Ir ao conteúdo

Arduino severino

mrvalterhugo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, eu querendo fazer um arduino, a versão severino, pois terei a possibilidade de aprender mais com a montagem do que apenas comprando um pronto, mas eu queria algo em forma de kit de montagem, que tivesse todos os componentes, pois é meio difícil de achar todos os componentes juntos em um mesma loja virtual, por isso, se alguem souber de um kit igual ou semalhante por favor me responda,

tenho outra pergunta, esse placa, segundo manual da mesmo disponivel no site oficial, so aceita os atmegas 8 e 16, como o atmega 16 é o que dispõe de mais memoria queria queria comprar ele, ou saber de alguma loja que tivesse ele para caso não tiver o kit,porém,no manual diz que esse atmega tem 28 pinos, compativel com a placa, mas eu encontrei o mesmo na loja multicomercial, so que la eles dão a informação de que o atmega tem 40 pinos, o que não daria pra a placa, que so suporta 28, eai? alguem pode me explicar o porque de no manual informar que tem 28 e na loja diz que tem 40?

por enquanto é so isso, se poderem responder por favor me ajudem.

Postado

pessoal, eu fui atras na internet e achei um atmega 328 com 28pinos compativel com a placa, agora queria saber qual bootloader eu tenho que colocar para ele funcionar, o do arduino uno ou duemilanove?

Postado

Se você usa o gravador USBASP ou outro compatível com o Arduino (ver menu programmer) nem será necessário bootloader. Irá gravar na opção Upload with programmer. Desde que esteja selecionada no menu Board uma versão com atmega328.

Se não tem gravador, terá que usar um conversor USB Serial. Nesse caso será necessário o bootloader, porém para gravar bootloader é necessário um gravador compatível ou uma placa Arduino com o skecth ArduinoISP funcionando como gravador.

Para gravar programas no bootloader do UNO você deve conectar o sinal DTR do USB Serial ao pino RESET com um cap 100nF, além do TX-RX e compartilhar o GND de ambos, alguns conversores não tem sinal DTR.

Para gravar programas no bootloader do Duemilanove é preciso apenas os sinais TX-RX e compartilhamento do GND, devendo-se resetar o atmega no instante antes de acionar a opção Upload.

Nas placas prontas, o UNO utiliza um atmega8 para fazer a comunicação serial, no Duemilanove a comunicação é feita por um chip FTDI.

Eu já usei o Duemilanove com o chip usb serial PL2303 para gravar. E para o UNO usei o chip CP1202, que tem o sinal DTR necessário ao bootloader (verificar na hora da compra, pois em algumas placas esse sinal é omitido, apesar do chip tê-lo).

Componentes básicos para funcionamento na protoboard:

Com boot Duemilanove: cristal 16mhz, 2x cap 16-22pF, chave táctil (RESET)

Com boot UNO: cristal 16mhz, 2x cap 16-22pF, cap 100nF do RESET ao DTR do conversor usb serial

Sem bootloader e com gravador USBASP: cristal 16mhz, 2x cap 16-22pF

Postado

obrigado amigo pela resposta

agora queria saber, se eu comprasse um atmega ja com o bootloader, qual deveria ser para funcionar no arduino severino? do uno ou duemilanove? ou isso não faz diferença alguma?

Postado

Já que voce comprou um atmega328, use o Bootloader do Uno, senão vai ficar sem usar algumas características que o 328 tem de diferente dos atmega8 e atmega16, além da memória Ram , Eprom e Flash, que o 328 tem de sobra.

Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!