Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WT-220CL Observando a tecnologia da lixeira Brother


Posts recomendados

  • Membro VIP

Quando se procura algo dentro do lixo, sempre se encontra alguma coisa interessante, seja uma senha anotada em em papel por algum funcionário relapso ou até mesmo dinheiro, nunca se sabe, só vai vai descobrir quando entra na lixeira e começa a procurar, eu mesmo já achei ouro, moedas, chaves criptográficas anotadas a mão em um papel amassado, colher de prata, HDs repletos de informações etc.

No caso da lixeira de uma impressora brother, não se pode esperar mais nada além de encontrar pó de Toner entretanto, não resisti a curiosidade e abri a lixeira (WT-220CL) da impressora colorida Brother HL-3140CW com 4.300 folhas impressas.

Pensei que seria fácil como no vídeo abaixo:

 

Mas, o encaixe da tampa era diferente, mesmo soltando os parafusos ainda tinham travas plásticas que impedia levantar a tampa para fácil visualização do interior, a principal intenção era tentar reaproveitar o pó recolhido colocando para imprimir de novo, ver como saia, já tinha feito isto antes com pó de impressora monocromática e até que funciona bem, mesmo com fragmentos de papel misturados.

Segue abaixo o link das fotografias da aventura para download:

https://drive.google.com/open?id=16ggV2PIKOROlxN1WFtBzxkVt6euRLedD

Usei uma caixa plástica para coletar o pó e coloquei dentro de um frasco transparente vazio de 500ml de enxaguante bucal, encheu pela metade como na foto com a luz da lanterna por trás, a cor do pó é um verde escuro. Não pesei. As fotos mostram quando abri um pouco a lixeira e o pó começou a cair e depois apenas o pó na caixa e a peça já limpa, mostrando sua intimidade, uma espécie de grelha um eixo tipo macarrão parafuso e uma tampinha plástica.

Por dedução lógica deve funcionar da seguinte forma, o pó é capturado pelo rolo preto, que tem a mesma consistência do rolo do interior do Toner, só esqueci de medir para ver se eram iguais, ao girar passa pelo plástico transparente, no detalhe da foto, dá para ver com a luz da lanterna por trás, é como uma janela, se soubesse, podia ter iluminado e visto o interior sem precisar desmontar, depois do plástico o pó deve cair no compartimento interno logo em cima do rolo de plástico branco tipo parafuso, que ao girar deve empurrar o pó para o interior, onde encontra a grelha, tudo acionado por engrenagens, esta grelha faz um movimento de vai e vem e tudo indica que empurre o pó para o fundo, até aqui tudo perfeito, só não sei para que serve a tampinha interna a qual tem uma conexão com o lado de fora, conforme o detalhe das fotos, tem duas posições, aberta e fechada, não lembro mais qual era a posição original e montei tudo com ela aberta. Ao ligar a impressora apareceu a mensagem: "Cx TR a acabar", esta mensagem nunca tinha aparecido antes, desliguei, tirei a lixeira e mudei a posição da tampinha de aberta para fechada, não precisa abrir a lixeira para isso, dá para cessar pela capa preta e girar, nas fotos tem os detalhes, recoloquei e liguei de novo, não apareceu mensagem de erro, bingo, tudo leva a crer que quando a lixeira estiver bem cheia, o pó não vai conseguir ir para o fundo e vai forçar a abertura da tampinha interna a qual quando se abre, aciona o terminal elétrico que faz acionar o aviso de que a lixeira está a acabar, interessante esta tecnologia, não precisa ficar monitorando uma janelinha como no caso do WT300CL.

Do lado contrário as engrenagens tem uns terminais elétricos, meio complexos e sem uma finalidade aparente, acho muito provável que seja para indicar que a peça está no lugar certo dentro da impressora e se for removida, deve aparecer alguma mensagem de erro do tipo sem lixeira. Numa próxima vez faço o teste.

Posso não ter achado no interior da lixeira algum ouro ou dinheiro mas, pude ver como as coisas acontecem dentro da impressora e ganhei experiência, já sei que a mensagem de Cx TR a acabar quer dizer apenas que a lixeira está cheia, posso conforme o caso, só mudar a chavinha da tampinha para continuar o trabalho e depois tomar as providências, também vi que posso limpar com um aspirador de pó de Toner sem desmontar, basta tirar o eixo coletor e colocar a boca do aspirador na entrada, sem fazer sujeira.

