Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador Tp link 470t+ Dual Wan


Posts recomendados

Estou com 2 internets em casa, e comprei este roteador por R4 129 em 3x s/j, ontem no walmart.

 

Pesquisando na internet vi algumas pessoas dizendo que ele não soma os links de internet, mas no vídeo abaixo o usuário diz que soma sim( a partir de 6:30m).

 

Como temos pouca coisa sobre este roteador, gostaria que que tem usado e tem conhecimanto dele, que falasse algo sobre o mesmo.

 

 

 

 

 

 

Mais um vídeo abaixo:


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe essa história de somar links, isso é uma espécie de mito criado...digo uma espécie porque, na verdade, o que ocorre é que, quando você configura o roteador para agregar os links, você acaba fazendo downloads/uploads dos 2 links simultaneamente, de acordo com o uso de cada um, o que na prática acaba tornando as coisas mais velozes. Mas isso não significa que os 2 links de 10 Mbps te proporcionarão 20 Mbps, ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo e velho do Rio,

 

Hoje eu utilizo dois 480t+, um fazendo o Balance, e o outro em outra empresa como Failover. Faz dois meses que estou utilizando ambos.

 

Também tentei pesquisar bastante antes de comprar este roteador, porém esbarrei no mesmo que o Marcelo: pouca informação sobre o uso na "prática".

 

Percebi que a maioria do pessoal que fala em Load Balance são os provedores de internet (principalmente os pequenos), e este pessoal parece preferir utilizar os aparelhos da Mokrotik na maioria das vezes.

Eu preferi os TP-Link por estar familiarizado com os aparelhos desta marca.

 

Quanto a "soma" dos links concordo plenamente com o velho do Rio, pois. apesar de não ter um conhecimento tão grande na área, o que conheço de teoria me diz ser impossível esse aparelho "somar" exatamente a banda dos links. Assim restando somente a ele distribuir os pacotes pelo link que ele achar que vai ter melhor desempenho para aquele tipo, naquele momento (ou dependendo da configuração que você fez nele).

 

Agora vamos ao que senti na prática utilizando eles.

Quando eu li o manual, eu deixei ambas as opções da aba "General" do Load Balance selecionadas.

Isso pois o manual fala:

"With the box before Enable Application Optimized Routing checked, the router will consider the source IP address and destination IP address of the packets as a whole and record the WAN port they pass through. And then the packets with the same source IP address and destination IP address or destination port will be forwarded to the recorded WAN port. This feature is to ensure the multi-connected applications to work properly.

Check the box before Enable Bandwidth Based Balance Routing and select the WAN port below, Load Balance of the specified WAN port will be enabled automatically if no routing rules are set."

 

Porém percebi que que o desempenho não estava sendo muito como o esperado, então procurei mais sobre a configuração pela "tio google" e acabei vendo exatamente este mesmo vídeo que você postou.

Segui o conselho dele, e deixei ambas as opções desativadas, e deu certo !!

Melhorou visivelmente o desempenho, principalmente na navegação.

 

Já que estamos falando deste roteador, e não tem muita informação dele por aqui, gostaria de deixar mais algumas impressões que estou tendo com eles.

 

No local onde utilizo ele como opção de back up do segundo link (ou Failover), ele se comporta extremamente bem. Quando o primeiro link (VIVO Fibra 50 Mb) cai, o segundo (um TP-Link MR3240 3G com um modem USB espetado nele), assume praticamente no mesmo momento. E quando o Fibra retorna ele já faz a comutação em instantes também.

 

Porém no local onde ele está como Balance as coisas não funcionam tão bem.

Se o link que está na WAN1 cai, a maioria das vezes a conexão fica muito ruim, e as vezes até para a navegação. Sendo necessário que eu tire o cabo da WAN1 para ele passar a utilizar somente a conexão da WAN2.

Só que o detalhe é que neste local as opções de provedor de internet são muito restritas. Na conexão 1 está um Link de um provedor local que é via rádio, então a antena que faz a autenticação, funcionando como um primeiro roteador antes do 480t+ (não posso colocar em Bridge pois o provedor não dá acesso as configs da antena). E pra piorar a WAN 2 é um VIVO BOX 4G, que não tem como ser colocado em Bridge pois não existe essa opção.

