Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ivo Morais

Membro Pleno
  • Posts

    47
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Ivo Morais

  1. Tentei ligar o computador da forma mais simples possível (Power Swtich pela chave de fenda), só memória RAM, bateria da placa-mãe, fonte de alimentação, processador, cooler do processador e ele liga, a fan do cooler roda, as luzes ascendem, não dá vídeo, passa alguns segundos a placa desliga, já troquei a memória RAM de barramento, testei em todos e continua da mesma forma, limpei todos os barramentos (escova cerdas macias e álcool isopropílico) e nada, troquei de fonte e acontece a mesma coisa, quais demais testes possíveis que eu possa fazer para chegar na questão e poder contornar a situação?
    Informações dos componentes:
    placa-mãe: Gigabyte GA-B250M-Gaming 3 (rev. 1.0)
    Processador: Intel Core i5 6400
    memória RAM: 8GB DDR4 2400MHz
    Fonte: Cooler Master Extreme 2 525

  2. @LzMR

    4 horas atrás, LzMR disse:

    1- CMOS (Reset na BIOS) ou Tire a bateria e coloque novamente caso, não tenha botão CMOS.
    2- Verifique se a VGA está bem plugada,  Retire a VGA, da uma Limpada no Slot PCIe com todo o cuidado necessário e pluga novamente de forma que você perceba que encaixou perfeitamente, sem nenhuma tilha para Fora.
    3- BIOS/Chipset Verifique se estão atualizados.

    Provavelmente pode ser alguma sujeira,ou mau contato, ou ate configuração errada talvez essa pode ser alguma solução. ja que aconteceu isso com algumas pessoas e esses metodos que citei funcionaram...

    Fiz os procedimentos, não funcionou, tem outra dica?

  3. Fui fazer uma análise sobre o desempenho do meu PC em jogos e percebi no GPU-Z que a placa está trabalhando em x8 ao invés de x16 no barramento PCIe 2.0, como resolver essa questão?
    Hardware:
    1 placa-mãe: ASUS M5A78L-M PLUS/USB3
    2 Processador: AMD FX 8300 socket AM3+
    3 memória RAM: 12GB DDR3 1333Mhz (2GB/4GB/2GB/4GB)
    4 Armazenamento: HDD 1TB 7200 RPM
    5 Placa de Vídeo: PNY GTX 1060 3GB PCIe 3.0 x16
    6 Fonte: 550W Real
    7 Sistema Operacional: Windows 10 Pro x64

     

  4. Oi pessoal, me deparei com um notebook do modelo descrito, com a situação de que ele estava funcionando normal, usuário estava utilizando e depois desligou ou baixou a tampa e ao tentar utilizar posteriormente ele não liga, ao conectar a fonte de alimentação ele acende o led do power 4 vezes e para, já retirei a bateria e testei só com a fonte de alimentação e nada, testei só com a bateria e nada, tentei o reset que fica na parte inferior do notebook por um orifício próprio para isso e não deu sinal, segui as recomendações do site da Lenovo (https://pcsupport.lenovo.com/br/pt/products/laptops-and-netbooks/thinkpad-t-series-laptops/thinkpad-t470/20he/20he005gbr/pe036shl/solutions/ht510410?Products=LAPTOPS-AND-NETBOOKS/THINKPAD-T-SERIES-LAPTOPS/THINKPAD-T470/20HE/20HE005GBR/PE036SHL) e nada, diz o atendente da Lenovo que o problema está a nível de hardware, vi algumas informações de outros técnicos em outras plataformas e eles acreditam que é um problema no teclado, porque o botão power faz parte dele, seria algo a se testar, mas antes gostaria de ver algumas sugestões de testes para essa questão, desde já agradeço a todos.