Só falta saber qual a cor da impressão do pó recolhido.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

Tem um vídeo que mostra alguns detalhes que não consigo compreender:

 

Eu estou pensando em abrir outra lixeira para limpar porque imagino que o rolo de espuma deve estar impregnado e não consegue absorver tudo, como consequência a folha está saindo suja.

Também achei outros vídeos:

Eu imagino que o problema de apenas mudar a chave deve resolver temporariamente porque com o tempo de uso, o pó vai acumular e forçar a peça a "abrir" de novo.

 

Outra curiosidade é que não existe reposição para o WT-220CL, simplesmente não tem nova à venda, nem sequer no fabricante mas, em sites de leilões consegue achar uma "recondicionada", ou seja, alguém pegou uma usada, abriu par limpar e fez o reset, ou melhor, mudou a chave para a posição original.

Como ele é o único que faz isto, cobra 400 reais pela peça pronta, eu não sei como ele as consegue, talvez esteja reaproveitando partes de um lote de sucata. Na área de perguntas ele até comenta problemas que teve com o fabricante que abriu uma reclamação contra o anúncio dele.

Mas, e se eu não encontrar à venda nem mesmo a usada? Minha impressora vira sucata? Calma, eu não aconselho a se aventurar a limpar a lixeira porque o pó pode lhe fazer mal à saúde então, uma solução seria procurar um profissional de reciclagem de toner ou então um técnico de impressora e mostrar a ele o vídeo acima para que ele veja qual fácil é o procedimento de limpeza. Nem precisa se preocupar em abrir um processo contra o fabricante por falta de reposição de peças. Tem ainda a possibilidade de comprar uma impressora usada, talvez com defeito e com um preço atraente, que compense investir para usar as peças de reposição.

Outro aspecto da tecnologia que envolve esta peça, é a travinha amarela que aparece nos vídeos, nas impressoras que comprei usadas vieram sem a travinha e na que comprei nova eu removi, fiquei na dúvida porque nada é mencionado no manual e como é de cor amarela, igual as outras partes de proteção que são mencionadas no manual para serem descartadas, eu achei por bem tirar ela. Na realidade, nunca tive algum problema que pudesse se relacionar com a falta da travinha de plástico amarela, e assim, creio que não haja problema algum em ter ou não ter esta travinha na impressora.

A questão do acionador de caixa cheia é bem simples, pelo que entendi em determinado momento, com ela quase cheia de pó, dá o primeiro aviso de que está próximo do fim e posteriormente quando fica totalmente impregnada de pó, dá o aviso definitivo de trocar a peça, neste caso a impressora deixa de funcionar, até que seja feito a troca dela ou então a limpeza e reposicionamento.

Tem a questão do rolo de espuma, eu estou trabalhando em suposições do tipo contaminação do pó, igual ocorre na recarga do toner TN221, tipo assim, o toner fica vazio e apenas coloco pó novo, de outra marca, por exemplo era original e coloco pó de recarga não original, quando faço isto, ocorre uma contaminação esquisita, o pó velho entra em contato com o pó novo dentro do rolo de espuma e na hora de passar este pó para o papel acaba mandando mais pó que o normal e a folha fica suja, ele não forma uma fina camada de pó no rolo de borracha, acaba por formar uma grossa camada de pó.

Já no casa da recarga com a limpeza do rolo de espuma esta contaminação não ocorre e o rolo de borracha fica com uma fina camada.

Com base nesta observação, eu fico formulando teorias sobre o rolo de espuma da lixeira, como ele sendo a causa da folha ficar suja, tipo assim, ele não consegue absorver todo o pó e o transferir para dentro da lixeira, deixando um excesso voltar para a impressora.

Observando o vídeo de limpeza, pude notar que passaram o aspirador de pó também no rolo de espuma quando fizeram a limpeza.

Outra coisa, se realmente a capacidade do rolo de espuma de absorver o pó se deteriora, digamos igual ocorre com o rolo de espuma do TN221, então, qual seria a vida útil da lixeira? Em tempo de uso ou por quantidade de impressões? E como seria possível fazer sua reposição? Tipo, que outro modelo de lixeira usa o mesmo rolo.

Mais uma suposição, parece que o pó vai para o rolo de espuma através do transferbelt, pelo menos imagino isto já que nas beiradas onde o rolo não toca, fica um rastro de pó e se o rolo de espuma não consegue absorver tudo, com certeza o pó continua na cinta do transferbelt e vai afetar de alguma forma na qualidade da impressão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!