Então eu não sei se o problema é com o método de Balance do roteador (como falam os que adoram os Mikrotik´s), ou se isto ocorre pois a NAT neste meu ambiente fica meio confusa.

 

Espero ter ajudado compartilhando essa minha experiencia com essa séria da TP-Link.,

 

ATT,

 

PS: Esse link que você postou velho do Rio, é realmente ótimo para entendermos melhor o Load Balance, essa do congestionamento para a praia foi legal hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CadoBR, muito bom sua explanação.

 

Configurando o Roteador como opção de back up do segundo link (ou Failover), ele não usa as 2 internets nem em múltiplas conexões( gerenciador de downloads e torrentes)?

 

E no outro Roteador que está como Balance, voce tá tendo dificuldade pra acessar sites Bancários?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

 

O que está como Failover não utiliza as duas. Utiliza somente a WAN que você configurar como primária.

Naquela tela de entrada ele mostra os dois Links como "Link Up", porém a WAN2 (que eu coloquei como Back Up) ele deixa como desconectada, e só conecta quando o primário cai.

Se você quiser uns prints das telas como estão me avise que te mando.

 

Já no que está Balance não há acesso a bancos por lá. Porém em alguns sites com o da Net Combo está tendo problemas de quando um usuário faz login para pegar uma segunda via de boleto por exemplo, ele sai na mesma hora.

Só que acessar o Terminal Service da empresa matriz onde está o servidor está sem problemas. Acessa normal, autentica e fica estável a conexão.

 

Quando pesquisei também vi que isso poderia acontecer, devido ao roteador poder tentar dividir os pacotes entre as WANs daquele acesso, e o receptor (no caso Banco), entender que está acontecendo uma tentativa de acesso simultâneo para fraude.

Eu acredito que isso aconteça pois as WANs vão ter IPs públicos diferentes, e isso gera o problemas em algumas autenticações, estou certo ?

 

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

 

No local onde utilizo ele como opção de back up do segundo link (ou Failover), ele se comporta extremamente bem. Quando o primeiro link (VIVO Fibra 50 Mb) cai, o segundo (um TP-Link MR3240 3G com um modem USB espetado nele), assume praticamente no mesmo momento. E quando o Fibra retorna ele já faz a comutação em instantes também.

 

Precisou ativar a opção watchdog?  Mas alguma informação nova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@CadoBR, os bancos e alguns sites não aceitam comunicações de IPs que não tenham feito handshake, então se ele tenta enviar os pacotes porque a outra WAN está liberada o site nega e o sistema pode cancelar o acesso. Em alguns roteadores tem uma regra que quando ocorrer chamadas https ou determinada lista branca você força o uso do link. (É uma opção que reduz os problemas para este caso)

 

E quanto a somar links tudo depende de como você olha. O roteador de load balance faz seu trabalho, se você tem 20 acessos que usam a internet mas com possibilidade máxima de links de 10MB a internet, pode ficar sofrível. Você pode adquirir 2 acessos e colocar 10 acessos em 1 e as outras 10 no outro. Agora, por exemplo o modem do link 1 cai, 10 acessos ficam sem internet. O que o roteador de load balance é distribuir as conexões de modo que elas obtenham o melhor serviço para a rede, então de certa forma se os 20 acessos estiverem sendo utilizados para cada um deles é como se o link total fosse 20 MB (considerando 2x10MB), a vantagem de ser transparente se um link cai o outro assume toda a rede sem necessidade de ficar configurando acessos. Para alguns programas a soma de link pode ser verificada facilmente, em um dos locais que configurei um 470T ele tinha um acesso de 1/1 MB (DSL) e outra internet mas a rádio de 10/1MB (download/upload respectivamente), no torrent por exemplo ele conseguia fazer upload a quase 2MB, prova que para o acesso é como se o link estivesse agregado, mas neste caso isto ocorre por causa da natureza P2P do programa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisou ativar a opção watchdog?  Mas alguma informação nova?

Marcelo, a função watchdog seria "Online Detection", na aba "Maintenance", "Diagnostics" ?

