Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como recuperar os Dados com bitlocker ativado ?


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Olá pessoal.

tenho o dell onde o HD está ruim, quero resgatar os dados mas há bitlocker habilitado, sistema  não carrega para desabilitar pelo windows.

não tentei desabilitar na BIOS e ir tentar acessar os dados, acredito que possa ser fácil de mais, se tentar e n dar certo, medo de piorar o acesso.(segurança é segurança)

alguma dica para ajudar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Não adianta tentar desativar no BIOS também pois uma vez que ele já ativou e criptografou a unidade, o único jeito de desabilita-lo é com a chave de desbloqueio.

 

Você terá que tentar conectar o HD em um computador e tentar fazer a recuperação da chave, sendo que geralmente ela fica salva no mesmo e-mail que foi inserido no computador quando você o pegou pela primeira vez.

 

Se não conseguir fazer isso, então não há o que ser feito. A criptografia da unidade é algo que já foi realizado em tudo o que está dentro da unidade, não é algo que pode ser desfeito mexendo no BIOS.

 

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/localizando-sua-chave-de-recuperação-do-bitlocker-no-windows-6b71ad27-0b89-ea08-f143-056f5ab347d6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@daquinho Não sei como funciona em discos rígidos; mas no meu caso, com SSD, eu já tive problema com BitLocker não permitindo inicializar o sistema sem a chave (que eu tinha esquecido). E após formatação por pen-drive bootável, eu consegui apagar os dados do SSD e reinstalar o Windows nele "burlando" o Bitlocker. Foi muito difícil, porque no começo não funcionou -- tinha várias opções na BIOS pra alterar: por exemplo... 'secure boot' = desativado, 'factory keys' = apagadas, 'chipset' > 'southbridge' > 'lpss' > 'emmc write protect' = desativado. Só depois de toda essa "maracutaia" meu Windows foi instalado novamente, passando por cima do BitLocker. É claro que cada BIOS é diferente, e eu não recomendo você simplesmente seguir esses passos que eu disse, porque pode não funcionar pra ti. Aliás, não entendi se você está querendo recuperar os dados dentro do HD sem precisar da chave, ou simplesmente reinstalar o Windows nele "burlando" o BitLocker... no primeiro caso provavelmente não irá funcionar, já no segundo provavelmente sim -- afinal, teu HD não tá "morto" só porque você perdeu a chave, ele não se tornou inutilizável por conta disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se i q  o bitlocker trava  o HD, p reaproveitar, sosmente formatando e provavelmente essa confusão td com configurações, dv ter sido a segurança do eqipamento p dar um boot e reinstalar o SO( isso é um chute).
ainda n parei p estudar c a devida atenção... mas vai q alguém de ajuda...

note com HD originais e sendo dell, q é sempre fechadinho com conf e segurança... vai que!!!

valeu galera..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, marttini7 disse:

@daquinho Não sei como funciona em discos rígidos;

 

E após formatação por pen-drive bootável, eu consegui apagar os dados do SSD e reinstalar o Windows nele "burlando" o Bitlocker. 

1- Funciona exatamente igual, tanto em HDs quanto em SSDs.

 

2- Você não "burlou" o bitlocker. Esse sistema serve para criptografar os dados da unidade, impedindo o acesso a eles, e não para impedir a formatação. Ao formatar, você apagará todos os dados, o que os tornará "permanentemente" irrecuperáveis. Você teria "burlado" o bitlocker de fato se você tivesse conseguido recuperar os dados mesmo com eles criptografados, o que não é o caso.

 

Inclusive, caso você tenha uma unidade criptografada pelo bitlocker ou outro sistema de criptografia, caso você já tenha um backup dos dados, basta simplesmente reinstalar o Sistema do zero e recuperar o backup depois, sendo que é exatamente isso que é feito em casos de infecção por ransomware. Você não conseguiu formatar antes por conta de alguma configuração do BIOS que estava incorreta, e não por ter "burlado" o bitlocker.

 

1 hora atrás, daquinho disse:

se i q  o bitlocker trava  o HD, p reaproveitar, sosmente formatando e provavelmente essa confusão td com configurações, dv ter sido a segurança do eqipamento p dar um boot e reinstalar o SO( isso é um chute).

Eu trabalhei por quase 2 anos no suporte da Dell, e não é assim que o bitlocker funciona. Ele por padrão vem configurado na maioria dos computadores e notebooks vendidos por ela, mas ele só é ativado e bloqueia o computador em 3 situações:

 

1- Caso o usuário tente desmontar o notebook e/ou troque alguma peça (nesse caso, o sistema irá identificar a mudança das peças e automaticamente bloquear o HD). Isso é feito para caso o notebook seja roubado, mesmo que a pessoa tente pegar o HD/SSD e colocar em outra máquina, ela não conseguirá ter acesso a nenhum dado sem a chave.

 

2- Caso o usuário atualize o BIOS do notebook sem desabilitar o bitlocker antes. Em vários casos, isso faz com que o bitlocker bloqueie o notebook e exija a chave.

 

3- Em alguns casos, alguma atualização apresentando problemas do Windows também causa esse problema.

 

Em todas as 3 situações, o usuário poderá formatar o HD/SSD normalmente, pois o bitlocker existe para impedir o acesso aos dados, caso o notebook seja perdido ou roubado. Ele não irá impedir a formatação e reinstalação do Sistema Operacional.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@daquinho No S.O, e não no BIOS. O bitlocker é um recurso do Sistema Operacional, não da placa-mãe, porém, a atualização do BIOS pode interferir em recursos do chip TPM (necessário para o funcionamento do bitlocker).

 

O bitlocker para funcionar e criptografar a unidade, ele exige o chip TPM, mas caso você altere algo no BIOS, você irá interferir somente no chip TPM, a criptografia (que é realizada pelo S.O.) continuará ativa.

 

image.png.1c7d8c639031f8fe5e6b035abf51fbc6.png

 

image.png.e3a7e5f3f7af25d66395afe07273f6d3.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!