Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como descarregar rapidamente o Capacitor nesse Circuito?


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou desenvolvendo um circuito bem simples para emitir um sinal visual e outro sonoro para quando um relé for acionado. Quando esse relé é acionado não é tão importante.

 

Para isso, preciso que o sinal visual (uma giroflex) fique acionado constantemente, mas que o sinal sonoro (sirene) seja temporário (duranto alguns poucos segundos). Para isso coloquei um capacitor em série para que ele abra o circuito quando tiver o mesmo tiver carregado, parando o sinal da sirene. O problema é quando o circuito é "desacionado", a descarga do capacitor está acionando novamente a sirene e demora demais para não passar mais corrente pelo circuito. 

 

image.png.5915af9caf7a6c5d766707c93dcaf227.png

 

Alguém tem alguma sugestão de como eu posso solucionar esse meu problema?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Tito Fisher disse:

opa.

 

Tira aquele diodo dali e coloca ele em linha no circuito, apontando pro capacitor.

 

testei aqui e funcionou !

 

'_'

 

 

 

 

 

Obrigado pela atenção, mas ou eu não entendi ou não deu certo. Você poderia explicar melhor, onde exatamente eu colocaria esse Diodo? Tentei de várias formas aqui no Proteus e nenhuma deu certo.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Eu foquei inicialmente no que voce identificou como "problema" , o momento de desligar o relê estava fazendo a carga do capacitor se esvair pela sirene, havia um circuito fechado entre capacitor, lampada e sirene que ficava ativo após desligada a alimentação.

 

22 horas atrás, Arthur Perez disse:

O problema é quando o circuito é "desacionado", a descarga do capacitor está acionando novamente a sirene e demora demais para não passar mais corrente pelo circuito.  

 

Também  levei em conta que voce disse  :

 

22 horas atrás, Arthur Perez disse:

Quando esse relé é acionado não é tão importante.

 

Esse "quando"  me fez ignorar o tempo que a alimentação ficaria desligada até que o capacitor perdesse sua carga sozinho.

 

O desenho que postei resolve uma parte, vamos agora rascunhar outra coisa mesclando com a sua resposta recente.

 

'_'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o circuito funciona bem até o momento que quero desligar.

 

Eu coloquei esse diodo para descarregar o capacitar, para que próxima vez que eu ative o relé, o capacitor esteja descarregado. A minha dúvida é como eu faria para esse capacitor descarregar mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

 

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

No proteus não sei mas na prática ... a teoria é outra... 

 

Bem isso,  testei aqui no simulador usando um buzzer , uma lampada , um motor , etc dispositivos que aceitam operação com inversão de polaridade eles são ativados pela carga remanescente do capacitor após interrompida a alimentação da bateria.    

Neles o diodo invertido é ignorado ( no simulador ). 

Como no desenho do requerente usava um relê com 5 perninhas eu só liguei os pontos .

 

😁

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Tito Fisher disse:

testei aqui no simulador usando um buzzer , uma lampada , um motor , etc dispositivos que aceitam operação com inversão de polaridade eles são ativados pela carga remanescente

Então você e provavelmente o autor estão apenas no campo teórico e com ajuda de simulações? Suspeitei desde o princípio. Este é um problema de quem não tira a boom da da cadeira. kk . e fica no conforto do 'lar'. Mas tenta dar uma levantadinha pelo menos mentalmente.. 'vem cá' que te mostro... tipo assim, a sirene se é dc só funciona com +V, certo? Ao colocar o diodo em paralelo com ele (mas 'ao contrário'), o máximo que vai acontecer é ele ser alimentado com -0,7V pelo tempinho de descarga e rápida do capacitor. Neste caso considerei aquele giroflex como uma carga resistiva ou resistor.

image.png

Tire D1 de lá, gire 90º (ou -90 não sei) e coloque na sirene. Catodo pra cima.

De fato alguns circuitos até já tem um diodo assim por dentro. Com esta -V ele não buzina. Nem motor gira direito, e se lâmpada acender vai ser fraca e rápido demais pra olhos humanos perceberem, percebes? Já o simulador mostra a 'verdade' dele na tentativa desesperada de te ensinar o trajeto das correntes... tipo isso

 

Mas sim sua ideia do relé foi excelente.

sirene2.jpg

Na prática nem precisa daquele diodo. Deduzam o porquê...

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...