Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak SMS Net4+ 1400VA


Piringa

Posts recomendados

Olá.

Alguém conhece este nobreak por dentro? Eu só não abri o meu pois está na garantia e também fico meio veiaco com choque. Pelo que consultei nas especificações, ele tem "estabilizador de 4 estágios" (High Tec..rsss), acredito que ele passa os mesmos males que um estabilizador também. Aproveitando, alguém saca o significado desses "4 estágios"?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá.

Alguém conhece este nobreak por dentro? Eu só não abri o meu pois está na garantia e também fico meio veiaco com choque. Pelo que consultei nas especificações, ele tem "estabilizador de 4 estágios" (High Tec..rsss), acredito que ele passa os mesmos males que um estabilizador também. Aproveitando, alguém saca o significado desses "4 estágios"?

Valeu!

O fabricante, com esse palavreado ai colocado que tem a finalidade justa de fazer você não entender, quer dizer que seu estabilizador tem na verdade 4 tomadas de tensão de seu autotransformador interno, geralmente cada uma delas separadas por mais ou menos 6 Volts. São 4 tap's...

Se a energia baixa, ele ordena seu relé a tomar uma das saídas pouco acima. se elevada, manda pegar a tensão um pouco mais baixa.. Só isso são os malditos 4 estágios de que ele fala...

Veja ai uma simplificação de um estabilizador:

Diagramasimplificadodoestabilizador.jpg

Esse dai no esquemático seria um de 3 estágios na semântica do fabricante...

Na cabeça do consumidor esse "bolodório" se passa como se 4 estágios ele tivesse, passa a impressão de que em 4 estágios as coisas são feitas umas depois das outras, sequencialmente.. Pois não é...

Vou te mostrar ai o avô do estabilizador... Esse dai, no linguajar do fabricante, teria 11 estágios (já pensou que maravilha???)

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

Aposente esses estágios todos e coloque ai uma boa fonte Full Range, que definitivamente não tem estágio algum, mas opera linearmente desde 90 VAC até 265 VAC... Uma tranquilidade (veja: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU )

As fontes com PFC ativo obrigatoriamente, para poder fazer a correção do fator de potência, são do tipo Full Range...

Infelizmente os no-breaks desses comuns, de baixo custo, de forma de onda retangular, são todos interativos ou seja tem o estabilizador incrustrado lá dentro. Esses no-breaks geram forma de onda semi-senoidal, ou quasi-senoidal e com isso, na minha modesta opinião acabam criando uma solução quasi-boa ou semi-boa.

Um no-break decente, do tipo on-line, não necessita desse tipo de recurso, gera forma de onda senoidal e não tem internamente estabilizador, pois o mesmo se comporta como se a usina elétrica fosse transportada para dentro de sua casa. É o verdadeiro no-break, ou o verdadeiro UPS.. É caro???? Não!!! Diria que tem o preço da qualidade da energia que se deseja para o PC..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo (faller).

Permita-me fazer uma apresentação: não só você, mas também outros usuários (_rau_, kaolin, Piracicaba, etc.), venho acompanhando em outros fórums também. Acompanhando no sentido de ler as opiniões e temas sobre os assuntos abordados e também sobre o tema de discussão proposto. Muito interessante conhecer opiniões, ainda mais de quem sabe bastante, e não simplesmente do "achismo". Não conheço ninguém pessoalmente, mas mesmo assim respeito-os pelo nível em que a discussão, com eles (e você), atinge.

Agora deixando de lado os cumprimentos;

Quando montei o meu micro, tentei colocar uma fonte com um custo/beneficio bom, mas nunca deixando de lado a qualidade. Minha fonte é a Seventeam ST-750Z-AF. Ela tem PFC ativo, trabalha entre 90~264V. Pelo que li em testes de sites no exterior, ela sempre era recomendada. Depois de algum tempo, o próprio site do clubedohardware testou uma versão dela, sem cabeamento modular, e também aprovou. Não é a melhor fonte do mundo, mas também não é ruin.

