Ir ao conteúdo

Confusão sobre Eletricidade Estática

CarlinhosEduardo

Posts recomendados

Postado

Ja pesquisei na internet, mas sempre encontro informações contraditórias.Por isso resolvi perguntar pra quem sabe.

A minha casa não tem aterramento, por isso descarto o uso da pulseira anti-estática com fio, pois não iria funcionar corretamente. E na maioria das casas dos clientes provavelmente também o aterramento não é perfeito.

Aqui vão algumas perguntas:

1- A Luva anti-estática sozinha resolve? Se eu usar uma ja posso ficar tranquilo? Me informaram que ela somente não gera eletricidade anti-estatica, mas não protege os componentes eletrônicos da eletricidade estática do meu corpo.Ela serviria somente pra proteger os componentes do suor, ou minha mão da sujeira. Ou seja, essas luvas servem pra quando eu for realizar um conserto que precisasse de Luvas, então eu deveria utilizar uma Anti-estática. Afinal de contas ela protege ou não os componentes eletrônicos?

2- Me informaram que o chão frio ja é um bom modo de descarregar a eletricidade anti-estática, basta ficar descalço que resolve. Mas no caso de não poder ficar descalço na casa de um cliente por exemplo, a calcanheira anti estática resolve? Posso usar somente a calcanheira anti-estática que ja será o suficiente? Lembrando que ela ficará em contato somente com o chão frio, sem o piso ter uma plataforma aterrada,etc.

3- A pulseira anti estática sem fio é legal? Pelo que eu li sobre ela, a pulseira sem fio tem um componente que acumula a minha eletricidade estática, evitando que a eletricidade estrague o componente do computador. Mas e se ela ficar totalmente carregada como eu faço?

E você conhece algum site que venda essa pulseira?

4- Quando você vai na casa de um cliente qual o sistema que você usa? Como você faz pra acabar com a eletricidade estática?

5- Eu posso usar somente um dos componentes sozinhos: Luva, ou calcanheira, ou pulseira sem fio? Qual você recomenda?

Agradeço a sua atenção. :-)

Postado

Vou ser sincero e tambem vou dar opinião prática pois trabalho a um bom tempo com circuitos,principalmente microprocessados e digitais.

Eu ja levei muitos choques(que são rápidos e seguido de um estalo)em circuitos eletronicos e nunca danifiquei nehum por isso.

Geralmente voce acumula estática quando o tempo está seco,mas qualquer método que voce fique em contato com algo ligado ao solo(não precisa estar aterrado)vai servir d proteção.

• Membro VIP
Postado
Ja pesquisei na internet, mas sempre encontro informações contraditórias.Por isso resolvi perguntar pra quem sabe.

A minha casa não tem aterramento, por isso descarto o uso da pulseira anti-estática com fio, pois não iria funcionar corretamente. E na maioria das casas dos clientes provavelmente também o aterramento não é perfeito.

Aqui vão algumas perguntas:

1- A Luva anti-estática sozinha resolve? Se eu usar uma ja posso ficar tranquilo? Me informaram que ela somente não gera eletricidade anti-estatica, mas não protege os componentes eletrônicos da eletricidade estática do meu corpo.Ela serviria somente pra proteger os componentes do suor, ou minha mão da sujeira. Ou seja, essas luvas servem pra quando eu for realizar um conserto que precisasse de Luvas, então eu deveria utilizar uma Anti-estática. Afinal de contas ela protege ou não os componentes eletrônicos?

Luva só evita poeira, sujeira e suor nos componentes que se esta manipulando. Se fores manipular, com luvas, componentes sensíveis a eletricidade estática, use uma luva anti estática (por ter um tratamento gera pouca eletricidade estática).

2- Me informaram que o chão frio ja é um bom modo de descarregar a eletricidade anti-estática, basta ficar descalço que resolve. Mas no caso de não poder ficar descalço na casa de um cliente por exemplo, a calcanheira anti estática resolve? Posso usar somente a calcanheira anti-estática que ja será o suficiente? Lembrando que ela ficará em contato somente com o chão frio, sem o piso ter uma plataforma aterrada,etc.

Na verdade se chama piso frio (cerâmica, porcelanato, pedra, cimento, lajota, chão batido)..

