Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tinha lido sim algo aqui sobre esse modelo da Corsair 430Cx ter defeitos e até parecem sérios defeitos. EStava pensando em comprar a 500Cx mas vou ler mais reviews e fazer como você disse postar no tópico fonte x configuração antes de comprar.

Você pode ter lido uma das muitas bobagens que se vê na internet, onde cada um é livre para escrever o que quer, ou pode ter feito interpretação incorreta de alguma coisa que leu. A Corsair 430CX é uma fonte muito, muito boa e eu resisto a dizer ótima por conta do cooler que não é silencioso a partir de determinada carga, não é ball bearing e podia ter o capacitor principal mais bem dimensionado. Não existem fontes ótimas nessa faixa de preço com projeto DC-DC, eficiência maior, capacitores japoneses, etc. Todas elas são apenas boas ou muito boas. Algumas têm sim maior eficiência e melhores componentes. Por outro lado, também é difícil encontrar fonte nessa faixa de preço e potência com regulação de tensão tão boa (em especial para uma fonte com regulação em grupo) e ripple/ruído elétrico tão baixo. Assim de momento eu nem me lembro de alguma. A Corsair 430CX satisfaz em tudo que é mais importante numa fonte e por isso mesmo recomendadíssima em qualquer teste sério e conceituado:

Tech Power UP:

http://www.techpowerup.com/reviews/Corsair/CX430_V2/1.html

Jonny Guru:

http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story&reid=239

Clube do Hardware:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-CX430-V2/2273

Postado
Colocar dinheiro bom em cima de uma fonte ruim, no meu entendimento, chega a ser pior do que ter comprado a mesma... Aproveite o cabo da rede elétrica dela e coloque numa fonte decente. Uma Seasonic S12II 430 Bronze, que vem sem cabo de alimentação, por exemplo..

Faça como eu.. Diga não as drogas..

NODRUGS.jpg

Diga não às drogas de fontes..

Pois é, até queria comprar outra, mas o dinheiro tá curto ultimamente. Ainda mais que minha 8800 resolveu queimar, por isso pensei em melhorar a fonte ao invés de comprar outra.

Postado
Colocar dinheiro bom em cima de uma fonte ruim, no meu entendimento, chega a ser pior do que ter comprado a mesma... Aproveite o cabo da rede elétrica dela e coloque numa fonte decente. Uma Seasonic S12II 430 Bronze, que vem sem cabo de alimentação, por exemplo..

Faça como eu.. Diga não as drogas..

NODRUGS.jpg

Diga não às drogas de fontes..

Concordo plenamente com o Faller, por isso que eu sempre digo, se você tem grana compre uma fonte descente. Nada de montar um super PC com VGA robusta e dois HDs, e tudo mais como um fonte modificada.

Se você não tem grana mas tem um pouco de prática e conhecimento e sucata disponível faça um fonte-mod.

Todas as minhas modificações tiveram custo 0,00 no que se refere a compra de componentes.

Amigos, o que acham que pode ser feito em relação a essa fonte: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-C3Tech-PUF-4050S-de-500-W/1838/1 ?

Pensei em começar substituindo a ponte retificadora e os retificadores do secundário, mas por quais?

A primeira coisa que eu faria é ir até o site: http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp, e ver quanto de potência a sua configuração "puxa" da fonte. Se, em "100% load" ficar abaixo de 260W eu não mexeria nela.

Se ficar acima disto eu faria o seguinte:

Substituindo a ponte retificadoras provavelmente você vai dar mais um gaz a ela, já que o componente está claramente subdimensionado. Mas seria mais barato colocar um dissipador de calor nele, ai ele vai para 8A o que mais que suficiente.

Além disso eu trocaria também os retificadores da linha +12V por outros com queda de tensão inferior aos 1,25v, isso colocaria as tesões da linha +12V onde deveriam estar. É engraçado mas várias fontes C3 tem este problema na linha +12V .

Apenas reforçando, não gastaria nem 0,01 nela. Só solda e tempo mesmo.

Postado

Tenho MUITA sucata aqui... Por isso pensei em modifica-la... Ela aguenta de boa minha atual config. mas estava querendo por uma VGA mais parruda, e se trocasse a fonte não sobraria grana pra VGA... Mas valeu pelas dicas. :)

Postado
Pois é, até queria comprar outra, mas o dinheiro tá curto ultimamente. Ainda mais que minha 8800 resolveu queimar, por isso pensei em melhorar a fonte ao invés de comprar outra.

