Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprendendo Mais Sobre o PCI-E 3.0


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Aprendendo Mais Sobre o PCI-E 3.0


"Este editorial explica a atual implementação do PCI Express 3.0 padrão, o que significa ser compatível com “Gen 3” e como isso afeta a compra da sua próxima placa-mãe."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No artigo diz que o suporte ao gen 3 não ocorrerá antes da intel lança o Ivy Bridge, mas e quanto os SB-E? eles não possuem controlador gen 3?

Correto lipee, possuem, o que ainda está faltando são as esperadas placas de vídeo gen 3 para que possamos ter uma ideia concreta de todo o potencial do PCI-Express 3.0.

Acredito que essas fabricantes não lançariam com tanto alarde as suas placas-mãe PCI-E 3.0 Ready se não tivessem a certeza de sua compatibilidade, mas concordo também com o Rajiv que não custa esperar pelos seus testes, que na verdade serão inúmeros. Mesmo assim, elas estão sendo testadas e aprovadas, imagine só quando for para valer.

Estou esperando.

Abraço.

:cool: Legal a matéria. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como saber se fiz uma boa compra? Comprey uma gygabyte sniper 2. Ela diz ser compativel com pci e 3....sera a tal da falsa propaganda?

Não a propaganda não é falsa não, essa placa é comppatível com pci-e gen3, mas em algum lugar na caixa fala que depende da cpu instalada e a placa de video instalada, tem que ser esses dois, mas só os processadores ivy bridge que terão pci-e gen3

fica assim então:

Processador Sandy Bridge + Placa de video pci-e gen3 = largura pci-e gen2

processador ivy bridge + placa de video pci-e gen2 = largura pci-e gen2

Processador ivy bridge _ placa de video pci-e gen3 = largura pci-e gen3

essa placa-mãe é topo de linha e você fez uma boa compra sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o artigo mais confuso do que esclarecedor.

Começa falando que as placas-mãe não dão o devido suporte ao PCI-E 3.0, e termina falando que somente quando os processadores Ivy Bridge chegarem que é poderemos usar o PCI-E 3.0 realmente.

E ainda tem os processadores Sandy Bridge-E que oferecem o suporte ao PCI-E 3.0 com 40 pistas de comunicação que foi citado ali em cima e corroborado logo depois, dizendo que o que falta são as placas de vídeo com tecnologia PCI-E 3.0 para se poder testar o slot.

Ou seja, o problema que o artigo veio alertar está onde? '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E lá recomeça a famosa corrida de troca de plataformas novamente, eu ainda utilizo o 1.0, pesquisei muito na época que foi implantado o 2.0 para ver se o ganho de uma placa de vídeo 2.0 num slot 1.0 era grande se comparado ao 2.0, minha surpresa foi que a diferença era minima não compensando fazer o upgrade e ainda continua irrelevante a diferença no caso das placas de vídeo, segue uma imagem mas recente da comparação:

58705970pcie10vs20.png

Já como o artigo diz o pci-e 3.0 só ira brilhar quando os Ivy Bridge chegare, mo mercado pois a diferença atual é insignificante:

HD7970-68.jpg

Só que como eu sempre acreditei essa tecnologia não acho que seja muito aproveita pelas Placas de Vídeo, pois do 1.0 para o 2.0 a diferença é minima se for pensar no gasto de um upgrade, acho que ela se aplica melhor em outros componentes PCI-E como Hds SSD e outros.

Eu como muitas pessoas a alguns anos atrás ficaram na duvida de trocar de plataforma (socket/processador/ram) pois tinham um equipamento razoável na época e acabaram se prendendo as tecnologias passadas, apesar que minha configuração já entrou em desuso não quer dizer que seja ruim, mas mesmo assim penso que agora é o momento certo de deixar o minha guerreira P35-DS3, mas quando vejo essas noticias de troca de plataformas e outras acho que só irei trocar quando tudo pegar fogo, pois penso da seguinte forma o ganho que irei ganhar vai ser tão alto comparado ao que tenho agora?

Resumindo não é viável ficar queimando neurônios sobre tecnologias novas que estão sendo empregadas agora e que não apresentam uma diferença gritante do que temos agora, mas não que isso seja ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe minha ignorância, mas o texto não foi esclarecedor para mim. Li as quatro páginas e não entendi bulhufas. A linguagem utilizada foi muito técnica e a ordem das idéias um pouco confusa. Peço que reescrevam este texto de maneira mais simples e didática para que os "vis mortais" possam entender, seguindo o objetivo do site do CdH.

