Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luan Frare

Membro Pleno
  • Posts

    58
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Luan Frare

  1. Acabo de me deparar com um dos problemas mais estranhos que já vi. Comprei memórias ram e um processador novo. No momento em que monto o PC com as novas peças, a placa-mãe para de funcionar. Comprei outra. Hoje, a placa-mãe nova chegou. Fiz a instalação de todos as peças do computador e o liguei. Diferente do que acontecia quando eu tentava ligar a máquina com a placa-mãe antiga, agora o teclado e o mouse acendem, tudo parece funcionar perfeitamente, até o monitor que não detectava vídeo algum e ficava em modo de espera passou a detectar. O problema é o seguinte: mensagens aparecem no monitor e avisam "Sem sinal" e "Digite economia de energia". Como o processador novo é um Ryzen 5 5600x e a mb uma A520M DS3H, pensei que o problema era a BIOS desatualizada. Atualizei-a através da função q-flash plus e ao fim do processo me deparei com a tela de login do windows. Introduzi a senha, acessei normalmente. Entrei no discord, acessei vídeos no youtube e estava prestes a iniciar um jogo quando vejo que a frequência da ram se encontrava em 2400mhz. No que cliquei para reiniciar o PC visando entrar na BIOS e alterar a frequência da memória o processo volta a se repetir. Detalhe: a primeira vez que tentei ligar o computador ele ficou nesse loop estranho por um tempo, mas quando voltei ao meu quarto o windows tinha inicializado. Então o desliguei novamente e ele não ligou até fazer a atualização da BIOS etc etc etc.

    Edit: não sei se tem alguma relação, mas meu monitor de 240hz que funcionava normalmente agora aceita um máximo de 200hz quando o windows liga e ainda assim a imagem fica péssima.
    Edit 2: "atualizei" a BIOS novamente. Utilizei aspas porque, teoricamente, a BIOS já estaria atualizada, uma vez que anteriormente fiz o processo de atualização. Novamente, o computador inicializou normalmente.. O que pode ser? No momento, estou com o PC ligado e dentro do windows

    Edit 3: descobri que o problema era no boot. O monitor mais novo não mostrava as mensagens de problema no boot, não sei o motivo. O que fiz foi conectar um monitor antigo ao meu computador, mostrando assim que a placa não conseguia dar start ao windows, porque as configurações de boot estavam incorretas. Acessei a BIOS, configurei o start do PC e salvei. Conectei meu monitor novo e tudo voltou ao normal.

     

  2.   Desculpem-me pela ignorância. Tenho uma placa-mãe B450M Gaming e quero pegar um processador high-end. Vi que existe compatibilidade entre o Ryzen 9 5900x e a placa supracitada, mas creio que há uma discrepância extrema de performance entre ambos componentes. Qual seria o resultado dessa junção? É realmente possível suportar essa CPU com uma B450M? Obrigado.

    https://pcpartpicker.com/products/motherboard/?compatible_with=KwLwrH#page=2 (site que menciona a compatibilidade entre as peças)

  3. Há dois dias meu computador sofre de um problema ao ligar: o logo da placa-mãe aparece rapidamente, em seguida, a tela fica preta. Ontem, era possível iniciar o sistema após algumas tentativas, mas quando tentei hoje, fracassei. Já estou há 3 horas em função disso e sem êxito algum. Informação importante: antes do início do problema, na tela em que aparece a marca da placa-mãe (não sei o nome dessa tela, mas é por onde você consegue acessar o boot, logo depois de clicar no botão para iniciar o PC), o computador levava um tempo para "carregar", algo entre 5 segundos, após isso, seguia para a tela em que eu selecionava o sistema operacional para usar (tenho hd e ssd, ambos possuem sistemas operacionais distintos). Lá, eu podia tranquilamente escolher entre os discos rígidos. Quando o problema surgiu, tudo começou a "aparecer" muito rápido. A tela que mostra a logo agora passa instantaneamente, menos de 0,5 segundos. O mesmo acontece no momento em que preciso escolher entre meu hd ou ssd. Não da nem tempo de pegar alguma opção antes da tela ficar preta eternamente. Numa tentativa de solucionar o problema, reconectei os discos rígidos. Agora, a placa-mãe simplesmente não os reconhece. Obs: não consigo acessar a tela de boot, a placa-mãe sequer aceita qualquer comando. Já tentei resetar a placa-mãe, desconectei-a e tirei a "pilha" por uns 5/10 minutos, não consigo afirmar se o reset foi bem sucedido. Logo atualizarei o post com um video ilustrativo do problema.