  5. Recebi uma um PC para troca de placa-mãe e inserção de memórias e processador de PC antecessor, a placa em questão já veio com dois pentes de 2GB e um processador Core 2 Duo, liguei no gabinete e funcionou perfeitamente, trabalhei com ele por alguns dias, tudo normal, hoje fui realizar a inserção das memórias e do processador ao colocar as memórias fui até a BIOS e ela reconheceu 4 pentes de 2GB cada totalizando os 8GB, até aí tudo bem, depois troquei o processador Core 2 Duo por um Core 2 Quad e o PC não entra mais na BIOS e não dá vídeo. Já fiz alguns testes como retirar a bateria e trocar o jumper do CLEAR CMOS para resetar a BIOS, já fiz esse mesmo procedimento retirando os pentes de memória, todos os procedimentos retirei o cabo de força, voltei o processador que já veio nele mas continua o mesmo problema. Teria algum outro teste que posso fazer para resolver a questão?
    Dados da Placa:
    placa-mãe Positivo - POS-PQ45AU rev:1.07
    Part Number (Informada pelo suporte da Positivo): IPMEL-Q5/S
    placa-mãe semelhante: Pegatron IPMEL-Q5

    1712102422_PegatronIPMEL-Q5-Manual(PlacaidnticaaPositivoPOS-PQ45AU)-ClubedoHardware.pdf

  6. 5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

    @Ivo Morais o motivo é muito simples: esse gráfico considera apenas a condição em single-channel. Como eu disse antigamente, em single-channel temos barramento de 64-bit e em dual-channel temos 128-bit, o dobro. Veja:

     

    800 MHz x 64-bit / 8 = 6400 MB/s

    3200 MHz x 64-bit / 8 = 25600 MB/s

     

    Exatamente o que está no início e fim do seu gráfico.

     

    A explicação física pra isso é a seguinte: Hz (Hertz) é uma unidade medida de frequência, se refere a quantas vezes algo se repete por segundo, e Mega se refere a milhões na física, então MHz são milhões de repetições por segundo. Uma memória que é dita ser de 3200 MHz na verdade é de 1600 MHz, mas por ser do tipo DDR (Double Data Rate/Taxa Dupla de Dados), consegue processar 2 bits por ciclo, sendo 3200 MT/s (Mega Transferências por segundo), ou seja, 3200 Mb/s (Megabit por segundo). Cada canal de memória tem uma "bus width" (largura de transferência) de 64 bits, o que quer dizer que essa capacidade de bits por segundo é multiplicada por 64, se forem dois canais dobra para 128. Agora observe que Mb (Megabit) e MB (MegaByte) não são a mesma coisa, uma unidade de Byte (B) equivale a 8 unidades de bits (b), logo precisamos fazer essa correção convertendo o valor de Mb/s para MB/s dividindo ao dividir o valor por 8.

     

    Aqui no site da Intel eles explicam como calcular a largura de banda máxima teórica para seus processadores X-series. No caso eles não levam em consideração a largura de transferência de 64-bit, eles já usam na formula diretamente o valor em Bytes, que seria 8 Bytes (64 bits / 8 = 8 Bytes), e depois multiplicam pelo número de canais (esses processadores suportam até 4 canais, quad-channel, enquanto processadores domésticos no máximo 2, dual-channel). No fim das contas é a mesma coisa.

     

    https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000056722/processors/intel-core-processors.html

    Poxa, agora eu fui bem lesado mesmo, foi mal, cara você ajudou muito mesmo, praticamente foi uma aula pra entender essa questão que eu já estava travado já fazia meses, eu deveria ter aberto esse tópico a mais tempo, valeu Guilherme.

  7. @GuilhermeGB então existe uma contradição no teu cálculo, porque os valores de MB/s dos módulos de memória de acordo com as descrições do produto difere com o calculo pela regra que você informou, como podemos ver nessa lista dos DDR3 e DDR4 abaixo:
    ktc-content-memory-ddr4-overview-ddr3-vs

    Você tem a referência que trata do cálculo que você trouxe e existe algum programa que afere esses valores, porque no CPU-Z vai ser a mesma referência desse gráfico.

  8. 10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

    A memória de vídeo de uma GPU integrada é compartilhada com a memória RAM, o Windows disponibiliza 50% da memória RAM instalada para que o gráfico integrado consiga utilizar como bem entender (se essa RAM estiver livre). A largura de banda também será igual à RAM, e o valor teórico pode ser calculada facilmente como:

     

    (Frequência Efetiva da RAM x Barramento (64-bit para single-channel/128-bit para dual-channel) ) / 8 = Largura de banda

     

    Ex: 2400 MHz x 128-bit / 8 = 38.400 MB/s = ~38 GB/s

     

    As informações de frequência e barramento podem ser verificadas com o CPU-Z.

     

    Mas eu já te adianto que nenhum vídeo integrado moderno vai ter problema para rodar Autocad, já rodei Autocad em gráficos integrados bem fracos da Intel, as APU's AMD são incomparavelmente mais potentes.

