Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Meu computador tem uma fonte com a chave seletora pra 115v 220v acredito que ela também não deva precisar de estabilizador certo?

Andei dando uma olhada nos produtos da SMS e encontrei este filtro de linha:

Protector Clean Energy

http://www.sms.com.br/produtos/Protetores-SMS/Protector-Clean-Energy

é um bom filtro de linha?

E também vi que os estabilizadores deles são Microprocessador RISC/FLASH de alta velocidade, True RMS e contem filtro de linha interno o modelo segue no link

http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Revolution-VI

Sei que estabilizador nao é aconselhado mas não seriam duas boas opções? quero garantir proteção pois irei colocar em um Amd FX 6100 de 4Gb de memoria e não quero ter problemas.

Obrigado aos que ajudarem

O SMS Energy Clean é um bom produto sim. São duas boas opções. O protetor SMS para os equipamentos abaixo:

2e0qknp.png

E o estabilizador para o equipamento abaixo, supondo que você ainda tenha um aparelho desse:

Tv-Antiga1.jpg

Nos tempos modernos também vale para encostar portão de garagem.

Se possível alguém poderia indicar um bom filtro de linha para que eu não precise mais usar estabilizador?

Tava pensando em um Multicraft...

Compre um que presta que será melhor: Clamper, SMS, Clone F8 Plus.

Ninguém precisa de um bom filtro para não precisar usar estabilizador. Você nunca precisou usar estabilizador. Filtro com proteção contra surtos é para adicionar tomadas e dar proteção. E não para substituir estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois produtos oferecem a mesma proteção elétrica. O Multiproteção acrescenta proteção para cabo e telefone. Falta de terra não anula nem prejudica a proteção do produto no sentido em que muita gente pensa, apenas aumenta a chance dos equipamentos serem danificados por um raio. Aterramento visa proteger o ser humano, mas também oferecer um caminho seguro, controlado e de baixa impedância em direção à terra para as correntes induzidas por descargas atmosféricas (raios).

Beleza, valeu! Acho que vou mesmo pelo multienergia.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...E também vi que os estabilizadores deles são Microprocessador RISC/FLASH de alta velocidade, True RMS e contem filtro de linha interno o modelo segue no link

Sim os estabilizadores modernos ganharam oiu chips especiais, ou modernos processadores RISC, coisa muito fina... Mas de nada adianta, sua topologia de ajuste da tensão se baseia no antigo sistema de seleção de tap, igual a esses dai, de meados do século passado. Veja:

Reguladordetenso-Bredinha.jpg

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

ReguladordetensodaIntral.jpg

Esses dai, até certo ponto, eram ainda melhores, pois o "pulo" de ajuste era de 3 Volts.. 10 taps separados de 3 volts entre si. O ajuste era muito mais fino..

Os modernos estabilizadores tem alguns deles, somente 3 taps separados por 10 volts um do outro. Desse modo ele escolhe aquele que no momento tem a tensão mais parecida com a nominal..

O estabilizador deveria ser chamado de seletor de melhor tensão..

Embora sua CPU seja de altíssima velocidade, sua operação na prática na seleção da tensão, ainda é feita mecanicamente, através de relés e numa velocidade cerca de 2.000 Vezes menor que aquela em que a fonte corrige as variações da tensão da rede.. O tempo de reação das proteções gira em torno dos 0,000000001 segundos.O tempo de reação desses estabilizadores, mesmo esse que citastes ai, com RISC e tudo, é da ordem de 0,05 segundos.. Prá ti ver como é a coisa...

Quanto às proteções internas, não raras vezes não passam de um único varistor, de custo em regime industrial de não mais do que R$ 0,20..

Fracas, muito fracas proteções...

Boas proteções de mercado são muito, mas muito mais eficazes e muito mais robustas que aquelas que incorporam os estabilizadores, em média...

Um dia chegará em que, ao modelo dos EUA, os fabricantes de proteções indenizam os usuários em até 200.000 dolares, se os equipamentos desses usuários vierem a danificar por surtos de tensão derivados da rede elétrica ou de discargas por raios se devidamente equipados e protegidos com os seus protetores. Num mercado maduro isso é possível, acreditem..

