Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

marttini7

Membro VIP
  • Posts

    11
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

6

2 Seguidores

Sobre marttini7

  1. Às vezes é driver também. Tem vários procedimentos q você pode seguir, antes de trocar a RAM fisicamente, pra saber se o problema é realmente a RAM ou não. - Primeiro checa se todas as atualizações do S.O estão em dia; depois vai no painel de controle > gerenciador de dispositivos e atualiza os drivers manualmente (não recomendo esses programas avulsos tipo "Drive Booster", porque vão forçar um driver mais novo sem ser necessariamente compatível e apropriado). - Realize o 'CHKDSK' através de 'meu computador' > botão direito em 'Disco Local' > propriedades > ferramentas > verificação de erros. - Depois, faça os seguintes comandos no CMD: 'DISM.exe /online /cleanup-image /restorehealth' e 'sfc /scannow'. Eles vão checar os arquivos do sistema para corrigir qualquer corrupção encontrada. Se isso não resolver, vai em Iniciar > 'ferramentas administrativas do sistema' > Diagnóstico de Memória do Windows. Isso vai reiniciar o PC e irá realizar um teste de memória em sua RAM. Pode demorar dependendo do tipo de teste q você escolheu, pela tecla F1... recomendo os mais longos, porque são mais precisos (precisão mesmo é o MemTest86). Se ficar detectando problemas constantemente, é no hardware q tem que mexer!
  2. Como não encontrei nenhum setor do fórum específico sobre virtualização, decidi fazer a pergunta aqui, pois achei mais apropriado. Normalmente, quando se fala em "virtualização", a primeira coisa que se pensa é uma janela emulada abrindo um segundo (ou terceiro, enfim) sistema operacional "convidado", dentro do próprio sistema operacional principal, através do programa-emulador. Mas neste caso, a emulação é feita por software. Minha pergunta é a seguinte: existe algo como "máquina virtual física"? O que seria isso? Imagine que numa sala tem 10 "computadores". O usuário se dirige para um deles, senta na cadeira, e percebe que NÃO EXISTE gabinete -- apenas o monitor, teclado e mouse. Ele poderia pensar que se trata de um conhecido "All-in-One", onde a placa-mãe fica integrada dentro do monitor; mas não... PODERIA (pergunta minha) ser uma "máquina virtual física" funcionando aí? Exemplo: um servidor muito potente, com altíssima capacidade de hardware, distribuindo seu próprio hardware para outras SAÍDAS, como se fossem computadores únicos (por isso que eu coloquei aspas na palavra 'computador', no início do texto). Isso existe, pessoal? Pergunta de alguém que não trabalha na área, mas estuda o assunto superficialmente. Alguém já pensou nessa possibilidade? Dissertem!
  3. Pesquisando bastante sobre isso, eu descobri que é um recurso chamado WDS (Wireless Distribution System), que faz a comunicação sem-fio entre roteadores. E se o segundo roteador (dependente) tiver entrada RJ-45, ela funcionará normalmente no dispositivo. O exemplo que você deu das televisões com rede cabeada foi ótima -- aqui em casa mesmo existe uma, que só se conecta por cabo... teoricamente, a única maneira disso ser possível seria fazendo um Access Point na sala, e conectando o cabo ethernet do Access Point a ela (sendo que o 'A.P.' se comunicaria com o roteador principal via wireless, pelo recurso 'W.D.S.'). Tinha me esquecido de algo tão simples que você me lembrou aqui. Um bom vídeo que encontrei no Youtube explicando isso, em inglês, foi esse: Existem outros vídeos em português sobre o tema, que também são bons, mas são mais curtos. Já o comentário do @hc09pareceu uma piadinha... claro que eu sei que se trata de uma comunicação entre dois roteadores numa mesma rede, e isso é popularmente conhecido... Porém, na maioria dos casos, essa conexão é feita por cabos (cabeamento estruturado), que é bem mais complicado. Imagine por exemplo, se o sujeito quiser trocar seu cabo ethernet, depois de um certo tempo; e o cabo está lá preso na parede... vai ter toda uma "burocracia" pra fazer essa troca. Então o W.D.S simplifica tudo isso!! Lembrando que não são todos os roteadores que suportam essa função... os da TP-Link, por exemplo, suportam -- e é ótimo que isso exista!
  4. É possível ter duas conexões Ethernet diferentes operando numa mesma rede, e numa mesma casa? Exemplo: em determinada casa de 3 quartos; o quarto "A" está com o roteador, mas o indivíduo que dorme no quarto "B" quer ter uma conexão Ethernet também (para jogar online com mais estabilidade). É o Access Point que cumpre esta função? Eu vi imagens de alguns Access Point's que têm antenas longas e portas ethernet atrás: seria esta a função que ele poderia cumprir? Ou a antena longa do 'A.P.' serve apenas para transmitir conexão wi-fi a mais usuários, porém permanece dependente fisicamente do roteador (através de conexão cabeada) para funcionar? Seria possível, hipoteticamente, um 'A.P.' conectar-se remotamente com o roteador, pelas antenas, e transmitir o ethernet (RJ-45) ao usuário do quarto "B"? Isso seria algo meio louco, já que ele receberia uma conexão sem-fio do roteador, mas apenas conectaria seu dispositivo (notebook/PC) ao cabo ethernet... como se fosse "um cabo conectando-se a um wireless (??)". Claro que eu fiz essa pergunta pelo seguinte motivo: seria bastante inconveniente forçar o usuário do "quarto B" a contratar um segundo serviço de internet para sua casa, agora com dois roteadores, para poder ter sua conexão ethernet -- e com as exigências competitivas em jogos hoje, é bem mais viável e recomendável usar RJ-45, porém nem todo moleque jovem/adolescente tem o próprio quarto com o roteador presente (não é o meu caso, ainda bem!).