Melhorar a fonte e correr o risco de queimar novamente a VGA não é uma boa ideia. Melhorar uma fonte ruim não é torná-la boa, é no máximo deixá-la menos ruim. Considero este tópico interessante apenas a título de exercícios de eletrônica. Se você quer exercitar-se na aprendizagem ou mexer na fonte por hobby, vá em frente. Se o objetivo é outro, melhor tirar a ideia da cabeça. É possível adquirir boas fontes em 12 parcelas de R$15,80.

Postado
Tenho MUITA sucata aqui... Por isso pensei em modifica-la... Ela aguenta de boa minha atual config. mas estava querendo por uma VGA mais parruda, e se trocasse a fonte não sobraria grana pra VGA... Mas valeu pelas dicas. :)

Se você usar fonte gambiarrada não vai sobrar é vga alguma para contar a história, que nem a sua 8800... (_(

Postado
Melhorar a fonte e correr o risco de queimar novamente a VGA não é uma boa ideia. Melhorar uma fonte ruim não é torná-la boa, é no máximo deixá-la menos ruim. Considero este tópico interessante apenas a título de exercícios de eletrônica. Se você quer exercitar-se na aprendizagem ou mexer na fonte por hobby, vá em frente. Se o objetivo é outro, melhor tirar a ideia da cabeça. É possível adquirir boas fontes em 12 parcelas de R$15,80.

Na minha opinião o grande problema no fonte-mod é que você até consegue saber se a fonte está entregando mais potência (talvez não consiga precisar exatamente quanto), e também se as tensões estão mais próximas dos limites permitidos, mas não tem ver como ficou o ripple nas saídas (a menos que você tenha um osciloscópio).

Se você aumentou consideravelmente a capacidade dos capacitores das saídas e adicionou/trocou bobinas por outras tenham fios de calibres adequados e maior número de voltas provavelmente ruído diminuiu.

Mas se, no mesmo fonte-mod, você também tenha trocados os retificadores das saídas por outros muito diferentes dos originais então a questão do ruído fica mais obscura. Ai não dá nem pra imaginar o que aconteceu. Componente diferente se comportam de maneira diferente. Pode ser que um componente mais potente gere menos ou mais ruido. Ai é contar com a sorte mesmo.

Compra uma boa fonte (preferencialmente aliada a uma instalação elétrica adequada e um bom filtro de linha) é o melhor investimento que você pode fazer para aumentar a durabilidade dos outros componentes do seu micro.

Sobre comprar esta boa fonte por 12x 15,80 é uma boa se você tem cartão de dívida....rsrs, quer dizer de credito. Particularmente não é o meu caso.

• Membro VIP
Postado

Fala galera, vou compartilhar com vocês a melhoria que fiz numa fonte genérica Wisecase 220W, modelo P4B2S-SK. No teste do Clube do Hardware, ela apresentou altos níveis de ruido, principalmente acima de 170W, e isso acontece porque ela não vem com alguns capacitores e bobinas para filtrar as saídas no secundário.

Então eu peguei uma velha fonte VCOM 450W de 2005 que tava aqui embaixo da cama rsrs e tirei dela 1 capacitor 1000uF x 10v, 1 capacitor 1000uF x 16v e 1 capacitor 470uF x 16v. Peguei de uma Troni 300W anos 2000, que tambem tava embaixo da cama, e tirei 2 bobinas do secundário dela, uma grande e a outra pequena.

Soldei o capacitor de 1000uF x 10v na saída de 3,3v, o de 1000uF x 16v na saída de 12v, e o de 470uF x 16v na saída de 5v. A bobina grande eu soldei na saída de 12v e a pequena na saída de 3,3v. Essa fonte já vem com uma bobina na linha de 5v.

Liguei a fonte e foi de boa, medi no multimetro e as tensões diminuiram um pouquinho (essa fonte dava 3,41v, 5,17 e 12,08v sem carga; após a modificação, caíram pra 3,38v, 5,14v e 12,05v).

Pelo menos teoricamente, o ruído deve ter diminuido bastante, mesmo com capacitores usados, porém em bom estado (não sei a marca, só sei que são pretos com escritos dourados).

Agora eu queria soldar uma bobina de ferrite no estágio de filtragem de transientes, mas essa fonte não tem o lugar para a instalação dela... teria como soldá-la em série no fio entre a tomada e o PCB?

