Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Os HD's não são totalmente vedados?? (Uma vez me falaram que internamente é o vacuo, verdade isso?!?!)

Tópico criado pela Moderação, por estar desvirtuando o assunto principal de outro tópico!

Postado
Postado Originalmente por Apollyon_antichrist@12 maio 2004, 19:16

Os HD's não são totalmente vedados?? (Uma vez me falaram que internamente é o vacuo, verdade isso?!?!)

Sim os hds são completamente vedados não sai nem entra nada deles, pois qualquer paticula de sujeira por memor que seja pode danifica-lo.

Postado
Postado Originalmente por Apollyon_antichrist@12 maio 2004, 19:16

Com certeza os HD´s são totalmente vedados, é só você observar que no lugar onde junta a parte de cima do HD (a tampa) com a de baixo (onde fica presa a placa lógica) sempre tem um acabamento de borracha, agora quanto a vácuo? acho difícil, porque se fosse com vácuo quando o cara tirasse o primeiro parafuso já deveria fazer aquele barulho de ar sendo puxado, igual aquele que faz quando o cara tira aquela parada de plástico que vem na tampa de certos produtos alimentícios (requeijão, sococo, etc.).

Postado
Postado Originalmente por Edgar Serra+15 maio 2004, 23:33-->
Apollyon_antichrist@12 maio 2004, 19:16

Com certeza os HD´s são totalmente vedados, é só você observar que no lugar onde junta a parte de cima do HD (a tampa) com a de baixo (onde fica presa a placa lógica) sempre tem um acabamento de borracha, agora quanto a vácuo? acho difícil, porque se fosse com vácuo quando o cara tirasse o primeiro parafuso já deveria fazer aquele barulho de ar sendo puxado, igual aquele que faz quando o cara tira aquela parada de plástico que vem na tampa de certos produtos alimentícios (requeijão, sococo, etc.).

Concordo...

E tambem tem varias pessoas que fizeram mod na tampa do HD, e como depois eles iriam tirar o ar?

Postado

Pessoal Vacuo não faz barulho...não se esqueçam que relógios de mergulho são fechados à vacuo, quando você abre um relogio desses, e fecham sem o vacuo entraria agua no mesmo deixando de ser de mergulho........... :stupid:

Postado
Postado Originalmente por educfis@17 maio 2004, 00:30

Pessoal Vacuo não faz barulho...não se esqueçam que relógios de mergulho são fechados à vacuo, quando você abre um relogio desses, e fecham sem o vacuo entraria agua no mesmo deixando de ser de mergulho........... :stupid:

Mas quando você faz um pequeno furo em algo que esta fechado a vácuo, será feito um ruido, que é o ar sendo puxado mais rápido que o normal para preencher o local que contém o vácuo, bom achei um tutorial interessate do GdH, ele ensina a recuperar HD´s, mas isso não interessa aqui, o que interessa é que ele fala de como o HD funciona e deixa bem claro porque o HD não poderia funcionar com vácuo, você pode acessar o tutorial clicando aqui.

• Membro VIP
Postado

Permitam-me uma pequena observação quanto ao fechamento dos HDs: eles não são fechados à vácuo.

Todo HD tem um pequeno orifício de "respiro" que serve para permitir a entrada de ar (a renovação do ar é necessária para as partes internas do HD). Porém este orifício possui um pequeno filtro de micro-partículas.

Pode observar que alguns HDs até tem um selo com dizeres do tipo "don't cover" ou algo assim: é aí que está o respiro.

Mais detalhes neste link: http://www.storagereview.com/guide2000/ref...op/packAir.html

B)

Postado

Que história é essa de dizer que HD é fechado a vacuo, e café também não é fechado à vácuo, vácuo é vácuo não tem nada, nem ar.Como o hd se moverá no vácuo? puts!!, esses empacotamentos de produtos alimentícios e etc...são feitos com um gás (não sei direito qual é), só para a conservação. :tantan:

É por aí :ahh:

• Membro VIP
Postado

Queridos,

Algumas mensagens foram por mim editadas, afim de dar coerência ao novo tópico, retirando as referências ao tópico de origem.

Certa da compreensão de todos,

Mil Beijões! :wub:

Postado

Ele não pode ser fechado à vácuo porque lá dentro possuI espaços vazios. Bastaria apenas sair da câmara de vácuo ( ou do lugar onde fariam isso ), para que o HD implodisse... só a pressão atmosférica seria suficiente para deixá-lo todo amassado como um maracujá. Basta ver que tudo o que é embalado à vácuo não tem espaços vazios dentro.

Postado

Bom, não sei se os HD's são fechados à vacuo ou não, mas há 2 observações que gostaria de fazer:

- O HD poderia sim se mover no vácuo, e isso seria até benéfico, pois a resistência do ar seria bastante diminuída.

- Não necessariamente o HD implodiria no caso de ser fechado a vácuo. A carcaça dele é feita de alumínio, que apesar de não ser dos materiais mais resistentes, aguentaria um certo diferencial de pressão. É só uma questão de ter sido projetado adequadamente.

