Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gostaria de saber algo sobre a fonte Seventeam ST-470P-KG 470W!


ljuniorrr

Posts recomendados

  • Membro VIP

Excelente essa sua ideia de perguntar antes de tomar qualquer atitude acerca da fonte, que realmente tem pouca história, nenhum teste.

Desse modo, vamos ver o que o próprio fabricante nos diz dela, em sua etiqueta, que é a carteira de identidade da fonte (e da maioria dos equipamentos). Veja ai:

SeventeamST470P-KG-1.jpg

Fica fácil de observar que pela descrição da tensão de alimentação, 115/230, trata-se de uma fonte com chave seletora de tensão, projeto antiquado portanto, sem a benesse do PFC ativo.

No tocante a capacidade de entrehga de potência útil a uma config moderna, dá para se ver ai que o fabricante informa que ela é capaz de entregar 27 Amperes em suas saídas de 12 Volts, no modo combinado, que é quando ambas as saídas são solicitadas (o uso normal da fonte). O produto de 27 A x a tensão de 12 Volts dará a máxima potência que se pode esperar dessa tensão dai, ou seja 27 x 12 = 324 Watts.

As configs modernas demandam das demais linhas de alimentação, dos 3,3 e dos 5 Voltrs, não mais do que 50 Watts..

Desse modo espere sacar dessa fonte, em uma config moderna, não mais de 324 + 50 = 374 Watts, embora seu fabricante a classifique como fonte de 470 Watts. Para pegar menos avisados e afoitos por potência..

Apenas como exemplo veja que uma boa fonte, de fabricante sério, não enganador, classificada como sendo de 380 Watts também entrega exatos 324 Watts em 12 Volts..

EarthWattsEA-380Antec.jpg

Um, a Antec, promete e entrega.. Outro promete só para pegar você, comprador menos avisado e carente de potência mal sabendo que 95% dos PC´s do mercado não demandam mais de 300 watts. isso no pico do pico..

Um pouco mais de pesquisa ( no distribuidor nacional da Seventeam por exemplo: http://www.windys.com.br/produtos/fontes/st-470pkg.html ) se pode observar que a eficiência prometida pela mesma, essa ST-470P-KG, é dita como superior a 65%, o que é abaixo do ruim, podre de ruim eu diria..

Num momento em que o mercado oferece ótimas fontes com eficiência de 80 a 85%, essa ST-470P-KG vem com a esdrúxula promessa de 65%..

Isso significa que mais da metade da energia que ela entrega para seu PC ela vai botar fora sob a forma de calor, dentro de seu gabinete. Espere dela portanto pelo menos três malefícios:

1) Vai aumentar o consumo de energia;

2) Vai aquecer seu gabinete;

3) Vai fazer barulho, pois com eficiência de 65% terá de ter muita velocidade em seu fan para poder arrefecer. Muita velocidade = muito barulho.

Em um mercado que oferece ótimas fontes como OCZ400SXS2, prometendo e cumprindo 400 Watts, com eficiência da ordem de 84% em meia carga, com homologação no Programa 80 Plus, com PFC ativo, por preços da ordem de R$ 150, no meu conceito essa fonte dai, da Seventeam a ST470P-KG está completamente fora do mercado.

Portanto, numa análise somente daqueles fatores que o próprio fabricante aportou, essa ST470P-KG promete ser uma fonte ruim, muito ruim, e cara demais para uma fonte sem PFC, de 380 Watts com eficiência de 65% ou mais. O sufixo KG provavelmente deva significar (KGada)..

Esperemos os testes, dos quais o resultado já prevejo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu mesmo amigo, mais ela pelo jeito se considera boa num e? Pois estou com uma aqui que acabei de compra, pois ainda posso trocala caso n fosse boa, pois meu pc tem uma geforce GT240 gddr5 de 512mb, placa-mãe asus que a referencia n me recordo, 4 gb de ram ddr3 1333, processador phenom x6 1055T, ai acho que da e sobra ainda pro meu gabinete meio tunado com lampada ultravioleta que consome 8W, fora os 3 fans de 120mm a led azul no total dos 3 deve consumi no max 1w ou pouco mais! Acho que ainda sobra beleza! Qualquer coisa pode fala se eu tive calculando errado! =p valeu mesmo aeee! Ate breve!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
valeu mesmo amigo, mais ela pelo jeito se considera boa num e?

Tu queres saber se a fonte é boa ou se ela, a fonte, se considera boa????

Tem cada um que são dois.. te larguei..

Resumindo a minha impressão sobre ela..

Ruim, muito ruim. Enganadora pois entregará 100 Watts a menos do que se propões entregar, pelo menos no nome e, pelo que vi por ai no mercado, carissima pelo que oferece..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se é boa ou não só o tempo dirá.

Certas fontes não precisam de tempo nem de testes pra você sair correndo de perto delas. Eficiência no fundo do poço, 27A com promessa de 470W (piada?), falta de PFC ativo e preço de fonte de primeira linha. Tem Corsair e Antec custando menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aee galera vou precisa de outra ajuda de vocês, estou pensando em compra uma dessas 3 fontes:

Fonte Ocz 500w Stealthxstream

Fonte Corsair cx500

Fonte Corsair Cmpsu-cx430

Qual delas é a melhor?? Agreço pela ajuda de vocês!!

Config do pc é a seguinte:

Phenom x6 1055T

4 gb de ram ddr3

GPU Geforce GT240 Gddr5 512mb

2 hds de 500gb sata

1 Drive DVD-RW

Placa mãe Asus mediana

Gabinete Tunado com 3 fans led de 120mm e 1 de 8mm

2 lampadas Cathode UV

Display LCD e Controle das Fans

Pronto e isso e quero saber qual das 3 seria melhor para o dito acima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!