (full) são pequenos preços para um sistema como o Windows.

Tem jogos muito mais caros por aí.

Postado

Nao, nao da pra aposentar o desktop, pois existem tarefas imprescindíveis à ele. Como usar o windows explore. E sobre a falta do menu iniciar, a metro é o menu iniciar em tela cheia, leiam o iniciar bem grande nesta tela. Muito bom a metro, windows store, e integração com Xbox.

Postado

Adquiri o meu por R$29 no site da Microsoft. Não precisa comprovar nada, dá pra inventar os dados.

A Microsoft não está ligando para a situação dos piratas, é do mesmo jeito da Xbox 360, a maioria dos jogadores usam pirata.

Postado

Vejo muito mimimi, sobre o menu inicial não esta mais presente, a tela inicial supre bem meu dia a dia, só usava o menu inicial para buscar minhas pastas ou da um search, coisa que da pra se fazer facilmente no Windows 8 e ate de forma mais eficaz, pois a separação de arquivos, programas e arquivos do sistema e funcionalidades.

Postado

Saudações.

Tenho gostado da experiência de uso.

Depois de acostumar com os novos locais e aprender a usar as apps em tempo real, fica muito prático e funcional.

A tela Iniciar "Metro" acaba fazendo bem o papel de menu. Basta organizar os azulejos.

O único defeito, por enquanto, é a falta dos drivers.

Parece que os notebooks com gráficos híbridos vão ter de conviver com altas temperaturas por uns dias.

Uma forma de minimizar (mas não resolve por completo) o problema do aquecimento, foi baixar o driver de vídeo integrado no site da Intel e desativar a placa dedicada AMD.

Para os gamers isso é sacrilégio. Para quem pode abrir mão do desempenho, ajuda na manutenção do hardware.

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!