Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Corsair A50


Darkblock9

Posts recomendados

Comprei um cooler para colocar na minha placa-mãe acima do processador, mas as memórias que eu uso são aquelas corsair vengeance, com os dissipadores altos. Acontece que simplesmente não dá pra colocar o cooler por causa das memórias, nao tem espaço.

Então eu deixei o cooler atrás do dissipador(longe das memórias, do outro lado)

Queria saber se tem algum problema deixar o cooler de frente pra parede do gabinete, ou seria melhor deixar virado pras memórias, tendo que sacrificar uma delas.

Tem algum jeito de instalar o cooler, sem ter que inutilizar uma das memórias ou trocar de cooler?

Especificações:

Intel Core I5 3470 3.2Ghz

MOBO H61M-E22

8gb Corsair Vengeance(2x4)

Thermaltake Commander MS-I

Eu ainda estou montando o pc, então falta algumas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente coolers tem melhor desempenho com a fan na posição push (próximo as memórias).

A razão pela qual as pessoas devem optar pela fan na posição pull (próximo a traseira do gabinete) seria pelo fato de não inutilizar os slots de memórias.

Uma eventual perda de desempenho é justificado por conta da instalação das memórias.

Garanta que você instalou a fan com o fluxo de ar em direção a fan da traseira do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Poxa, tinha essa mesma dúvida. A posição do cooler influencia muito?

NO meu caso, só troca ali a placa-mãe que é uma M5A88-V EVO. e o processador que é um FX 8120.

As memórias e o gabinete são o mesmo.

o A50, Seria uma boa ideia colocar na posição do fan para baixo com o intuito de puxar o ar frio vindo do fan frontal? Alias seria possível colocar em uma posição dessas? eu só conhecia a posição do fan virado para as memórias ou o fan virado para a traseira que no meu caso possui um fan exaustor.

lembrando que eu uso AM3+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, tinha essa mesma dúvida. A posição do cooler influencia muito?

NO meu caso, só troca ali a placa-mãe que é uma M5A88-V EVO. e o processador que é um FX 8120.

As memórias e o gabinete são o mesmo.

o A50, Seria uma boa ideia colocar na posição do fan para baixo com o intuito de puxar o ar frio vindo do fan frontal? Alias seria possível colocar em uma posição dessas? eu só conhecia a posição do fan virado para as memórias ou o fan virado para a traseira que no meu caso possui um fan exaustor.

lembrando que eu uso AM3+

Não sei quanto ao A50, mas tem um teste do 212+ com as fans em push, pull e push-pull bem como nas posições horizontal e vertical.

http://www.overclock.net/t/1199135/hyper-212-testing-push-vs-pull-vs-push-pull-also-horizontal-vs-vertical-positioning

Já ouvi relato de alguém que por algum acaso até notou uma melhoria na temperatura do 212 na posição pull.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Interessante.

Segundo o teste sugerido, a melhor eficiência na refrigeração do processador foi ter usado o cooler na posição pull com apenas 1 fan de 2500 rpm. Pela média de temperaturas dos testes foi a mais baixa. isso certamente acarretaria em uma placa-mãe mais fria pela lógica.

Se partir dessa premissa de que essa posição seria favorável para uma melhor redução da temperatura dos núcleos, combinando com os fans adicionais do gabinete.. a temperatura pode baixar ainda mais.

Porém, a partir disso, surgiu outra dúvida: Se o papel da ventoinha do processador é jogar ar frio em direção ao processador para resfriar.. ele não estaria indo contra o fluxo de ar onde o fan está virado para o exaustor? Tendo em vista que o gabinete tem um fan frontal, e um fan na traseira como exaustor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.

Segundo o teste sugerido, a melhor eficiência na refrigeração do processador foi ter usado o cooler na posição pull com apenas 1 fan de 2500 rpm. Pela média de temperaturas dos testes foi a mais baixa. isso certamente acarretaria em uma placa-mãe mais fria pela lógica.

Se partir dessa premissa de que essa posição seria favorável para uma melhor redução da temperatura dos núcleos, combinando com os fans adicionais do gabinete.. a temperatura pode baixar ainda mais.

