Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual conexão da placa-mãe para utilizar, para usar a função pwm das fans?


Posts recomendados

Olá!

 

Tenho uma dúvida acerca da ligação de fans na placa-mãe. Ocorre que recentemente fiz um upgrade no pc e comprei 4 fans da Cooler Master  Masterfan MF120R RGB com função PWM e um water cooler Cooler Master MASTERLIQUID 240 ML240L RGB. Como são 6 fans ao total (contando as do water cooler) comprei um hub multi fan pwm (postei imagem abaixo), para controlar a rotação. Gostaria de saber em qual conexão da placa-mãe devo conectar para aproveitar a função pwm? Visto que possuo uma placa-mãe x470 da msi gaming plus e possui as seguintes conexões: pump_fan, sys_fan(4 conexões), cpu_fan 

 

Outra dúvida que me ocorre é onde devo conectar a bomba do water cooler? Conecto na conexão pump_fan, cpu_fan ou no hub multi fan também?

 

Obs: a ideia é utilizar a função pwm nas fans para que possa controlar a rotação através da placa-mãe, pois usar as fans na rotação máxima faz parecer que possuo um avião no meu quarto de tão alto o barulho (geralmente não ligo para o barulho das fans, mas estas são realmente muito barulhentas) kkk

hub multi fan.bmp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Paulo n7 Normalmente o pwm é o ultimo pino do conector do fan.

 

Então levando em consideração que você tem um fan com cores, o Amarelo é 12V, o Preto é Neutro, o Verde é sensor e o Azul é PWM.

 

No encaixe tem uma marcação, como se fosse uma trava para o conector do fan, o do PWM fica para fora da região da trava.

 

Quanto a bomba, se não me engano é no Pump, mas sobre isso aguarde mais informações para ter certeza.

 

Vi desse hub no ML e fiquei interessado visto que estarei mudando de gabinete, porém ao pesquisar, não há nada ensinando a como fazer para instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o wc o mais importante seria a bomba ser ligada em 12V.
No caso da sua placa-mãe, existe o conector pump que pode ser usado para ligar o conector da bomba.

 

Ligue as fans do wc preferencialmente no conector cpu fan.

As fans do gabinete você pode ligar no sys fan usando o hub.
Mas se quiser você pode ligar as fans do wc e também as do gabinete no cpu fan usando o hub.

 

Fica a critério pessoal deixar as fans do wc e do gabinete no mesmo conector ou separados.
A diferença é o controle de rotação ser único ou permitir que possa fazer um controle de rotação diferente para os gabinetes sem afetar as do wc.

 

Na bios existe a opção de configurar o controle de rotação, veja esse print aqui.

O cpu fan é por padrão auto, pode manter assim para as fans do wc ou então pwm.
Se for ligar usando o hub e o controle de rotação não funcionar, deixe em pwm.

 

O pump é por padrão 12V PWM, a bomba irá funcionar automaticamente em máxima rotação.

 

O padrão dos sys fan é dc, se for ligar o hub deixe em pwm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!