Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Super Flower Golden Green e Golden King - Sensação fora do Brasil (At.1)


NyanDere

Posts recomendados

Olá pessoal do CDH. Estes meses estive vendo muitos reviews de fontes por aí. Simplesmente queria ampliar minha visão de mercado, e logo descobri que o mercado que não é feito só de Seasonic e Corsair. O objetivo deste tópico é alertar ao importador que existem mais fontes interessantes no mercado mundial que podem trazer muito lucro aqui no Brasil... É o caso das fontes da Super Flower, que é conhecida por fabricar muitas das fontes medíocres Extream e Sentey ERP, mas tem se destacado muito no mercado de fontes de alto desempenho.

Se quiserem ver meus outros textos, leiam:

Seasonic M12II e Platinum em breve no Brasil

Resumo das fontes Seasonic S12II no Brasil

Mas afinal, o que de fato são as Golden Green e Golden King?

São duas plataformas de alto desempenho da fabricante de fontes Super Flower, que une o trunfo de entrar no mercado de alto desempenho com fontes de custo baixo e qualidade semelhante as concorrentes. Os dois projetos contam com a moderna topologia de chaveamento ressonante, presentes nas Seasonic X-Series e Corsair AX, que proporciona melhores níveis de eficiência e dispensa o uso de bobinas no secundário, tendo menores chances de presenciar o irritante barulho de vibração de bobina (A do PFC nem dá pra tirar... :D). E já que não tem bobinas no secundário, elas possuem obrigatoriamente um conversor DC-DC que traz um controle mais rígido dos níveis de regulação de tensão que em topologias de fontes mais simples, garantindo maior estabilidade e a famosa única linha de +12V, queridinha dos gamers. Mas o que interessa mesmo é a relação custo x desempenho destas fontes.

Quais são as características e comum e diferenças?

As duas plataformas são muito semelhantes intenamente, mas para diferenciar uma Golden Green de uma Golden King é só ver o heatsink das duas fontes, preto nas Green e dourado nas King. Além disso, as fontes Golden Green possuem em comum a certificação 80plus Gold e 80plus Platinum no caso das Golden King. Além disso, as Golden King costumam possuir um controle de temperatura e de regulação de tensão ainda melhor que nas Green. Em algumas fontes a regulação de tensão até chega a bater níveis das lendárias Seasonic Platinum. A verdadeira vantagem mesmo em relação as Seasonic é a questão do ruído da fan da marca Globe Fan, presente em quase todas as Golden, superando a já muito boa San Ace das Seasonic. Ambas as fontes também possuem em comum níveis muito bons de ripple e se saem muito bem em testes de transientes apesar de não terem varistor. Contam com a presença de capacitores de qualidade da Chemi-con (Nihon desu) e até capacitores sólidos. A qualidade de solda costuma ser não ótima mas decente.

Enfim, são fontes com características que fazem elas se tornarem grandes concorrentes para as outras fabricantes. Mas o projeto delas estão presentes em diversas fontes remarcadas por muitas marcas. Agora que sabem as características das duas plataformas, vamos falar das marcas e séries que fazem uso delas, com todas as suas diferenças:

Fontes baseadas na plataforma Golden Green

1. Super Flower Golden Green (Série XE)

view1.jpg

A Super Flower é mais presente diretamente no mercado europeu de fontes, enquanto outras marcas remarcam as fontes para outros mercados. As Golden Green originais se dividem em duas séries, uma não modular que vai da versão de 400W até a de 600W e a modular, do modelo de 500W até o de 1300W. Como é uma série original, não foge das descrições que citei. Possuem uma estabilidade levemente melhor que as demais fontes baseadas na mesma série, e são as mais caras da plataforma, porém com bons preços ainda, levando em conta a performance. Eu fico um pouco decepcionado é que os modelos de 1000W e 1300W possuem quatro conectores PCI-E ao invés de seis.

Atualização: Há uma versão de 350W na Ásia, e essa seria perfeita para um HTPC.

2. Rosewill Capstone

17-182-071-TS?$S300W$

Quantas vezes já citei a série da Rosewill aqui, mostrando a sua qualidade. Ela possui quatro modelos, de 450, 550, 650 e 750W. O maior trunfo dessa série é sem dúvida o preço. Só para ter uma ideia, uma Seasonic S12II 430 Bronze custa $70 na Newegg. A Rosewill Capstone 450 é muito melhor custando o mesmo. Topologia ressonante, conversão DC-DC, eficiência de 80plus Gold, capacitores japoneses e dois conectores PCI-E a $70? É, e pensar que a Rosewill tinha um nome muito ruim até pouco tempo atrás... Sem dúvida é o grande custo-benefício no mercado americano, e podem ficar felizes, a Rosewill quer expandir o mercado mundialmente desta vez.