Se for isso está habilitada sim. Porém tenho uma informação nova (pelo menos pra mim né hehehe):

Como eu citei acima, na empresa em que deixei como Balance, estou tendo dificuldade, então acabei deixando um link principal e outro como Backup, no modo Failover. Mas mesmo assim o roteador estava com dificuldades pra identificar quando o link ficava sem navegação (não caia de vez só, então não desconectava).

Então eu modifiquei o "Online Detection" para manual, e coloquei o IP do Google, e os DNS dos provedores.

Como eu fiz isso faz muito pouco tempo (uns 10 dias), parece ter melhorado, mas não tem tempo pra dizer com certeza.

Eu preciso voltar ao modo "Balance" para ver se ele vai melhorar a questão de quando um link ficar sem navegação, se ele vai jogar para o outro automático. Assim que fizer posto os resultados aqui.

 

 

@CadoBR, os bancos e alguns sites não aceitam comunicações de IPs que não tenham feito handshake, então se ele tenta enviar os pacotes porque a outra WAN está liberada o site nega e o sistema pode cancelar o acesso. Em alguns roteadores tem uma regra que quando ocorrer chamadas https ou determinada lista branca você força o uso do link. (É uma opção que reduz os problemas para este caso)

 

E quanto a somar links ....

Dwatashi,

 

Eu não achei nenhuma regra que eu possa ativar com esse sentido no roteador de mandar as requisições https na mesma WAN.

Da divisão de usuários, IP´s sim, mas realmente cai naquele caso de que se a WAN especificada cair já era. Então deixava no aberto mesmo.

 

Agora, quanto ao "Online Detection", vocês deixam no "auto" ou no "manual" ? Se no manual, qual a config que estão usando ?

E quanto ao Balance, vocês estão deixando as opções ativadas ou desativadas ?

 

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não acesso o roteador a um bom tempo, então não sei como está agora. Na época tinha configurado o balance de modo automático, mas como o tamanho dos links era muito diferente a maioria do tráfego era direcionada para o link maior, mesmo que para determinadas operações sendo ruim por causa da latência.

 

Tinha feito o teste manual, onde desconectava o cabo, demorava uns 2 minutos para que a internet funcionasse normalmente, principalmente quando o link maior caía. 

 

No caso eu também usei uma regra para verificar se o link estava funcionando, porque no auto ele não funcionava corretamente. Na verdade o firmware do revisão 1 que usei era limitado o DDNS também não atualizava corretamente se o IP mudasse no acesso dinâmico. No outro era IP fixo, mas tinha que forçar a atualização pois utilizava uma conta gratuita que expirava depois de 30 dias sem atualizações.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, a função watchdog seria "Online Detection", na aba "Maintenance", "Diagnostics" ?

 

Sim, isso mesmo.

 

O Colega Fbreve, do Adrenaline, me disse para por o dns do Goggle nos 2 campos das duas wan, ele usa assim e funciona.

 

Com a opção Timing você especifica dias e horários em que se deve usar a conexão Backup, e nos demais dias/horários será utilizada a conexão primária.

 

No caso dos bancos, eu resolvi o problema fazendo um routing Policy e redirecionei as duas wan para um ip fixo, um ip pro celular e outro pro computador, para o tráfego sair só pela wan 1.

 

 

Load Balance - TP-link TL-R470T+ (post 229)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha feito o teste manual, onde desconectava o cabo, demorava uns 2 minutos para que a internet funcionasse normalmente, principalmente quando o link maior caía. 

 

No caso eu também usei uma regra para verificar se o link estava funcionando, porque no auto ele não funcionava corretamente. Na verdade o firmware do revisão 1 que usei era limitado o DDNS também não atualizava corretamente se o IP mudasse no acesso dinâmico. No outro era IP fixo, mas tinha que forçar a atualização pois utilizava uma conta gratuita que expirava depois de 30 dias sem atualizações.

Dwatashi,

Aqui quando eu desconecto o cabo ele já reconhece na hora e muda em questão de segundos. E também não tenho problema nos DDNS que uso do No-Ip (também gratuitos que precisa confirmar periodicamente). Destes dois itens não posso reclamar.

 

Sim, isso mesmo.

 

O Colega Fbreve, do Adrenaline, me disse para por o dns do Goggle nos 2 campos das duas wan, ele usa assim e funciona.