Veja ai um exemplo:

A embalagem externa: Embalada numa forte caixa de papelão da UPS, cheia de flocos protetores veio essa embalagem Blister que se vê ai:

02ProtetorBelkinEmbalagem.jpg Muito bem acondicionada sem nenhuma marca de amassamento.. Assim chegou em minha casa.. A embalagem externa tem uma série de dicas, cita o limite de 200.000 dólares para cobertura de equipamentos que porventura venham a sofrer qualquer dano derivado de surtos de tensão, inclusive se derivados de descargas atmosféricas (raios) estando ligados, de modo correto, em uma proteção dessas dai. Evidente que essa cobertura só é válida nos EUA, mas a cito como reconhecimento de que a coisa ai parece séria...

Características e garantia: Dá para ver nessa foto dai, da lombada da embalagem, os detalhes das características da proteção03ProtetorBelkinGarantiaeespecifica.jpg

Isso dai foi retirado da análise completa dessa boa proteção da Belkin, que analisei ai: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4385534&postcount=39

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
valeu vou ver que eu faço

Alguém tem alguma indicação de filtro de linha?

Onde compro os filtros APC ou Clamber?

A Clamper tem loja virtual própria, ai: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use.html?limit=25

Fltros APC, se os encontrar por ai, vão ter tomadas no padrão NEMA e só operarão em 110 Volts. A WAZ tem algumas proteções da Belkin, confira: http://www.waz.com.br/catalogsearch/result/?q=belkin+protetor+contra+surto

Além dos filtros da Clamper, muito bons, podes procurar por:

Clone F8 Plus (código 01087 da Clone)

SMS Clean Energy

Upsai FHT-1200

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como lhe disse... Medir com o multímetro ou com uma galocha usada tem a exata mesma utilidade, ou seja porcaria nenhuma, não revela nada..

Medição ou detecção do fase tem de ser feita com uma chave de teste. Use a chave de teste e verás que ao alterar a posição do plug de entrada, com adaptador, vai alterar a posição do fase no filtro.. Por isso não se deve usar tomadas de dois pinos e adaptador ao ligar um equipamento de plug de 3 pinos.. Tens 50% de chance de fazer a coisa certa. (e 50% de chance de fazer errado)..

Só dá para inferir se a régua está ok se fizeres o teste com a chave de teste. Só assim é definitivo e existe uma explicação logica..

- A chave de teste detecta uma posição absoluta do terra, ou seja indica em qual o pino que o fase está..

- O multímetro indica uma diferença de potencial entre dois pontos.. Se medires do fase ao neutro vai dar exata a mesma mendida que aquela lida do neutro ao fase. Desse modo não dá para inferir aonde esse fase está..

Faça o teste com a chave de teste e experimente virar o plug de entrada do filtro para ver como a posição do fase altera.. Só um dessas posições é a correta..

Amigo Faller! Tudo bem?

Acabo de realizar algumas medições com a Chave de Teste, e você tem razão... O multimetro e a galocha neste caso servem para a mesma coisa, ou seja, nada.

Realmente quando inverto o adaptador de 2 pinos, o Fase é invertido para o outro lado, retornando ao normal quando conecto o adaptador de 2 pinos na posição correta da tomada.

O interessante, imagino que seja aquela tensão de energia de alta impedancia que você comentou, mas a chave de testes no Terra indica 55V (valor aproximado), veja algumas fotos (sempre lembrando que estou testando SEM TERRA, estou utilizando um adaptador!):

Chave de Teste no Fase (110V):

Clone_Chave_Fase.jpg

Chave de Teste no Neutro (0V):

Clone_Chave_Neutro.jpg

Chave de Teste no Terra (55V):

Clone_Chave_Terra.jpg

Uma coisa interessante, é que a chave ao mostrar o valor de 55V no TERRA não mostra aquele raiozinho no final dela indicando tensão, apenas quando conecto ao Fase ela mostra o raiozinho e indica 110V (da uma olhada nas imagens que você vai ver o raiozinho que estou falando).