Eu já sabia que esse nobreak não é senoidal, é por aproximação (meia quadrada). Li isto nos tutoriais e livro(s) do Morimoto (alias, procuro ler bastante o mesmo tema, para conhecer opiniões diferentes, com isso ajudar a ter a minha). Também já sabia que estabilizador era prejudicial (os detalhes fiquei sabendo mês passado, lendo os seus (faller) posts, que alias me fizeram ser membro deste fórum), mas não percebi a especificação, estabilizador integrado de 4 estágios (agora já foi!).

Comprei o nobreak (não tinha lido os posts da galera ainda, e nem sabia o mal do estabilizador) por algumas razões:

Aqui em casa (127V), é comum pequenos intervalos sem energia (acaba do nada, não só quando chove ou ameaça chover). Esses intervalos costumam ser de segundos (até 10), mas também há de minutos. Como eu tenho 2 HDs em RAID 0 (Sistema e partições de trabalho) fiquei meio com medo de perde-las, já q o grande vilão de sistemas de arquivos, acredito eu, são desligamentos subto. Também fiquei com medo dos HDs desligarem na hora de uma Leitura/Escrita, na qual a cabeça de leitura/gravação está em uma parte do disco, e essa a toca, causando um defeito na mesma e também na mídia magnética.

Porém, na própria literatura do Morimoto, fala de um recurso chamado Auto Parking, mas este não precisa de energia para funcionar? Será que a fonte, sem energia conseguiria fornece-la a fim deste mecanismo funcionar (aproveitando de seus capacitores, carregados)?

Eu não uso o nobreak para uso 24h, somente para ter tempo de desligar corretamente, pois sei que seu formato de onda é prejudicial para as fontes, já que elas foram projetadas para uso de onda senoidal Pura (ou é ou não é, não é mesmo?).

Com relação à proteção elétrica, estou procurando um filtro decente. Queria o da APC, ou o P6B, ou o F8HT3, pois de acordo com você (Faller) são os melhores (dimensionados) para a mina tensão (127V). Tento até os da Clamper, Lábramo e Multicraft (que são nacionais, mas sem demanda não há disponibilidade, velha lei do comércio). Já mandei emails para Waz, Atera, e outros veículos de venda. Sem sucesso, não têm disponibilidade e nem previsão dos produtos. Por fim, consegui uma resposta da Pace Br, na qual me informou este:

http://www.pacebr.com/PACEElectronics/___FiltroFLAC/FLAC.html

Lembro-me de você (faller) opinar sobre este produto, lá no ForumPCs, dizendo que poderia ser muito bom filtro de ruídos (pela quantidade de bobinas) mas achou a proteção de transientes fraca. Ta certo que não por uma imagem mais detalhada, mas já é algo. Pedi especificações sobre a capacidade de Absorção e a atenuação de ruídos. A atendente me respondeu:

A capacidade de absorção do nosso filtro, medida em Joules, padrão de fábrica, é de 190 Joules.

Quanto a rejeição ao ruído, como no modelo 1T/4E utilizamos 4 estágios escalonados sintonizados em frequências diferentes, sua atenuação pode atingir níveis acima de 40dB ou 100 vezes (em volts).

Achei o preço alto demais (1 Tomada X 4 estágios por mais de 300 reais). Prefiro Clamper, mesmo achando que também poderia oferecer mais pelo preço que tem (comentários do _rau_ quando desmontou um).

Gostaria da opinião de todos para ajudar, não só a mim, mas todos que por aqui passem.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostaria da opinião de todos para ajudar, não só a mim, mas todos que por aqui passem.

Esse modelo de filtro da Pace, como já devo ter afirmado em outro tópico, nasceu para filtro e foi enjambrado, transformado em proteção. Não necessariamente isso é ruim ,as dá para ver tranquilamente o varistor disputando um lugar ao sol por debaixo do impresso, soldado entre ilhas..

