Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Pasta Térmica e Filtro para Fan


DEADAIM

Posts recomendados

Opa. beleza?

Comprei um i5 3470 e provavelmente ele virá com uma pasta térmica para usar com o cooler da própria Intel, mas, eu comprei o Hyper TX3 da Cooler Master e o mesmo vem com uma pasta térmica.

A minha dúvida é qual usar?

Além disso eu li que os novos processadores já vem com tipo uma película e que não é necessário o uso da Pasta Térmica. Isso procede?

Quantos aos fans é o seguinte. O meu gabinete é o Cooler Master 431 Plus e usarei 4 fans nele, 2 para entrada de ar (um na lateral e um na frente) e 2 para saída (um no topo e um na traseira).

Ficará bom desse jeito ou recomendam fazer de outra forma?

O gabinete vem com o cooler frontal e mais três entradas, duas no topo e uma na traseira. A lateral eu mesmo irei fazer o buraco no acrílico para colocá-lo.

Mais uma coisa se não for pedir muito:

Vou colocar filtros de ar nele por que aqui em casa, especialmente no meu quarto, o acúmulo de poeira é muito grande. Então eu queria saber: é necessário colocar filtro em todas as saídas e entradas? Ou apenas nas entradas de ar? Por que teoricamente, não entrando poeira pelos fans que mandam ar para dentro do gabinete não seria necessário colocar filtros nas saídas, que mandam o ar para fora. Isso procede?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Creio que é o cooler box do processador que vem com a pasta térmica pré-aplicada.

Como você vai usar o TX3 você pode usar a pasta térmica que vem com ele.

2) Pelo que vi, o seu gabinete permite colocar uma fan no assoalho para entrada de ar.

Essa fan ajudaria também na ventilação da placa de vídeo.

Não sei dizer se realmente valeria a pena ter o trabalho de colocar essa fan no painel lateral.

Se o gabinete for novo, eu ficaria com receio de estragar o painel lateral.

3) Os locais mais importantes em colocar filtro de ar são nas entradas de ar.

Eu mesmo já testei filtros de ar nas saídas (topo e traseira) e posso dizer que não vi necessidade.

Já os filtros de ar nas entradas podem ajudar bastante.

Eu mesmo comprei os filtros de alumínio Akasa GRM120-AL01-BK e GRM140-AL01-BK da Akasa disponíveis na Justshop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas Edson.

Quanto ao cooler do assoalho ele não ficaria ruim já que o ar que circula a baixo do gabinete é bem pouco?

Eu preciso retirar a pasta térmica pré-aplicada do processador ou é só colocar a do HyperTX3 em cima?

Muito obrigado.

A pasta térmica da intel vem aplicada no cooler box, não no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a fan do assoalho não se preocupe com relação a restrição do ar nem do fato da altura da fonte eventualmente bloquear parte do fluxo do ar.

A fonte deve ser instalada na parte inferiora do gabinete.

De qualquer forma mesmo no caso da fonte, a posição mais recomendada seria colocar a fan virada para o chão, para que ela se beneficie do ar frio vindo de fora do gabinete.

Eu diria que você teria problemas somente no caso de você colocar o gabinete no carpete.

Se não for o caso, creio que vale a pena você colocar a fan no assoalho e instalar a fonte com a fan virada para o chão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta térmica da intel vem aplicada no cooler box, não no processador.

Ah entendi. ^^

Obrigado.

Quanto a fan do assoalho não se preocupe com relação a restrição do ar nem do fato da altura da fonte eventualmente bloquear parte do fluxo do ar.

A fonte deve ser instalada na parte inferiora do gabinete.

De qualquer forma mesmo no caso da fonte, a posição mais recomendada seria colocar a fan virada para o chão, para que ela se beneficie do ar frio vindo de fora do gabinete.

Eu diria que você teria problemas somente no caso de você colocar o gabinete no carpete.

Se não for o caso, creio que vale a pena você colocar a fan no assoalho e instalar a fonte com a fan virada para o chão.

Obrigado novamente.

Talvez se eu comprar um suporte relativamente alto para o PC e fizer um buraco nele bem abaixo do cooler melhoraria a ventilação certo?

Quanto a fonte eu pensei em colocar a fan virada para cima para, ao invés de puxar ar de fora, puxar o as de dentro que é beneficiado pelas 2 fans de entrada de ar. Ou pioraria a temperatura dentro dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A princípio aonde você pretenderia colocar o gabinete?

Você não precisa gastar dinheiro fazendo adaptações para colocar o gabinete.

O gabinete pode ser colocado por exemplo em cima do suporte de um rack para computador.

Entre o assoalho e a superfície de onde você pretende colocar o gabinete já tem um espaço suficiente para ventilação.

2) Com a fan da fonte virada pra cima, a fonte usará o ar vindo de dentro do gabinete.

O único motivo para as pessoas quererem fazer isso é somente para evitar poeira, principalmente quando os gabinetes são colocados no carpete.

O fato da fonte ter que usar o ar de dentro do gabinete seria justificável para essas pessoas.

A fonte não vai deixar de funcionar só por conta disso.

Ainda hoje existem pessoas que tem gabinetes com a fonte no topo usando o ar mais quente do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Irei usar o PC em cima de um suporte para que não fique diretamente no chão.

Ficará quase encostado a parte direita na parede enquanto a parte esquerda ficará livre.

Então colocar a PCU com fan virada para baixo e a fan no assoalho do gabinete é isso?

Se eu comprar mais uma fan de 120mm e colocar na lateral também, além do fan frontal e do assoalho eu precisaria colocar mais um fan para a saída de ar?

Ou talvez colocar um Shark Devil 140mm na lateral e o fan do assoalho eu colocaria no topo, dai ficaria 3 para exaustão e 2 para ventilação sendo 1 de 140mm (96.5 CFM).

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Sim, coloque a fonte com a fan virada para baixo e a fan no assoalho.

Pelo que vi o gabinete possui filtro de ar para fonte.

Você pode tirar esse filtro quando precisar limpar a poeira retida.

Porém, creio que ele não vem com filtro de ar para a fan do assoalho.

Caso não tenha, seria interessante comprar um filtro de ar para essa fan.

Recomendo o filtro de alumínio Akasa GRM120-AL01-BK para a fan de 120mm.

Creio que você não terá problema para parafusar a fan no assoalho com o filtro de ar fora do gabinete.

2) O seu gabinete permite a seguinte configuração de fans.

Front: 120mm blue LED fan x 1, or 140mm fan x 1(optional)

Top: 120mm fan x 2 (optional)

Rear: 80/90/120mm fan x 1 (optional)

Bottom: 80/90/120mm fan x 1 (optional)

Os três locais que eu considero mais importantes em seu gabinete seriam frontal, assoalho e traseira.

Creio que você não precisa se preocupar com a fan lateral para evitar o risco de danificar o painel lateral.

3) Quantas fans você possui atualmente?

Elas são de 120mm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!