Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M810 ñ Segura Bios De jeito Algum !


T3cHn0_M4n

Posts recomendados

Antes de pensarmos absurdos, pensemos no básico primeiro..... Na SONY uma vez havia três filmadoras que não registravam as configurações na memória, e eu, novato na época, troquei o chip que seria a BIOS de um PC, CPU e tudo relacionado ao problema e nada da câmera registrar as configurações..

Quando estava mais calmo e passado um dia, analizando o manual de manutenção e o esquema deste chip conexão por conexão, eu ví que ele recebia 2 tipos de tensão, uma de para alimentá-lo e outra para gravá-lo. No pino aonde deveria entrar a tensão tinha um transistor que recebia o sinal da CPU para ligar e desligar a tensão que estava aterrado dopois do transitor com um capacitor SMD cerâmico.

O problema era que este capacitor, não era um capacitor, era um jumper(os dois tinham o mesmo tamanho, só que o capacitor era bege e o jumper era verde com um zero em cima) que foi montado por engano pelos robôs, causava o completo cancelamento na tensão que era usada para alimentar o setor do CI que fazia o registro dos dados nessa BIOS.

Acredito eu que algo semelhante tenha acontecido com a sua placa, algum componente deve ter entrado em curto justo nessa parte ou a tensão ño CI não esteja correta, encontre o manual de manuteção da placa-mãe ou o datasheet do CI e pesquise pelas voltagens e veja se ela esta correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei o circuito da qual eu falei, encontrei um modelo anterior que não tem o tal transistor e não tem a disposição que falei, mas aqui vai os exemplos:

Circuito da bateria

ci1.png

O sinal que apresentou o problema (em vermelho)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/ci2.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

As conexões

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/ci2-2.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Note que o esquema não é do modelo que comentei, o modelo na época (2002) era de uma câmera recem lançada na época, pois eu lembro que este transistor recebia um sinal do circuito que chamávamos de "maicom" que em estado normal ele ficava fechado e no modo de gravação ele abria.

Faz tempo que não mexo com esses circuitos, mas se não me engano os dados vinham de VC_S0/SI e precisavam do sinal XSCK(Check??) para finalizar a gravação na EEPROM, como havia curto (jumper do sinal para o negativo) ele nunca chegava e com isso a memória se mantinha enquanto ela estivesse ligada, apagando depois que a alimentação era cortada.

E claro nada tinha haver com a bateria.

Espero que ajude.

Aproveitando, esses circuitos que usam memória do tipo flash, mantém a sua memória por 10 anos, e para prolongar o seu tempo de vida é necessário que ela seja regravada. Na época, não sei agora, comentei sobre isso com o pessoal da SONY e eles me disseram que até lá os clientes já terão trocado os seus aparelhos e que qualquer coisa bastava mandar para manutenção para reativar a memória flash.

Coitado de nos aqui que não tem os equipamentos que eles usam lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!