Abaixo vão as fotos comparando o antes e o depois (a 1ª imagem é do Clube do Hardware, esqueci de fotografar a fonte antes de modificá-la rsrs):

semttulopsg.th.jpg

foto0359cpia.th.jpg

Até que está bom para uma de minhas primeiras soldas na vida, né?

• Membro VIP
Postado

Não rsrs na foto do CDH eles haviam removido o dissipador e os retificadores do secundário, por isso na foto do CDH não aparece, mas se reparar, vai ver os buracos para encaixar os retificadores e dissipador.

Montei um toca-cd com essa fonte, usando um CD-ROM antigo, um amplificador de caixinha de PC positivo, 1 caixa de som positivo também e 1 caixa que eu mesmo montei com um falante médio que foi de um subwoofer de kit 2.1 c3tech.

• 4 semanas depois...
Postado

Em relação à modificação realizada:

Modificações na fonte:

Entrada

1. Os fios da entrada foram trocados por outros de maior espessura.

Qual a bitolado do fio utilizado?

Estágio de Filtragem de Transientes

2. Coloquei os dois capacitores X Qual o valor, ou código de especificação do capacitor X?

3. Acrescentei duas bobinas na fonte (cuidado com a espessura dos fios).

Qual a especificação da bobina, usa núcleo de ferrite?

Outra dúvida, se for para colocar um varistor, no estágio de filtragem de transientes, qual seria sua especificação (código, valor de tensão, valor de joules, etc.)?

Postado

Modificações na fonte:

Entrada

1. Os fios da entrada foram trocados por outros de maior espessura.

Qual a bitolado do fio utilizado?

2. Coloquei os dois capacitores X Qual o valor, ou código de especificação do capacitor X?

Outra dúvida, se for para colocar um varistor, no estágio de filtragem de transientes, qual seria sua especificação (código, valor de tensão, valor de joules, etc.)?

1 - mínimo de 18AWG segundo a especificação ATX.

As outras espere alguém com mais experiência responder.

Postado

Modificações na fonte:

1. Os fios das saídas da fonte devem ser 18AWG/300V pelo menos. Na entrada eu coloquei 18 AWG também mas com 600V.

2. R. Os mais populares são dos capacitores X são 0,1µF, 0,33µF e 0,47µF 250V ou 275V. Eu usei 0,47 e 0,1 respectivamente, posteriormente acrescentei um 0,33µ entre eles. Com uma bobina entre cada um deles.

3. A bobina acrescentada não possuia inscrição, comparei ela no 'olhometro' com as de outras fontes mais potentes (400W-600W) pra saber se era adequada.

• 4 semanas depois...
Postado

Bom dia pessoal,

Estou concluindo mais um supply-mod, agora a fonte usada foi uma Huntkey HK-350-11A, rotulada como sendo 250 W, o que aparentemente corresponde a verdade. Decidi usa-la porque ela tinha espaço para um retificador adicional na saída 12 V e depois, durante o mod, descobri que ela ainda oferecia a opção de adicionar um “barramento” 12 V adicional.

Como era a fonte:

Por fora

A carcaça, seguia bem o modelo fonte genérica, com ventoinha de 8 cm na parte traseira. A parte interna tinha ranhuras em formato colmeia.

Um único conector para SATA, 1 Floppy, 3 IDE, conector ATX 24 pinos e ATX 12V . Todos os cabos 20AWG, como era de se esperar numa fonte barata.

65o049.jpg

Etiqueta original

Filtragem de Transients

A filtragem de transients simplesmente não existia. Como é comum em fontes genéricas havia os espaços para inserção dos componentes porém para cortar custos o fabricante resolveu suprimir estes componentes.

Autoswitch

A fonte possuía o recurso de comutação automática 110/220 V. (Não confundir com FullRanger - onde a fonte trabalha com qualquer tensão entre as duas faixas.)

Primário

Ele utilizava ponte retificadora integrada no lugar dos 4 diodos clássicos nas fontes genéricas. Era um T6KB 80 de corrente máxima de 6 A ou sem dissipador apenas 2,8 A, que é o caso.

Os capacitores eram 220 V/330 μF, valores bem comuns em fontes até 250 W. E os bem conhecidos transistores J13009-2 (24 A em modo pulsante, 12 A continuo) uma versão um pouco melhor dos 13007.