Mas como você explicou, imagino que estes 55V do Terra é aquela tensão de alta impedancia, correto? Vou tentar o teste da lampada que você sugeriu e postar o resultado, ainda não tive tempo de ir até o deposito pegar o material necessário.

Um grande abraço, e muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

....

Chave de Teste no Fase (110V):

Clone_Chave_Fase.jpg

Chave de Teste no Neutro (0V):

Clone_Chave_Neutro.jpg

Chave de Teste no Terra (55V):

Clone_Chave_Terra.jpg

Uma coisa interessante, é que a chave ao mostrar o valor de 55V no TERRA não mostra aquele raiozinho no final dela indicando tensão, apenas quando conecto ao Fase ela mostra o raiozinho e indica 110V (da uma olhada nas imagens que você vai ver o raiozinho que estou falando).

Mas como você explicou, imagino que estes 55V do Terra é aquela tensão de alta impedancia, correto? Vou tentar o teste da lampada que você sugeriu e postar o resultado, ainda não tive tempo de ir até o deposito pegar o material necessário.

Um grande abraço, e muito obrigado!

Aquela é uma tensão residual, derivada dos capacitores Y de dentro do filtro. Ela não tem energia para nada. Note que com a chave de teste até já mudou o valor..

Se tivesses aterramento ela simplesmente desapareceria..

Sem aterramento na tomada fica um resquício absolutamente não preocupante, não vi ligar nada, não vai dar choque.. Esqueça que existe essa tensão residual ai..

Note que até mesmo está impresso em alto relevo, ai na tomada do Clone, um N significando um neutro..

Procure inserir (marque o modo de inserção) o plug + adaptador na parede sempre de modo ao fase ficar aonde deve ficar, ou troque a tomada da parede por uma de 3 pinos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomada foi feita justamente para ligar as coisas. Problema você tinha é em ligar no estabilizador. Mas se quiser ser paranóico, então deixe o computador sem uso e fora da energia até o filtro chegar.

.

O filtro ainda não chegou, estou ligando o pc e o monitor direto na tomada, mas o monitor tá apresentando problemas, quando eu ligo (pc depois monitor) a tela fica preta, e só aparece alguma coisa se eu desligar o monitor e ligar de novo, testei com o estabilizador e o problema não ocorre, minha dúvida é se vai acontecer isso com o filtro de linha, e o porque disso acontecer ao ligar direto na tomada, é muito chato isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aterramento protege o operador e protege seu PC contra surtos de tensão derivados de descargas atmosféricas. Leia isso dai:

Uma proteção tem dois modos básicos de proteção:

Modo diferencial: Aonde os surtos de tensão aparecem entre fase e neutro. Para supressão ou atenuação desses surtos o fio terra ou aterramento não se faz necessário. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum de acontecer e é derivado do desligamento de grandes máquinas elétricas ao longo da rede ou de manobras no sistema de energia ou até mesmo nas quedas de energia, na desalimentação dos equipamentos. Um bom filtro de linha vai proteger contra esse tipo de surto independentemente de ter ou não aterramento ai na sua tomada..

Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa..

Um bom filtro de linha passa a não ser dos mais eficazes ao enfrentar esse tipo de surto caso você não disponha do aterramento na tomada. Continua protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, mas não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento na tomada.

Note, sem o aterramento presente, nada mais é efetivo no caso de proteção contra surtos de tensão derivados de descargas elétricas atmosféricas, nem no-break, muito menso estabilizador, nem módulos isoladores. Para uma boa proteção contra surtos derivados de descargas elétricas provenientes das tempestades, um bom aterramento ajuda um monte..

Faller, desculpe minha ignorância, sou leigo nesta area; aquele terra colocado junto ao relogio de medição de energia elimina a necessidade de terra em cada tomada da casa, ou , são coisas completamente diferentes?

