Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não inicia mais (nem o DOS)


Carlosslash

Posts recomendados

Olá, todos.

Estou com um problema no meu PC: ele liga, porém nada inicia, sequer entra o DOS. Minha máquina sempre teve um funcionamento normal, mas ontem surgiu esse problema e, mesmo depois de muita pesquisa, não consegui resolver. Vou descrever, em tópicos, o que ocorreu e o que tentei fazer. Antes, a configuração do meu computador:

SEMP TOSHIBA

- Placa-mãe: Gigabyte GA-945GCMX-S2

- 1º. Gravador de DVD (master): Toshiba

- 2º. Gravador de DVD (slave): LG

- Memória de 2GB

- HD SATA de 160GB

- Windows XP (SP3)

Agora, o que ocorreu:

1- Ligo o computador, mas o monitor não exibe nada;

2- Após alguns minutos, percebo que o primeiro drive de DVD permanece com a luz acesa. Tento abrir a gaveta, mas nada acontece. O segundo drive abre

normalmente;

3- Reinicio o computador algumas vezes e os problemas persistem: tela do monitor em branco, e o primeiro drive não abre;

4- Resolvo abrir o computador. Desconecto e reconecto os cabos. Nada. Meio sem-querer, descubro que o drive que não abria SÓ FUNCIONA SE CONECTADO APENAS AO CABO DA FONTE! QUANDO CONECTAVA NELE O CABO IDE, A LUZ VOLTAVA A FICAR ACESA E A GAVETA NÃO ABRIA MAIS;

5- Diante disto, testei outros três cabos IDE que tenho aqui, todos novos. O problema persistiu. Vi, então, que o problema não era o cabo;

6- Mudei a configuração dos jumpers de ambos os drives, passando o que estava como "master" para "slave" e vice-versa. Com essa configuração, testei novamente com todos os cabos. De nada adiantou;

7- Testei o meu gravador de DVD e o cabo IDE original em outra máquina, tudo funcionou perfeitamente.

Enfim, amigos, é isso. Como nem o DOS inicia, não sei mais o que fazer. O meu problema maior, claro, não é o drive de DVD, que, inclusive, sei que está

funcionando, mas é um SINTOMA muito estranho - e aredito que importante - esse de ele só funcionar sem que o cabo IDE esteja conectado. Por que será que meu computador não inicia?

Detalhes adicionais: ao ligar o computador, o led da CPU acende normalmente. Ela não emite nenhum ruído ao ligar. O ventilador liga normalmente. O monitor também, mas, como nem o DOS inicia, em segundos o led passa de azul à laranja e surge o logo da LG, marca do mesmo.

Alguém, me dê uma luz!

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro que seu PC não tem DOS porque você usa o Windows XP.

Você deve estar se referindo a tela do POST.

Bom, pra começar:

- Verifique se os pentes de memória estão bem encaixados.

- Remova os drives de DVD e deixe apenas o HD instalado sozinho como "master" na IDE primária.

- Resete a BIOS.

Veja se carrega o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro que seu PC não tem DOS porque você usa o Windows XP.

Você deve estar se referindo a tela do POST.

Bom, pra começar:

- Verifique se os pentes de memória estão bem encaixados.

- Remova os drives de DVD e deixe apenas o HD instalado sozinho como "master" na IDE primária.

- Resete a BIOS.

Veja se carrega o Windows.

Eu já limpei a memória, inclusive usando borracha branca, como vi em outras postagens, mas nada aconteceu. Inclusive inverti a posição dos pentes, depois deixei só um, depois só o outro e nada.

Também retirei os drives de DVD, mas continuou tudo na mesma.

Como é isso de resetar a BIOS? Tem como fazer isso, mesmo o sistema não iniciando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é isso de resetar a BIOS? Tem como fazer isso, mesmo o sistema não iniciando?

Geralmente é um jumper de três pinos próximo a bateria da placa-mãe que você troca a posição dele ou só remove o jumper por alguns segundos. Teria que pesquisar o manual da sua placa-mãe na net.

Na dúvida, desligue o PC da tomada, desligue a fonte, remova a bateria da placa-mãe por 1 minuto e recoloque-a de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente é um jumper de três pinos próximo a bateria da placa-mãe que você troca a posição dele ou só remove o jumper por alguns segundos. Teria que pesquisar o manual da sua placa-mãe na net.

Na dúvida, desligue o PC da tomada, desligue a fonte, remova a bateria da placa-mãe por 1 minuto e recoloque-a de volta.

Caro Lord, obrigado pela sua atenção. Na minha placa-mãe não há o jumper (o próprio manual, se o meu inglês não me trai, diz que que o jumper não é incluído para "evitar "mal uso"). E há apenas dois pinos. De qualquer maneira, peguei o jumper de um dos drives de DVD e coloquei no local, de diversas maneiras diferentes, e o fiz em outros pinos que estavam perto da bateria, só para desencargo de consciência. O que aconteceu é que, com o jumper improvisado nos pinos, o computador nem ligava, o que era esperado, e até pensei que fosse funcionar quando retirasse o jumper, mas não funcionou. Então, fiz o procedimento de retirar a bateria, chegando a deixá-la mais de vinte minutos fora do computador, mas não tive sucesso: ao recolocá-la, liguei o computador novamente e o mesmo: os leds acendem, o ventilador funciona, os drives de DVD dão sinal de vida, mas na tela, nada aparece.

Será que existe algo mais que eu possa fazer antes de tentar levar o PC a um técnico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não é seu monitor? Tem como testá-lo em outro PC que esteja funcionando?

O monitor está ok. Inclusive, o estou usando conectado ao notebook, porque não gosto da tela dele.

Começo a chegar à conclusão de que o problema foi na placa-mãe. Pesquisando mais por aí, vi muitos usuários dizendo que quando você retira todos os pentes de memória e, ao ligar o PC, ele não apita, isto é um forte sinal de que a placa-mãe se foi. Fiz todos os testes possíveis, retirando e substituindo placas, drives, HD, memória. Só não retirei a placa de vídeo porque ela é on-board (e acho que não dá pra retirar, né?) e nem testei outra fonte. Tenho vontade de fazer isso, mas não tenho a menor ideia de como retirar uma fonte e colocar outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...