Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

W.digital Pifando:smart Error Smart Attribute


janeway

Posts recomendados

Oi Pessoal!

Meu HD é da Western Digital WD200EB, sistema de arquivos NTFS, OS Win XP Pro; placa-mãe ABIT AN7; Athlon XP 1700+, GeForce FX 5200, DDR 400-Kingston.

Recentemente, ao desfragmentar, o Windows XP só atingiu 56% e reportou vários arquivos que não puderam ser desfragmentados.

Passei o chkdsk /f /r e foram detectados vários clusters inválidos em diversos arquivos que foram supostamente corrigidos.

Decidi passar o DLG Diagnostics/Dr Caldera (v 5.03) e a primeira vez não rodou e deu a seguinte mensagem:Drive 0@ port reported Smart Error Smart Attributes, acrescentando que um ou mais valores eram inferiores aos aceitáveis.

Caso considerem necessário posso postar os valores ou enviar a quem solicite.

Depois de passar o chkdsk /f /r mais duas vezes consegui rodar o DLG Diagnostics/Dr Caldera no Extended Test, que reportou error/status code 007 no quick teste e no extended reportou que o drive foi consertado error/status code 0223.

Mais um chkdsk reportou um cluster inválido e consertou. Rodei novamente o O DLG/Dr Caldera Diagnostics-Extended que não achou nada errado.

Novo chkdsk não reportou erros.

Desfragmentei e só houve um arquivo que não pode ser desfragmentado. Fora isso o computador funciona normalmente em geral (incluindo jogos -Delta Force task Force Dagger) e aplicativos como o Corel Draw e Adobe PhotoShop.

Pergunto:

1-O que é o Smart Error Smart Attribute?

2- Meu HD tá indo pro beleleú e estou com uma bomba de tempo, sei, mas quanto tempo acham que posso ter antes do pane total?

Estou tentando ganhar tempo p/juntar uma grana p/o novo HD.

3-Gostaria de ouvir sugestões de marcas de novo HD 7200 rpm na casa dos 40/80 GB.

4-No CD da minha placa-mãe (ABIT AN7)tem um utilitário LF (Low Format). Acham que vale a pena tentar a formatação (baixa) com esse ou o bom e velho format C, ou com o Cd do Windows XP?

Ah! Já usei o Write Zeros do DLG (no DOS) e optei por uma formatação baixa quando troquei de placa mãe(faz uns 2 meses).

Já fiz backup e faço de novo toda vez que trabalho em algo importante. :wacko:

janeway

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um erro vindo do SMART nunca é bem-vindo, geralmente ele te alerta sobre um possivel crash no hd, eu não arriscaria faze um low lv format, porque ai você teria 2 possibilidades: ele iria ficar bom ou iria quebrar de vez, fique de olho no smart se começar a dar erros de novo pode ir se preparando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-O que é o Smart Error Smart Attribute?

O proprio Smart ta reportando que ele já não consegue mais diagnosticar com precisão a integridade de seu HD - GRAVE

2- Meu HD tá indo pro beleleú e estou com uma bomba de tempo, sei, mas quanto tempo acham que posso ter antes do pane total?

Boa questão, mas impossível de responder, pode demorar uma semana, um mes, um ano....

3-Gostaria de ouvir sugestões de marcas de novo HD 7200 rpm na casa dos 40/80 GB.

Gosto, de Maxtor e Seagate, mas acredito que todos os de 7200 RPM estão praticamente no mesmo nível, se puder pega um com 8Mb de buffer

Acham que vale a pena tentar a formatação (baixa)

Se o proprio utilitario do fabricante não resolver, ninguém resolve, mas não custa tentar. So cabe um detalhe, em certos casos, quanto mais você submeter esse HD a extresses, pior pra ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por janeway@24 maio 2004, 22:44

... que reportou error/status code 007 ...

Por esse ID (n° 7) é basicamente erro de leitura, que está acima da taxa normal.

Mais precisamente, e quando o mecanismo não está mais conseguindo posicionar as cabeças de leitura sobre os cilindros, de modo que fiquem corretamente alinhados e os dados possam ser lidos.

Baixe o DiskCheckUp e confira o item 7 - Seek Error Rate.

Se o valor da coluna Raw Value estiver acima de 23, é esse o problema.

Aproveite também para ver os outros status do SMART.

De qualquer maneira, considere mesmo a compra de um novo HD e faça backup de seus dados imediatamente, pois os problemas neste componente nunca vem sozinhos (pelo contrário, vem sempre acompanhados de outros mais graves).

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dForce, ««SÞä®täkµ§»», Clemente Silva:

Valeu pessoal! Obrigado por responder!

Clemente, baixarei o DiskCheckUp e assim que rodar dou um retorno. Não tenho esperanças com esse HD mesmo, e já fiz backup.

««SÞä®täkµ§»», Agradeço as explicações e dicas de HD, estou pensando num Seagate.

dForce, obrigado! Conforme você e ««SÞä®täkµ§»», não farei low lv format.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!