Ir ao conteúdo

PIC24FJ128G010 + LCD no CCS

LEOPUENA

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal,,,

Estou desenvolvendo um programa usando o PIC16F877A, estava tudo bem até a memória do PIC acabar :mad: .... Portanto decide usar um PIC maior (o 24F). porém estou com alguns problemas ao passar o programa do PIC antigo para o novo. consigo acionar e ler os pinos no PIC mas não consigo de nenhuma forma pôr o LCD a funcionar.

alguma dica??? estou a usar o CCS para esse projecto mas podem indicar outro compilador....

Agradeço qualquer ajuda.

Postado

A biblioteca padrão do CCS para LCD é a LDC.C

Dentro dele tem as especificações de qual PORT será usado para o LCD, por padrão é o PORT D.

Talvez o PORT desse PIC ai (nunca usei ele) seja diferente, para mudar o LCD para o port B usando a mesma biblioteca, Mudar dentro do LCD.C a linha

//#define use_portb_lcd TRUE

para

#define use_portb_lcd TRUE

( Basta tirar o comentário)

Não sei se esse pode ser o problema, mas dá uma conferida ai.

Postado

Só um detalhe, o PIC informado é o PIC24FJ128G010. No entanto não encontrei ele. O que achei é o PIC24FJ128GA010.

No entanto, o mesmo não parece estar todo modelado no Proteus. Não consegui nem ativar suas saídas.

Testei com o CCS 4.057 e proteus 7.10

Falou

Postado
LEOPUENA, algum motivo para ter escolhido esse PIC em especial?

Não, nenhum motivo especial, simplesmente é o unico PIC que tenho em mão mais avançado que o 877.

MPLAB C30,tente ele.

Por acaso esse é o compilador que veio com o PIC, mas não tenho muito tempo pra mudar de compilador agora.

Contudo já resolvi o problema com o PIC18F458 de 32k (que infelizmente terei que comprar :mad:). Testei tambem com o 18F4520, esse que tenciono usar.... Mas não posso deixar esse PIC de lado.

A biblioteca padrão do CCS para LCD é a LDC.C

Já fiz muitas alterações na biblioteca e nenhuma funcionou.

Só um detalhe, o PIC informado é o PIC24FJ128G010. No entanto não encontrei ele. O que achei é o PIC24FJ128GA010.

No entanto, o mesmo não parece estar todo modelado no Proteus. Não consegui nem ativar suas saídas.

Testei com o CCS 4.057 e proteus 7.10

Vai me desculpar, foi um erro meu ( tantas letras pra um só dispositivo :D )

Eu uso o CCS 4.78 e já inclui esse PIC. Testei no proteus 7.8.

Até consegui activar as saidas, e ainda tentei enviar as instruções para o LCD da forma como fazia em asm (bit a bit), e nem com isso funcionou.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!