Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente eu instalei o jogo Forza Horizon 4, se trata de uma conta compartilhada comprada no ML. No inicio, depois de 5~15 minutos jogando o jogo travava, ficava com uma tela cinza e fechava, resolvi isso colocando a prioridade em "Acima do normal" e criando um arquivo .bat no qual fazia a internet reiniciar a cada 4 minutos (250 segundos), isso até que resolveu o problema, somente de vez em quando que o jogo crashava após terminar uma corrida, porém o que é bom, acaba depressa, o jogo começou a travar aponto de não conseguir nem dar Ctrl+Alt+Del, mas invés de travar e fechar, o Windows dava aquela famosa tela azul da morte: "Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reiniciado".

Da primeira vez, tudo bem, pensei que poderia ser um problema com algum outro programa aberto... mas isso começou a acontecer todas as vezes que eu jogava, após 5~15 minutos jogando. Não acho que seja um problema de falta de memória RAM pois meu PC tem 3x4GB de RAM (2 trabalhando em Dual Channel e uma em Single Channel, as 2 trabalhando em Dual Channel são exatamente iguais e a em Single Channel é completamente diferente, até frequência), meu processador aguenta o trabalho, é um i5 3570 e minha placa de vídeo é uma GTX 1060 3GB.

Suponho que não seja um problema de hardware, pois como já disse, meu computador suporta tranquilamente o jogo, até porque os gráficos estavam em Alto~Baixo e o FPS oscilava entre 60 e 100. Todas as vezes que eu abri o jogo coloquei a prioridade em "Acima do normal".  

Alguém sabe o que pode ser e se isso pode ser resolvido e como?

Postado

@William_1223  Deixe só as memórias iguais e retire a terceira.

Colocar uma memória diferente pode dar problema. Para você estar em dual channel você precisa de 2 ou 4 memórias iguais. Só 1 ou 3 memórias volta para single channel.

Postado

@MrNobody Antes de eu comprar a terceira memória eu não sabia que causava diminuição de desempenho, hoje em sei, porém não sabia que poderia causar algum problema. Comprei ela por um preço razoável, irei vende-la.

Mas mesmo assim, não creio que seja um problema relacionado a memória RAM, eu acabei de instalar um programa grátis que limpa a memória a cada 5 minutos, eu vi a opinião de algumas pessoas e acho que pode ajudar. Vou fazer mais alguns testes...

Postado

@MrNobody Acabei de terminar o teste, o problema continua, porém agora demorou mais de 30 minutos para dar tela azul. Depois que o computador foi reiniciado automaticamente, na inicialização do Windows apareceu aquela tela de "Instalando atualizações", não sei se isso pode ter a ver com alguma coisa ou se é simplesmente alguma atualização do Windows.

Amanhã eu irei retirar o terceiro pente de memória RAM e vende-lo. Apresentarei os novos resultados em breve.

Postado

@MrNobody Estive pesquisando um pouco mais sobre tela azul durante jogos e vi que algumas pessoas comentaram que resolveram esse problema trocando o HD, ai lembrei que meu HD, Western Digital 500GB Blue está com bad block, pois fazendo alguns benchmarks dele, percebi que o desempenho dele está relativamente baixo, porém não sei se é bad block realmente ou se é o cabo, pois recentemente fiz um cable magamenet dentro do meu gabinete e o cabo SATA ficou um pouco entortado.

Falando nisso já removi o terceiro pente de memória RAM.

Caso queira ver o benchmark <-

Postado

@William_1223 Não se faz benchmark para saber se tem bad block. Você baixa o HDTunes e faz um error scan ou você pode baixar o Crystal Disk Info e ver se o HD está Saúdavel, em Alerta ou Ruim - estando em alerta ou ruim é certeza que o seu HD está partindo desta vida - mas se quiser ver bad blocks só no HDTunes mesmo dos programas citados.