Não o acho de todo ruim não, na análise que vejo na fotografia, só o acho enjambrado..

Gosto do arranjo do fusível térmico a proteger e avisar que chegou ao final de vida o varistor, topologia essa presente nos filtros da APC, (todos que vi tem isso) e também nas proteções da Clamper, como o Computer Protector Pró...

Não se culpe pelo estabilizador "embutido" em seu no-break. Os no-breaks desse tipo, mais conhecidos como short-break, todos eles incorporam essa praga dai..e é fácil de entender o porque...

No-breaks decentes, on-line, com dupla conversão, geram a energia para seu PC o tempo todo, a partir da energia da tomada convertida para 12 ou 24 Vcc. Como fazem isso eles tem que se preocupar em jogar uma forma de onda não stressante no seu PC e desse modo, via modulação PWM, montam a forma de onda senoidal, ajustando também no PWM a tensão dessa forma de onda apresentando para seu PC uma tensão estável e senoidal pura ou com baixíssima distorção harmônica (da ordem de 3 a 5% no máximo)

O outro no-break, de forma de onda semi-senoidal, a variável distorção harmônica nem é lembrada em suas características pois se fosse beiraria os 80% de distorção..

Mas concordo com aqueles que pensam que melhor ter um no-break barato a correr o risco de perder seus HD's.. Note que atualmente a questão aterrissar cabeça em HD é uma variável que não necessita ser considerada, pois esses elementos tem dispositivos que evitam esse antigo problema (resolvido já tem mais de uma década)..

eventualmente poderá sim acontecer de algum arquivo de controle acabar ficando incoerente numa falta de energia, mas nada que algum crash recovery, como o próprio CD do Windows não restabeleça..

Quanto a disponibilidade de boas proteções no mercado brasileiro, é uma questão de oferta/demanda, ou vice versa.. Com uma pá de gente insistindo em levar um Estabilizador, um módulo Isolador ou até mesmo um no-break para cada PC vendido, para que o fabricante/distribuidor/vendedor vai se preocupar com as proteções e filtros de linha... Dane-se o consumidor e que compre esses elementos dai que mais agregam em preço...E consequentemente em margem de lucro...

Ainda vai levar um tempo (como dizia Lulu Santos) para que esse nosso mercado se acorde e pare de vender esse lixo energético que em nada ajuda, e pior só atrapalha... Foram mais de 40 anos catequizando o usuário da necessidade de colocação desse lixo em seu PC... como é que haveremos de sair dessa para melhor. Não será possível esse parto sem dor..

Vire bixo e traga lá de fora, importe a proteção para seu PC que mais lhe agradeço Veja ai um mostruário de mais de 300 modelos e marcas diferentes..

http://www.antonline.com/c_0_8719_2_0_A_1_0.htm

Algumas que se sobressaem, por exemplo:

Essa dai da , com uma classe de surto de 885 Joules, capacidade de manipular surtos de energia da ordem de 45.000 Amperes e garantia (EUA & Canadá) vitalícia de até U$75.000 para equipamentos ligados a ele que porventura tenham sofrido qualquer avaria por surto elétrico...

Com uma classe de surto de 3.345 joules agrega proteção para telefone e antena/cable. Tem uma garantia (EUA & Canadá) vitalícia de até 150.000 dolares para cobertura de equipamentos que possam ter sido danificados por surtos elétricos desde que conectados a proteção..

