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Glossário 3D


BeLtRaMe

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Olá galera,

Já faz algum tempo que estou coletando informações sobre tudo referente à VGAs. O site da Nvidia me ajudou bastante, e muitos dos textos aqui eu apenas traduzi, outros eu mesmo pesquisei ou complementei.

Glossário 3D

3D - Ter ou parecer ter altura, profundidade e largura.

3DNow! - Nome de marketing para um dos aperfeiçoamentos multimídias de um processador. GPUs Nvidia estão otimizadas para tirar proveito dessa instrução.

A

Antialiasing (AA) - O sistema de antialiasing com multiprocessamento pode entregar correções com qualidade e desempenho nunca vistos antes.

AGP - Abreviação de "Accelerated Graphics Port", é um tipo de barramento mais veloz que o PCI, o que pode proporcionar maior

desempenho na transmissão de grandes quantidades de dados mais rapidamente.

Alpha Blending (misturador Alpha) - Técnica de processamento que simula transparência e translucidez am ambientes 3D para criar efeitos de fumaça, reflexo e água. Pixels no Buffer de uma placa aceleradora incluem 3 cores (azul, verde e vermelho) e as vezes um canal Alpha. Canais Alpha armazenam o grau de transparência, diferenciando opaco de totalmente claro.

B

Buffer - Memória dedicada a uma função específica ou um conjunto de funções. Buffers menores são encontrados em diferentes partes dentro da GPU,e são utilizados para o armazenamento temporário de informações.

Bump Mapping - Técnica de dimensionamento usando múltiplas texturas e efeitos luminosos para simular relevo em superfícies.

O Bump Mapping é útil pois com ele percebe-se a aspereza de uma textura, sem aumentar a complexidade geométrica. Os tipos de Bump Mapping são Emboss Bump Mapping, Dot3 Bump Mapping, Environment Mapped Bump Mapping (EMBM). O mais utilizado é o Dot3.

C

CineFX 3.0 Engine - Construído dentro das GeForce da Série 6, providencia suporte ao Microsoft® DirectX® 9.0 Shader Model 3.0, responsável pelos efeitos especiais complexos.

CrossFire - Muito parecido com o SLi, o CrossFire é para placas ATi. A ligação se faz por um cabo no qual une as duas placas externamente, sem a necessidade de uma ponte interna.

Com um porém, somente, de que a tecnologia CrossFire e a SLi são incompatíveis. Nesse caso, VGAs com tecnologia CrossFire não rodam em MotherBoards com suporte a SLi e vice-versa.

D

Double Buffering – Técnica de programação que utiliza dois Frame Buffers, assim a GPU consegue estar trabalhando em um frame enquanto o anterior é mostrado no monitor. Isso previne conflitos entre a função Refresh do monitor e a renderização gráfica.

Drivers – Software que habilita comunicação entre a VGA e o resto do PC. Os drivers são constantemente atualizados e melhoram a performance, qualidade e disponibilizam novas opções. Tenha certeza de baixar os drivers mais atuais assim que eles se tornarem avaliáveis.

F

Fill Rate (Taxa de preenchimento) – A velocidade com que sua VGA consegue renderizar pixels - geralmente analisada em milhões de pixels por segundo (Megapixels/s). GPUs com um fill rate alto podem mostrar resoluções mais altas e mais cores com um framerate maior que outras placas com fill rate inferior.

Como calcular o fillrate da sua VGA:

Número de Pipelines X freqüência do Core = Pixel FillRate

Por exemplo GeForce 6800GT:

16 X 350 = 5,6 Gp/s

Fog (Fumaça) – Uma função gráfica que simula fumaça/névoa. Entre eles temos fumaça em camadas, fumaça irregular e outros.

Frame Buffer – Memória dedicada á VGA e que é usada para armazenar pixels antes deles serem exibidos no monitor.

Frames Per Second (FPS) – A velocidade com que a GPU é capaz de renderizar quadros ou telas inteiras. Jogos e benchmarks usam essa medida como forma de medir o desempenho da VGA. Uma placa rápida é capaz de gerar mais frames/s, dando à aplicação maior fluidez.