Postado

@William_1223  Não, não da para saber como está o HD. Pode ser só falta de desfragmentação de disco por exemplo, que faz o HD ficar lerdo - e facilmente resolvido com uma desfragmentação.

Agora problemas como Bad Block ou Saúde do HD não tem como resolver a não ser com troca do mesmo.

Postado

@MrNobody Eu realizei o teste no HD Tune, não apresentou nenhum setor com bad block.

o que pode resolver essa lentidão no HD? Desfragmentação de disco ou com algum programa?

Screenshot_1.jpg

adicionado 3 minutos depois

@MrNobody Screenshot_3.jpg.870d7577753944a51e1430be883bfb40.jpgNa aba "Health", somente o componente "(C7) Interface CRC Error Count" apresentou alguma diferença.

Postado

@William_1223 

Pode tentar uma desfragmentação.

Ou pode ser um problema pelo cabo SATA ser de baixa qualidade.

Ou pode ser que você está usando a controladora IDE ao invés da AHCI na BIOS - você vai ter que marcar para o PC reiniciar em modo seguro no MSConfig antes de mudar essa opção.

Ou pode ser que você está usando o HD em uma porta SATA que não seja nativa.

Postado

@MrNobody Vou tentar uma desfragmentação, se não resolver troco o cabo e faço esse procedimento na bios, minha placa-mãe é uma Asus B75M-Plus, liguei o cabo na unica porta 6GB/s, acredito que seja SATA nativo.

Voltando ao assunto das memórias, hoje eu fui realizar o teste sem o terceiro pente e aconteceu que o jogo ficou com 10 FPS a mais porém ficou com pequenos travamentos, uma instabilidade, como se fosse falta de memória RAM, quando o Windows utiliza o espaço do HD para utilizar como memória RAM.

adicionado 3 minutos depois

@MrNobody Você acha que compensa mais eu deixar apenas esses 2 pentes de 4GB e continuar com 10 FPS a mais e como você disse uma chance menor de dar problemas mas com esses travamentos que "impedem" eu de jogar, ou comprar mais um pente de memória igual ao que eu retirei deixando 4x4GB em Dual Channel, quer dizer, tem como deixar 4 pentes em dual channel, sendo que dois são iguais uns aos outros e os outros dois também (iguais entre si).

Postado

@MrNobody Mesmo modelo, tipo, exatamente igual? Não pode ser esse modelo: SH564128FH8N6TNSQG? Esse modelo da minha memória RAM é difícil de achar, e se eu acho, é tudo acima de 80 reais (DDR3 4GB não vale acima disso nunca)

Eu escaniei o meu HD pelo próprio programa do Windows e diz que está 23% fragmentado, já faz mais de meio hora que está desfragmentando e não sai do 0% desfragmentado.

Postado

@William_1223  Se você não quiser dor de cabeça, compre exatamente igual. Pode ser que funcione, pode ser que no final você acabe com 4 memórias em single-channel e com tela azul.

Você quer que funcione? 4 memórias totalmente idênticas.

Também recomendo que você troque as memórias de slots, para ter certeza que todos slots estão funcionando corretamente. E as telas azuis estavam ocorrendo devido a incompatibilidade das memórias e não um problema físico na placa-mãe.

Postado
11 minutos atrás, MrNobody disse:

Também recomendo que você troque as memórias de slots, para ter certeza que todos slots estão funcionando corretamente. E as telas azuis estavam ocorrendo devido a incompatibilidade das memórias e não um problema físico na placa-mãe.

@MrNobody Irei fazer isso, até porque é uma placa-mãe comprada no Aliexpress... 

Não sei se compensa pegar esse dinheiro que eu investiria em memória RAM (150 reais, em média cada uma custa 75 reais) ou se eu compro um SSD de 240GB que ta nessa faixa de preço, ou se eu guardo esse dinheiro, junto mais um pouco e compro um processador e placa-mãe melhores.

