Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Lenovo 3000 N200


Mr.Haveron

Posts recomendados

Olá pessoas,

Este é meu primeiro tópico e quero colocar aqui minhas impressões sobre o Lenovo 3000 N200. Vou colocar algumas fotos e a configuração do notebook, bem como minhas impressões sobre ele. Benchmark como não tenho programa irei ficar devendo pra depois. Eis a configuração do note e ao fim algumas fotos do note:

Lenovo 3000 N200, Type 0769, Model AAP

Processor: Intel Core 2 Duo processor T7100(1.8GHz), 2MB L2 cache

Memory: PC2-5300 Non-Parity (NP) Double Data Rate Two (DDR2) Technology. The use of 667MHz SODIMM memory is recommended for this system. 1GB, 4GB of addressable memory.

Hard drive 80GB SATA 5400 rpm hard drive speed

15.4in, WXGA (1280 x 800 resolution) TFT widescreen display

Graphics Intel Graphics Media Accelerator X3100 chipset (up to 128MB)

CD-RW/DVD-RW Multi-Burner drive

Networking 802.11bg wireless

Battery Lithium Ion in 6 cell battery

Operating System Microsoft Windows Vista Home Premium

ThinkVantage Technologies ThinkVantage Technologies help make your system more secure, manage networks and connectivity, backup and restore your data, and more. Learn more and download.

5-in-1 Card reader

Audio in/out jacks:

Microphone in jack

External stereo speakers or headphone

CRT port for external monitor

4 USB ports version 2.0

IEEE 1394 (4-pin)

S-Video out

Built-in RJ-11 (Modem) and RJ-45 (Ethernet) connectors for telephony and LAN connections (10/100)

Bluetooth

Eis as minhas impressões sobre ele:

Design: desculpe pessoal mas ele é BEM estiloso sim. Falaram aqui e ali que ele era feioso mas não posso concordar. Ele tem a parte superior prata e o interior preto e apesar de sobrio é bem charmoso. Vejam as fotos e tirem suas conclusões. Eis o arranjo das portas e componentes:

Lado esquerdo: Leitor de cartões 5 em 1, RJ-45 (Ethernet), Firewire 1394, 1 porta USB. Do lado esquerdo também fica o cooler.

Lado direito: 3 portas USB, headphone plug, mic plug, saida de video. O Drive de DVD-RW fica no lado direito.

Traseira: RJ-11 (modem), S-Video, entrada da fonte.

Dianteira: LEDs (bateria, bluetooth, acesso rede wireless), chave para ligar a rede wireless.

Teclado: eis uma coisa que me chamou logo atenção. Tem botões individuais para aumentar e diminuir o som, bem como o mute (no meu antigo Itautec faz-se isso pelo Fn). Agora digitar nele é muito agradavel. Ele é silencioso e macio. Os detalhes laranjas da descrição das teclas Fn são bem interessantes e chamam bem atenção. A única crítica seria pra posição do Ctrl esquerdo geralmente estou acostumado com ele sendo a última tecla... como não é ando me atrapalhando um pouco. Detalhes...

Indice Vista: 3,0. Esta na média. Esperava algo por ai, talvez com mais memória ou mesmo alocando mais pro video esse indice melhore.

Performance: Eu gostei. Ele demorou um bocado de tempo no primeiro boot, carregando as tranqueiras do Vista. Eu estou testando pra poder ter mais respaldo na hora que for xingá-lo. Ainda assim, com 1GB ele está rodando bem tranquilo. Ele vem sem discos de boot ou coisa assim, a Lenovo procedeu da seguinte maneira: há uma partição de cerca de 5GB no disco onde fica o sistema caso queira ser feita uma restauração utilizando um programa da propria Lenovo. Ele possibilita tambem a criação de um disco para uso posterior. Não sei como funciona essa partição e como ela é acessada... de qualquer maneira uma forma interessante mas não sei dizer se é eficaz. Desabilitei os efeitos do Aero e ele esta rodando sem traumas, mas engasga um pouco. Sinto que com o XP ele rodará ainda melhor... penso em criar o disco com o programa e então colocar o XP ate poder colocar 2GB de RAM.