Freqüência – Especificamente, o número de vezes que um evento ocorre. Aplicada em semicondutores, a freqüência é a principal determinadora da performance de um aparelho. A freqüência é dividida em Hertz (Hz), que significa ciclos por segundo. Semicondutores atuais operam à freqüências de Megahertz (MHz), que equivale à 1.000.000 de Hertz, e algumas vezes á Gigahertz (GHz), sendo este equivalente à 1.000.000.000Hz.

Filtragem Anisotrópica (AF) - Este tipo de filtragem melhora a qualidade de imagens que não estejam no plano tradicional. Para entender isso, lembre-se do letreiro dos filmes da série Guerra nas Estrelas. Na medida em que as letras sobem, elas ficam embaçadas e difíceis de se ler. A filtragem anisotrópica serve para que imagem não fique embaçada em casos como esse. Esta filtragem normalmente pode ser configurada com a quantidade de amostras a serem usadas no processo de filtragem (2x, 4x, 8x, 16x). Quanto mais amostras, mais nítida será a imagem, porém mais lento fica o jogo.

G

Graphics Processing Unit (GPU) – Um processador de alta performance 3D integrado ao conjunto de pipelines (transformação, iluminação, configuração e renderização). Uma GPU descarrega toda o cálculo 3D da CPU, deixando esta livre para calcular outras coisas, tais como Inteligência Artificial ou Física.

Graphics Pipelines – Uma série de funções que devem ser feitas numa determinada ordem para computar e exibir gráficos.

H

High-Resolution Antialiasing (HRAA) – Proporciona uma experiancia fluida de 60fps ou mais em resoluções altas, tais como 1024x768 ou maiores, aplicando antialiasing. Junto com o Quincunx AA, HRAA proporciona um grande nível de performance e qualidade visual.

L

Lightspeed Memory Architecture – Otimização da NVIDIA para tornar cenas complexas mais rápidas.

Lighting – Em um gráfico 3D, lighting é usado para calcular o degrau que cada objeto é afetado por uma fonte. Lighting é muito utilizada em games para gerar cenas realísticas com grande profundidade.

M

Mipmapping – Técnica que aumenta a performance gerando e armazenando diversas versões de uma textura, sendo cada uma delas com diferentes níveis de detalhe. A GPU determina o tamanho do Mipmap baseado em quanto largo é o objeto na tela, onde texturas com pouco nível de detalhamento são usadas em objetos com poucos pixels, e texturas de alto detalhamento são utilizadas em objetos de maior escala. Esse técnica aumenta a performance e economiza banda de memória.

Memory Bandwidth - Se trata da largura da banda da memória, ou seja, a capacidade de informação que a memória consegue transportar de uma só vez. Para calcular a banda de memória de sua VGA usamos a seguinte formula:

Bit X Clock da Memória / 8 = Banda em Mb/s

Exemplo GeForce 6800GT:

256 X 1000 / 8 = 32.000Mb/s

N

NVIDIA Shading Rasterizer (NSR) – Traz propriedades naturais à efeitos como fumaça, névoa, água, plásticos e etc.

O

OpenGL – Uma API gráfica feita pela Silicon Graphics (SGI) para uso profissional. Atualmente é muito utilizada em aplicações cientificas e em games.

P

Pixel Shaders – Parte da Engine Nfinite FX, os Pixels Shader variam entre efeitos de superfície e luz, os quais substituem os efeitos computadorizados e artificiais.

Per-pixel Shading – Habilidade de calcular efeitos de luz no nível do pixel, aumentando consideravelmente a precisão e perfeição da cena.

Pixel – Abreviação de picture element (elemento de imagem). O pixel é a menor unidade de uma imagem renderizada.

Pixels per Second – Unidade usada para demonstrar a taxa de preenchimento da GPU (Fill rate).

Polígono – Bloco de construção 3D (geralmente triângulos e retângulos) usada para gerar a forma e o esqueleto dos objetos 3D.

PCI-Express – Um barramento da Intel que dobra a velocidade do AGP 8X, conseguindo mais de 4Gb/s, tanto em recebimento quanto em entrega de dados. Esse aumento diminui o gargalo que poderia ser percebido em novos games.

o PCI Express é uma interface serial de 32x2.5 Gbits/S em cada direção, que inicialmente foi usada em chipsets, processadores gráficos e controladores Ethernet.