E assim vai... Boas, realmente boas proteções elétricas contra surtos e aqui, pelo Brasil, temos que nos contentar com ou estabilizadores ou péssimas proteções da C3 Tech ou da Clone, que internamente no máximo tem um capacitor de R$ 0,05 com preço de venda maior até que aquelas americanas mostradas...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piringa, eu tenho a seguinte opinião:

Uso do nobreak, mesmo que simples, se as quedas de energia te incomodam ou já te causou transtornos (meu caso). Não to nem um pouco preocupado se a fonte tá sendo alimentada com onda senoidal ou retangular, o custo x benefício pra mim é maior, já que está provendo o benefício que espero e são poucos minutos numa energia de qualidade pior que da tomada, quando em bateria, mas que ficará ativa apenas por poucos minutos e não vai estragar a fonte no dia seguinte. Minha fonte vai pra 2 anos operando com um nobreak simples com diversas quedas e mini quedas de energia, sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piringa, eu tenho a seguinte opinião:

Uso do nobreak, mesmo que simples, se as quedas de energia te incomodam ou já te causou transtornos (meu caso). Não to nem um pouco preocupado se a fonte tá sendo alimentada com onda senoidal ou retangular, o custo x benefício pra mim é maior, já que está provendo o benefício que espero e são poucos minutos numa energia de qualidade pior que da tomada, quando em bateria, mas que ficará ativa apenas por poucos minutos e não vai estragar a fonte no dia seguinte. Minha fonte vai pra 2 anos operando com um nobreak simples com diversas quedas e mini quedas de energia, sem problema.

Olá _rau_

Obrigado por participar.

Justamente essa foi a minha também. No caso comprei um básico, somente para poder desligar o computador de forma correta. Pois como tenho 2 HDs de 250GB em RAID0, penso que estou muito mais suscetível a perca de dados (sem falar na matriz inteira!), e também para serviços em computadores que pego (Update de Bios, e afins). Apesar que gostaria de saber o nivel de proteção dele (filtro de linha) que se diz embutido, mas acho que verei quando a garantia acabar. Apesar da fonte, já avaliada pelo clubedohardware (modelo sem cabeamento modular, mas penso que a fonte é a mesma) tem todos os componentes recomendados para uma filtragem de transientes, e ainda com componentes sobrando.

Aproveitando sua participação e boa vontade, no estagio de filtragem de transientes, qual o papel dos capacitores (inclusive são vários, eletrolíticos e tipo poliéster).

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piringa, eu tenho a seguinte opinião:

Uso do nobreak, mesmo que simples, se as quedas de energia te incomodam ou já te causou transtornos (meu caso). Não to nem um pouco preocupado se a fonte tá sendo alimentada com onda senoidal ou retangular, o custo x benefício pra mim é maior, já que está provendo o benefício que espero e são poucos minutos numa energia de qualidade pior que da tomada, quando em bateria, mas que ficará ativa apenas por poucos minutos e não vai estragar a fonte no dia seguinte. Minha fonte vai pra 2 anos operando com um nobreak simples com diversas quedas e mini quedas de energia, sem problema.

Olá _rau_

Obrigado por participar.

Justamente essa foi a minha também. No caso comprei um básico, somente para poder desligar o computador de forma correta. Pois como tenho 2 HDs de 250GB em RAID0, penso que estou muito mais suscetível a perca de dados (sem falar na matriz inteira!), e também para serviços em computadores que pego (Update de Bios, e afins). Apesar que gostaria de saber o nivel de proteção dele (filtro de linha) que se diz embutido, mas acho que verei quando a garantia acabar. Apesar da fonte, já avaliada pelo clubedohardware (modelo sem cabeamento modular, mas penso que a fonte é a mesma) tem todos os componentes recomendados para uma filtragem de transientes, e ainda com componentes sobrando.

Uma curiosidade: Que tipo(s) de transtorno(s) você teve, quando não utilizava nobreak?

Aproveitando sua participação e boa vontade, no estágio de filtragem de transientes, qual o papel dos capacitores (inclusive são vários, eletrolíticos, cerâmicos e tipo poliéster). Quais as diferenças entre os capacítores eletrolíticos, tipo X e Y?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma vezes pode ocorrer de corromper algum arquivo no HD durante uma queda de luz, especialmente numa matriz RAID 0 e pra recompor o sistema exige algum tempo que nem todos estão dispostos a perder, entretanto as chances disso ocorrer há muitos anos diminuiram bastante, na época do FAT16/32 a coisa era mais crítica do que é hoje...