Porém, a partir disso, surgiu outra dúvida: Se o papel da ventoinha do processador é jogar ar frio em direção ao processador para resfriar.. ele não estaria indo contra o fluxo de ar onde o fan está virado para o exaustor? Tendo em vista que o gabinete tem um fan frontal, e um fan na traseira como exaustor.

1) O autor do tópico no caso viu um melhor desempenho do 212+ na posição pull na configuração que ele usou.

Pode ser que não seja assim para qualquer cooler, fan, gabinete ou configuração.

2) Achei estranho ele ter mencionado o SickleFlow com 2500 rpm.

Eu conheço mais essa fan com 2000 rpm.

3) Tem uma outra pessoa que atualmente vem testando diversas fans e não necessariamente fans na posição pull tem melhor desempenho.

http://www.overclock.net/t/1274407/fans-the-most-complete-and-comprehensive-array-of-tests-and-benchmarks

4) Fans podem apresentar também relação temperatura e ruídos diferentes quando utilizadas em push, pull e push-pull.

A fan ideal é também aquela no que se enquadra no seu nível de tolerância quanto a ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O autor do tópico no caso viu um melhor desempenho do 212+ na posição pull na configuração que ele usou.

Pode ser que não seja assim para qualquer cooler, fan, gabinete ou configuração.

2) Achei estranho ele ter mencionado o SickleFlow com 2500 rpm.

Eu conheço mais essa fan com 2000 rpm.

3) Tem uma outra pessoa que atualmente vem testando diversas fans e não necessariamente fans na posição pull tem melhor desempenho.

http://www.overclock.net/t/1274407/fans-the-most-complete-and-comprehensive-array-of-tests-and-benchmarks

4) Fans podem apresentar também relação temperatura e ruídos diferentes quando utilizadas em push, pull e push-pull.

A fan ideal é também aquela no que se enquadra no seu nível de tolerância quanto a ruído.

Tive que logar com outra account, foi mal :)

só queria saber se tem algum problema deixar virado pra parte de trás do gabinete, pois não quero inutilizar o slot

(edit)

eu não testei ainda porque não acabei de comprar as peças que falta, então não dá pra concluir se há uma melhora de desempenho ou não testando.

Será que o processador vai esquentar muito se eu por longe das memórias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive que logar com outra account, foi mal :)

só queria saber se tem algum problema deixar virado pra parte de trás do gabinete, pois não quero inutilizar o slot

(edit)

eu não testei ainda porque não acabei de comprar as peças que falta, então não dá pra concluir se há uma melhora de desempenho ou não testando.

Será que o processador vai esquentar muito se eu por longe das memórias?

Pode haver sim uma diferença de desempenho, mas creio que você não deva se preocupar.

Não sei te dizer se vai mesmo haver essa diferença ou o quanto pode ser.

A verdade é que existem sim coolers ruims e não é a posição da fan que vai ser o motivo da falta de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que vou usar o cooler in box mesmo, já que não vou fazer overclock. Se eu perceber que a temperatura é muito alta com o cooler in box eu troco pelo A50

você poderia me dizer se o cooler in box é o suficiente?

Over em processador não é o único motivo que fazem as pessoas optarem em trocar o cooler box.

O cooler box pode ter desempenho limitado também em jogos ou programas mais pesados.

Não sei te dizer se de fato o cooler box é suficiente para as suas necessidades.

Eu particularmente prefiro trocar o cooler box por outro melhor independente de over ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Over em processador não é o único motivo que fazem as pessoas optarem em trocar o cooler box.

O cooler box pode ter desempenho limitado também em jogos ou programas mais pesados.

Não sei te dizer se de fato o cooler box é suficiente para as suas necessidades.

Eu particularmente prefiro trocar o cooler box por outro melhor independente de over ou não.

então nesse caso, mesmo se eu instalasse o cooler na posição errada(virado pra parte de trás do gabinete) ainda seria melhor do que se eu optasse pelo cooler in box?

Ia ter melhora de temperatura comparado ao cooler box do jeito que dá pra instalar?

Eu até poderia comprar uma memória ram de 8gb para eu poder inutilizar um dos slots mas agora a única opção é instalar virado pra fora do gabinete, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!