Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe 'máquina virtual' física?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Como não encontrei nenhum setor do fórum específico sobre virtualização, decidi fazer a pergunta aqui, pois achei mais apropriado.

 

Normalmente, quando se fala em "virtualização", a primeira coisa que se pensa é uma janela emulada abrindo um segundo (ou terceiro, enfim) sistema operacional "convidado", dentro do próprio sistema operacional principal, através do programa-emulador. Mas neste caso, a emulação é feita por software. Minha pergunta é a seguinte: existe algo como "máquina virtual física"? O que seria isso?

 

Imagine que numa sala tem 10 "computadores". O usuário se dirige para um deles, senta na cadeira, e percebe que NÃO EXISTE gabinete -- apenas o monitor, teclado e mouse. Ele poderia pensar que se trata de um conhecido "All-in-One", onde a placa-mãe fica integrada dentro do monitor; mas não... PODERIA (pergunta minha) ser uma "máquina virtual física" funcionando aí? Exemplo: um servidor muito potente, com altíssima capacidade de hardware, distribuindo seu próprio hardware para outras SAÍDAS, como se fossem computadores únicos (por isso que eu coloquei aspas na palavra 'computador', no início do texto). Isso existe, pessoal? Pergunta de alguém que não trabalha na área, mas estuda o assunto superficialmente. Alguém já pensou nessa possibilidade?

 

Dissertem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente você, pela idade (não sei qual é, mas parece jovem), não conheceu um main frame que usa terminais burros. Isso é que mais se aproxima de resposta à sua pergunta. Computador central e nas mesas só terminais. Usei muito. Rodava o fabuloso Cobol.

 

https://www.tecmundo.com.br/supercomputadores/58611-computadores-mainframes-decada-1980-falta-imagens.htm

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marttini7 Complementando o que o nosso colega ai acima disse, basicamente e a "Soluções ThinClient" onde voce usaria somente o ThinClint, que normalmente fica acoplado atrás no monitor +  mouse e um teclado, conectado ao cabo de rede (ou seja dispensando o uso de GABINETE DESKTOP) porém para se implantar você precisa levar em considerações diversos fatores... deste configurações (perfil mandatório)  ate infra de rede ao servidores/ cabeamento/Switch bons, uma vez que e o throughout vai ser alto...  você precisará calcular/mensurar esse trafego da rede.

e uma solução boa, funciona super bem para laboratórios é onde não se salva nada nas maquinas. 

Uma segunda opção seria usando o raspberry,(para aplicações leves) porém nunca montei esse cenário, porém ja vi gente que montou e funciona bem, porém exige mais conhecimento em linux

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!