 

Com a opção Timing você especifica dias e horários em que se deve usar a conexão Backup, e nos demais dias/horários será utilizada a conexão primária.

 

No caso dos bancos, eu resolvi o problema fazendo um routing Policy e redirecionei as duas wan para um ip fixo, um ip pro celular e outro pro computador, para o tráfego sair só pela wan 1.

 

 

Load Balance - TP-link TL-R470T+ (post 229)

Marcelo,

O DNS do google que você está usando é o 8.8.8.8 ?

Do Timing eu vi no manual, porém não é o meu caso aqui.

Já no Policy Routing, você configurando assim não cairá na situação de quando o WAN 1 cair você fica sem acesso aos bancos ?

Eu usei este campo para criar uma regra onde coloquei a faixa de IP que eu deixo destinada ao WIFI de clientes, pois se a WAN principal cair eles perder conexão mas não sobrecarregam a secundária.

 

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu mudei ambos os campos do Online Detection (Ping e DNS Lookup) para 8.8.8.8 e voltei ele pro Balance com as duas opções sem selecionar, vamos ver se fica estável.

 

General
  Enable Application Optimized Routing Enable Bandwidth Based Balance Routing  

 

 

O meu também tá assim, mas como só uso em casa pode ser que eu não percaba diferença. Se tu ver melhorias ai me fale.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi e @marcelogon

 

É, não tive sucesso no balance aqui, nem com todas as idéias que trocamos. Tive que voltar ao Failorver

Tem momentos que fica extremamente lenta a navegação, ou mesmo o acesso ao banco de dados externo.

 

Vou explicar o quadro atual para que possa servir de expêriencia:

2 Links de provedores locais "pequenos" (nem vivo, nem GVT, nem NET, etc.): um de fibra de 10/1 e outro via rádio de 6/1.

 

O de fibra tem as variações normais de uma conexão, porém a via rádio tem horários de pico (11:30 - 13:00 e após as 17:00) que a conexão não chega a cair, mas fica muito lenta.

 

Quando o roteador está no balance e essa segunda conexão chega nesse nível, trava tudo.

 

Hoje as configurações das WANs estão ambas UP e DOWN de 100000 Kbps.

O correto seria configurar os valores de cada conexão certo.
Porém eu estou pensando em colocar na segunda conexão em algo tipo 2 Mb, pois daí ele vai balancear só 20% do fluxo para essa WAN certo ?

 

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@CadoBR

 

Em teoria sim, mas não sabemos se a métrica é baseada apenas na velocidade do link, latência, etc.

 

Acho que não custa tentar, mas como disse comigo como os links eram muito diferentes quando o link maior caía, mesmo tendo latência maior a rede ficava lenta, mas depois voltava a funcionar, claro com as limitações de velocidade.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Excelente post este, vou contar a minha história.

 

Tenho um 470r+, uso em casa mesmo, porque nenhuma operadora de internet fica estável o tempo todo.

 

Tenho na wan1 a live tim de 30mb e na wan2 a net virtua com 2mb.

 

Estou quebrando a cabeça tentando utilizar o modo balance, nunca fica bom, não importa o que eu faca, vou explicar:

 

Opção 1: Com os dois checkbox ligados (optimaze e bandwith) 

 

Como tenho dois links bem diferentes (30mb e 2mb) ele balanceava por igual, deixando minha internet super lenta, melhorou bem, depois que eu aprendi a setar a velocidade de cada wan lá na primeira aba. Nesta configuração site de bancos funcionam normalmente.

 

Opção 2 - Com os checkbox desligados

 

A internet realmente fica bem mais rápida, paraleliza as conexões e usa os dois links ao mesmo tempo sem a responsabilidade de balancear. O problema é que alguns sites de bancos não funcionam, e alguns outros que possuem segurança também.

 

Resumo:

Preferi usar a opção 1, mas o problema de ambas as opções é que o online detection não funciona muito bem, isto é, quando minha wan1 fica sem internet, ele perde totalmente a conexão, fica sem internet, não sabe usar a wan2. E mesmo que a wan1 volte depois, não adianta, só rebootando mesmo.