Postado

Sim, se a espessura da parede fosse de uns 2 ou 3 Km ele resistiria bem à pressão atmosférica... Olhe para cima e para os seus lados e pense em quanta pressão existe na atmosfera... não é qualquer coisinha que agüenta uma pressão dessas...

HD se movendo no vácuo ?!?! Vixi... quem disse isso ??? Bom, no vácuo qualquer coisa se movimenta bem não é porque a resistência do ar seria bastante diminuída, e sim porque ela simplesmente não existe...

Postado

Já li em algum lugar que quando o disco roda, forma-se um tipo de "colchão" de ar entre a agulha e o disco, por isso o ar é necessário.

Quanto a resistir à pressão atmosférica, é claro que a tampa resistiria se fosse feito o vácuo em seu interior.

Lembrem-se que há vácuo no interior de lâmpadas incandescentes (elas implodem quando as quebramos), e aquele vidro fininho aguenta a pressão atmostérica.

Satoru, não estamos em Jupiter :D

Postado
Postado Originalmente por claudomirorl@23 maio 2004, 19:16

Já li em algum lugar que quando o disco roda, forma-se um tipo de "colchão" de ar entre a agulha e o disco, por isso o ar é necessário.

Quanto a resistir à pressão atmosférica, é claro que a tampa resistiria se fosse feito o vácuo em seu interior.

Lembrem-se que há vácuo no interior de lâmpadas incandescentes (elas implodem quando as quebramos), e aquele vidro fininho aguenta a pressão atmostérica.

Satoru, não estamos em Jupiter :D

Viajei longe nessa heim ??? hahaha. Bom, nem precisava tanto... como você mesmo lembrou, a agulha precisa de uma distãncia do disco, e ela é sensível à impactos, imagina então retirar todo ar que tem lá dentro...a agulha iria encostar no disco e na primeira ligar ia arranhar tudo...

• Membro VIP
Postado

Essa da lâmpada foi no sako...aiiiiii! :D

Acho, creio, acredito, penso, etc é que não implica necessariamente ser um vácuo total(completa ausência de ar) e sim, que ao sugar parte do ar contido no interior do hd, cria-se uma diferença de pressão interna/externa e isto é vácuo.

Além disso, objetos podem mover-se no vácuo desde que tenha alguma força que os impulsione e no caso do hd tem força motora sim. Tanto pra girar o disco quanto pra mover o braço..alguma dúvida nisso? Nada impediria de funcionar no vácuo...

Postado

Trecho tirado de um tutorial do giadohardware.net:

"Outro dado interessante é a maneira como as cabeças de leitura lêem os dados, sem tocar na camada magnética. Se você tiver a oportunidade de ver um disco rígido aberto, verá que, com os discos parados, as cabeças de leitura são pressionadas levemente em direção ao disco, tocando-o com uma certa pressão. Porém, quando os discos giram à alta rotação, forma-se uma espécie de colchão de ar (pois os discos são fechados hermeticamente, mas não à vácuo, temos ar dentro deles). Este colchão de ar repele a cabeça de leitura, fazendo com que fique sempre a alguns mícrons de distância dos discos, é mais ou menos o mesmo princípio utilizado nos aviões. "

Bom, ai podemos verificar que sim, existe ar dentro dos HDs e não é fechado a vácuo como a grande maioria pensa. Caso queiram ler mais, estou passando novamente o link que nosso amigo passou ali em cima: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/037/

Vamos ler gente, pregiça mata! :palmas:

• 13 anos depois...
Postado
Em 13/05/2004 às 08:31, CCS1201 disse:

Sim os hds são completamente vedados não sai nem entra nada deles, pois qualquer paticula de sujeira por memor que seja pode danifica-lo.

Infelizmente só vi semana passada essa discussão.

Vi alguns argumentos sem fundamentos...mas realmente não pode ter partículas de pó, mas dizer que tem vácuo até pouco tempo é muita desonestidade.

adicionado 1 minuto depois
Em 25/05/2004 às 01:02, Meiraneto disse:

Essa da lâmpada foi no sako...aiiiiii! :D

Acho, creio, acredito, penso, etc é que não implica necessariamente ser um vácuo total(completa ausência de ar) e sim, que ao sugar parte do ar contido no interior do hd, cria-se uma diferença de pressão interna/externa e isto é vácuo.

Além disso, objetos podem mover-se no vácuo desde que tenha alguma força que os impulsione e no caso do hd tem força motora sim. Tanto pra girar o disco quanto pra mover o braço..alguma dúvida nisso? Nada impediria de funcionar no vácuo...

Acho que você fumou demais antes de reponder campeão, abraço!

• 3 anos depois...
Postado

Sim , há vedação completa mas existe uma entrada para o ar nele e nessa entrada de ar, existe um filtro para obstruir pequenas particulars que podem riscar os sensíveis discos e cabeça de leitura/gravação, não existe vácuo no HDD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!