A qualidade do estágio de filtragem do nobreak eu nem me preocuparia tanto se a própria fonte do computador for de qualidade, já que ela contém todos elementos necessários para o seu bom funcionamento, o que deveria acontecer em qualquer fonte boa, de qualquer PC ou periférico. No caso do APC ele provavelmente conta com um capacitor entre Fase/Neutro e dois capacitores entre neutro-terra, fase-terra, além de um indutor de ferrite, contando ainda com um varistor de 14mm entre Fase-neutro. Esse é o comum que costumo ver em nobreaks SMS e é o suficiente pra maioria das fontes, mas seria mais completo se tivesse varistores entre Fase-terra e neutro-terra.

Os problema que tive sem o uso do nobreak foram principalmente transtornos com estar por exemplo fazendo o que to fazendo agora, num forum, digitando uma msg e prestes a postar e a energia cair. Outro problema que tive uma vez foi o Windows não carregar, dar tela azul depois que a energia caiu (nessa época eu usava fonte genérica), resolvi o problema fazendo um recover da instalação do Windows... Já aconteceu de eu tar imprimindo um documento e a luz faltar e já voltou a acontecer o mesmo depois que eu já tava com o nobreak, mas aí n tive problema, nesse caso eu tava imprimindo um boleto pra ir ao banco pagar e conseguir imprimir, desligar o PC e sair... O resto dos acontecimentos foram quedas me momentos que eu não queria que a energia caisse, mas que eu poderia continuar o que tava fazendo depois, mas pude continuar sem problema.

A função dos capacitores é a de condicionar a onda senoidal, "amaciando" por assim dizer os pequenos picos na onda senoidal que são caracterizados como ruido elétrico. A presença de um indutor tb tem esse mesmo papel com uma magnitude diferente de um capacitor, melhorando assim a qualidade da filtragem. O faller pode ter explicar isso melhor tecnicamente. Já o varistor tem o papel de "amaciar" os picos maiores, de maior energia, que capacitores e indutores não são capazes de ceifar.

As classes X e Y têm haver com os testes que esses capacitores passam para serem resistentes à picos de tensão elevados sem se danificarem e causar problemas de segurança. Por exemplo, um capacitor entre neutro-terra curto-circuitado não é nada bom, o que pode ser muito comum de acontecer com capacitores simples depois de um surto elétrico. Essa falha passa despercebida até que alguém venha tomar um choque e morra. A não ser que existe um Dispositivo DR no quadro elétrico, essa falha passa despecebida, mas esse é outro assunto... Esses capacitores dessas classes tb são mais seguros na questão prevenção de chamas. Então, capacitores de Classe X e Y são muito mais resistentes a picos de tensão, essa é a diferença deles, lembrando que existem os Y1, Y2... X1, X2... Só não me lembro agora quais são os mais resistentes, a diferença é essa, um aguenta mais pancada que o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por participar

Em relação ao RAID, além do sistema de arquivos (o que pode (possibilidade) ser corrigido com restore ou chkdsk) era a perda da matriz inteira, já que RAID 0, como os dados são partidos (Strip) entre os HDs, fica muito teta perder por completo!

Então por isso que estágio de filtragem, existem esses componentes em série. Um vai amaciando e "facilitando" o trampo do outro e deixa passar o que não dá conta, para o outro (maior) possa fazê-lo. (No caso dos capacitores para com os Varistores). Achava que ruído (em dB?) era apenas filtrado por Bobinas.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em queda de energia, hj teve mais um apagão pra coleção aqui:

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/03/23/mais-um-apagao-atinge-brasilia-916150150.asp

É o terceiro em 10 dias... todos três atingiram onde moro...