    Sua explicação foi excelente em relação sobre o AutoCAD roda nas APU's modernas eu estava intuindo que iria dar certo mesmo, porque vi gente rodando com GPU dedicada muito antiga tipo: GT 710 + Processador Intel de 2ª Geração, então é para as APU's modernas rodar numa situação semelhante ou um pouco melhor, Valeu Guilherme.

    @GuilhermeGB você sabe me informar se é possível deixar a memória RAM fixa para "VRAM" ou dedicada para a parte gráfica?

    • Curtir 1
  9. Estou precisando analisar equipamentos (Microcomputador e notebook's) sem placa de vídeo dedicada e avaliar pelas APU's se eles cobrem os requisitos gráficos para uso do AutoCAD 2020, porém a questão da descrição gráfica citada no site do AutoCAD não é comparável com as descrições das APU's na questão gráfica, nesse caso como analisar as APU's e verificar onde está a memória gráfica (VRAM) e a Largura de Banda (GB/s).

    Link dos requisitos do AutoCAD 2020:
    https://knowledge.autodesk.com/support/autocad/troubleshooting/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/System-requirements-for-AutoCAD-2020-including-Specialized-Toolsets.html

  10. @Rio McCloud na verdade o conflito vai ficar igual a um outro tópico que já existe no fórum de PC que não desliga por conta de placa de rede. Depois que reinstalei o sistema sem a placa de rede e o HD SATA deu certo, voltei a colocar o HD mas tive que trocar o cabo novo SATA, mas quando coloquei a placa de rede e tentei desligar o PC aí a tela apaga mas as luzes ficam todas acessas e não achei nem aqui e nem em outro fórum uma resposta pra isso, por fim, vou devolver essa placa e adquirir uma TP-Link, caso aconteça novamente vai ser mais fácil conseguir um retorno deles.

    • Curtir 1
  11. @Danis Barsant troquei o cabo e reconheceu, liguei e desliguei e deu certo, agora o conflito é essa placa de rede, pior que eu nem queria que fosse essa placa, tava querendo da TP-Link, mas o cliente quis ir pelo mais barato, é osso, vou tentar mais uma vez, se o PC ligar e desligar de boa, beleza, se ele não desligar, eu tiro essa porqueira e volto aqui pra relatar a situação final.

    @Danis Barsant essa placa de rede é um problema, pesquisei sobre esse tipo de problema, mas ninguém achou uma solução, falaram de uma outra marca e modelo que poderia ter problema de lote. Complicado desse jeito, vou preferir devolver e pegar a TP-Link, acho mais confiável. 

  12. @Danis Barsant cara, o PC não tá reconhecendo o sata de jeito nenhum, tô vendo aqui as configurações na BIOS e na parte de periféricos integrados tem as configurações SATA, lá tá no AHCI que já é padrão a outra opção seria pra Optame Memory, nos conectores tem as opções de ativar e desativar o Hot plug, mas não achei informações que ele é compatível com essa tecnologia, já troquei de porta na placa-mãe e nada, tô sem entender o porque a BIOS não vê o HD. 

  13. @Danis Barsant foi por aí que segui, retirei a placa de rede e desconectei o SATA, aí formatei o SSD e deu beleza,  aí fui colocar a placa de rede, conectou, iniciou o Windows e tal, mas agora pra desligar, ela não desliga. Próximo passo, vou desligar no botão direto, retirar a placa de rede, conectar o SATA e ver se liga e desliga normal, se der certo eu vou devolver essa placa de rede, o que você acha?