Acabei de receber esse filtro aqui:

http://www.amazon.com/gp/product/B000J2EN4S/ref=oh_details_o03_s00_i00

ele acusa a falta de terra (minha tomada não tem terra), no manual diz que se não estiver aterrado não há garantias de proteção. Caso o terra junto ao relogio não resolva o problema, terei que tomar cuidados maiores com as variações atmosfericas, ou, nesse caso até mesmo o "Modo comum" estará comprometido?

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, desculpe minha ignorância, sou leigo nesta area; aquele terra colocado junto ao relogio de medição de energia elimina a necessidade de terra em cada tomada da casa, ou , são coisas completamente diferentes?

Acabei de receber esse filtro aqui:

http://www.amazon.com/gp/product/B000J2EN4S/ref=oh_details_o03_s00_i00

ele acusa a falta de terra (minha tomada não tem terra), no manual diz que se não estiver aterrado não há garantias de proteção. Caso o terra junto ao relogio não resolva o problema, terei que tomar cuidados maiores com as variações atmosfericas, ou, nesse caso até mesmo o "Modo comum" estará comprometido?

Obrigado.

O aterramento sob a entrada de energia é obrigatório. Aqui onde moro se ele não etiver presente a distribuidora não liga a energia..

Ter o mesmo lá na entrada não é a mesma coisa que ter ele junto a cada tomada. Você pode fazer uma topologia do tipo TN-S homologada e permitida, sendo uma boa solução. Ela consiste em trazer, através de um fio, aquele aterramento de lé da entrada até as tomadas..

Veja ai o diagrama:

AterramentopelosistemaTN-S.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um colega perguntou a diferença entre os dois produtos da Clamper, resolvi falar com o pessoal de lá e eles foram bem solícitos e até me mandaram as fichas técnicas, informando que ambos tem a mesma proteção elétrica, só que o multiproteção tem a proteção adicional para a linha telefônica e para o cabo sinal antena. O que a gente já esperava.

Se o pessoal achar importante dar uma olhada, uma analisada, anexo eles no fim do post. Se tiver algo relevante (não entendo muito bem não =/), falem ae. Compartilhem. ^^

Ficha técnica do Clamper Multi Energia e do Clamper Multiproteção: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=6072660&postcount=730

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Clamper tem loja virtual própria, ai: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use.html?limit=25

Fltros APC, se os encontrar por ai, vão ter tomadas no padrão NEMA e só operarão em 110 Volts. A WAZ tem algumas proteções da Belkin, confira: http://www.waz.com.br/catalogsearch/result/?q=belkin+protetor+contra+surto

Além dos filtros da Clamper, muito bons, podes procurar por:

Clone F8 Plus (código 01087 da Clone)

SMS Clean Energy

Upsai FHT-1200

Obrigado faller mais uma vez

vou dar uma olhada espero conseguir resolver o meu problema

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei de acompanhar este importante tópico. Há muito tempo tinha cadastro no Clube, perdi. Estou de volta! Infelizmente tive uma experiencia bem ruim que levou meu receiver para conserto. Tenho um Harman (hk-3490) e todos que o conhecem sabe como ele é sensível a instabilidade elétrica. Bem, vou pagar quinhentinhos para consertar os componentes que foram danificados. Ele estava desligado, mas o circuito de stand-by foi para o brejo. Infelizmente em terras brazilis, a instabilidade elétrica é constante e olha que moro em Sampa. Pela opinião que acompanhei, comprei o F8 da Clone e vou comprar o SMS para ficar junto ao receiver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É Speedy com modem adsl

Pois saiba que os filtros de linha tem proteção para a rede telefônica não é para proteger seu aparelho telefônico de R$ 17,30 e sim para proteger seu modem ADSL e de lambuja seu PC, pois é bastante normal até raios entrar pela rede telefonica, passar pelo modem ADSL e adentrar o PC via cabo de rede. Veja ai um relato que achei numa busca bem simples..

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5148387&postcount=1274

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois saiba que os filtros de linha tem proteção para a rede telefônica não é para proteger seu aparelho telefônico de R$ 17,30 e sim para proteger seu modem ADSL e de lambuja seu PC, pois é bastante normal até raios entrar pela rede telefonica, passar pelo modem ADSL e adentrar o PC via cabo de rede. Veja ai um relato que achei numa busca bem simples..