O transformador principal é de tamanho "médio para grande" se comparado às fontes deste tipo.

10hsjed.jpg

Primário

Secundário

Possuía um estágio de retificação completo, cada saída possuindo diodos duplos de potência, bobina “principal”, capacitores, e uma bobina “auxiliar”. Um detalhe interessante nesta fonte é a presença de um resistor variável (VR), que permite que seja feita um ajuste manual da tensão nas saídas 12 V e 5 V. Assim se estas tensões estiverem abaixo ou acima do permitido você pode regula-las manualmente. Claro que isso não deve ser feito com a fonte conectada ao micro.

54t7p1.jpg

Visão Geral

Modificações:

Entrada

1. Coloquei cabos mais grossos na entrada (18AWG/600 V)

2. e um soquete e com um fusível de 4 A.

3. Desativei provisoriamente o circuito autoswitch e coloquei uma chave 110/220 V. Vou explicar por que: fiquei com medo que o circuito não suportasse a corrente exigida pela nova configuração da fonte.

Filtragem de Transientes.

4. Adicionei uma placa auxiliar no conector de energia. Agora a filtragem é feita pelos seguintes componentes: duas bobinas, 2 capacitores X e 2 Y. Quero ainda colocar uma terceira bobina e mais um capacitor X, além de uma bobina na linha da chave 110/220 V.

Primário

5. Troquei o retificado pelo GBU1006 de 10A (se tiver dissipador instalado).

6. Os capacitores agora são 820 μF (quase 2,5 vezes mais).

7. Removi os varistores que ficavam entre os capacitores do primário.

Por hora, e por falta de opção, mantive os transistores J13009-2. Tenho um componente de alta eficiência e 40 A pulsante, mas precisaria de mais um pra subsistir os dois 13009.

Secundário

8. Instalei um segundo retificador 12 V, agora são 2x BYV32E ou 2x 20 A. Isto teoricamente dobra a potência máxima da saída. Teoricamente porque a potência máxima de cada saída depende de todos os componentes envolvidos, desde todo o primário, passando espessura das trilhas, transformado, bobinas, até calibre dos fios usados na saída.

9. Adicionei uma terceira bobina mais robusta na saída para habilitar o segundo barramento 12 V, e soldei os cabos do conector ATX12 nela.

10. Aumentei a capacidade dos capacitores, principalmente na linha 12 V de 2x 1000μF para 2x 2200μF e adicionei 1x 3300 μF totalizando 7700 μF (quase 4 vezes mais).

11. Coloquei um pequeno soquete para a ventoinha, facilitando a remoção da mesma.

Conectores

12. Troquei os cabos da saída ATX12V de 20AWG para 18AWG. (quero trocar os outros também)

13. Adicionei mais um cabo SATA.

Exterior

14. Troquei a carcaça da fonte por uma mais bonita...

15. e com ventoinha 12 cm com leds azuis. A carcaça veio de um Leadership e o cooler com leds de outra fonte.

Fotos da fonte atualmente:

2zjmj4n.jpg

Visão Geral

200ec8j.jpg

Primário

260wjfm.jpg

Secundário

2s16w47.jpg

Cabos

ankfq.jpg

Parte externa

Próximas modificações

A próxima mudança é trocar os transistores J13009-2. Farei isto assim que conseguir dois componentes melhores, já tenho um mais não sei qual seria o efeito de utiliza dois componente tão diferentes juntos.

Além disso, assim como já troquei os cabos da entrada e saída ATX12V de 20AWG para 18AWG, quero trocar os outros fios também.

• Membro VIP
Postado

Muito bom, flávio. A fonte originalmente já é melhor que as generiquinhas de R$ 35, com certeza deve ter virado uma fonte muito boa de 250W após as modificações.

Eu tenho minhas dúvidas pra trocar retificadores, não sei como devo dessoldar, afinal eles ficam presos no dissipador, enfim, não sei como faz isso, tem alguma dica?

Postado
Muito bom, flávio. A fonte originalmente já é melhor que as generiquinhas de R$ 35, com certeza deve ter virado uma fonte muito boa de 250W após as modificações.

Eu tenho minhas dúvidas pra trocar retificadores, não sei como devo dessoldar, afinal eles ficam presos no dissipador, enfim, não sei como faz isso, tem alguma dica?