Cara, uma maré de azar tem afetado a CEB, toda hora é curto-circuito em subestação, falha de isoladores em torres de alta tensão, raios e o diabo a 4! Nesses ultimos tempos tem saido bastante notícias nos jornais sobre as constantes falhas na rede da CEB e o pior de tudo é que tão investindo muito, isso eu posso ver com meus olhos, vejo troca de redes aéreas e carros da CEB pra lá e pra cá direto, subestações foram inauguradas esse ano, inclusive uma que me atende e até que enfim se foram os problemas com baixa de tensão, mas as quedas de força continuam... em outra subestação ja vi caminhão transportanto dois transformadores grandes e depois li numa noticia local que dois transformadores estavam sendo subestituidos por modelos de maior capacidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compromete porque seguindo os pré-requisitos devidos nos guias de desenvolvimento de fontes internacional, essas fontes devem operar com margem de tolerância larga mesmo que ela esteja sendo exigida ao máximo.

Na faixa 115V: Elas devem operar perfeitamente em carga plena desde 90-135V

Na faixa 230V: 180-265V.

Veja:

voltagetolerance.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ressuscitando o Tópico! rsss.

Entrei no site da SMS, clicando em Fale Conosco, mandei a seguinte mensagem:

Na Página do produto Nobreak Net4+ 1400VA, Bivolt, Vocês dizem que o equipamento tem filtro de linha, porém não menciona a especificação do mesmo (Muito Marketing e pouca informação técnica). Vocês poderiam me mandar uma especificação mais detalhada sobre este item? Qual o valor da absorção de energia, em Joules? Qual o nível de rejeição de ruído, em db? Qual condição do varistor (se é que tem) atuar (Clamp)? Obrigado.

Tendo a Resposta, coloco ela aqui.

Muito obrigado as pessoas que participaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço algums SMS por dentro, já abri alguns modelos pifados e outros mais novos, e todos possuem no mínimo um varistor de 14mm de 275 ou 175V, dependendo da disposição interna dos mesmo e o filtro é o padrão que temos na maioria dos produtos, 1 Capacitor entre Fase-Neutro + 2 entre Fase-Terra e Neutro-terra e geralmente não são de Classe X nem Y, que são capacitores mais resistentes a picos de tensão. Já vi um nobreak SMS antigo, de 1999, com varistores entre Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-terra, coisa difícil de se ver hoje em nobreak, a não ser os APC. A capacidade em Joules é definida pelo fabricante do varistor, mas a SMS superdimensiona esse valor nas especificações dos nobreaks. O valor em Joule tb é muito manipulado pela industria mundial já que não existe uma padronização para testar a capacidade em Joules de um protetor, alguns fabricantes somam a capacidade dos varistores em série, outros dos varistores paralelos com outras linhas, outros somam tudo junto, mas no final das contas apenas o valor individual de cada varistor é o que pode ser considerado verdadeiro e se for seguido o que o fabricante do próprio varistor definiu. Temos ainda o problema de que varistores não são produzidos 100% iguais, sempre sai um com valores um pouco acima ou abaixo que outro, principalmente de lotes diferentes, então fica difícil de definir um valor exato. O mais importante que se saiba é a capacidade em Kiloamperes que o varistor é capaz de manipular individualmente e a tensão de trabalho dele, que vai em parte definir a sua tensão residual. O valor em Joules maior, geralmente é melhor, mas não é um parâmetro que deve ser usado na comparação entre dois protetores de marca diferente. É sabido que a atuação de varistores em conjunto não acontece em harmônica ou seja, um varistor sempre acaba agindo antes de outros e sempre uma linha acaba conduzindo mais energia que a outra. Outra questão ainda é que em muitas soluções no mercado, se um varsitor falhar, pode inutilizar toda proteção, mesmo ainda com vários varistores bons.