Q

QuincunX Antialiasing – Sistema de antialiasing que é capaz de oferecer a qualidade do 4X AA (mais lento) no 2X AA (mais rápido), aumentando a performance em games.

Quad Cache – Tipo de armazenamento para vértices, texturas e pixels. Esses caches são totalmente dedicados e aumentam a performance nos pipelines.

R

RAMDAC – Memória de conversão digital para analógico. A RAMDAC é uma unidade funcional da GPU a qual converte os dados para serem mostrados em modo analógico.

Refresh Rate (Taxa de Atualização) – A freqüência com qual os eletrons redesenham a imagem no monitor, graduada em Hz. Por exemplo, um Refresh Rate de 60Hz significa que a tela é redesenhada 60 vezes por segundo. Altas atualizações de tela reduzem o “flicker”, que causa cansaço visual.

Renderização – O processo de receber a informação 3D até exibi-la como imagem final.

S

Shadows Buffer – Parte do NfiniteFX, habilita auto-sombreamento para objetos e gradua o nível de sombra para efeitos mais realísticos, adicionando profundidade e alta luminosidade espacial.

SSE3 - Intel® Streaming SIMD Extensions (SSE) e SSE2 foram designados para acelerar aplicações multimídia. Alguns dos benefícios do SSE3 são imagens com maior qualidade, maior qualidade no áudio, alem de reduzir a carga 3D no CPU.

SLi – Abreviação de Scalable Link Interface (Elo de Interface Escalavel) é capaz de unir 2 GPUs utilizando a inteligência do hardware mais as soluções do software para proporcionar uma performance jamais vista. Apenas funciona em placas PCI-Express e para conectar uma VGA à outra é necessário uma ponte interna.

T

Transform & Lighting (T&L) – Duas engines separadas que geram uma performance balanceada com uma alta contagem de polígonos. Processo de transformação determina o quanto complexo é o polígono e quantos podem aparecer na cena sem sacrificar o Frame Rate. Lighting adiciona efeitos de mudança da aparência do objeto de acordo com as luzes.

Texel – A menor unidade de uma textura, similar ao pixel sendo a menor imagem renderizada.

Textura – Arquivo de imagem, como BMP ou GIF, que é usado para adicionar superfícies realísticas aos objetos.

Compressão de Textura - Técnica que visa compactar texturas grandes para diminuir o uso da memória da VGA. Com texturas menores, o desempenho geral dos games sobe.

Texture Mapping - Processo de aplicação da textura em algum objeto 3D, como paredes, céu e etc.

Triangles Per Second (TPS) – A velocidade com que a GPU calcula triângulos. Quanto maior o número de TPS, mais rápida é a GPU.

Triple Buffering – Semelhante ao double-buffering, nesse caso a GPU começa a calcular o terceiro frame enquanto o primeiro é exibido e o segundo aguarda para ser mostrado.

U

USWC - Uncacheable Speculative Write Combination - reduz o número das transações requeridas para uma quantidade particular de dados para ser transferido no framebuffer linear da placa de vídeo.

V

Vertex Shaders – Parte do NfiniteFX, os vertex são usados para fornecer mais vida aos personagens. Por exemplo, com o vertex shader os programadores podem criar “covinhas” e sorrisos quando um personagem expressa emoções.

Z

Z-Buffer – Área da memória de vídeo onde são armazenadas informações sobre objetos já renderizados. Os valores do Z-Buffer ajudam a determinar se um pixel está em frente ou atrás á outro. Cálculos Z ajudam a prevenir que objetos de fundo sobreponham outros.

Z-Correct Bump Mapping – O NfiniteFX é capaz de intersectar polígonos com bastante realismo e exatidão. Isso é importante em cenas com água e terra interagindo uma com a outra.

Tabela Comparativa de VGAs:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v483/beltramstein/tabela_vga.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Programas para teste de VGA:

Aquamark3.

3D Mark 2003.

3D Mark 2005.

É isso, qualquer coisa a mais falem que eu vou adicionando.