Verdade, ela deu até pouco trabalho comparada a anterior que eu postei. Creio que ela chegue a 300W. Se fizermos uma conta que o Faller sugeriu "pegar a potência da linha 12V e somar + 50W das outras saídas" ela dava 14Ax12V+50W=218W de potência aproveitavel antes do mod. Agora a linha 12V teve sua potência dobrada: 28A*12V+50W=386W, isto se a bobina principal do secundário suportar 28A. Na pior da ipoteses vou considerar um ganho de 50% na linha 12V que daria 21A*12V+50W=302W somando todas as saídas.

Sobre os retificadores, o ideal é você comprar um sugador de solda (é baratinho), ai você retira eles com dissipador e tudo. Se não tiver o sugador tenta desparafusar os componentes.

A respeito de substuição dos retificadores é bom consultar os datasets pra ver alem da corente max as seguintes informações: tensão max e queda de tensão.

tensão max, porque já aconteceu comigo de queimar dois componente de 30A (15+15A), porque eu não tinha visto que eles aceitavam apenas 45V.

Queda de tensão porque se sua saída 12V apresenta 12,05V e você subistitui um componente de queda de 1,3V por exemplo por um de 0,55V de queda(0,75V de diferença entre eles) a sua saída 12V vai para 12,05+0,75=12,8V (bem acima do permitido - 12,6 no max).

Por isso é sempre bom ligar a fonte fora do micro e testar as tensão das saídas antes de conecta-la ao PC.

Tomando este dois cuidados não tem risco.

• Membro VIP
Postado

É, deve ter algo em torno de 300W mesmo, inclusive a fonte que eu to usando (Sentey 300W) tem 2 retificadores de 12A na linha de 12V (24A), o transformador parece ser compativel com 300W, os capacitores de entrada são de 680uF x 200V, também tipico de 300W. Só um teste como o do Clube poderia aferir a potencia exata, mas dá pra ter uma noção vendo os componentes.

Já puxei cerca de 250W desta fonte sem problemas aparentes. Eu usava uma Braview LC-8500BTX (é diferente daqueles lixos testados pelo site, a que eu tenho é bem robusta e extremamente idêntica a uma CoolerMaster 350W, porém com alguns componentes ainda mais fortes!), mas ela começou a emitir um chiado assim que eu troquei a placa mãe GA-G31M-ES2L por uma GA-G41MT-S2P (muito estranho... alguma ideia de onde pode vir esse barulho?)

Vou arrumar um sugador de solda aqui, havia me esquecido disso rsrs, então é só derreter a solda e ir sugando uma por uma né?

Abraço.

Postado
...(é diferente daqueles lixos testados pelo site, a que eu tenho é bem robusta e extremamente idêntica a uma CoolerMaster 350W, porém com alguns componentes ainda mais fortes!), mas ela começou a emitir um chiado assim que eu troquei a placa mãe GA-G31M-ES2L por uma GA-G41MT-S2P (muito estranho... alguma ideia de onde pode vir esse barulho?)

Se for tipo apito através de pesquisa na net eu encontrei que pode ser algum ou alguns componentes que estão ressonando (vibrando) em alguma frequência e apitando se este for o caso.

Mas se for chiado mesmo pode ser da ventoinha, aí você pode puxar a etiqueta que tem nela de lado e colocar uma pequena gotinha de óleo tipo da Singer, bem pouco óleo, uma gotinha bem pequena e recolar a etiqueta para proteger da poeira.

Mas se for chiado de algum componente ou componentes mesmo, cuidado pois podem estar com defeito ou sobrecarregados você sabe.

Abraço e parabéns a vocês pelos mods

• Membro VIP
Postado
Se for tipo apito através de pesquisa na net eu encontrei que pode ser algum ou alguns componentes que estão ressonando (vibrando) em alguma frequência e apitando se este for o caso.

Mas se for chiado mesmo pode ser da ventoinha, aí você pode puxar a etiqueta que tem nela e colocar uma pequena gotinha de óleo tipo da Singer, bem pouco óleo, uma gotinha bem pequena mesmo.

Mas se for chiado de algum componente ou componentes mesmo, cuidado pois podem estar com defeito ou sobrecarregados você sabe.