Vale lembrar que essa filtragem e proteção colocada nesses nobreak além de proteger a carga q ele alimenta, está colocado ali para proteger também a eletrônica sensível do nobreak que é tão sensível quanto qualquer fonte chaveada por contar com transistores, alguns CI's, diodos, resistores, etc. Não sei se uma placa de circuito SMD é mais sensível a surtos, mas nobreaks APC contam com essas placas, iguais o sistema usado em placas mãe, com montagem de compentes na superficie da placa... No caso das fontes boas, não considero uma necessidade que o nobreak conte com uma filtragem excelente, porque as próprias fontes já possuem uma filtragem boa para elas. A proteção contra surtos colocada é tão boa quanto para a eletrônica do nobreak, quanto a da fonte. Os nobreaks APC contam todos com proteção contra surtos tanto entre Fase-Neutro, como Fase-Terra e Neutro-Terra. Eu creio que um dos motivos de essa proteção ter sido mantida apenas entre Fase-Neutro em alguns produtos é porque de vários anos pra cá houve uma exigência de normas do aumento na imunidade das fontes contra surtos em modo comum ou seja, principalmente aqueles entre neutro-terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo conhecimento compartilhado.

Se "criou-se" esta tal norma, é porque antes, não existiam essas proteções. Mais do que comprovado que estabilizadores nao se enquadram em dispositivos de proteção (pelo menos os fabricados antes da "norma"), mas todos os fabricantes o promovem (promoviam) como tal, paciencia....

Como diz o gabriel torres: "o que era para ser regra, é exceção."

http://www.estabilizador.abinee.org.br/

Ainda não recebi a resposta, mas como disse anteriormente, coloco aqui. Aliás, o meu ainda esta na garantia (vence em outubro), estou pensando em abri-lo e fotografar toda sua estrutura interna, para avaliação (opinião) do pessoal. Alguma dica de como proceder, afim de evitar danos ao próprio equipamento e a mim? No caso, acho melhor desplugar a bateria em primeiro lugar, mas como fazer? Existe uma ordem de desconexão dos pólos da bateria?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa desplugar a bateria não, mas a placa de controle dos SMS geralmente fica com os componentes virados para baixo, aí fica um pouco difícil de fotografar. Se quiser desconectar a bateria, na verdade é até mais seguro pra se manusear o nobreak internamente, basta tirar os plugues dos terminais, não tem ordem especifica, só tenha cuidado para não tocar um pino no outro caso um esteja ligado ainda na bateria, porque aí vai queimar a placa de circuito do nobreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Recebi a resposta, falando que a informação que procuro estava em um arquivo PDF (Catalogo).

http://www.sms.com.br/aplicacoes/documentos/01sql07/inc/arquivo_hd_familia.asp?familiaID=N038

Máxima energia de surto: 276J

Mesmo se o dito estabilizador (embutido), obedecer à nova norma poderia vir com uma proteção básica, porém os antes desta dita norma, não é garantia que tenham.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não passa de 100J essa especificação dada pela SMS, ela coloca 276J em praticamente todos seus produtos sem critério algum.

Os APC ao contrário, costumam colocar valores corretos e até abaixo do real, como já notei.

A especificação em Joules entretanto é menos importante do que a especificação dos modos de proteção, diferencial/normal e modo comum, capacidade em kA da proteção contra surtos e tensão residual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... no caso da SMS, é impossível um único varistor de 14mm apresentar 276Joules, quando não um de 10mm2. Os estabilizadores SMS de 300VA vêm com 1 único varistor de 10mm, que não deve dar nem 50J e os de 430VA pra cima, com um de 14mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não sei, que nobreak é esse? Se o fabricante divulga:

600VA/600W, das duas uma:

1 - O fabricante está considerando um carga resistiva - Ferro de passar, lâmpadas incandescentes, torradeira, forno elétrico, etc.

2 - O fabricante coloca um transformador de 1200VA e vende como sendo um produto que de fato entrega 600W com qualquer tipo de carga - o que duvído muito que seja o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!