 

Tenho a impressão de que o online detection só serve para diagnóstico mesmo, parece não ter a função de atuar ativamente no balanceamento das conexões. Qualquer flutuação na internet, ele se perde e a todo instante tenho que ficar rebootando o balancer. Porque aqui em casa a tim é a melhor, mas muito instável, desconecta a todo instante.

 

Vocês têm alguma solução para isto ?

 

Vi que teve um rapaz que desenvolveu uns bash linux pra ficar dando refresh no balancer a cada 5 min pra ele acordar pra vida

 

Talvez a solução seja configurar failover de link backup, disseram que funciona bem, vou testar, mas gostaria de usar o modo balancer.

 

Valeu galera.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, victorjabur disse:

 

Opção 2 - Com os checkbox desligados

 

A internet realmente fica bem mais rápida, paraleliza as conexões e usa os dois links ao mesmo tempo sem a responsabilidade de balancear. O problema é que alguns sites de bancos não funcionam, e alguns outros que possuem segurança também.

 

Isso acontece pois o "Enable Application Optimized Routing" serve para que a aplicação mantenha a mesma conexão para o envio e recebimento dos pacotes. Ela cria como um caminho fixo para que os sites dos bancos não interpretem isso como uma tentativa de um invasor na conexão. Quando você desliga essa opção ele não mantem essa fidelidade, usa as duas conexões para ganhar velocidade.

 

 

39 minutos atrás, victorjabur disse:

Resumo:

Preferi usar a opção 1, mas o problema de ambas as opções é que o online detection não funciona muito bem, isto é, quando minha wan1 fica sem internet, ele perde totalmente a conexão, fica sem internet, não sabe usar a wan2. E mesmo que a wan1 volte depois, não adianta, só rebootando mesmo.

 

Tenho a impressão de que o online detection só serve para diagnóstico mesmo, parece não ter a função de atuar ativamente no balanceamento das conexões. Qualquer flutuação na internet, ele se perde e a todo instante tenho que ficar rebootando o balancer. Porque aqui em casa a tim é a melhor, mas muito instável, desconecta a todo instante.

 

 

Eu tive problemas com o "on line detection" principalmente quando você usa o roteador fornecido pela operadora de internet com o DHCP ligado. Ele se confunde um pouco com isso, de perceber quando a conexão cai se não estiver apontado direto para internet.

Hoje eu uso o modem/roteador das duas conexões (WAN1 e WAN2) em bridge. Deixo o 480T+ pegar o IP público direto da conexão, e configurei manual apontando para o google (8.8.8.8) o "on line detection". Desse jeito não tive mais problemas.

 

 

39 minutos atrás, victorjabur disse:

Talvez a solução seja configurar failover de link backup, disseram que funciona bem, vou testar, mas gostaria de usar o modo balancer.

 

 

Tenho em duas empresas:

1a- Como Failover: funciona perfeito. Detecta em segundos que a conexão caiu e usa a 2a, voltando imediatamente quando volta a WAN1.

 

2a- Com as WANs simultaneas: roteador fica meio perdido quando o "Enable Bandwidth Based Balance Routing" está ligado. De repente ele deixa a conexão muito mais lenta. Acredito que seja principalmente pois aqui a velocidade da conexão varia muito em uma das conexões, e ele não percebe isso e continua enviando a mesma quantidade de tráfego para ela, e vira uma caca. Então o que estou fazendo é deixar essa opção desligada, e só ligar o "Enable Application Optimized Routing", pois assim ele dá problemas em bancos. Talvez essa forma (1a caixa ativada, e 2a desativada) possa resolver o seu problema de aproveitar melhor as duas conexões e não barrar os bancos. Mas veja que mesmo assim ele ainda vai reduzir a velocidade.

 

Agora, no seu caso, eu tentaria em "Failover", fazendo isso que te falei de deixar o TIM em bridge e configurando o apontamento para o 8.8.8.8.

 

ATT,

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa tarde a Todos, Muito bom esse tópico.

Aqui me deparei com o mesmo problema de um link cair e o equipamento continuar mandando pacotes para o link que estava fora.

Meu equipamento trabalha como loadbalance, segui as dicas aqui de configuração do online detection e aparentemente funcionou. 

Agora é testar para ver se funciona!

abraço a todos! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!