Atualização: O modelo de 450W está indisponível na Newegg por enquanto. Parece que a Rosewill suspendeu por um tempo as vendas desta versão. Tomara que volte...

3. Rosewill Lightning

17-182-063-TS?$S300W$

Versão colorida e modular das Capstone. Bem, na verdade essa série só é um pouco mais antiga. O curioso é que essa é uma das séries com maiores diferenças internas das demais Super Flower daqui. Usa heatpipes prateados e seu painel modular único é bem... carnavalesco, mas são Greens acima de tudo. Possui modelos de 800, 1000 e 1300W, todos modulares e preço baixo assim como as Capstone. Boas pedidas, mas pra quem gosta de um colorido.

4. Kingwin Lazer Gold (LZG-)

power1.jpg

Se divide em quatro modelos, 750, 850, 1000 e 1300W, todos modulares, porém essa série requer certo respeito, pois foi aí que a Kingwin começou a acertar a mão com suas fontes. A parceria com a Super Flower tem colocado o nome das Kingwin em patamares mais altos. Basta ver os resultados de desempenho das Lazer Gold, são excelentes, exceto para a versão de 1000W, que conta com capacitores chineses CapXon no secundário, o que coincidentemente pode ter feito aumentar muito o ripple desse modelo em específico, algo incomum a todas as fontes deste tópico. Porém, os americanos nem ligam pra isso. São um sucesso lá fora, e os preços são bons também, principalmente nos famosos "rebates". Outra característica exclusiva dessa linha é que elas possuem varistor, coisa que a Super Flower teima em não colocar. O problema da Kingwin é que ela é restrita ao mercado americano.

5. NZXT Hale 90

NZXT-HALE90-2.jpg

Quem pensa em ter fontes de cor branca e de qualidade, essa tem que ser a escolha (se bem que entra as Seasonic Platinum, mas elas não são tão "brancas"). Tem os modelos de 550, 650 (esses primeiros sumidos), 750, 850 e 1000W, todos modulares. São só um pouco mais caros que as Lazer Gold, mas por apenas $10 de diferença. Eles já apareceram aqui no Brasil durante o ano de 2010, bem que poderiam voltar para deter um pouco o monopólio de Corsair/Seasonic.

6. Sentey Golden Steel Power (GSP)

2011-10-24-product-1.gif

Única série da Super Flower Golden Green disponível no Brasil, se dividem em modelos de 650, 750, 850 e 1000W, todos modulares, mas com conectores um pouco diferentes do resto das Super Flower. Depois de analisar toda a plataforma, com certeza faço dessa série da Sentey parte das minhas recomendações. Falando em recomendação, o modelo de 850W é oferecido por $160, então por que diabos ele tem que custar R$650 por aqui? Baixem para R$500 e as Corsair AX terão concorrência de verdade.

Ranking das fontes Golden Green

1. Série Rosewill Capstone

2. Série Golden Green, Kingwin Lazer Gold 700, 850, 1300

3. Série NZXT Hale 90, Sentey GSP, Rosewill Lighting

5. Kingwin Lazer Gold 1000

Mercado

A série Golden Green foi introduzida no mercado no começo de 2010 num momento que a Super Flower precisava responder a concorrência das outras fontes 80plus Gold de outras marcas. Conseguiu unir o baixo custo de produção com a qualidade, assim as fontes baseadas no projeto se popularizaram no mercado europeu e americano. As mais fortes concorrentes das Golden Green são as Seasonic certificadas com o selo 80plus Gold, que são as Fanless, as X-Series e as Corsair AX750 e AX850, que se destacam pelo ripple baixíssimo e pela ótima qualidade de solda, além de ter o glorioso varistor que falta nas SF. Só perdem um pouco no fator silêncio. Os modelos que podem ser considerados realmente melhores que as Golden Green tecnicamente são as primeiras X-Series, de final 50, onde a regulação de tensão é mais firme, mas foram substituídas pelas novas de final 60, onde deixaram a regulação de tensão ficou um pouco pior, mas isso em prol de um custo de produção menor. As AX750 e AX850 se baseiam nas X-Series de final 60. Se for pegar a média de todos os modelos 80plus Gold do mercado, saibam que as Antec HCG, Enermax Modu 87+ e Thermaltake Grand não conseguem chegar no mesmo nível.

Fontes baseadas na série Golden King

1. Super Flower Golden King (Série PE)

SF-1000P14PE-GOLDEN-KING.jpg

Divide-se nas versões modulares (550, 650, 750, 850 e 1000W) e não-modulares (500 e 600W), se aproveitando de todas as melhoras em relação a série Golden Green. Basicamente de distingue das fontes remarcadas pelo ripple mais baixo, lembrando até mesmo fontes Seasonic. São um pouco mais caras que as remarcadas também, assim como as Golden Green.

