Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona o CI HD74LS244?


chacalgbi

Posts recomendados

cara se eu não me engano ele é um exe inverter se for nivel alto na entrada ele sai baixo na saida e se for baixo ele sai alto de acordo com a configuração dos pinos 1 e 19 tem tempo que testei ele na bancada mas é uma especie de CI 7404 mas avansado entendeu? é muito usado em circuitos que trabalhan com porta paralela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um buffer serve para excitar uma carga de maior potência isolando-a de um bloco lógico anterior de menor potência.

No caso aí do 74LS244, os sinais de entrada são os mesmos dos de saída. Só que existe um controle. Esse controle é feito nos pinos 1 e 19 e são ativados por nivel lógico baixo.

Veja que o sinal de controle do pino 1, controla as entradas correspondentes aos pinos 2, 4, 6 e 8. Da mesma forma, o pino 19 controla as entradas cujos pinos são 11, 13, 15 e 17.

Como isso funciona?

Digamos que tenham sinais nessas entradas. Se não for ativado os pinos de controle, não se tem saída nos pinos correspondentes. As sapidas ficam num estado de alta impedância. Por isso o nome do dispositivo ser chamado de Tristate que quer dizer 3 estados.

Um exemplo numa porta... A porta cujos pinos são o 2 e 18. 2 é o pino de entrada e 18 é o de saída. Se o pino de controle dessa porta estiver em 0, vai ativar as portas correspondentes ao seu controle. Muito bem. Agora tomemos um nivel 1 na porta cuja pino de entrada é o 2. Na saída vai ter 1 também. E assim será com todas as portas que esse pino de controle atua. Muito bem. Agora façamos o contrario. Coloquemos o pino de controle em 1. O que acontecerá? As saídas que são controladas por esse pino não exibirá nem 0 ou nem 1. Elas ficarão num estado que não se tem nenhum dado. É como se desligasse sem desligar o bicho. Quando os pinos de controle são ativados, os níveis lógicos das saídas são os mesmos dos de entrada. por isso o nome: buffer não inversor com saídas tristate. tristate como disse, porque o dispositivo tem 3 estados: 0 lógico, 1 lógico e alta impedância.

cara se eu não me engano ele é um exe inverter se for nivel alto na entrada ele sai baixo na saida e se for baixo ele sai alto de acordo com a configuração dos pinos 1 e 19 tem tempo que testei ele na bancada mas é uma especie de CI 7404 mas avansado entendeu? é muito usado em circuitos que trabalhan com porta paralela

Ele não é um inversor. Ele é um buffer. E não há seis(hex) buffer's e sim 8 buffers. Existem buffer's inversores com saida tristate mas esse não entra nessa parada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

.

Um exemplo sem entrar em detalhes. Digamos que você tenha um PIC e a saída de daos desse PIC você queira alimentar um outro circuito. Muito bem. Saída de dados de um PIC não consegue excitar diretamente. Tem que passar por um buffer e os dados não podem ser invertidos. usando o 74LS244, consegue-se "drivear" ou "bufferizar" esses dados de saida do PIC mas para isso tem que ativar os pinos de controle. E esse pinos de controle podem ser ou não controlados pelo PIC. Se não quiser que seja controlado, basta ligar os pinos de controle com o nivel lógico baixo (0). Com isso, isola-se a saída do PIC do circuito que recebe os dados dele. Ou seja, há um buffer de dados.

.

Por isso o nome dele... 8 Buffer com saídas tristate não-inversoras

E existe o que inverte!!!! E é buffer também!!! E com controle. E é schimtt trigger. É o 74LS240

Um parecido mas não tem controle e se tem um pequeno atraso é o 7407. São 6 (hex) buffers/drivers mas não tem controle e não é Schimtt trigger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa vê se entendi:

Se o pino 1 de controle = 0 Volts:

O estado do pino 18 (saída) será o mesmo do pino 2 (entrada), seja ele alto ou baixo.

Se o pino 1 de controle = 5 Volts:

O estado do pino 18 (saída) ficará em alta impedância (nem 0 nem 1), independente no estado no pino 2 (entrada).

Se eu quiser usa um PIC pra controlar uma carga maior que 20ma eu posso usar esse CI? Qual a corrente que ele suporta em cada saída?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa vê se entendi:

Se o pino 1 de controle = 0 Volts:

O estado do pino 18 (saída) será o mesmo do pino 2 (entrada), seja ele alto ou baixo.

Iiiiiiiiiiiiiisso mesmo!!! Pegastes a ideia!!!!

Se o pino 1 de controle = 5 Volts:

O estado do pino 18 (saída) ficará em alta impedância (nem 0 nem 1), independente no estado no pino 2 (entrada).

Esse é meu garoto!!! Compreendestes perfeitamente!!!

Mas entenda uma coisa! O pino 1 controla somente 4 buffers. O restante dos buffers é controlado por outro pino de controle, no caso o pino 19. Para usar os oito buffers tem que trabalhar com os dois pinos de controle ao mesmo tempo se usar os 8 buffers ao mesmo tempo.

se eu quiser usa um pic pra controlar uma carga maior que 20ma eu posso usar esse ci?

siiiiiiiiim!!!!

Qual a corrente que ele suporta em cada saída?

Agora você me pegou!!!! Tem que consultar o datasheet ou então alguém mais expert para te responder isso. De qualquer forma, você isola a saida do PIC com o circuito que vai receber os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

.

Saída dele é TTL porém o CI é de baixo consumo por isso a letra "L" e tecnologia Schockty (acho que é assim que se escreve) portanto, é rápido. Além disso, os buffers são Schmitt, por isso que tem aquele simbolo de histerese (parece um "S") dentro do triângulo que representa o buffer.

É só ver a característica de saída de corrente que um TTL consegue segurar e terás a resposta. Eu não lembro. Desculpe por essa falha minha.

Eu sei, os pinos de controle são o 1 e o 19.

Olhando aqui o datasheet me parece que a corrente dele é muito baixa LINK.

Parece que o PIC tem mais corrente que ele em cada pino!

Ele isola a porta do microcontrolador como um acoplador óptico faz?

De fato... IOL (Output Current — Low) para a série 74 é conforme o datasheet, 24 mA.

O lance é que ele controla e isola o barramento de dados.

Para excitar uma carga maior tem que "drivear" a saída do 244.

.

.

.

O uso do 244 depende do projeto. Falei do PIC em conjunto com ele só para você ter noção de como ele funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!