Falou

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BeLtRaMe,

bom glossario..

existe um topico destacado sobre isso já:

Click aqui

mas o seu glossario tem mts coisas q não tem nesse topico.... então podia ser implementado tudo isso no topico fixo...

obs: na parte q fala do SLI ele pode sim funcionar sem o "bridge"(cabo) com um driver forceware da nvidia, mas a performance cai cerca de 5%..

falou

-Fumiko-

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  • Membro VIP
Postado Originalmente por 02snake@19 de setembro de 2005, 09:06

Bom tópico, ótima explicação, qualquer um pode tirar as dúvidas básicas sobre isso, agora é só avisar um MODERADOR para ele:

Ou destacar isto;

Ou complementar o que já existe com estas informações...

Boas informações...

Como vocês podem notar, fiz uma pequena modificação na área de tópicos fixos, criando um tópico definitivo.

Este já foi inserido naquela área, junto com os demais existentes.

Dessa forma mantemos a ordem e um melhor visual, pois já estávamos com muitos tópicos destacados aqui em Placas de Vídeo.

Abraços a todos.

Rosted

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  • Membro VIP

Sinceramente, achei fraco... Muitas explicações são superficiais demais, e outras até estão erradas ou induzir ao erro.

Ainda precisa de muito trabalho.

Exemplos

3D - Ter ou parecer ter altura, profundidade e largura.

Não falou o mais importante: que 3D significa "3 dimensões".

Antialiasing - O sistema de antialiasing com multiprocessamento pode entregar correções com qualidade e desempenho nunca vistos antes.

Isso parece copiado de caixa de placa de vídeo... Não explica como funciona nem o que é.

PCI-Express – Um barramento da Intel que dobra a velocidade do AGP 8X, conseguindo mais de 4Gb/s, tanto em recebimento quanto em entrega de dados. Esse aumento diminui o gargalo que poderia ser percebido em novos games.

o PCI Express é uma interface serial de 32x2.5 Gbits/S em cada direção, que inicialmente foi usada em chipsets, processadores gráficos e controladores Ethernet.

Não é uma exclusividade da intel... E esse último parágrafo não faz nenhum sentido.

Esses foram apenas alguns exemplos, quase todos os tópicos contém algum tipo de incorreção, ou não explicam nada, ou soam como algo copiado de propaganda.

Desculpe, mas estou apenas sendo sincero.

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Postado Originalmente por Rafael Coelho@19 de setembro de 2005, 11:11

Sinceramente, achei fraco... Muitas explicações são superficiais demais, e outras até estão erradas ou induzir ao erro.

Ainda precisa de muito trabalho.

Exemplos

Não falou o mais importante: que 3D significa "3 dimensões".

Isso parece copiado de caixa de placa de vídeo... Não explica como funciona nem o que é.

Não é uma exclusividade da intel... E esse último parágrafo não faz nenhum sentido.

Esses foram apenas alguns exemplos, quase todos os tópicos contém algum tipo de incorreção, ou não explicam nada, ou soam como algo copiado de propaganda.

Desculpe, mas estou apenas sendo sincero.

Postado Originalmente por red viper@19 de setembro de 2005, 11:44

Soa como propaganda porque na verdade é uma "adaptação" da tabela do site da nVidia:

http://www.nvidia.com/page/pg_20010527107687.html

Precisa explicar melhor diversos termos.

Bom senhores MODERADORES,

Isto não é uma crítica a VOCS DOIS, mas ambos tem RAZÃO no que disseram, e ao mesmo tempo, NÃO... pois nosso colega, apesar de ter copiado de outro site, teve a "iniciativa" de fazer isso, e da forma que vocês falaram, NINGUÉM mais vai postar coisas do tipo, pois, quem posta, ao invés de ser parabenizado e DEPOIS incentivado a melhorar alguma coisa aqui ou outra ali, só recebe críticas... :blink:

Vejam, o cara teve a iniciativa, e como recompensa recebe um: "Sinceramente, achei fraco... " de um, e "Precisa explicar melhor diversos termos"... e isso é VERDADE, mas a forma como disseram apenas desencoraja a pessoa. Por que ao invés disso vocês não digam:

"Muito bem rapaz, bom tópico! E por falar nisso, como tinha 'algumas' coisas inexatas e/ou incompletas nós vamos alterar e colocar em nosso tópico fixo, mas continue assim e pesquise mais! Só uma dica, sempre pesquise bastante antes de colocar tais informações OK? para não postar informações erradas..., mas obrigado!" :palmas:

Pronto, falou a verdade mas não jogou para baixo... Tipo, o ROSTED mandou bem... :D

Mas como TODO MUNDO DIZ: "Essa é só a minha opinião..."

