Ir ao conteúdo

Troquei o cooler e o processador piorou

Ragnatus

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Primeiramente minha configuração atual:

MOBO Asus Maximus V Gene

Processador Core I7 3770k 3,5 ~ 3,9Ghz

VGA Zogis GTX 680 2GB 1176Mhz

RAM Corsair Vengeance DDR3 1600 Mhz 16GB (2x8gb)

SSD Samsung 830 256GB

HD Seagate Barracuda 3TB

Gabinete Sentey Optimus GS6000

Cooler Thermaltake Frio Extreme

O problema começou justamente quando fiz a troca do cooler padrão da intel pelo meu atual thermaltake frio extreme. Antes de trocar, analisando pelo CPUID ROG CPU-Z o Core Speed chegava constantemente (quando jogava principalmente) à casa dos 3.9 Ghz. Após colocar o Frio Extreme, o que era pra melhorar piorou =/ Não ultrapassa a casa dos 3.5Ghz nem com macumba. Percebi isso a primeira vez que fui jogar após instalar o novo cooler, pois na introdução do jogo (Alan Wake) deu uma travada que nunca havia dado. Imagino eu q tenha acontecido algo com o turbo boost, mas não sei nada sobre isso a fundo pra tomar minhas próprias decisões.

Após fazer a troca, apareceu uma mensagem na tela de inicialização dizendo que eu havia instalado um novo CPU e que eu deveria configurá-lo...eis o problema...não faço a mínima ideia do que fazer. Me ajudem por favor '-' Desde já agradeço

Postado

Muito estranho isso. Você checou as temperaturas e velocidade do processador com alguma ferramenta, como o HWMonitor e CPU-Z que uso aqui? Ele mostra as temperaturas dos núcleos, através dos sensores do processador e da placa mãe.

Veja se não está com temperatura muito elevada sem fazer nada. Isso pode indicar que o cooler não está instalado corretamente.

E veja também se não está com algum vírus ou algo do tipo, chegar nos 100% de uso do processador do nada não é normal... ainda mais esse daí.

Postado

Faz o que o dudas disse.

Muito estranho isso. Você checou as temperaturas e velocidade do processador com alguma ferramenta, como o HWMonitor e CPU-Z que uso aqui? Ele mostra as temperaturas dos núcleos, através dos sensores do processador e da placa mãe.

Veja se não está com temperatura muito elevada sem fazer nada. Isso pode indicar que o cooler não está instalado corretamente.

E veja também se não está com algum vírus ou algo do tipo, chegar nos 100% de uso do processador do nada não é normal... ainda mais esse daí.

Postado

Olá,

O cooler tem que se compativel com o box do processador peço que de um resert curto ou retire a bateria por alguns segundos e retorne com ela ao seu lugar e não esqueça de passar a pasta termica pode-se que não seja problema do cooler e sim no contato do processador ao dissipado.

att.

Postado

Bom, usei o clear cmos que vem nessa MOBO mas nao sei se fiz certo, prq nao deu em nada rs Tentarei retirar a bateria e ver de qual é.

Estou verificando com anti virus, anti spyware, malwarebytes e afins..quando acabar posto aqui.

Sobre as temperaturas, ficam em torno de 32º normalmente e, nesse exato momento, em torno de 43º quando atingiu os 100 % usando 4 programas em verificação completa: Avast + Kaspersky + Malwarbytes anti-malwere + Microsoft Securyti Essencials . Essa medição foi feita pelo programa que veio na placa mãe "AI Suit II".

SObre o cooler, ele é sim compatível com o processador e mobo, porém havia instalado e resovi verificar se estava certo. Percebi que havia colocado muita pasta termica, então limpei com alcool isopropílico e recoloquei tudo bonitinho.

A preocupação, apesar de tudo, é que, até antes de colocar o cooler, ele chegava aos 3,9Mhz de core speed sempre que precisava, agora não sai dos 3514 nem com reza brava.

Postado

Bem, se não me engano, ele não chega nos 3.9 porque o processador está a 100% já... ele precisaria ter uma folga pra poder dar o turbo.

Outra coisa, não use mais de 1 antivírus ao mesmo tempo no PC. http://www.tecmundo.com.br/antivirus/116-por-que-nao-se-deve-utilizar-dois-ou-mais-antivirus-.htm

Deixe apenas um dos antivírus e o antimalware, e veja se o PC fica sempre nos 100% ainda.

Outra coisa, você instalou algo após trocar o cooler? Essa tela de configuração eu não me lembro de ter visto quando troquei o processador e placa mãe no windows 7, o que você configurou nela você lembra?

Ocorre o mesmo problema no modo seguro? Se não der isso em modo de segurança, é algum software mesmo, não hardware... além de vírus, procure também por rootkits, eu uso o gmer. Tem outro local no fórum para quem está passando por problemas assim, mas temporariamente fechado. O tópico antes de postar pode ajudar: http://forum.clubedohardware.com.br/leia-antes-postar/597599

Postado

Quanto ao uso de 100% do cpu não precisa nem usar antivirus para identificar o problema: tente repetir o problema (se você faz algo específico, faça. Se é aleatório, fique de olho) e então vá no gerenciador de tarefas e veja os processos em execução (veja o de TODOS os usuarios), então identifique qual(is) é(são) o(s) processo(s) que está(ão) ferrando com tudo. :D

Se todos os núcleos estão em execução talvez o boost não ative, é possível que seja vírus realmente ou algum problema de Software qualquer.

Quanto ao cooler, use o mais novo mesmo, porém instale conforme o indicado pelo Clube nos testes.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-2/2376

Postado

Meus caros amigos...formatei o pc e voltou tudo a funcionar SUPIMPA rs. Escaneei com anti virus e tudo mais mas nao encontraram virus ou malware algum. Talvez por excesso de programas instalados ou virus muito forte aconteceu o que aconteceu. Mas agora ta resolvido. Obrigado a todos.

Postado

se o processador tá em 100% é problema de software, não do cooler, deve ser algum processo ou mesmo virus comendo os recursos da máquina por isso ele esquenta verifique isso antes

por via das duvidas verifque também se o cooler novo tá com bom contato na cpu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...