     
     

  4. @OPiantino Tentei agora. Sem sucesso. Na resolução 1600x900 quando seleciono 60hz surge uma black bar no topo da tela, não faço ideia do motivo. Já quando uso 75hz essa barra some. Na resolução 1440x900, nada acontece, apenas muda para 60hz

    adicionado 1 minuto depois

    Diversas opções que antes não apareciam nas resoluções agora aparecem, já outras que apareciam não mais aparecem... Estranho. Parece que eu troquei de monitor.

    adicionado 12 minutos depois

    Acabei de testar o monitor do meu irmão (um monitor 1600x900) no meu computador. Instalei o monitor e reiniciei o pc. Quando entrei no painel de controle da nvidia, todas as resoluções estavam como deveriam estar, a nativa 1600x900, 60hz etc. Tudo perfeito. Fiz novamente a troca pelo meu monitor. Reiniciei. Abri o painel de controle e a resolução voltou a ficar estranha. Com 85hz, 1024x768 como resolução nativa e tudo q já citei anteriormente.

    adicionado 15 minutos depois

    É possível ocorrer um erro interno no monitor? Nas suas configurações (não sei como funciona um monitor). @OPiantino @GabrielLP14

  5. @GabrielLP14 Sim. Quando eu crio uma resolução personalizada que de fato é a correta para meu monitor, 1440x900 (sim preciso mudar de monitor urgentemente kkkkk) a tela fica um pouco embaçada, semelhante a quando tentamos forçar uma resolução full hd num monitor hd, por exemplo. Porém, no momento a resolução menos ''embaçada'' que estou conseguindo usar é 1600x900. Outra coisa estranha que aconteceu: surgiu a opção de 85hz para meu monitor, sendo que ele suporta apenas 75hz. Lógico que quando seleciono 85hz a tela fica preta e surge um aviso sobre a incompatibilidade.

    monitor 2.png

  6. Citação

    processador: ryzen 5 2600

    memórias: 2x HyperX Fury, 8GB, 2400MHz, DDR4

    placa-mãe:Gigabyte B450M

    ssd:  Kingston A400, 120GB

    hd: não vem ao caso

    placa de vídeo: gtx 970

    fonte: não sei te responder

    sistema operacional: win 10 64bits

    versão do driver de vídeo: 26.21.14.4575

    adicionado 0 minutos depois
    1 minuto atrás, Luan Frare disse:

    obrigado pela dica do estabilizador

     

  7. @A G da Silva Não verifiquei mano. Mas ele tem que ser, não? Abre o instalador do windows, então ele está sim reconhecendo os arquivos do pendrive. Fiz algo que não havia realizado até agora, troquei a entrada SATA. Ao ligar, uma mensagem informa: Reboot and Select proper boot device or insert media in selected boot device and press a key... Ué, será que é realmente o pendrive? Valeu pela força q tu ta dando!

    Vi agora, na BIOS ta dizendo assim: Chipset SATA Port0 [NOT INSTALLED] isso se repete para port1, port2 e port3... 

  8. @Sergio NewSonic Há uma opção chama sata mode, a essa que você esta se referindo ne? Esta como AHCI, já tinha tentado mexer ali!

    adicionado 2 minutos depois
    agora, A G da Silva disse:

    Provavelmente sua bios não deve estar configurada corretamente. Para começar, se o teclado e o mouse não funcionou e você precisou usar ps2, é porque o usb não está habilitado. E se você estiver usando pendrive p/ instalar o Windows, este não vai ser reconhecido.

    O pendrive esta sendo reconhecido se não eu não chegaria ao assistente de instalação eu acho kkk. O mouse e o teclado funcionam na hora de instalar no windows 10. Acho que não funcionava no win7 pois ambos estavam conectados a entradas 3.0 e eu nao havia me tocado.

  9.  Depois de muito tempo pra conseguir fazer o mouse e teclado pegar na hora da instalação do windows (na real não consegui e tive q pegar um p2), eu vou instalar e aparece uma mensagem: A required CD/DVD drive device driver is missing. If you have a driver floppy disk, CD, DVD ou USV flash drive, please insert it now. Há três opções após o aviso BROWSE/OK/CANCEL, clicando em OK outro pop-up informa: No device drivers were found. Make sure that the installations media contains the correct drivers, and then click ok. Se clicar em browse aparecerá a mesma coisa. Isso no win7. Não consegui resolver, baixei a iso do windows 10 e pra minha surpresa outro erro ocorre..... Uma mensagem diz que não foi possivel encontrar unidades. Para obter um driver de armazenamento, clique em Carregar driver. Quando clico em carregar driver, outro mensagem informa que para instalar o driver de dispositivo para a unidade, é para inserir a mídia de instalação que contém os drivers e clique em OK. EU NÃO SEI O QUE FAAAZER TO O DIA TODO EM FUNÇÃO DISSO. Detalhe, quando estava tentando instalar o windows 7 mudei para o hd para ter certeza que o problema não era no ssd, e o erro persistiu. Antigamente tudo ocorria sem problema nenhum na formatação.  Por favor, me ajudem

     

     

  10. agora, f_neto disse:

    É mais provável que esteja pedindo os drivers do SSD. Vá no site do fabricante do SSD e baixe os drivers dele, coloque em um dvd ou usb e quando der essa mensagem clique em Browse e indique o caminho do dvd ou usb do driver do SSD.

    Obrigado pela ajuda mas não é. Anteriormente utilizei meu HD para garantir que o problema não estava no SSD e o mesmo erro aconteceu. Agora estou baixando o windows 10 mesmo. Cansei de me estressar kkkkkkkkk

    • Curtir 1

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!