Snake

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Postado Originalmente por 02snake@19 de setembro de 2005, 11:38

Bom senhores MODERADORES,

Isto não é uma crítica a VOCS DOIS, mas ambos tem RAZÃO no que disseram, e ao mesmo tempo, NÃO... pois nosso colega, apesar de ter copiado de outro site, teve a "iniciativa" de fazer isso, e da forma que vocês falaram, NINGUÉM mais vai postar coisas do tipo, pois, quem posta, ao invés de ser parabenizado e DEPOIS incentivado a melhorar alguma coisa aqui ou outra ali, só recebe críticas... :blink:

Vejam, o cara teve a iniciativa, e como recompensa recebe um: "Sinceramente, achei fraco... " de um, e "Precisa explicar melhor diversos termos"... e isso é VERDADE, mas a forma como disseram apenas desencoraja a pessoa. Por que ao invés disso vocês não digam:

"Muito bem rapaz, bom tópico! E por falar nisso, como tinha 'algumas' coisas inexatas e/ou incompletas nós vamos alterar e colocar em nosso tópico fixo, mas continue assim e pesquise mais! Só uma dica, sempre pesquise bastante antes de colocar tais informações OK? para não postar informações erradas..., mas obrigado!" :palmas:

Pronto, falou a verdade mas não jogou para baixo... Tipo, o ROSTED mandou bem... :D

Mas como TODO MUNDO DIZ: "Essa é só a minha opinião..."

Snake

Ai nem preciso dizer q você disse tudo e mais um pouco né? Dizer q esta fraco é estremament fácil, mas desenvolver um topico desse e complementalo é q é difícil, como eu disse na minha mensagem acima eu o aconselho a ir atualizando o topico periodicamente e não fico dizendo q está fraco e q está ruim e coisas desse tipo, até porque não esta fraco muito menos ruim.... acho q os senhores moderadores podiam ter mais discrição ao dizer certas coisas, só um opinião, acho q o amigo Rosted e o 02Snake ntenderam assim como eu o ponto.....

VALEU...

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  • Membro VIP
Postado Originalmente por 02snake@19 de setembro de 2005, 11:38

Bom senhores MODERADORES,

Isto não é uma crítica a VOCS DOIS, mas ambos tem RAZÃO no que disseram, e ao mesmo tempo, NÃO... pois nosso colega, apesar de ter copiado de outro site, teve a "iniciativa" de fazer isso, e da forma que vocês falaram, NINGUÉM mais vai postar coisas do tipo, pois, quem posta, ao invés de ser parabenizado e DEPOIS incentivado a melhorar alguma coisa aqui ou outra ali, só recebe críticas... :blink:

Vejam, o cara teve a iniciativa, e como recompensa recebe um: "Sinceramente, achei fraco... " de um, e "Precisa explicar melhor diversos termos"... e isso é VERDADE, mas a forma como disseram apenas desencoraja a pessoa. Por que ao invés disso vocês não digam:

"Muito bem rapaz, bom tópico! E por falar nisso, como tinha 'algumas' coisas inexatas e/ou incompletas nós vamos alterar e colocar em nosso tópico fixo, mas continue assim e pesquise mais! Só uma dica, sempre pesquise bastante antes de colocar tais informações OK? para não postar informações erradas..., mas obrigado!" :palmas:

Pronto, falou a verdade mas não jogou para baixo... Tipo, o ROSTED mandou bem... :D

Mas como TODO MUNDO DIZ: "Essa é só a minha opinião..."

Snake

Poxa Snake... despois dessa eu tiro meu chapéu pra você... falou bonito!!!

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  • Membro VIP

Vejam bem. Posso ser moderador, mas uma coisa que sempre disse internamente é que nunca vou mentir ou deixar de dizer o que penso por causa disso. Claro que a iniciativa é ótima. Apoiamos qualquer coisa nesse sentido, e sempre que podemos também desenvolvemos diversas coisas. Porém não podemos deixar de colocar esses detalhes que já foram citados. O fórum não pode ensinar coisas erradas. Sempre que um tópico desse é elaborado precisamos ficar muito atentos a questão do conteúdo.