Tela: A imagem é muito boa. A tela é brilhante ou seja lá qual a alcunha que a Lenovo tenha dado pro dela. Sem dead pixel, contraste e brilhos bons.

Aquecimento: quase 0. Ele já esta ligado a mais de uma hora e quase não esquenta. Isso tambem precisa de mais testes.

Bem, depois de mais de 6 horas de uso continuo, chego a conclusão que o Lenovo vem com um ar condicionado embutido e não permite que a maquina aqueça de jeito algum! Juro que é esquisito... ele simplesmente não aquece nada! Pra não parecer que é exagero, simplesmente aquece muito levemente no canto esquerdo... mas é muito, muito pouco.

Bateria: estimo que a bateria de 6 celulas dure cerca de 1 hora e pouco. Estimativa apenas...

Som: outra coisa que me chamou atenção foi o som das caixas do notebook. Muito boa a qualidade do som. Tem profundidade e dá pra ouvir música sem sofrer tanto... isso é difícil de encontrar até onde sei. Gosto de música e isso foi uma boa surpresa.

Acho que isso dá uma pequena ideia sobre a maquina. Acho que foi um bom investimento pelo preço. Ate agora tudo OK, sem problemas, entrega no prazo, nenhum bug. Até agora, nota 10.

A Lenovo disponibiliza bem dizer todos os drivers, programas e trecos que possam ser usados no note. Mudar de OS não deve ser traumatico.

Agora algumas fotos:

img0541bl2.th.jpg

img0542ij9.th.jpg

img0543iz7.th.jpg

img0544hn2.th.jpg

img0545ef7.th.jpg

img0546ys8.th.jpg

img0547np2.th.jpg

img0548do8.th.jpg

img0549eu3.th.jpg

Parte de tras

img0550dk6.th.jpg

Foto da tela

img0551lf1.th.jpg

Detalhe do teclado e do touchpad

Desculpem ai se ficou muito longo... espero este review ajude!

EDITADO:

Fotos do CPU-Z:

img1hp8.th.jpg

img2jw9.th.jpg

img3jo6.th.jpg

img4zu8.th.jpg

img5ob4.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza sua iniciativa Mr.Haveron!

Prá deixar o review organizado vá editando a sua mensagem que abriu o tópico e inserindo as informações adicionaos... e não esquece de umas 3-4 fotos do bichinho.

Bem, editado e com fotos agora. Ficou faltando os benchmarks mas não tenho nenhum programa pra isso então irei atras... fico devendo isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara o finado Itautec com Celeron e 512MB de RAM leva menos tempo ligando que o N200 com 1GB Core 2 Duo então... algo esta errado ai.

Posso dar um desconto que vem muito programa instalado da propria Lenovo... vou dar uma desabilitada na galera pra ver o que acontece. O Vista é bonito e tudo, gostei de usar mas a maquina pode ser mais com certeza. Se tivesse 2GB de RAM eu nem esquentava... mas sao quase 15GB o Vista e os processos dele levam muita RAM...

Enfim, periodo de testes do sistema... vamos ver!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, pra você ter ideia, to com 1gb no kennex, vista home basic, ele ta mo leve aqui, boota rapidinho, e ja com um monte de tranqueira q instalei aqui e tal.

tem um lance , o vista nos primeiros boots testa sua maquina pra acertar a ordem de carregar os drivers, pode ser isso tb q ta pesando ai, ele cria uma lista de prioridade, por ex, se ele ve q o driver do HD por ex, so pra ilustrar, ajuda no desempenho ele vai pondo na frente da lista pra ajudar a carregar mais rápido, ai vai testando a ordem ate achar o ponto certo, cada vez q faz uma reorganizaçao acho q ele testa 5 boots com ordens diferentes de drivers carregando calculando a melhor.

agora pode ter uma pa de tranquera ajudando a demorar mais tb.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho o vista um ponto positivo.

:)

é o basic ou o premium?

não rola colocar mais memoria?

ou como você falou que vem vários programinhas, vê o que pode ser tralha e tira fora.

:)

alias, você ligou ele quantas vezes desde que chegou o note?

é a 1º vez ou é impressão minha?

Cara eu quero mesmo colocar mais memoria mas não agora, ate porque a grana vai encurtar por conta das prestações... mas sim, quero deixar com 2GB.