Abraço e parabéns a vocês pelos mods

Esses apitos eu sei como é, dava muito na minha antiga G31M-ES2L, mas na fonte é chiado mesmo, shhhhhhhhhhh, e não parece ser a ventoinha. São aleatórios, as vezes fica uns 5 minutos, para 1 minuto, volta uns 10 segundos, para, fica mais uns 10 minutos... e quando coloco no meu segundo PC com mobo G31 e tal, não tem chiado. Os chiados apareceram assim que troquei de mobo, isso que intriga. De qualquer jeito, vou trocar o cooler dela depois e testar.

Abraço.

Postado
Esses apitos eu sei como é, dava muito na minha antiga G31M-ES2L, mas na fonte é chiado mesmo, shhhhhhhhhhh, e não parece ser a ventoinha. São aleatórios, as vezes fica uns 5 minutos, para 1 minuto, volta uns 10 segundos, para, fica mais uns 10 minutos... e quando coloco no meu segundo PC com mobo G31 e tal, não tem chiado. Os chiados apareceram assim que troquei de mobo, isso que intriga. De qualquer jeito, vou trocar o cooler dela depois e testar.

Abraço.

Você pode fazer um teste que seria trocar capacitores e retificadores do secundário da fonte pra ver se para, Mas provavelmente o problema e na placa-mãe.

• Membro VIP
Postado
Você pode fazer um teste que seria trocar capacitores e retificadores do secundário da fonte pra ver se para, Mas provavelmente o problema e na placa-mãe.

Opa, posso tentar algo parecido. Inclusive na loja onde eu costumo comprar componentes, vendem uns capacitores Rubycon, de boa qualidade, seria uma boa colocá-los no lugar dos Asia'x do secundário dessa fonte, o problema é que só acho de 1500uF, enquanto que os Asia'x da fonte são 3300uF e 2200uF.

Vou testar essa fonte na outra placa mãe de novo, desta vez com a placa de vídeo GTX550 pra ver, mas tenho quase certeza de que a placa mãe nova esteja, digamos, retornando um ruído para a fonte, seria isso?

• Membro VIP
Postado

Opa, fiz alguns testes, veja:

Fonte no PC2, onboard: sem barulho

Fonte no PC2, com GTX550: sem barulho

Fonte no PC1, tanto com vga como no onboard: com barulho

Testei ligando direto na tomada: com barulho

Testei sem ligar o FAN Controller: com barulho

Testei até outro cabo A/C: com barulho

Testei uma fonte genérica Wisecase 220W no PC1: sem barulho

Reparei que o barulho começa com a inicialização do windows, no meio da tela de loading. Testei inclusive um live CD de linux, mesma coisa.

No BIOS não ocorre barulho.

Lembrando que o PC2 tem a mobo antiga, G31, e o PC1 tem a mobo nova, G41.

Liguei a fonte aberta, o barulho parece vir do secundário da fonte. Toquei os capacitores e bobinas do secundario com uma caneta tampada pra ver se mudava o barulho, mas não mudou nada. A ventoinha da fonte também não é o problema.

A mobo antiga, que fazia uns barulhinhos (bem mais baixos) quando era estressada, era só tocar uma bobina perto do southbridge que o barulho mudava. Depois vou ver se consigo ressoldá-la com o ferro de 30W que tenho aqui, é possível?

Vou trocar alguns caps do secundário pra ver se muda alguma coisa. Também nao descarto que seja da primeira parte do sistema de filtragem, que fica numa plaquinha acoplada à tomada, próxima do secundário, mas parece que o barulho vem da região dos capacitores mesmo.

Postado

Essa história de barulho é engraçada. Todas as fontes que eu tive em casa chiaram, mas também era às vezes.

Como era baixo, nem ligava. As fontes: CM Elite Power 350W, 400W e agora C3Tech GPB-450S.

Mas isso só ocorre quando liga chuveiro e torneira elétrica. Quando liga o chuveiro até a internet fica ruim (ADSL, mas mesmo tirando o no-break da energia, teoricamente evitando a entrada de ruído eletrico da rede a net fica lenta, trava, cai o sinal etc). Será que isso não pode estar acontecendo aí?

Desculpem o off-topic, mas se alguém tiver ideia do que fazer pro chuveiro não ferrar com a minha internet.....

sim, é um thermosystem :lol:

• Membro VIP
Postado

Todos esses chuveiros mais simples porém com controle eletrônico da temperatura da água, sofrem de um mal intrínseco ao modo como os mesmos ajustam a potência entregue a carga.. Eles ajustam a potência sobre a carga por PWM em 60 Hz, e desse modo geram, no início, no disparo de seu triac, uma enorme descontinuidade de flanco abrupto. Isso dai gera um sem fim de harmônicas e, pior, de elevada potência, pois se está chaveando cargas da ordem de 6.000 Watts. Isso se conhece como ajuste de potência através de "dimmer"... Um modo barato e simples de ajustar potência em AC (mas potencial gerador de harmônicas)..