A ideia é ótima, porém precisa ser moldada. Seria legal o pessoal meio que fazer um multirão e sair reescrevendo termo por termo, fazendo pesquisas e tornando o glossário o mais completo possível. A ideia é legal, mas temos que melhorar para deixar mais completo e informativo. Da forma atual não está bom, deixa brecha a duvidas e acaba nos induzindo a ter uma falsa opinião em relação a nVidia.

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  • Membro VIP

Faço minhas as palavras do Red.

Primeiro, porque neste tópico específico, nem eu nem ele escrevemos como moderadores, mas sim como usuários como qualquer outro.

E também porque, eu não gosto de ser hipócrita. Sei que iniciativa e vontade de ajudar são coisas louváveis, mas desde que com correção.

Assim, não adianta toda a boa vontade do mundo, se o texto contiver erros... Pois com certeza nenhuma informação é melhor do que informação errada.

Com criança é que a gente olha aquele desenho que é só um monte de risco, e diz "muito bem, que bonito". Aqui, me perdoem se faço questão de tratar a todos como adultos.

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Postado Originalmente por red viper+20 de setembro de 2005, 11:25-->
Vejam bem. Posso ser moderador, mas uma coisa que sempre disse internamente é que nunca vou mentir ou deixar de dizer o que penso por causa disso. Claro que a iniciativa é ótima. Apoiamos qualquer coisa nesse sentido, e sempre que podemos também desenvolvemos diversas coisas. Porém não podemos deixar de colocar esses detalhes que já foram citados. O fórum não pode ensinar coisas erradas. Sempre que um tópico desse é elaborado precisamos ficar muito atentos a questão do conteúdo.

A ideia é ótima, porém precisa ser moldada. Seria legar o pessoal meio que fazer um multirão e sair reescrevendo termo por termo, fazendo pesquisas e tornando o glossário o mais completo possível. A ideia é legal, mas temos que melhorar para deixar mais completo e informativo. Da forma atual não está bom, deixa brecha a duvidas e acaba nos induzindo a ter uma falsa opinião em relação a nVidia.

Rafael Coelho@20 de setembro de 2005, 11:37

Faço minhas as palavras do Red.

Primeiro, porque neste tópico específico, nem eu nem ele escrevemos como moderadores, mas sim como usuários como qualquer outro.

E também porque, eu não gosto de ser hipócrita. Sei que iniciativa e vontade de ajudar são coisas louváveis, mas desde que com correção.

Assim, não adianta toda a boa vontade do mundo, se o texto contiver erros... Pois com certeza nenhuma informação é melhor do que informação errada.

Com criança é que a gente olha aquele desenho que é só um monte de risco, e diz "muito bem, que bonito". Aqui, me perdoem se faço questão de tratar a todos como adultos.

Agora é a minha vez...

Vocês dois estão "cobertos" de razão, é óbvio, (e creio que eu tenha deixado bem claro lá em cima) que vocês não estão errrados em corrigir os erros.

O que eu disse é que o que vocês falaram "AGORA" é o que deveriam ter dito antes... percebam primeiro o nosso caro USUÁRIO REDVIPER:

"Vejam bem. Posso ser moderador, mas uma coisa que sempre disse internamente é que nunca vou mentir ou deixar de dizer o que penso por causa disso. Claro que a iniciativa é ótima. Apoiamos qualquer coisa nesse sentido, e sempre que podemos também desenvolvemos diversas coisas. Porém não podemos deixar de colocar esses detalhes que já foram citados. O fórum não pode ensinar coisas erradas. Sempre que um tópico desse é elaborado precisamos ficar muito atentos a questão do conteúdo.

A ideia é ótima, porém precisa ser moldada. Seria legar o pessoal meio que fazer um multirão e sair reescrevendo termo por termo, fazendo pesquisas e tornando o glossário o mais completo possível. A ideia é legal, mas temos que melhorar para deixar mais completo e informativo. Da forma atual não está bom, deixa brecha a duvidas e acaba nos induzindo a ter uma falsa opinião em relação a nVidia."

