Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de Projeto Gamer Casual - Custo/Benefício


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal! Estou montando uma configuração para gamer casual e gostaria da opinião de vocês sobre o custo-benefício do conjunto, e de dicas para melhorar sem fugir muito do orçamento.

 

Processador Intel Core i5-12400

placa-mãe ASUS Prime H610M-E

memória Team Group T-Force TUF Gaming 8GB (1X8) DDR4 3200MHz - 2x pentes

SSD WD Blue SN570, 250GB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 3300 MB/s, gravação 1200 MB/s   ** Eu tenho um SSD 512gb da Xraydisc que vou incorporar no projeto

Fonte Mancer Thunder 600W 80 Plus Bronze

Gabinete Gamer TGT Archer Lateral Vidro

Placa de vídeo MSI GeForce RTX 3060 Gaming Z Trio, 12GB, GDDR6, 192-bit

 

à vista = R$ 6.026,27

 

Agradeço antecipadamente seus comentários e dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, thkuc disse:

Boa tarde, pessoal! Estou montando uma configuração para gamer casual e gostaria da opinião de vocês sobre o custo-benefício do conjunto, e de dicas para melhorar sem fugir muito do orçamento.

 

Processador Intel Core i5-12400

placa-mãe ASUS Prime H610M-E

memória Team Group T-Force TUF Gaming 8GB (1X8) DDR4 3200MHz - 2x pentes

SSD WD Blue SN570, 250GB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 3300 MB/s, gravação 1200 MB/s   ** Eu tenho um SSD 512gb da Xraydisc que vou incorporar no projeto

Fonte Mancer Thunder 600W 80 Plus Bronze

Gabinete Gamer TGT Archer Lateral Vidro

Placa de vídeo MSI GeForce RTX 3060 Gaming Z Trio, 12GB, GDDR6, 192-bit

 

à vista = R$ 6.026,27

 

Agradeço antecipadamente seus comentários e dicas.

Assim, não é bem uma dica, mas um questionamento sobre sua escolha em particular pela plataforma LGA1700 com o i5 12400 é por opção, ou apenas quis pegar o processador mais atual, ou pois achou legal? Pergunto isso pois vejo que tu esta a usar memória em DDR4, assim optar por um processador i5-11400 creio que tu iria encontrar mais barato para teu orçamento, e não iria perceber quase diferença, já que o XMP dele já suporta 3200MHz também, e aguentaria também PCIe 4.  Falo assim pois nessa diferença de valor talvez tu até pudesse remanejar o investimento da placa-mãe + CPU, e pegar uma RTX 3060 Ti com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, thkuc disse:

Obrigado pela sua resposta. Então, sou bem leigo no assunto, perguntei pro google algumas coisas e cheguei nessa combinação que listei. Vou pesquisar mais sobre sua dica para analisar

Entendo. Se for sua primeira vez montando um setup, sei que é brutal encontrar tantas opções sem saber exatamente o que cada uma oferece de diferente. Minhas dicas são, VRAM em GPU não define performance por sí só, o primeiro indicativo sempre vai ser o chip, por isso tu pode estranhar da RTX 3060 tem 12GB de VRAM e a RTX 3060 Ti, apenas 8GB, mas acredite, a RTX 3060 Ti tem um benefício de performance por valor bem agradável em cima da RTX 3060. Quanto a processadores, comentei o i5 11400 em comparação ao i5 12400 por serem processadores de specs próximas, e lançados proximos um do outro, já que tem a diferença de apenas uma geração. a 12a gen da intel está introduzindo o DDR5 nas memórias, bem como nas outras linhas PCie, mas ainda é algo novo, caro, e pouco explorado, por isso ainda está valendo a pena usar PCie 4, e DDR4 que são tecnologias já consolidadas, então comparando esses dois processadores a diferença na maioria dos casos é bem baixa, e eu diria que não vale quanto mais você vai ter que investir de um para outro, e por exemplo tu poderia remanejar esse investimento, para a GPU por exemplo, que em caso de games vai ser tua primeira barreira de performance considerando que o i5 11400 já é um baita processador.

Falei demais, eu sei, mas tem muitas coisinhas para se olhar. Minha dica principal, tente olhar na prática o que eles entregam em algo que vai te interessar, como games no teu caso. Eu indico o site e canal no Youtube Adrenaline, os caras fazem review e mostram muitos comparativos de forma bem descomplicada, e bem eficiente.






@thkucAliás, mais uma coisinha, comentei do i5 11400 na pressa, mas como tu já vai comprar uma GPU junto, recomendo pegar o i5 11400F, esse final F indica que ele não possui placa gráfica integrada, assim pode encontrar num preço ainda melhor, algo na casa dos 900 reais o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, thkuc disse:

Uma dúvida, posso manter a mesma placa-mãe para usar o 11400F?

 

Já achei a resposta, rsrs.

 

Editado.

Que bom que achou a resposta. No caso intel, tem uma metodologia chamada Tick-tock, que no grosso diz que a arquitetura do socket será por duas gerações apenas, então no caso LGA1200 para 10 e 11a gen que usam as mesmas placas-mãe, e 12a e 13a gen(que vai ser lançada) ambas em LGA1700 que compartilham a mesma placa. Na dúvida, olha o soquete, esses nomes que acompanham: LGA1155, LGA1200 por aí vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!