Ir ao conteúdo

Qual o nome deste componente?

Gabrieldfreitas

Posts recomendados

Postado

E aí pessoal,

Fiz um projetinho no Proteus e preciso ir à compra do componente da imagem abaixo mas não sei a numeração/nome, nada além de JK-FlipFlop.

Mas se eu chegar falando isso eles irão perguntar a numeração ou algo mais específico.

Alguém pode dar uma ajudinha? O SN7473N foi o mais próximo que cheguei, mas ele tem um clear e não é exatamente o que eu quero..

Alguém sabe me dizer a nomenclatura do JKFF?

rzO7E.png

Postado
No site abaixo você pode escolher o que melhor te satisfaz...

http://pessoal.utfpr.edu.br/betini/arquivos/MAPA%20CIs%20TTL.pdf

Tem o 74LS73, 74LS76, 74LS112... e ai vai...

Pois é amigo, eu ja entrei em um com a mesma função só que era fora e não encontrei o que eu queria =/ só tem CI's com funções a mais da que eu quero, quero somente 2ENTRADA/SAIDA e o CLOCK... sem set/reset/clear

Postado

Este componente é um FLIP-FlOP JK. Daí esse nome: JKFF.

Flip-flops existem de vários tipos e esse é um deles.

Flip-flop é o nome que se dá a um multivibrador biestável, ou seja, ele tem somente 2 estados de saída: ou é 0 ou é 1. A mudança de estado é condicionada pelos sinais de entrada e conforme o tipo de flip-flop, ela muda conforme determinados sinais de controle. Flip-flops tem 4 tipos: T (toogle) , S-R (Set-Reset), JK e D.

Procure saber primeiro o que é um flip-flop e depois as diferenças entres os diversos tipos. Explicar aqui como funciona de forma básica e os diversos tipos não vem ao caso. Tio Google tem imensas fontes de dados para esse tipo de informação e é mais aconselhável. Tem informações desde as mais técnicas até as mais simples para entender a filosofia da "coisa".

Abração

.

.

Procura no Google por flip-flop JK que tu vais saber como ele funciona.

Faz muito tempo que aprendi isso e pelo menos o básico ainda ficou guardado.

Postado
Este componente é um FLIP-FlOP JK. Daí esse nome: JKFF.

Flip-flops existem de vários tipos e esse é um deles.

Flip-flop é o nome que se dá a um multivibrador biestável, ou seja, ele tem somente 2 estados de saída: ou é 0 ou é 1. A mudança de estado é condicionada pelos sinais de entrada e conforme o tipo de flip-flop, ela muda conforme determinados sinais de controle. Daí vem os diversos tipos: JK, D, master-slave e tantos outros.

Procure saber primeiro o que é um flip-flop e depois as diferenças entres os diversos tipos. Explicar aqui como funciona de forma básica e os diversos tipos não vem ao caso. Tio Google tem imensas fontes de dados para esse tipo de informação e é mais aconselhável. Tem informações desde as mais técnicas até as mais simples para entender a filosofia da "coisa".

Abração

Eu não to pedindo pra explicar qual a função dele, e o nome eu já sabia como eu mesmo citei no topico principal: JKFF.

O que eu quero saber é se existe um componente igual esse que eu uso em simuladores porque quando fui na loja e ele me pediu uma numeração específica e mesmo eu dizendo que era um flip flop jk sem set/reset ele me exigiu uma numeração, entendeu?

Postado
Eu não to pedindo pra explicar qual a função dele, e o nome eu já sabia como eu mesmo citei no topico principal: JKFF.

O que eu quero saber é se existe um componente igual esse que eu uso em simuladores porque quando fui na loja e ele me pediu uma numeração específica e mesmo eu dizendo que era um flip flop jk sem set/reset ele me exigiu uma numeração, entendeu?

Aaaaaah Tá... Entendi agora o seu questionamento.

E de fato... Se tu for numa loja de peças e pedires um FFJK, de fato, o cara não vai entender bulhufas. A não ser que ele saiba previamente o que significa essa nomenclatura (meio difícil).

Bão... Vou ter que consultar bases de dados. Flip-flos JK tem da série TTL, série CMOS e teria que pesquisar isso. Não tenho de cabeça.

Por exemplo... Um 7474 ou 74S74 ou 74LS74 é um flip-flop tipo D. No seu caso, tem que procurar esse tipo de nomenclatura se usar um CI TTL e para um flip-flop JK. Se for um CMOs, começaria com CD40xxx.

Vou pesquisar e informo depois. Ou você mesmo pode fazer isso.

Desculpe o meu erro.

.

.

Digita no Google para pesquisar sobre a série TTL que tu vais achar os integrados TTL com todas as funções dos mesmos.

Achei esses...