Nótem, a parte em negrito é o elogio ao esforço de nosso colega, mas a perte grifada é a correção propriamente feita... meus parabéns! (Sem hipocrisia)

E agora o nosso caro USUÁRIO RAFAEL COELHO:

"Sei que iniciativa e vontade de ajudar são coisas louváveis, mas desde que com correção.

Assim, não adianta toda a boa vontade do mundo, se o texto contiver erros... Pois com certeza nenhuma informação é melhor (creio que aqui seria PIOR não?) do que informação errada."

Viram? A mesma coisa, mas só que elogiou o esforço do rapaz...

Agora, isso é exagero:

Com criança é que a gente olha aquele desenho que é só um monte de risco, e diz "muito bem, que bonito". Aqui, me perdoem se faço questão de tratar a todos como adultos.

Veja, com uma criança, falamos com calma para quê? Para não estressá-la, não irritá-la, não fazê-la sentir-se mal... entre outras coisas, certo? Agora, porque que para um adulto deve tratá-lo com desrespeito? O assunto aqui não é tratar UM ADULTO COMO SE FOSSE UMA CRIANÇA, mas elogiá-lo assim como se elogia uma criança. Imagine um supervisor de uma fábrica de veículos:

"Pessoal! Aqui não tem criança, então vamos trabalhar, pois se preciamos chegar a X carros feitos. E aproveitando, quero dizer que os ultimos trabalhos estão horríveis, falta muita coisa... estou decepcionado com vocês"

Imagine a motivação do pessoal...

Mas é só isso... só isso. Desculpe se por uma acaso PROVOQUEI alguém...

Snake

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Postado Originalmente por Nemesis@20 de setembro de 2005, 12:01

Bom, num entendo muito de hardware + se os cara disseram que tem coisa errada toda a crítica a respeito é válida pois como disseram num se pode explicar coisas erradas.

Abraços

Pronto, olha o outro... :goff:

Parece que você além de não entender de HARDWARE (como você mesmo disse) não entende de MOTIVAÇÃO PESSOAL também... :goff:

É claro que não podemos deixar um erro impune... :angry: Ô meu Deus! Quem foi que afirmou isso? oras bolas... :angry:

Snake

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Postado Originalmente por Nemesis@20 de setembro de 2005, 11:01

Bom, num entendo muito de hardware + se os cara disseram que tem coisa errada toda a crítica a respeito é válida pois como disseram num se pode explicar coisas erradas.

Abraços

não chega a estar errado mas não esta bem explicado, mas como eu disse o autor deve se comprometer em atualiza-lo periodicamente, não vou comentar as mensagens dos usuarios red viper e Rafael coelho porque o amigo 02Snake já fez isso com certo sucesso devo acrescentar.....

VALEU

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Postado Originalmente por Nemesis@20 de setembro de 2005, 14:07

Não precisa ser groceiro, delicadeza e respeito são boms e eu gosto valeu ?

Por isso baixar a bola mano

Obs: Flwi isso pro Snake

"Obs: Flwi isso pro Snake"

Cara, não me faça rir... :goff:

Por favor, de acordo com o dicionário da língua portuguesa ou qualquer outro livro sobre expressões linguísticas, PELO AMOR DE DEUS ME DIGA ONDE EU FUI GROSSEIRO COM você???? (a não ser agora que me exautei por usar letras maiúsculas)

Obs: Flwi isso pro Nemesis

Snake

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Cara acho que essa discussao não leva a nada...

tipo os moders tambem acho que se expressaram mal, se acham que esta errado e coisa e tal façam como o snake falo no comeco fala "ta bom mais tem alguns erros aqui e ali, e precisam ser corrigdos." Isso tambem é sinceridade, e evita comentarios futuros como esses. :joia:

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Postado Originalmente por gabriel175@20 de setembro de 2005, 15:07

Cara acho que essa discussao não leva a nada...

tipo os moders tambem acho que se expressaram mal, se acham que esta errado e coisa e tal façam como o snake falo no comeco fala "ta bom mais tem alguns erros aqui e ali, e precisam ser corrigdos." Isso tambem é sinceridade, e evita comentarios futuros como esses. :joia:

É verdade... não leva a nada. :bored:

Snake

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