Ele veio com o Vista Home Premium, é bem interessante e tudo mas... sei lá eu sempre exijo muito das maquinas que eu uso e treco bonitinho apitando nunca me chamou a atenção. O Aero é bem legal mas pesa horrores... eu tenho que fazer backup da outra maquina e ainda to pensando sobre o downgrade mas provavelmente irei faze-lo ate poder ter 2GB e rodar com mais tranquilidade.

cara, pra você ter ideia, to com 1gb no kennex, vista home basic, ele ta mo leve aqui, boota rapidinho, e ja com um monte de tranqueira q instalei aqui e tal.

tem um lance , o vista nos primeiros boots testa sua maquina pra acertar a ordem de carregar os drivers, pode ser isso tb q ta pesando ai, ele cria uma lista de prioridade, por ex, se ele ve q o driver do HD por ex, so pra ilustrar, ajuda no desempenho ele vai pondo na frente da lista pra ajudar a carregar mais rápido, ai vai testando a ordem ate achar o ponto certo, cada vez q faz uma reorganizaçao acho q ele testa 5 boots com ordens diferentes de drivers carregando calculando a melhor.

agora pode ter uma pa de tranquera ajudando a demorar mais tb.

[]'s

Sim sim, mas quando falei do boot levar mais de 2 minutos (estimo que seja proximo de 3) isso ja depois do 5, 6 boot. Ele se atualizou e instalou tudo, nesses o boot levou uma eternidade... depois agilizou realmente.

Eu vou dar uma olhada no mconfig (ja fazia isso no XP) e ver o que tem na lista de execuções.

Eu sou enjoado com performance, é assim mesmo. A configuração da maquina é muito boa e a performance é excepcional, o Indice Vista 3,0 ja da uma ideia da coisa.

Posso dizer que quem quiser um bom note ate 2500 reais, ele é uma boa aquisição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, nao vou memtir e falar q pegaria o lenovo porque por 2500 eu ja sou mais o ................. nem vou falar o nome pra nao me apedrejarem ehhehehehhe, mas o seu nao deixa de ser um bom note, nao so pra desempenho, mas pra durabilidade.

3.0 o index ?

ta uma nota boa, acredito que o q baixou a nota foi a performance pra jogos 3.0 certo ?

se for igual ao toshiba, ficava nesta media por causa da gma950.

pegando o driver da intel pra gma965 acho q da pra você subir isso pra 3.1 se bobear 3.2

cara, muito legal você por o review porque os lenovo sao quase como um mito hoje em dia e ninguem faz o review ate o seu chegar, marxbr tinha medo so de ouvir alguem pedindo o review hehehehehhehe

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, nao vou memtir e falar q pegaria o lenovo porque por 2500 eu ja sou mais o ................. nem vou falar o nome pra nao me apedrejarem ehhehehehhe, mas o seu nao deixa de ser um bom note, nao so pra desempenho, mas pra durabilidade.

3.0 o index ?

ta uma nota boa, acredito que o q baixou a nota foi a performance pra jogos 3.0 certo ?

se for igual ao toshiba, ficava nesta media por causa da gma950.

pegando o driver da intel pra gma965 acho q da pra você subir isso pra 3.1 se bobear 3.2

cara, muito legal você por o review porque os lenovo sao quase como um mito hoje em dia e ninguem faz o review ate o seu chegar, marxbr tinha medo so de ouvir alguem pedindo o review hehehehehhehe

[]'s

Hahaha como diz a bruxa do Pica Pau: "E la vamos nós...", no caso ai la vamos nós de Kennex! :P

Cara sinceramente eu nao comprei por pouco o Kennex e foi por dois motivos: primeiro eu queria um Core 2 Duo pra aumentar a performance e segundo... sonho de infancia! Sempre quis um IBM portatil, no caso agora Lenovo... :D Pelo menos agora não morro frustrado!

Exatamente, a nota foi la pra baixo por conta indice pra jogos. Ele não ta gerenciando quase nada de RAM ate onde vejo... vou tentar ajustar e, com ajustes e mais RAM no futuro esse indice deve aumentar um pouco! :)

Bem, nao esta uma coisa incrivel esse review mas espero que ajude sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Problemas com o XP... como assim?