    • Curtir 1
  14. Pessoal, estou com essa placa-mãe da MSI (B560M PRO-VDH), uso um SSD Kingston NV1 250GB com Windows 10 Pro x64 e um HD Seagate ST1000DM010 de 1TB pra armazenamento, processador Intel Core i5 10400 2,90GHz, o equipamento foi todo montado e instalado, tudo normal, rodou perfeitamente o sistema, depois foi necessário instalar uma placa de rede Knupp KP-T90A pra uma necessidade de uso com outro , após instalar essa placa de rede e verificar a inicialização do sistema o mesmo não estava entrando, retirei a placa de rede e o sistema continuava sem entrar normalmente, formatei o SSD pensei que o sistema tinha corrompido, porém o PC começou a apresentar informações estranhas, estou desconfiado que o problema é na própria placa-mãe, em um dado momento ele apresentou artefato na tela, depois de formatar ele não apresentou mais o artefato mas apresentou um erro de que não conseguia entrar no sistema operacional e em outro momento tem tela azul (DRIVER PNP WATCHDOG) vi aqui as circunstâncias em que acontece esse erro mas o controlador SATA está configurado normal, da forma nativa (AHCI), o pendrive boot tá com o Windows encapsulado como GPT e quando foi instalado a primeira vez não houve problema algum, um detalhe que percebi foi que ao iniciar o computador algumas vezes o HD não apareceu na lista da BIOS e nem na lista do Windows, na hora de formatar o SSD. Verifiquei novamente e o HD não aparece na BIOS de jeito nenhum. Retirei a conexão SATA da placa-mãe e deu um erro: "INSTALAR O WINDOWS - O Computador foi reiniciado de forma inesperada ou encontrou um erro inesperado. A instalação do Windows não pode continuar. Para instalar o Windows, clique em "OK" para reiniciar o computador e reinicie a instalação." Vou tentar reinstalar o Windows mais uma vez sem o SATA conectado e vê se ele conclui e complemento esse post.

    MSI - Artefato.jpg

    MSI - Erro de inicialização.jpg

    MSI - Erro Tela Azul.jpg

  15. 1 hora atrás, F4b10 disse:

    @Ivo Morais Essas ventoinhas seladas usam rolamentos e não precisam de lubrificação, se a ventoinha esta agarrando nesse caso é porque o próprio rolamento esta ruim; alias não recomendo nem tentar aplicar WD em rolamentos pois ele pode lavar a graxa do rolamento e piorar tudo a médio prazo.

     

    E se a ventoinha estiver girando livre e ainda dando o erro de CPU FAN, pode ser por conta de uma solda fria ou fio partido na placa da ventoinha, tipo se o fio que lê a RPM, creio que seja o fio amarelo, estiver com a solda quebrada a placa-mãe vai achar que não tem ventoinha instalada, mesmo com a ventoinha girando normalmente.

    Sim, sim, eu creio que a questão é na parte eletrônica, mas não dá pra acessar a placa dela, em relação aos fios eu não pensei nessa possibilidade, mas acho muito difícil ser isso no meu caso especificamente, mas será que consigo fazer esse teste com o multímetro?

  16. 16 minutos atrás, EDrosso Nirvana disse:

    @Ivo Morais Não à necessidade de desmontar , tem que aplicar limpa contato e depois WD40 , tem esse vídeo de como aplicar 

    No meu caso vai precisar, porque ele tá gerando o problema de erro no CPU Fan, e já testei a conexão pelo CHA Fan e o problema é o mesmo, provavelmente pode ser sujeira ou danificação na placa do fan, nesse caso quero abrir pra ter acesso a essa placa para poder analisar com precisão e poder fazer uma limpeza e recuperação desse componente. 

    11 minutos atrás, F4b10 disse:

    @Ivo Morais Nas ventoinhas que permitem desmontagem, do lado oposto, na base das ventoinha comuns com bucha, tem um adesivo com uma tampa de borracha por baixo, é por ali se se tira o anel de retenção do eixo e desmonta a ventoinha, ou lubrifica a bucha gasta pra usar mais um tempo... mas nos coolers blindados não tem essa tampa. se puxar a ventoinha pode quebrar alguma pá ou mesmo que você consiga arrancar ela com uma chave de fenda, isso pode destruir os rolamentos.

    Sim, sim, como mencionei anteriormente existe casos de fans seladas de placas de vídeo que é possível desmembrar, eu entendo o que está falando, mas como não sei como é o encaixe fisicamente falando estou crendo na possibilidade de desmembrar assim como a fan selada de placas de vídeo. 

  17. @F4b10 obrigado pela informação, vi que algumas fans seladas de placas de vídeo são possíveis desmontar, vou aguardar mais colegas opinarem sobre a possibilidade desse tipo de fan também poder ser removido. Eu estou tentando aqui mas não gostaria de quebrar as pás da ventoinha por conta da força de tentar desmembrar, por enquanto não consigo ver o encaixe, consigo abrir uns 5mm da peça mas a olho nú e pelo ângulo não é possível ver o encaixe, vou tentar usar um microscópio pra ver se é possível ver e complemento o post.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!