Ir ao conteúdo

Aumentar A Tensão (voltagem) Do Cooler/fan

Posts recomendados

Postado

Pode existir algum meio através de algum componente no proprio cooler...no caso eu não entendo muito de eletrônica e isso iria variar de cooler para cooler como sao muitos...

mas um jeito que deve funcionar em quase todos seria a colocacao de uma fonte ou transformador...externa que funcione acima de 12 volts...ai teria de ser pra 13 ou 14 volts eu nunca tentei...mas deve suportar 14 volts...uma hora eu vou fazer um teste... com serteza isso ira diminuir a vida util do cooler quanto mais alta menor a vida...

e difícil conseguir esse tipo de fonte talvez em uma eletrônica ache

Postado
Postado Originalmente por andredasilva@22 maio 2004, 11:51

dá, tem que aumentar a tensão..

Já liguei um cooler nos 110v e o bicho parecia que ia decolar até que estorou

uhauhaua você ta loco cara ????

cooler em 110 v , ainda mais em corrente alternada???????????????????

putz, se tivesse sido a tensão de 40 volts em corrente continua esse até eu faria, mas uam tensão de 110 voltas em corrente alternada é freud cara, sorte de não te machucado nada, eu espero.

voce pode fazer um esqueminha pra mudar pra 24 volts (com dois pinos da fonte) e depois através de associaçao de resistores em serie fazer uma queda de tensão até chegar em uma tensão esperada, sendo que ela estaria entre 24 e 12volts (não menos que 12 senao não teria necessidade né).

vou pensa um pouco e verifica uma forma inteligente, quem sabe você coloke um resistor variavel(potenciometro) pra pode varia a tensão nessa faixa de 12 a 24 volts quando você quisesse, é logico se seu cooler suportar e com quase certeza ele teria vida util reduzida , dissipaçao termica maior(acho que seria praticamente irrelevante)

é muito importante fazer varios testes antes de colocar ele no pc, primeiro ligue numa fonte AT que ta jogada por ai e boa, funcionou, beleza, testa maaiiiss, deixa ele um bom tempo ligado pra verifica a estabilidade

não funcionou? testa de novo com uma tensão menor(se não tive queimado é claro)

teh mais, falou! :-BEER:-BEER:-BEER

Postado

não deu nada, fui preparado, luvas e botas de borracha, e não fiquei segurando os fios..., mas te juro, nunca vi um cooler rodar tão rápido como esse nos 110v, se botasse o dedo ali arrancava fora... :P

Pensa bem: esse cooler de teste rodava a 5000 rpm nos 12v, então 5000 x 110 / 12 = 45833 rpm... :ahh:

Mas explica melhor isso que tu disse na mensagem anterior

Postado

Na minha opinião, não vale a pena.

Colocar a ventoinha para funcionar fora de suas especificações em troca de um aumento muitas vezes irrelevante do fluxo de ar.

É melhor comprar outra ventoinha com maior fluxo de ar.

O esquema de usar as tensões negativas da fonte para conseguir tensões maiores, poderá ser desastrosa, pois, geralmente as fontes não suportam correntes maiores de 0,5 A nestas linhas.

Postado

Na minha opinião é besteira aumentar a tensão nominal dessas fanzinhas de 12v...Além de diminuir a vida útil, vai aumentar o barulho q ela vai fazer...

Nem compensa!

Postado

comprei aqui pro trampu um de 200x200x60mm 127V, foi colocado na parte superior de um armario onde fica o servidor, ficou estão bom q ajudou ate a fechar as portas a vacuo, huaauhauaauhuahuuha :tantan:

preço: R$110,00, e barulho infernal

Postado

Da nada q TANSO. Deve ter colocado um Diodo ainda por cima né...

Salvo se for cooler apropriado a 110v. o que não viria ao caso.

Nem pra mentir.

não da tempo nem pro cooler pensa em girar.

Tem cada um aqui nesse forum so vem pra avacalhar...

Voltando a pergunda do hi-0ctane

olha viu você poderia aumentar a tensão do cooler mas isso não iria mudar muito o desempenho ele não suportaria muito tempo...

já coloquei um motor de carrinho controle remoto a 40 volts... eu usava de arrancada o carrinho eu e meu amigo cada um fazia um, valia qualquer alteracao menos trocar o motor... eu alimentei em 40 volts e troquei as engrenagens e pneus e uma serie de alteracoes... resultado ele estorou o diferencial do carrinho 2 vezes ai eu tive q fazer um diferencial blocante 100% ai ele não teve mais problemas...

Seria melhor você trocar o cooler e pegar um mais forte, talvez um q funcione a 110.

falou

Postado
Postado Originalmente por Magaiver®@26 maio 2004, 22:16

Nem pra mentir.

olha viu você poderia aumentar a tensão do cooler mas isso não iria mudar muito o desempenho ele não suportaria muito tempo...

já coloquei um motor de carrinho controle remoto a 40 volts... eu usava de arrancada o carrinho eu e meu amigo cada um fazia um, valia qualquer alteracao menos trocar o motor... eu alimentei em 40 volts e troquei as engrenagens e pneus e uma serie de alteracoes... resultado ele estorou o diferencial do carrinho 2 vezes ai eu tive q fazer um diferencial blocante 100% ai ele não teve mais problemas...

Seria melhor você trocar o cooler e pegar um mais forte, talvez um q funcione a 110.

falou

eheheuheauheuhea

"tudo" a ver né...

diferencial de carrinho e cooler...

mas tudo bem...eu sei que vai diminuir a vida útil do cooler...eu só estava perguntando se dava problema na fonte ou na placa mãe sacou? e também se vai valer a pena...

Postado
Postado Originalmente por Magaiver®@26 maio 2004, 22:16

Nem pra mentir.

falou

voce tem razao sim

O que seria mais apropriado é uma ponte retificadora com 2 ou 4 diodos(o que voce achar melhor), gosto mais do de 4 diodos

Mas mesmo assim a tensão é muito alta, e como já disse é de corrente alternada, o que deixa a "declaraçao" de nosso amigo que colocou no 110v mais duvidosa.Por isso seria "recomendavel" uma ponte retificadora, pra que esteja em corrente continua.

Ainda assim com os diodos você tem que diminuir os riples(é "complicado" explicar aqui) com capacitores, o que duvido muito que qualquer pessoa sem o menor conhecimento em eletrônica faça.

Explica isso direito Andre silva. ok?

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Postado

eu te mando um cooler igual o que usei e você liga nos 110v pra ver o que acontece, estourou o rolamento dele e queimou a bobina, passa teu endereço por uma mp que não me preocupo em mandar, antes de chamar de mentiroso...

• Membro VIP
Postado

Calma ai pessoal

Em eletrônica ou eletricidade, muita coisa pode funcionar temporariamente em condições adversas. Não vamos detonar a veracidade do colega. Lembrem-se, uma lâmpada incandescente(comum) de 110V pode ser colocada em 220V. Vai estourar? Com certeza, mas não estoura instantaneamente. Vai produzir um clarão intenso no filamento e em seguida faz.......poft, queima mesmo....

Grandes descobertas são alcançadas assim mesmo. Não é à toa que chamam alguns criadores de Cientistas Malucos... :D

• 9 anos depois...
Postado
dá, tem que aumentar a tensão..

Desculpa incomodar Mais ...

Queria saber como faço para aumentar a tensão do meu cooler , ele é um generico de processador .

" http://hwestcomputers.com/uploads/3/1/8/6/3186605/_8372059_orig.jpg " de 3 pinos como POder ver , ele se conecta a placa-mãe.

Agradeço desde já

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...