Postado

@MrNobody Cara, mesmo retirando o terceiro pente de memória continua dando tela azul e pelo meu ponto de vista é superaquecimento, como o Forza Horizon 4 não permite sobreposição de tela, eu não posso usar o Msi AfterBurner para monitorar as temperaturas, mas como minha placa de vídeo tem somente uma ventoinha e é um jogo extremamente pesado, acho que pode ser uma alternativa.

Então eu posso colocar de novo o terceiro pente de memória ou de fato é melhor comprar outro igual aos meus outros?

Postado

@William_1223 Se continuou a dar tela azul, então não é o terceiro pente.

Pode ser temperatura, você não precisa do MSI Afterburner para checar temperatura, existem programas que vão checar a temperatura do seu PC, mesmo em segundo plano. Você pode por exemplo, deixar o HWMonitor ligado e depois de 15 minutos checar a qual temperatura seu PC chegou.

Ou pode ser que uma das duas memórias esteja com problema ou os slots que elas estão. Ou pode ser sujeira. Rode o memtest para procurar por erros.

Que teste você fez? Você manteve os pentes no mesmo slot? Ou você trocou de slots?

Postado

@MrNobody Mantive no mesmo slot, irei comprar spray limpa contatos, eu passo ele somente no conector da memória RAM ou no slot?

Irei fazer mais alguns testes em relação a temperatura, você sabe em quantos graus precisa chegar o processador e a placa de vídeo para chegar a desligar? Tem possibilidade de ser a fonte? Digo, superaquecimento da parte da fonte, porque quando eu coloco a mão próximo a grade, onde sai o ar, parece estar muito quente, acima do normal.

Em relação a resfriar o computador, no meu gabinete a fonte fica em cima e ele tem apenas 2 ventoinhas (de 140mm), que estão na frente (puxando o ar de fora e jogando para dentro), com suporte de colocar mais uma na frente, em cima não tem nada, na parte traseira existe apenas uma saída de ar sem nenhuma ventoinha na qual o cooler do processador empurra o ar para fora. Você me recomenda colocar mais duas ventoinhas, uma na frente e outra atrás, ou fazer uma gambiarra que eu estive pensando, que era colocar uma ventoinha próxima a fonte com o objetivo de empurrar mais ar frio para ela (o único ar que vem para ela é o do cooler do processador, que já esta quente).

Postado

@William_1223  O gabinete tem ventilação ruim.

A fonte não deveria estar em cima, e deveria ter ventoinhas como exaustor a trás.

Ventoinha com vidro a frente tem duas possibilidade: 1) Elas estão lá literalmente como enfeite por estarem coladas no vidro e não tem de onde puxar ar ou 2) Elas funcionam mas o fluxo de ar fica muito comprometido.

De fato você tem um problema com aquecimento.

Postado

@MrNobody Acabei de terminar o teste no MemTest86, as memórias não apresentam nenhum erro, como pode ver na imagem:986699732_WhatsAppImage2019-05-07at00_44_13.thumb.jpeg.64d8883ccef30d75885f2c1842bc8d42.jpeg

Sobre o vidro na frente do gabinete, existe sim um vão para entrar ar, um vão de 1,5cm, como pode ver na foto:624871011_WhatsAppImage2019-05-07at00_46_06.thumb.jpeg.5019190739d4e1a3698ef123e2129c4d.jpeg

Você acha mais conveniente comprar um gabinete novo, ou comprar mais duas ventoinhas? Colocar mais uma na frente e outra atrás servindo como exaustor? 

Postado

@William_1223 não adianta ter um vão se as ventoinhas estiverem colada no vidro. Se a abertura tem 1,5 cm a ventoinha precisa estar a 2-3 cm do vidro.

O gabinete precisa ter o mesmo número de ventoinhas sendo usadas como exaustor ou até mais ventoinhas exercendo essa função. O que não é o caso do seu gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...