Atualização: Em breve chegará versões de 450W, 700W, 1200W e 1300W, sendo que todas são modulares. Com faixas mais variadas de potência, se tornarão competidoras ainda mais fortes.

2. Kingwin Lazer Platinum (LZP-)

kingwin_lazer_platinum_profilelarge.jpg

As temidas concorrentes das outras fontes Platinum nos EUA. É composta por toda a linha modular da Golden King, fazendo elas concorrerem com fontes de ate faixa de preço menores. Claro, sendo fontes Platinum, custam um pouco mais que as Gold, mas custando muito menos que as outras. A estabilidade e a curva de eficiência delas é uma coisa fora comum. Agora, eu não consigo entender por que cinco conectores PCI-E ao invés de seis na versão de 1000W. Ah, nem faz falta. =P

3. Fontes Fanless

660059.jpg

Eu poderia chamar de plataforma Golden Silent (Série FG), mas são Golden King com dissipadores negros enormes, obviamente para manter a temperatura quando não existe ventoinha. Aqui inclui a Super Flower Golden Silent 500 e Kingwin Stryker Fanless 500. A diferença aqui é que a Golden Silent é levemente mais estável que a Stryker, mas em compensação é $30 mais caro. Problema para a SF? Nem se estivessem no mesmo mercado.

Atualização - A Super Flower anunciou que em breve lançará duas fontes, uma versão de 450W e de 550W.

4. Kingwin Absolute Platinum (AP-)

Há muito pouco tempo apareceu esta belezinha na Newegg por $120, tanto que não coloquei imagens. Só tem um modelo que é de 550W, não modular. Eu queria saber porque ela é tão mais barata que a LZP-550 se ela só não é modular. Pela imagem interna que eu vi, me parece ter os mesmos capacitores japoneses Chemi-con da sua irmã. Hm... Problema a vista para a Antec Earthwatts Platinum.

Ranking das fontes Golden King

1. Série Golden King

2. Fontes da Kingwin

3. Fontes Fanless

Mercado

No fim de 2010 a ECOVA certificou o primeiro selo 80plus Platinum para fontes Super Flower, e logo apareceu as Golden King no ano seguinte com alguns melhoramentos. Todos esperavam um desempenho abaixo das Enermax Platimax, as fontes Platinum que já existiam no momento. Mas aconteceu o contrário - preços menores que da série Platimax e desempenho melhor, especialmente na regulação de tensão e na eficiência em baixas cargas. Até mesmo a inovadora topologia ponte completa por troca de fase em fontes de PC não foi o suficiente para deixá-las a um preço competitivo. Legal é a briguinha entre as fabricantes:

Enermax: Ah, ainda tenho os modelos de 1200W e 1500W.

Seasonic diz: Ah, é? Então veja só.

Seasonic lança a plataforma X, baseada nas XP (Platinum e XFX 1000W) e XM (Série X de alta potência e XFX 1050/1200W), um pouco tarde, mas valendo a pena. Os preços são menores que as Enermax e o desempenho é bem melhor também, com a Seasonic Platinum 1000 mostrando um dos melhores desempenhos de regulação de tensão jamais vistos numa fonte. E a Super Flower, onde ela entra? Colocando fontes mais baratas ainda! A Kingwin LZP-1000 só para ter uma ideia, é a grande concorrente da Seasonic 1000 e custa $30 a menos e nem fica muito atrás. Boa pedida, né? Bom rebuliço no mercado também, principalmente quando a Seasonic e as outras fabricantes não possuem fontes Platinum abaixo dos $200 (Aqui só a Antec EA-650 Platinum, mas esta é bem fraquinha comparada a outras fontes Platinum). A questão é que os novos modelos Golden King vem aí e agora a concorrência fica mais ampla entre as fontes de 1200W. O modelo de 450W provavelmente é uma resposta as Antec Earthwatts Platinum também.

Conclusão

E por que eu, consumidor/importador brasileiro tenho que me ligar para isso? Para entender que há mais opções interessantes no mercado internacional que podem virar sucesso como aqui, algo que as Seasonic S12II fizeram por aqui mas entre as fontes de baixo custo. A série Golden Green ao meu ver é a que se encaixa mais com o nosso mercado. Vale a pedida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Very good Elesa, gostei do topico, =)

Apesar do mercado de fontes aqui no brasil estar mais decente hoje em dia, para nós consumidores, o fato de voce ver la fora muita coisa boa que poderia aparecer por aqui é no minimo frustrante, sem falar nos preços abusivos e taxas e mais taxas de impostos... =(

E isso acontece em varios segmentos da informatica, um bom exemplo, é achar bons monitores por aqui... simplesmente nao tem, são bem poucas as opções!