Sim uma calcanheira corretamemnte colocada sobre piso frio minimiza os problemas com eletricidade estática..

3- A pulseira anti estática sem fio é legal? Pelo que eu li sobre ela, a pulseira sem fio tem um componente que acumula a minha eletricidade estática, evitando que a eletricidade estrague o componente do computador. Mas e se ela ficar totalmente carregada como eu faço?

E você conhece algum site que venda essa pulseira?

Verdadeira fraude pseudocientífica.. É daquelas coisas que volta e meia aparecem e faturam um monte, justo em cima dos incautos..

Não existe maneira alguma disso dai poder vir a dar certo.. Pergunte ao Padre Quevedo. Ele vai dizer que isso NON ECSSISSTE!!!

São embustes comuns que de quando em quando aparecem.. Me lembro de alguns outros...

- Um dispositivo que se coloca na mangueira que leva o combustível (gasolina) ao carburador (do tempo do carburador, mas pode até ser antes dos bicos injetores, afinal não muda cisa nenhuma mesmo) que com um Imã polariza a gasolina, alinha suas moléculas, prometendo coisa de 20% de economia... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441994070-economizador-de-combustivel-plus-power-motos-ate-750cc-_JM

- As garrafas PET cheias d`água sobre o relógio medidor de energia elétrica que retardam o funcionamento desse medidor e desse modo gerando uma conta de energia muito menor... GarrafaPetsobreocontadordeenergia.jpg

- Os economizadores de energia. Aparelhinhos que se liga em dois fios da rede elétrica, ou em uma tomada, e, como mágica, reduzem o consumo elétrico de sua casa... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450349516-economize-ate-35-de-energia-eletrica-com-frete-gratis-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-451256530-economize-ate-25-de-energia-eletrica-filtro-de-frequncia-_JM

Veja ai a análise que fiz de um deles: http://forum.clubedohardware.com.br/esses-tais-power/949290?p=5115355

Isso só para lembrar alguns... Agora se agrega ai a pulseira anti estática "wireless" eu mereço.. Veja ai, lá nos EUA foram feitos testes que comprovam e corroboram o nome de "coió de mola" para quem adotar essa tal de pulseira eletrostática sem fio.. http://www.esdjournal.com/techpapr/sfowler/wireless.htm

Tem ai, mas só para coió de mola... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448312349-pulseira-anti-estatica-esd-sem-fio-retrabalho-solda-_JM

Aqui na minha terra, quando alguém é muito burro, verdadeiro taipa, tapado, os mais antigos também usavam a expressão "coió de mola" para classificar o *******...

Te juro que se gastares um tostão que seja para comprar uma dessas pulseiras anti-estáticas sem fio, vou te chamar, merecidamente, de "coió de mola"..

Não preciso te dizer mais nada, preciso???

Esses embustes nascem sempre agregados a uma dificuldade muito garnde de provar se tem sentido ou não, se verdadeiro ou não essas papagaiadas. Isso aliado a um bom papo, uns termos diferentes e ou desconhecidos, como no caso dessa pulseira antiestática sem fio, como seu princípio de operação basear-se no efeito Corona... Tomou???

Acaba convencendo...

4- Quando você vai na casa de um cliente qual o sistema que você usa? Como você faz pra acabar com a eletricidade estática?

Nunca se tem a certeza de que o piso do cliente será um piso frio, nem que terá aterramento na tomada...

Leva a pulseira antiestática (com fio por favor), caso tenha aterramento use. É bom ter a mão a calcanheira, e usar a mesma se for piso frio e, se tudo conspirar contra, a velha mão na parede de alvenaria, de tempo em tempo, sempre ajuda a descarregar a estática..

5- Eu posso usar somente um dos componentes sozinhos: Luva, ou calcanheira, ou pulseira sem fio? Qual você recomenda?

Evidente que sim, mas sempre será melhor múltiplos modos de descarregar ou evitar que cargas eletrostáticas se acumulem no corpo... Quem determina sempre será o cenário encontrado...

Com uma ressalva.. Usar luva se e somente se o serviço a fazer exigir luva.. Usar luva não dispensa nenhum dos outros métodos...

A coisa é realmente muito simples, não complique....

Postado

Muito obrigado pelas respostas.

