Ir ao conteúdo

Temperatura, Vcore e plano de energia no I5 2410M

thiag0w

Posts recomendados

Postado

Bom dia senhores,

Uso um notebook HP Compac com o processador core i5 2410M com 2gb de memória e GPU HD 3000. É o seguinte, ultimamente eu tenho começado a jogar um joguinho que não requer muita GPU nem CPU, porém reparei que as temperaturas estavam bastante altas, algo em torno de 70~80º. Fiquei assustado. Resolvi procurar bastante na internet algum modo para me prevenir e terminei achando algo a respeito do Underclocking e Undervolting (corrijam-me se houver algum erro). Como não sou nenhum usuário avançado ou bom entendedor do assunto, resolvi não mexer nessa área. Decidi algo mais para o meu nível... hehe.

Ao "fuçar" um pouco mais achei os planos de energia do Windows 7 (OS que uso atualmente). Tentei colocar o notebook em modo econômico, e, de fato, reparei que a temperatura caia um pouco. Ao ir olhando as opções, achei a opção "Gerenciamento de Energia do Processador" e a "aba" "Estado de Desempenho Máximo". Pois bem, resolvi ir baixando aos poucos esse desempenho para 95%, depois 90% e assim vai. Reparei bruscas quedas na temperatura e um pouco em relação ao desempenho. Usei os programas CPU-Z, CPUHWmonitor e Aida64 e vi que, ao deixar o desempenho máximo em 55% nas opções de energia (plano criado por mim), a temperatura desceu para 50º, o clock do processador ficou estável em 1,2ghz (o normal é 2,3ghz e fica alterando até 2,9) e o Vcore ficou em torno de 0,9v (não mexi nesse, foi só consequência das alterações no plano de energia).

A pergunta é: posso trabalhar normalmente com o notebook nesse estado sem prejudicar o equipamento? Não vi queda de desempenho ou algo que me prejudicasse, inclusive nenhum travamento. Quando a esmola é muita, o santo desconfia, né? Ganhei quase 30º de temperatura e o notebook está normal - aparentemente. O que vocês me recomendam? Ressalto que a única alteração que fiz foi nesse "desempenho máximo" permitido pelo próprio windows e consequentemente, ao verificar com programas apropriados, o Vcore e clock baixaram.

Desculpem-me o tamanho do post e ficaria extremamente grato se vocês puderem responder. Caso necessitem de alguma foto, posto tranquilamente.

Obrigado,

Thiago Henrique.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!