7470: Flip-Flop J-K com Preset e Clear com porta AND ativado por borda de subida

74H71: Flip-flop JK mestre escravo com Preset com porta AND-OR

7472: Flip-Flop JK mestre escravo com Preset e Clear com porta AND

7473: Dois Flip-Flops JK com Clear

7476: Dois Flip-Flops JK com Preset e Clear

74LS78A: Dois flip-flops JK com Preset, Clear comum e clock comum ativos por borda de descida

74101: Flip-Flop JK ativo por borda de descida com Preset e com disparo por porta AND-OR

74102: Flip-Flop JK ativo por borda de descida com Preset e Clear com disparo por porta AND

74103: Dois Flip-Flops JK ativos por borda de descida com Clear

74104: Flip-Flop JK Mestre Escravo

.....

Somente alguns exemplos.

Agora... Para saber qual o que tu tens que usar, aí é outra coisa. Tem vários tipos de flip-flops JK e isso vai depender do circuito.

Pelo menos tu já estás sabendo alguns.

Com a série CMOS vai ser o mesmo lance.

.

.

.

O JKFF do seu circuito acho que pode ser usado um 74LS73. Aí tu vê como o pino de clear vai ser ligado. Se em nível 1 ou nivel 0. Veja no datasheet. O lance de usar a série LS é que ela é rápida e de baixo consumo. Esse CI tem 2 flip-flops.

.

.

.

Já olhei o datasheet dele. Bota o clear em nivel alto.

.

.

Eu sei que tu usou o 7473 mas não usastes o clear e todos os JK tem clear. Pelo menos foi isso que vi. Se no circuito informa que é um JK, o mais simples é esse.

É só saber como ligar esse clear. No seu caso, use o nível lógico 1.

.

Vi isso na tabela-verdade dele.

Postado

Certo é isso aí mesmo, o mais perto que cheguei com a esse daí com o CLEAR, mas tentei de todas as maneiras encaixar o clear ao meu circuito e não funcionou da maneira que funcionava usando somente o JKFF, foi daí que eu vim procurar o nome certinho do JKFF e não de similares e tal....

Mas agradeço a ajuda amigo, vou ver certinho qual eu posso usar para substituir esse meu JKFF...

Postado

veja bem...

Se queres ligar o CLEAR corretamente e por ser o 7473 de lógica TTL, tens que ligar esse pino com no máximo 5 volts. na verdade, existe um valor mínimo para o nivel lógico TTL mas não lembro agora. Se a alimentção é maior que 5 volts, faz um divisor resistivo para entrar com o valor lógico 1 que no caso, será 5 volts (no máximo. Saber o valor certo do resistor( ou resistores: 2 no máximo), vai depender de quanto essa entrada precisa de corrente. Sei que é pouco mas consultando o datasheet, tu tiras essa dúvida.

Postado

Bão...

Aí a coisa já foge da minha alçada. Bom seria tu colocares o circuito completo para o pessoal que entende de lógica digital. Para o pessoal analisar se o flip-flop que estás a usares é o correto.

Pode ser que ainda seja um JK mas... Pode ser que esse teu circuito tenha que usar um JK "mais especial" e devidamente ligado. Pode ser que seja outro tipo como o flip-flop D. Tudo vai depender de como queres usar o flip-flope seja lá qual for o tipo.

Minhas informações seguem uma lógica e quando essa linha de pensamento chega numa encruzilhada, prefiro dizer que esgotou o meu limite devido a minha ignorância sobre o assunto. Não sou totalmente leigo. Pelo menos o básico eu sei e para que servem algumas coisas. Nesse caso, não posso mais ajudá-lo e acredite, já fui até longe demais porque faz tempo que estudei isso e muita coisa esqueci por falta de prática. Ainda sei ler e interpretar tabela-verdade, pelo menos isso (Resquícios de estudos de Algebra Linear) e olhe lá...

Se puder, posta o circuito inteiro, diga o que quer fazer, o que está conseguindo e por que não está dando certo. Tem uma turma boa de eletrônica digital aqui. Acho que assim terás uma resposta mais rápida. Seria melhor se o tópico fosse renomeado ou se não der para renomeá-lo, criar um novo tópico com um nome adequado para que a ajuda seja mais efetiva. Falando difcícil... Efetiva não... Rápida.

Outra coisa... Muitos projetos no Proteus dão certo e na real não e as vezes também ao contrário também acontece. Muitas vezes, o componente no Proteus não está devidamente "scriptado", se é que posso falar assim. Tu usastes um componente no Proteus como um simples JK. Aí eu te pergunto... Será que ele tá com o script completo de um flip-flop Jk mesmo? Pode ser que sim. Pode ser que não. Procura na biblioteca de componentes do Proteus, o componente 7473 e veja se funciona de acordo. Pode ser que seja isso. Apesar de ter o Proteus, uso ele pouquíssimas vezes, aliás, é raro.

Veja isso. Se ainda não funcionar, verifique se os pinos estão certos nas propriedades do dispositivo. Muitas vezes um projeto não funciona porque existem esses detalhes. Se mesmo assim não funcionar, então... Vais ter que detalhar o circuito (se você quiser) para a turma daqui ajudar.

Abração e boa sorte.

PS - Veja que mesmo eu na encruzilhada, ainda tive um vislumbre de algo. Pelo menos pensando logicamente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...