Caro Faller, eu pensava que essas pulseiras sem fio utilizavam o mesmo sistema de eliminação da eletricidade estática acumulada usado nos aviões. O avião (óbvio) não tem um fio que fica ligado na terra enquanto ele voa, por isso eu achava que a pulseira utilizava o mesmo sistema sem fio que os aviões :-)

No caso dos prédios, a dica do piso frio também vale né?

O ultimo andar , que usa piso frio serve pra eliminar a eletricidade estática ?

O fato de estar longe do solo não tem problema ja que os alicerces do prédios estão bem entranhados na terra né?

• Membro VIP
Postado
Muito obrigado pelas respostas.

Caro Faller, eu pensava que essas pulseiras sem fio utilizavam o mesmo sistema de eliminação da eletricidade estática acumulada usado nos aviões. O avião (óbvio) não tem um fio que fica ligado na terra enquanto ele voa, por isso eu achava que a pulseira utilizava o mesmo sistema sem fio que os aviões :-)

Não, o avião não tem um fio até o terra, mas também o técnico de eletrônica não tem uma massa de ar igual a que tem no avião a atritar o mesmo. Tivesse ele semelhante atrito ele soltaria faíscas pelas pontas dos dedos..

O poder das pontas, nas asas, é que faz com que o excesso de eletricidade estática em um avião saia, na busca de equilíbrio, que certo não alcança. Aquilo é só para o excesso.. Ai ele tem um conjunto de pontas para aumentar a DDP nessas pontas para facilitar a descarga, que de modo algum elimina toda a estática...

Se você já viu um avião taxear e parar, após a aterrisagem, terá visto a primeira operação de todas que é feita, que é a de ligar um cabo de terra em um terminal perto do trem de pouso dianteiro geralmente. Aquilo visa equalizar, descarregar a massa toda a estática restante.. Só depois disso reabastece, desce, sobe, etc...

Um edifício, por pior que seja a condutividade das paredes e piso, terá sempre uma referência um tanto boa com a terra, mesmo no último andar.

• 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
faller, estar descalço na terra seco é seguro de manusear?

Se é seguro fica difícil de se dizer, mas sim é menos problemático do que se estivesses em outro piso e com alguma espécie de calçado..

• 1 ano depois...
Postado

muitos dizem que tem que ter aterramento outros dizem que tem que colocar no gabinete com o cabo ligado outros sem o cabo ,etc.

Enfim vamos pela logica se você tem que ter aterramento para a pulseira anti-estática  porque então podemos danificar algum componente do pc sem que a peça em mãos não esteja aterrada ?

pela logica você so precisa  colocar a pulseira em algum metal que você ira descarregar a energia estática .

por favor me corrijam se eu estiver errado 

Postado

muitos dizem que tem que ter aterramento outros dizem que tem que colocar no gabinete com o cabo ligado outros sem o cabo ,etc.

Enfim vamos pela logica se você tem que ter aterramento para a pulseira anti-estática  porque então podemos danificar algum componente do pc sem que a peça em mãos não esteja aterrada ?

porque você  seria  o ponto de contato  para uma centelha passar  por exemplo de um pino para o outro  e queimar assim o componente  .

mas  creio que não  devemos nos preocupar   só quando o tempo esta bem seco  como vtx disse eu acho que seria  falta de sort 

Postado

Isso não é uma coisa pra complicar nem pra arrancar os cabelos.

É muito difícil de queimar algum componente assim! Ja peguei em varios tipos de integrado.. processador etc.. Sem ter tomado nenhum cuidado!

Nunca aconteceu nada!

Agora se você antes dr mexer passar as maos nas paredes ja se considere muito bem protegido kkkk

Postado

creio que não a problemas pois estava aberto ainda pelo moderador então acho que estamos contribuindo para futuras pesquisas o que desencadeou novos postes e pode desencadear muito mas rsrsrs

• Coordenador
Postado

creio que não a problemas pois estava aberto ainda pelo moderador então acho que estamos contribuindo para futuras pesquisas o que desencadeou novos postes e pode desencadear muito mas rsrsrs

Correto, os tópicos só são fechados a pedido do autor ou nessa nova plataforma, o próprio autor faz o fechamento...

Nesse tópico, como o autor (CarlinhosEduardo) não se manifestou apos sua última pergunta, o tópico permanece aberto...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!