Como exemplo, cito o trecho abaixo:

"certifique-se de que você está comprando uma placa que, pelo menos, tenha os chips comutadores adequados prontos para você tirar vantagem deles quando puder"

pergunto:

1) O que são "chips comutadores" e como identificá-los na placa-mãe?

2) Como vou saber se a placa que estou comprando tem "os chips comutadores adequados"?

3) O que significa "tirar vantagem deles (dos tais chips comutadores) quando puder"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É, não tem jeito... Se escrevemos um texto mais simples o pessoal reclama que não é aprofundado, se escrevemos um texto um pouco mais técnico, tem gente que reclama... É impossível ganhar... A lista de chips enviada pelo o autor do artigo está abaixo:

Here are some examples of bridge chips:

Pericom 3415 - Supports PCI Express 3.0; when added in, allows you to use a true multi-GPU Gen 3 spec.

White sheet: http://www.pericom.com/pdf/datasheets/PI3PCIE3415.pdf

NF200 - Supports multiple-GPUs; acts as a co-processor to provide additional lanes to motherboards and required to be considered "True SLI" (splitting the lanes to 8-8-8 speed); only supports up to PCI-E 2.0

Pericom 2415 - Supports PCI Express 2.0; acts similar to NF200

White sheet: http://www.pericom.com/pdf/datasheets/PI3PCIE2415.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe daqui a um 2 anos valha a pena investir nessa novo tecnologia,como o pessoal disse não adianta sair gastando o rico dinherinho numa nova tecnologia que ainda ta em teste, a não ser que você não tenha a aonde botar dinheiro, a não ser que invente uma placa video poderosa que use todos esse recursos,que mude da agua pro vinho,a tecnologia hoje muda muito rápido, daqui a um 2 ou 3 anos ja taremos ouvindo sobre pci-e 4.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês fazem um estardalhaço de desempenho tendo com ponto de partida a pena Placa gráfica.

Uma placa gráfica inserida ao sistema conta em 90% dos casos com um link de 16 lanes PCI-E. Com as memórias dedicadas é raridade uma VGA usar todo esse potencial de barramento, que PCI-E 2.0 ou Gen 3.

A maioria da engine usa muito pouco o processador, este seria um dos caso onde o barramento seria usado pra fazer a ponte entre GPU e CPU.

É bem comum num teste de barramento medir a velocidade em que certa quantidade de bits leva pra chegar de um ponto a outro, isso é apenas uma estimativa. Até agora não vi teste de gargalo.

Vale lembrar (1) que VGA hoje tem outras funções não apenas Games, vgas também são usadas com Co-Processadores, neste tipo de função, o uso do barramento é mais intenso.

Vale lembrar (2) PCI-E não é somente usado pela VGA, outros dispositivos que contam com menor número de lanes também o usa e nestes faz uma enorme diferença uma largura maior.

Imaginem o DMI de um processador Sandy Bridge numa placa onde vem aquele terceiro Slot PCI-E 16x e o camarada resolve fazer tri-way, RAID de SATA III, por uma placa de som OFF, neste caso PCI-E gen 3 fará uma baita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

eu ainda não estou entendo como funciona este pci-e 3.0

e eu ja comprei uma sabertooth com pci-e 3.0 para usar futuramente com as hd7000 + um i7 sandy bridge

quer dizer que meu i7 será inutel e a ***** ja ta feita ? o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ainda não estou entendo como funciona este pci-e 3.0

e eu ja comprei uma sabertooth com pci-e 3.0 para usar futuramente com as hd7000 + um i7 sandy bridge

quer dizer que meu i7 será inutel e a ***** ja ta feita ? o.O

Sandy Bridge não suporta PCI-E 3.0

i-Core 3000 todos suportarão, mesmo os i7-3900/3800 não terem oficialmente suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sandy Bridge não suporta PCI-E 3.0

i-Core 3000 todos suportarão, mesmo os i7-3900/3800 não terem oficialmente suporte.

E então, a duvida esta aí, a revisão dos sandy bridge são pci-e 2.0

eu quero entender como funciona, o pci express 3.0 e/ou 2.0 são interligados ao processador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 5 anos depois...
  • Membro VIP
23 horas atrás, Victor Schmitz disse:

Já vi escrito 

PCIe 3.0 e PCI-E 3.0 x 16

Tem alguma diferença ?

 

PCI-E é o padrão, 16X é o número de linhas que tem naquele slot.

Tem slot com uma linha, com 4, 8 e 16.

 

Os branquinhas pequenos são 1x, o amarelo é 4x, os brancos grandes "com abas" são 16 ou 8x, o branco e laranja são outra coisa. ;)

 

imageproxy.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...