Já to ciente do seu bom trabalho por aqui e espero que continue assim meu brother, se esforçando e se dedicando como voce sempre fez, que nao só voce esta nos informando bem nisso, como também esta conseguindo mudar o pensamento que nós leigos no assunto temos e devemos aprende-lo com certeza^^

Um Abraço ae meu velho!

Itekimasu^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até uma hora atrás você não poderia me chamar de Elesa aqui não, mas agora é outra história. :D

Outra coisa que eu poderia apresentar no tópico aqui é que o país que possui mais fontes Super Flower dessas duas séries disponíveis é a Alemanha, com uma quantidade mais generosa das Golden Green. Já nos EUA eles tem as duas séries em abundância, mas mesmo assim eles vão precisar de reposição no estoque, pois já vi sinais de esgotamento da Rosewill Capstone 450 na NewEgg (também pudera, né?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notas:

Fontes Sentey GSP - São mais encontradas nas Américas, principalmente o México

Fontes Super Flower - Mais encontradas na Europa, principalmente no mercado alemão e na Ásia, no mercado taiwanês e chinês

Fontes Kingwin - São vendidas apenas nos EUA

Fontes Rosewill - Restrita a NewEgg, mas agora a Rosewill vai vender para o mundo todo

Fontes NZXT Hale 90 - Estão raras em todo lugar, mais fácil de encontrar as versões de 750, 850 e 1000W. As versões de 550W e 650W fazem muita falta... Estão mais presentes no mercado europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que a história da borboleta soa meio estranha por essas bandas tupiniquins, mas vou falar agora de uma outras fontes interessantes da Super Flower dentro deste tópico. Resultado de mais uma das minhas garimpadas... :D

As fontes Blue Butterfly da Super Flower são fontes que não fogem muito do design original das Golden Green.

full.jpg

Se diferem das Golden Green pelo dissipador de cor cinza, pois possuem a mesma topologia ressonante e conversor DC-DC, barramento de 12V único das demais fontes da Super Flower citadas neste tópico. Possuem versões que variam entre 450W até 1000W, todas com cabos fixos.

full.jpg

Parece que ele tem alguns componentes barateados, aparentemente alguns Su'scon, os mesmos capacitores taiwaneses encontrados nas Antec NeoECO, nada mal. O capacitor do primário é japonês Chemi-con KMQ, o que é bom, mas essa disposição de componentes é da versão de 550W, vale lembrar. O cabeamento da versão de 450W é de um cabo PCI-E de 6-pin e outro de 6+2pin.

full.jpg

Onde encontrá-los? Só na fonte:

http://global.pchome.com.tw/english/?mod=store&func=style_show&SR_NO=SGAA1E&tm=e

http://www.ezprice.com.tw/product.php?pid=1210952&pn=%E6%8C%AF%E8%8F%AFSUPER+FLOWER+%E5%86%B0%E5%B1%B1%E9%8A%80%E8%9D%B6+450W

http://ecshweb.pchome.com.tw/search/v1/R14SE

http://www.3ctown.com.tw/search.php?keywords=R14SE&catsel=999

O estranho é que nem no site da Super Flower se acha informações sobre elas. Porém não é treta, pode ver na certificação 80plus:

http://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSuppliesDetail.aspx?id=68&type=2

E por uma pessoa que montou:

http://7club.ithome.com.tw/article/10023051/1

Além de uma amostra básica:

http://www.coolpc.com.tw/phpBB2/viewtopic.php?f=69&t=63013

Isso tudo é porque as fontes ainda estão sendo lançadas (Por isso mesmo só tem versões de 450W, 550W e 650W), por isso pode demorar até elas chegarem ao resto do mundo. Ou fora de Taiwan, melhor dizendo. Se sairem e chegarem a preços bons (O modelo de 450W custa $75, um pouco mais cara que a Seasonic S12II 430 Bronze), podem ser ótimas escolhas, já que os testes das outras fontes Super Flower de plataformas semelhantes a essa foram muito bons. O curioso é que tem versões da mesma fonte com uma caixa preta com uma borboleta prateada, mas como as imagens do link da amostra básica mostram, são as mesmas fontes.

EDIT: Fiz uma pesquisa no Japão e vi que por lá existem as Blue Butterfly de 800W e de 1000W, só que essas versões são modulares.

As borboletas cairiam bem no Brasil, não acham? mostrando_lingua.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou atualizando o tópico novamente, pois recebi uma resposta da WAZ através de um e-mail que enviei dizendo que eles estão buscando importadores para trazer a SF para o Brasil. É bem provável que entre as fontes não tão boas desta fabricante, mas também há altas chances das Golden Green/King aparecerem em breve no mercado. Só precisamos aumentar a repercussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!