  5. @daquinho Não sei como funciona em discos rígidos; mas no meu caso, com SSD, eu já tive problema com BitLocker não permitindo inicializar o sistema sem a chave (que eu tinha esquecido). E após formatação por pen-drive bootável, eu consegui apagar os dados do SSD e reinstalar o Windows nele "burlando" o Bitlocker. Foi muito difícil, porque no começo não funcionou -- tinha várias opções na BIOS pra alterar: por exemplo... 'secure boot' = desativado, 'factory keys' = apagadas, 'chipset' > 'southbridge' > 'lpss' > 'emmc write protect' = desativado. Só depois de toda essa "maracutaia" meu Windows foi instalado novamente, passando por cima do BitLocker. É claro que cada BIOS é diferente, e eu não recomendo você simplesmente seguir esses passos que eu disse, porque pode não funcionar pra ti. Aliás, não entendi se você está querendo recuperar os dados dentro do HD sem precisar da chave, ou simplesmente reinstalar o Windows nele "burlando" o BitLocker... no primeiro caso provavelmente não irá funcionar, já no segundo provavelmente sim -- afinal, teu HD não tá "morto" só porque você perdeu a chave, ele não se tornou inutilizável por conta disso.
  6. @Elder Nauvirth Eu quis dizer assim: em um PC atual, tentar dar boot no instalador de um Windows 95 (por exemplo), se isso funcionaria... é apenas uma questão de curiosidade, pois nunca tentei -- mas tem vários aventureiros em vídeos do Youtube fazendo isso com os mais diversos dispositivos. Uma lógica abstrata poderia ser aplicada: um PC mais potente rodaria um S.O fraco, mas o inverso não funcionaria (um S.O forte exigiria um hardware forte também); é o que acontece no Windows 11 que não funciona em todos os PC's atuais; mas será que poderíamos hoje instalar um MS-DOS numa máquina recente? Eu acredito que não... mesmo não sendo culpa do computador. Já sobre a pergunta do driver de rede isolado, você me respondeu bem. A primeira também respondeu, de qualquer maneira: "Instalar até pode, sendo que deixaria muita coisa apresentando problemas!!"
  7. Tenho duas curiosidades há bastante tempo, que nunca vi alguém responder, nem mencionar. Como não tenho muita prática em manutenção de PC's, isso pode parecer bastante "bobo" para muitos. 1º) É possível existir alguma incompatibilidade entre determinado sistema operacional e um tipo X de hardware? Por exemplo: certa configuração de hardware NÃO permite a instalação de sistema operacional X ou Y. Ou eu posso instalar qualquer sistema operacional que eu quiser, em qualquer computador? 2º) Em um PC recém-formatado, que está sem driver nenhum instalado (além daqueles já embutidos, no estilo "plug-and-play", que o Windows diz que é datado de 2006); seria possível instalar APENAS o driver de rede, e com a rede funcionando (após instalar o driver de rede), instalar todos os outros drivers via Windows Update? Por exemplo: vou no painel de controle > gerenciador de dispositivos > placa de rede > vejo o fabricante... daí vou no site do fabricante usando outro PC ("PC-2"), baixo o driver associado ao PC de origem ("PC-1"), transfiro pra lá, e com a rede já funcionando (em teoria), faço o resto todo funcionar. Isto se aplicaria a uma situação de emergência em que o usuário não saberia quais são os drivers associados ao seu computador, pois perdeu a chave de produto requisitada para baixá-los, e então bastaria acessar o gerenciador de dispositivos para procurar "um por um". É possível isso, tranquilamente? O driver de rede sozinho pode funcionar sem precisar de quaisquer outros "drivers-chefes" (se é que isto existe, me tolerem)? Agradeço a paciência de quem se dispor!
  8. Vou dar minha humilde opinião como leigo: não sou da área de exatas e nem formado em computação/eletrônica. Adquiri o livro por curiosidade no tema, pois desde pequeno cresci convivendo com PC's e console (tenho 24 anos), então queria me aprofundar no tema. Também nunca havia lido nenhum livro sobre Hardware, e a impressão que eu tinha era que "para estudar hardware o indivíduo tem que saber cálculos matemáticos, fórmulas e etc", me enganei completamente! Atualmente eu estou na página 846 do livro do Gabriel e posso dizer a vocês que não é um livro "matematizado" -- a única coisa desse tipo está na introdução, quando se fala sobre sistema binário, medidas, proporções; e em algumas partes isoladas do livro, mas aqui vai meu ELOGIO ao Gabriel: a extensão do vocabulário linguístico do cara é impecável! Nomenclaturas, terminologias, conceitos, classificações, gráficos, tabelas, símbolos, categorizações... uma coisa sensacional, a nível lógico-gramatical-"filosófoco" até!! Eu nem imaginava que computação tivesse tanta ligação com isso!! Foi o que mais gostei e me deu impulso pra aprimorar na área (que apesar de eu não estudar formalmente, sou um entusiasta). Obrigado mesmo por essa disponibilização do material em e-book por um preço acessível, porque é um incentivo ao conhecimento do brasileiro, a nível profissional!! E que nos tornemos "topo de linha" industrialmente também!! Saudações, de Recife-PE.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!