Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tcase, Tjunction – Temperaturas do Processador


Posts recomendados

Introdução:

Fala Pessoal,

Comprei o PC da minha assinatura no dia 06/08 e estava muito preocupado com as temperaturas do I5 2500. Afinal, gastei uma grana com esse PC e quero que ele dure um pouco. Quem acompanha o fórum já não agüenta mais me ver aqui....rs Já pensei em undervolt, novo cooler etc etc.

Não sou avançado em hardware mas, acho que já apanhei bastante nesse assunto a ponto de fazer um guia para iniciantes (como eu) com relação a temperaturas do processador.

A ideia aqui é orientar os usuários para que verifiquem corretamente as temperaturas evitando alardes e investimentos em coolers e gabinetes desnecessários. Além disso, a leitura correta permitirá um melhor controle das rotações dos coolers evitando o uso de RPM alto desnecessário, não diminuindo sua vida útil.

Tcase

Essa é a temperatura mais divulgada e fácil de encontrar, principalmente nos sites oficiais na parte de especificações. Esta temperatura se refere à temperatura máxima da “carcaça” do processador. Veja que não estamos falando dos núcleos, mas sim do processador como um todo.

Nos programas de monitoramento do processador essa temperatura geralmente tem o nome de “CPU”. Seu local e a correta medição dependem exclusivamente da placa-mãe. Por isso, utilizar essa temperatura nas análises deve ser feita com cautela já que depende do conceito adotado por cada modelo. No meu caso, o Tcase do I5 2500 é 72,6º.

Tjunction ou Tj Max

Essa é uma temperatura mais difícil de achar, sugiro baixar o Core Temp para conseguir o valor correto. Trata-se da temperatura máxima que pode ser atingida nos núcleos do processador sem que o mesmo ative suas proteções tais como: queda de tensão, clock e auto-desligamento. Veja que para o processador fazer essas ações é porque a coisa está feia e ele está percebendo que vai “morrer” e que “você não está nem ai pra ele”.:D

Nos programas de monitoramento do processador essa temperatura geralmente tem o nome de “core 0”, “core1” e assim sucessivamente já que ele irá listar a temperatura de todos os núcleos. Esse sensor está dentro do processador, sendo bastante fidedigno tendo em vista que é o fabricante do próprio processador que o projeta e usa como parâmetro para controle. No meu caso, o Tj Max do I5 2500 é 98º.

Relação Tcase e Tjunction

Tcase < Tjunction

Vale ressaltar, entretanto, que se você estiver chegando no limite do Tcase é provável que você esteja próximo do limite do Tjunction. Há uma relação de proporcionalidade entre os dois.

No meu PC, por exemplo, o Tcase geralmente está 10º mais baixo que o Tjunction do Core mais quente.

Exemplo: 55º no Tcase e 65º no Tjunction

Importante tentar identificar essa proporcionalidade para ver em qual dos dois você vai alcançar o limite primeiro. No meu caso, com certeza o Tcase (72,6º) chegará ao limite primeiro porque o Tjunction estará 10º acima (82,6º) tendo ainda espaço de segurança (98º).

Quando devo me preocupar?

Você não acha essa resposta por ai porque essa pergunta é subjetiva, variando com o que você busca em desempenho/overclock x consumo de energia x durabilidade.

Com certeza, trabalhar na faixa dos 90% a 100% de ambas temperaturas não é algo confortável e deve afetar sim na durabilidade a curto prazo (opinião pessoal). Daí pra baixo é difícil dizer.

Tem gente que não quer que o núcleo (Tjunction) chega a 60º e investe pesado em coolers visando durabilidade. Já outros aceitam trabalhar a temperaturas mais elevadas desde que longe dos limites determinados, afinal, depois de 5 anos pode ser que você esteja de olho em outro computador mesmo. Aqui vai da experiência de cada um.

Exemplo de Erro de Análise das Temperaturas

Vou dar meu exemplo. Eu entrei aqui pedindo ajuda porque o meu processador em idle estava chegando a 35º (sem problemas) e em full jogando Crysis 2, 61º com pico de 69º. Quando vi essas temperaturas eu gelei porque o Tcase é de 72,6º.

Aí está o erro, a temperatura de 69º que peguei não é da “carcaça” da CPU e sim do núcleo dela, onde o limite é o Tjunction, que é de 98º, ou seja, plenamente aceitável.

Já em relação ao Tcase minha temperatura estava em 55º, nada alarmante.

Em resumo:

Tcase – 72,6 – Estava em 55 - ok

Tjunction – 98 – Pico de 69 - ok

A leitura correta permitiu:

1 – Verificar que não preciso trocar de cooler (economia)

2 – Ficar mais tranqüilo com as temperaturas (tranquilidade)

3 – Controlar melhor a curva de temperatura x velocidade coolers. Permitindo economia de energia e maior durabilidade dos coolers.

