Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troquei praticamente tudo do PC e ainda tenho BS - ajude um desesperado

Pakhz

Posts recomendados

Pessoal... hoje resolvi vir aqui contar a minha triste história porque eu simplesmente já nao sei mais o que faço. Vamos por partes. Eu tinha um pc com a seguinte configuração: Dual core 1.6, 4Gb de memoria, HD 160 gb Samsung, fonte bagaceira de 300 w ( se nao me engano) e placa de video 9500 gt ddr2 512 mb. então eu comecei a ter algumas telas azuis. Iniciou a partir de jogos e depois se expandiu para quando eu estava usando algum navegador da internet e todo o sistema foi ficando cada vez mais lento. A solução inicial foi uma formataçao, que resolvia por um prazo que nao se extendia mais do que 2 ou 3 semanas e todas as complicaçoes voltavam. Um detalhe que eu esqueci de comentar, é que toda a blue screen vinha logo depois de um travamento/ "engasgamento" de audio. Assim, já que meu pc precisava mesmo de uma atualizaçao, após algumas formataçoes frustradas, resolvi comprar um kit contendo o processador fx 4100, placa-mãe gigabyte ga-78lmt-s2p e 4gb de memoria kingston. O computador ficou muito melhor, ganhando inclusive desempenho da placa de vídeo em jogos. então, depois de algumas semanas volta a tela azul. Dessa vez, pensei direto na fonte e troquei por uma atx 500w ( na sei se é muito boa, mas me foi recomendada e eu n tinha muitas melhores opções na loja em que comprei). Junto com a fonte troquei a placa de video ( que era algo que eu queria fazer há tempos) por uma gt430. Porém, feitas todas essas trocas e com um gasto elevadíssimo até agora o problema ainda nao foi resolvido. Continua o mesmo engasgamento de audio, seguido de travamento da tela e tela azul ocorrendo principalmente em jogos, mas também quando navego pela internet ou tento abrir alguma pasta ou arquivo do pc. Eu atualizei os drivers da placa de video e a bios da placa-mãe ( que o técnico me entregou desatualizada) e nao resolveu. Fiz o teste de memoria próprio do windows e nao deu erro. Fiz o teste com o HD tune para ver se podia ser o HD e deu alguns alertas. Abri o registro de eventos do windows e lá aparece o erro atapi em "O driver detectou um erro de controlador em \Device\Ide\IdePort0" e, pelo que pesquisei, isso se refere a algo do HD. Na tela azul eu nao lembro exatamente o código que aparece, mas sei que aparece escrito problema de Kernel ( no visualizador de eventos está escrito Kerner (63) e 41 como os endereços do erro). Como eu troquei recentemente as memórias e acabei de limpá-las e nenhum teste encontrou problemas nela, descartei essa possibilidade. Placa de vídeo é nova, nao creio que possa ser o problema, já que o problema é muito semelhante ao que tinha na placa antiga. Fonte? Talvez, mas é nova também e segundo técnico ela e mais do que suficiente para dar conta do meu sistema. Virus? passei o escaneamento e nao pega nem um único sequer (avast). então, a minha suspeita está sobre o HD, que foi a única coisa que nao troquei - o que aumenta as chances de ser o causador dos meus problemas mesmo, já que os erros sao muito semelhantes aos que dava na antiga config.- e que parece ter algum indicio pelos eventos de erro registrado. Além disso, o fato de travar em coisas como na tentativa de abrir um programa ou pasta parece indicar essa possibilidade também. Porém, o que me deixa em dúvida é a incapacidade de encontrar erros no "errorscan" do HD Tune, já que a única coisa que apareceu foram uns alertas (vários, aliás) sobre realocação ou algo assim. Ah, já tentei fazer várias vezes desfragmentaçao e o scandisk também. então, eu queria a ajuda de vocês. O que vocês acham que pode ser? me ajudem por favor, porque todo técnico a quem eu envio esse pc na minha cidade parece saber menos do que eu, que sou completamente leigo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

se a única coisa que você não trocou foi o hd e se sua fonte for boa o suficiente pras suas especificações, seu problema muito provavelmente é o hd.

primeiro verifica se sua fonte realmente aguenta seu sistema: que fonte ela é? que fabricante, modelo? uma fonte de 500W de um bom fabricante e com PFC ativo aguenta esse seu sistema tranquilamente. Mas se for "paralela" já é outra história.

(eu, particularmente, não creio que o problema seja a fonte, uma vez que o problema q você tem é o mesmo q você tinha com a outra fonte. mas pode ser, caso ela não suporte seu sistema)

Se sua fonte aguenta o seu sistema, então o problema provavelmente está no HD. Neste caso, recomendo que você baixe o aplicativo do fabricante (a divisão de hds da samsung foi comprada pela seagate; então, você entrará no site da seagate pra baixar o SeaTools).

Recomendo baixar a versão DOS do SeaTools. Faça backup de todos os arquivos que você tiver nesse disco.

Depois, faça boot pelo cd ou pendrive em que você tiver colocado o SeaTools e selecione a opção "zero fill". Se o software perguntar, escolha a opção longa ("long"). Depois dele zerar todo seu disco, reinstale o Windows.

Depois de instalar o Windows, instale todos os drivers. Em seguida, baixe o Prime95 (http://www.mersenne.org/freesoft/) e o instale. Rode um "Blend Test" do prime por umas 6 horas.

Se não der nenhum erro, seu sistema estará estável e seu problema resolvido. Se continuar com o problema de tela azul, recomendo trocar o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...