Se for drivers o site da Lenovo não falha; é só escolher drivers para Notebooks & Handhelds e o modelo do seu N200 e pronto!

Agora se problema for HD Sata que o XP não reconhece, você precisa dos drivers da controladora Sata; o resto tá neste topico aqui -> http://forum.clubedohardware.com.br/hd-sata-nao/483666

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problemas com o XP... como assim?

Se for drivers o site da Lenovo não falha; é só escolher drivers para Notebooks & Handhelds e o modelo do seu N200 e pronto!

Agora se problema for HD Sata que o XP não reconhece, você precisa dos drivers da controladora Sata; o resto tá neste topico aqui -> http://forum.clubedohardware.com.br/hd-sata-nao/483666

Cara eu tenho todos os drivers PARA XP, todos! Vou criar um CD inclusive e ja criei pelo programa de recuperação a midia pra preservar o Vista. Quando for possivel eu volto... por ora quero ficar com o XP.

Havia os drivers pro HD, basta aquilo? Existe mais alguma coisa? Vou tentar pela BIOS pois eu ja vi e é possivel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poise pessoal, o N200 agora esta com o Windows XP, duas coisas:

1. Eu consegui passar pelo problema de não-reconhecimento do HD porém tive que ir a BIOS, configurar e tudo para que o HD fosse aceito. Com isso estou com o HD com SATA desabilitado pois quando altero na BIOS a tela de inicio do Windows aparece e da um erro rápido (aqueles velhos erros de tela azul) e reinicia. Não dá pra ver o que diz no erro pois pisca e reinicia! Obviamente que estou insatisfeito com isso. Irei ao longo dos dias procurar uma solução pra isso mas quem souber de qualquer coisa por favor entre em contato comigo. Isso é uma dúvida corrente aqui no forum e não há resposta até agora pra isso. Se quiserem informações sobre o sistema eu vou postar uma foto com que creio ser importante...

imagemwj8.th.jpg

Segundo consta, aqui está o HD: http://www.hitachigst.com/portal/site/en/menuitem.dac393208bfae6f199558fe7eac4f0a0/

2. Um problema no teclado: tudo legal menos uma tecla aqui embaixo onde fica a interrogação. O resto foi tudo encontrado... se alguém souber sobre isso também eu agradeço.

Posso dizer de antemão que mesmo com o HD não funcionando como SATA, a performance esta sensivelmente maior. Instalei todos os drivers lá do site da Lenovo sem problemas... inclusive atualizei a BIOS achando que conseguiria resolver a bronca mas nada.

Por favor se alguém souber alguma coisa mande ver ai! Nem que tenha que reformatar mas eu dou um jeito enquanto não tem nada instalado... vale lembrar que tem o empecilho da ausencia de floppy disk!

Bem, se sentir que isso está sendo uma coisa ruim, eu volto pro sistema antigo... coisa que não me agradaria muito mas pode servir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como o ice26 falou, esse erro ocorre porque os drivers SATA não estão instalados; e esses drivers não são de HD, mas sim da controladora SATA.

Como explico naquele tópico que lhe passei:

- Depois de instalado o XP, instalar os drivers Sata para maximizar o desempenho do hd;

- Reiniciar o notebook e;

- Acessar o BIOS para habilitar novamente o suporte Sata e pronto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bronca toda é justamente que eu não sei qual é a controladora SATA. Eu pensei que instalando o driver do chipset as coisas se ajeitassem mas não deu. Achei os drivers no site da Intel mas eles simplesmente não instalam... é um executavel e ele chega num ponto onde não permite que eu prossiga! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E os drivers da Lenovo: conseguiu instalar o Intel Matrix Storage Manager?

Só não sei se ele serve pro seu N200, pois lá existem dois types desse modelo: 0687 e o 0769... dá uma conferida aí http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?lndocid=NOTE-MATRIX e veja qual é o seu modelo para entrar na seção certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poise o problema todo é que eu baixei esse arquivo e tudo (http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?lndocid=MIGR-67897) mas ele gera um arquivo executavel que supostamente tem que ser colocado num floppy disk e eu não tenho isso no notebook. :(

Existe um meio de contornar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...