Sugestão de Tabela:

Se vocês gostarem da tabela pretendo fazer uma para consulta rápida do pessoal. É só postar aqui que atualizo depois:

Processador – Tcase - Tjunction

I5 2500 – 72,6º - 98º

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela força Rocha! :)

Eu sempre usei o CDH para tirar as minhas dúvidas, e vejo que o pessoal sempre se esforça em colocar suas experiências, principalmente quando tem pouca informação disponível.

Estou aqui desde 2008 e eu acho q chegou a hora de contribuir um pouco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom. Tomara que seja fixado aqui pra essa galera cheia de noia com temperatura pare de investir em coolers monstruosos sem necessidade alguma. O que mais se vê por aí é pessoal com Tjunction máximo na casa dos 90º entrando em desespero porque o mesmo chegou em 70. Dá nos nervos. Aí já calham em usar o gabinete aberto(outra burrice, corta toda ventilação do sistema e toda circulação de ar quente-frio proveniente dos coolers), isto quando não tacam um ventilador assoprando de cara pro computador, hehe, utilidade 0.

Parabéns pelo artigo que vai ajudar muito. Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Jorge pela força!

Também acho que vale a pena fixar sim, mandei uma mensagem para o moderador global mas a última vez que ele entrou foi em Julho... quem sabe alguém que tenha esse acesso passe aqui e fixe!

A ideia é essa mesma, evitar gastos desnecessários e dar mais tranquilidade a todos os usuários com relação a temperatura!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...
.....

Olá amigo Pedro!

eu to nessa de tentar regular os sensores dos programas para catar a temperatura real do Meu E2160.

eu quando entro na Bios, inicia @ 28°C com over de 3.00C e vcore de 1.35v ( ambiente @ 21.6°C )

so que quando inicia o Windows, parece que a temperatura cai e fica proxima da ambiente, em torno de 23°C. isso pelos programas core temp e realtemp ( quando coloco o tjunction lido pelo coretemp (85°C) queria saber se é normal a temp dos núcleos ser mais baixas que o Tcase se estiverem erradas como calibrar, logicamente baseado no ajuste do Offset. No AIDA, ele permite ler a temp da tcase tb ai, se não aplicar o offset nela fica quase igual a dos núcleos em idle:

Informações de momento

02/11/11 - 10:48 E2160 @ 3.00 . Vcore 1.35v placa EP35-DS3L

Temp ambiente : 21.6°C

TEmps ( sem offsets)

-AIDA 64 -

Processador, 25°C Cores : 23°C

-Core temp- ( lendo direto o tjunction como 85°C)

Cores : 23°C

-Realtemp - ( ajustado o tjunction para 85°C conforme o coretemp - o padrão era 90°C)

Cores : 23°C

Pergunto estão certas? ha algum calculo que possamos fazer para , ao ver a temp da bios, ajustar corretamente no ambiente Windows?

Queria ajustar certinho pois quero tentar bater meu recorde de over que atualmente é 3.50 GHz com vcore de 1.59v - ( ja sei que esse processador pode chegar a 4.0Ghz ) mas imagino que o Vcore de 2.0v hahahaha se eu chegar em 3.60 estáveis ja me dou por satisfeito. Tenho um V6GT da coolermaster para tentar esse meu feito!

Abraços, desculpe pelo longo post e obrigado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Diogo!

Não sei se vou conseguir te ajudar nesse caso mas vai algumas dicas.

1 - Você falou do Tjunction mas não comentou do Tcase, então caso você não tenha, a temperatura sua de Tcase é 73.3°

2 - A questão da temperatura na Bios ser maior, isso pode acontecer em alguns casos. Um deles é quando o controle dos fans é feito por software que só entra em ação quando carrega o windows. Outra opção é que alguns usuários de placas-mães novas tem reclamado que na tela de setup a temperatura realmente sobe mais. Por acaso sua BIOS é a nova interface UEFI, que você controla por mouse e tem uma interface mais bonita? De qualquer forma, leve em consideração as temperaturas com o windows carregado, pois é nesse ambiente que você vai colocar o bichinho pra sofrer...rs :D

3 - Não faz sentido a CPU ter temperatura mais alta que os núcleos (Core 0, Core 1..etc

) Isso porque seria a mesma coisa de dizer que a temperatura dentro do forno em funcionamento está mais fria do que medindo a temperatura no vidro dele pelo lado de fora.

Como a temperatura da CPU geralmente depende da placa-mãe, que dentro de sua arquitetura define aonde vai colocar esse sensor, seria legal você ver se sua placa-mãe tem algum software dela (do fabricante) que mede essa temperatura para você ver se bate com as temps medidas pelos outros programas.

No meu caso por exemplo, só levo em consideração a temperatura CPU medida pelo Asus Suite 2, que é do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...