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5148387&postcount=1274

Então entre esses três da Clamber que tem proteção pra linha telefônica qual deles é a melhor opção?

http://www.atera.com.br/produto/8BT2J12CFLT/Protetor+de+raio+Clamper+8+t.+127+220V+10A+293J+TV+Tel.

http://www.atera.com.br/produto/PROTECTTELW/Protetor+de+surtos+DPS+4+tomadas+Clamper+c++fone+p++PC

http://www.atera.com.br/produto/protecttelp/Protetor+de+surtos+DPS+4+tomadas+Clamper+c++fone+p++PC

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aterramento sob a entrada de energia é obrigatório. Aqui onde moro se ele não etiver presente a distribuidora não liga a energia..

Ter o mesmo lá na entrada não é a mesma coisa que ter ele junto a cada tomada. Você pode fazer uma topologia do tipo TN-S homologada e permitida, sendo uma boa solução. Ela consiste em trazer, através de um fio, aquele aterramento de lé da entrada até as tomadas..

Veja ai o diagrama:

AterramentopelosistemaTN-S.jpg

Valeu pelo retorno.

A minha rede possui 3 fios no relogio, que "penso" ter a seguinte configuração:

2 fios passam por um disjuntor de 200A cada (110v + 110v)

1 fio ligado direto sem disjuntor (neutro);

Cada fase alimenta uma parte da casa (tudo 110v) e ambos alimentam os chuveiros (todos 220v);

Eu poderia identificar qual disjuntor tem o neutro (na caixa interna da casa) e ligar ali o fio para o aterramento, ou, teria que ligar esse fio lá proximo ao relogio?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é exatamente a mesma coisa.. Prefira, se puderes, tomar um fio desde o terra, lá da entrada, debaixo do relógio medidor, e traga até a tomada..

A sua alternativa, trazer com fio desde a caixa de entrada da casa, dentro da mesma, até a tomada também tem valia mas não é a mesma coisa do anterior..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mais uma vez pela ajuda!

Só mais duas coisas:

1ª) Para levar lá para o relogio seria muito complicado, talvez, seria melhor fazer um aterramento separado mesmo, então, na sua opnião, qual destas 2 opções seria a melhor escolha:

1 - Ligar o filtro sem terra

2 - Fazer o terra na caixa interna da residencia mesmo.

2ª) Todos os aparelhos que serão ligados no filtro são de 2 pinos (tv, receptor satelite, dvd, amplificador, etc..), mesmo assim o terra valeria alguma coisa? No filtro há a indicação do fase, do neutro e do terra, mas, nesses aparelhos de 2 pinos como saber qual é o fase para ligar corretamente no fase do filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas dúvidas minhas são as mesmas do colega logo acima, sendo que a maioria dos eletrodomésticos, eletrônicos etc, utilizam comumente dos dois fio (F - N). Falar a verdade, a não ser o computador e o forno elétrico (...), todos os aparelhos aqui de casa só tem esse dois plugues...

A outra dúvida pertinente é que se a segurança de um bom filtro deve-se conjugada de, no mínimo, três varístores compreendendo a configuração F-N, F-T e N-T. Sendo assim, quem não tenha a terra o único varístor seria a tarefa de fazer toda a "trabalheira". Ou não?

Estou estudando os tópicos e já troquei os "maleditos" estabilizadores. Vou dar para o meu irmão... Comprei 2 filtros Clone f8 1087 e um SMS Cleaner Energy. O último poderia ser um produto imbatível se eles ficassem atento aos surtos na implementação de seu produto. Embora o fórum seja focado ao público "heavy-users" de computador, acredito que muitos deles compartilham outros eletrônicos como games, televisões, homes. Por falar neste último, dificilmente utilizam fontes diferentes das lineares e por isso são desenvolvido para funcionarem a uma tensão típica. Por isso o aparelho da SMS veio acalhar, pois foi numa intempérie elétrica que acredito que funcionou em subtensão agressiva por minutos que queimou o meu receiver...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!