Olhe como fica tipicamente a tensão sobre a carga, num chuveiro desses dai:

Angulodeconduodetriac.jpg

No primeiro gráfico com muita potência, no segundo com média potência e no último com baixa potência..

Não é melhor modo de se controlar a potência em cargas de grande inércia, e de alta potência, como por exemplo um chuveiro elétrico, por exemplo, mas com certeza é o mais barato, por isso é largamente usado..

Muito melhor seria o controle da potência entregue a carga se fosse em múltiplos ciclos inteiros, da rede elétrica. Assim:

Toda a potência: Controleon_offratedeciclosemtriacpo.jpg

Começando a suprimir potência, assim: Controleon_offratedeciclosemtriacin.jpg Note que foi suprimido um ciclo inteiro

Com baixa potência: Controleon_offratedeciclosemtria-1.jpg Muitos ciclos são suprimidos... E isso tudo se repete ciclicamente, digamos, a cada 10 ciclos se liberar um só, a potência entregue será pequena, se liberar 3 em 10, subirá a potência entregue, e se liberar 8 em 10 quase será toda a potência... E assim por diante..

Ao se liberar ciclos inteiros da rede elétrica não mais existirão aquelas descontinuidades abruptas e não mais serão geradas harmônicas e alto ruídos nas fontes e nos indutores dos filtros de linha.. Cada ciclo é liberado sempre em seu início, quando a tensão cruza pelo zero Volt.. Ligar uma carga mesmo que forte, sem tensão, sem geração de harmônicas...

Sai caro.. Não conheço nenhuma ducha que opera desse modo, de controle de liberação de ciclos inteiros, mas logo logo vão começar a aparecer, pois a "grita" é grande sobre essas dai, as comuns..... É só checar na internet para ver o pessoal reclamando que esse tipo de ducha faz seu TV "gritar" e coisas do tipo..

É uma questão de exigência de mercado... É uma questão de diferenciação de mercado, no futuro... O atual estágio da eletrônica permite que esse tipo de implementação seja feita dentro do chuveiro mesmo, com um custo pouco maior somente..

Eliminar isso dai é muito difícil a não ser por parte do fabricante, que diminuiria a inserção dessas harmônicas na rede se colocasse uma boa filtragem dentro de seu chuveiro e ainda, blindasse o mesmo para que a EMI e RFI não saia, não vaze para o meio ambiente. Sim pois além das harmônicas inseridas na rede elétrica, é um excelente transmissor de interferência. Experimente ligar um rádio AM, a pilha mesmo, aquele de escutar o jogo, nada a ver com a rede elétrica, e aumente o volume do mesmo fora de uma estação, e ligue o chuveiro.. Verás que o ajuste da temperatura da água poderá ser sentido pelo tipo de barulho no rádio.. Isso é geração de RFI e EMI.. Vai para o ar e interfere em muitas aplicações.. Por isso bagunça o sinal de seu ADSL mesmo que seja alimentado pelo no-break, sem energia AC..

De pouco adianta colocar filtro de linha antes do PC. Eu tenho um super filtro antes do PC, na energia. Sim o ruído saiu da fonte, e foi para dentro do filtro de linha.

Fica muito difícil de eliminar o mesmo com filtros comuns, desses comerciais.. Eliminei da fonte com um super filtro de linha, de quarta ordem, com dois capacitores e dois indutores.. Saiu de dentro da fonte do PC mas continua lá na rede elétrica a bagunçar, gerar ruído no televisor, aonde for..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

é, dei uma mexida na fonte, troquei varios capacitores do secundario, mas cheguei a conclusão de que não adianta procurar problema onde não tem. Pois o barulho começou após a troca de placa mãe, não tem como ser outra coisa a não ser a placa mãe. Devo usar essa placa com a fonte Sentey por uns 2 meses até pegar uma Z68 + i5.

Uma coisa que eu reparei com a nova fonte, é que os zumbidos que apareciam de vez em quando na fonte Braview passaram para o nobreak usando a fonte Sentey...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...