Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe PCWare Digitron/Pegatron IPM31


DarkSyrius

Posts recomendados

Olá, como estão todos vocês?

 

Estou abrindo este tópico para compartilhar os arquivos de  BIOS original desta placa-mãe antiga, mas que pode servir a todos.

Só não esqueça de me ajudar também, ok?

Obrigado e espero ajudar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Sobre esta Placa-Mãe:

 

image.png.2b2f06324a66748eeab42ad61c54e2d8.png

 

  

 

Esta placa-mãe foi lançada em meados de 2009 fabricada pela empresa Digitron, conhecida anteriormente por lançar placas-mãe da Gigabyte, agora trabalhando com sua marca própria, a PCWARE e utilizando tecnologia Pegatron - uma marca do grupo ASUS.

É, sim, é um rolo de marcas e nomes sem fim! Além do mais, foi remarcada para vários outras fabricantes, sendo encontrada em computadores OEM da Positivo, MegaWare, Itautec e vai se saber onde mais...

Aparentemente até que era/é uma placa boa para sua época, simples, mas com bons recursos - para a época, lógico!

 

Baseada no chipset Intel G31 + ICH7, a IPM31 é uma placa ATX-Mini. O suporte para processadores vai desde um Celeron até um Core2Quad, podendo se usar vídeo integrado ou placa de vídeo dedicada no slot PCI-E X16. Sendo que ela utiliza o bom e velho soquete LGA 775 com suporte para FSB de 800/1.066/1.333 MHz.

Esta placa contém no circuito regulador de tensão capacitores com núcleo de ferrite e de alguns de estado sólido - vistos ao redor do processador. Os restantes são convencionais, para manter os custos baixos da placa.

 

Segue o layout deste modelo:

 

image.png.4f7bc4d163b0e427db5e6c408152e989.png

 

 

Ela vem somente com dois slots para pentes de memória DDR2 de 533/667/800 MHz em dual channel suportando no máximo 4GB de RAM.

Possui uma segunda porta serial COM2: (conector verde) à direita da porta E-IDE (azul) e do controlador de disco flexível (preto). Na parte da frente possui dois conectores USB (em amarelo), quatro SATA (laranjas) e o conector do painel frontal.

Seu painel traseiro chama a atenção o número de dispositivos legados: Possui portas de teclado/mouse PS/2, porta serial, paralela, conector de vídeo SVGA, quatro USB 2.0, porta Gigabit Ethernet Realtek RTL8111B (que foram introduzidas nesta época) e som HD Realtek ALC662 de seis canais.

O conjunto de slots de expansão é formado por dois slots PCI, uma PCI-E x16 (revisão v1.1) e uma PCI-E x1. O básico, mas suporta a maioria das placas de vídeo modernas, eu mesmo uso uma GTX 660, mas, talvez coloque uma GTX 1050 TI.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Especificações Técnicas:

 

  • Processador suportados: quase todos os compatíveis com soquete LGA775 ou seja: Core™2 Quad, Core™2 Duo, Pentium® Dual Core™, Pentium D e Celeron®.
  • FSB: 1333/1066/800 MHz
  • Chipset: Northbridge Intel® G31, Southbridge Intel® ICH7
  • Formato: micro ATX: 244mm x 208mm
  • Slots de Expansão: 1 slot PCI Express x16, 1 slot PCI Express x1 e 2 slots PCI
  • Memórias: 2 slots DIMM, Dual-Channel DDR2 800/667/533 MHz
  • Conectores: 1 conector IDE Ultra DMA 100/66/33, 4 conectores SATA 3.0 Gb/s, 1 PS/2 para mouse, 1 PS/2 para teclado, 1 porta serial, 1 porta paralela, 1 VGA, 6 USB 2.0 (4 no painel traseiro e 2 conexões internas), conexão LAN RJ45
  • Placa de som: Áudio de Alta Definição com 6 canais Chip Realtek ALC662
  • Placa de vídeo: Vídeo integrado Intel® Graphics Media Accelerator 3100 (compatível com DirectX 9.0, até 256MB de memória de vídeo compartilhada).

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

BIOS IPM31

 

Para quem veio parar aqui atrás do BIOS da Placa-Mãe (Digitron/PCWare IPM31), eu tenho apenas duas versões: a 0103 (ou 0303 de 05/04/2009) e a 0110 (03/02/2009). Disponibilizo juntamente as ferramentas de flash Bios e os manuais!

Mas sempre preste atenção para saber se sua placa-mãe é exatamente como esta! Prestem atenção aos desenhos e componentes da placa, se estiver em dúvida é melhor não fazer a atualização!

Eu, particularmente, utilizo a versão 0103 desta placa-mãe, apesar de parecer ser a mais antiga, é a última e mais atual que encontrei, já que os sites das empresas responsáveis nem existem mais!

Ainda é possível achar uma semelhante no site da Asus, chamada P5KPL-VM. Outra similar é da Gigabyte modelo GA-G31M-ES2C. Mas não me arriscaria a utilizar o BIOS destas placas.

Ainda existe a BIOS 0100 de 05/11/2009 a qual não possuo, mas se alguém tiver acesso e puder compartilhar seria muito bom!

 

E não se esqueça de deixar aquele joinha aí se te ajudei e não hesite em perguntar se tiver alguma dúvida!

Todos devemos nos ajudar!

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Arquivos

 

BIOS, Manuais e Flash Tools

 

Deixo o link para os arquivos de BIOS, Manuais e Ferramentas para Flash Bios, tanto através de pendrive/Disquete (AFUDOS) bootável quanto via Windows (AFUWIN).

 

https://www.4shared.com/folder/Cs-CPJJm/Placa-Me_IPM31.html

 

Muito obrigado!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa sorte a todos e muito obrigado!

 

Fontes:

Review: Placa-mãe PCWare IPM31 - https://www.ztop.com.br/review-motherboard-pcware-ipm31/

PCWARE IPM31, placa-mãe brasileira com ótimo custo-benefício - https://www.guiadopc.com.br/dicas/11897/pcware-ipm31-placa-mãe-brasileira-com-otimo-custo-beneficio.html

Gigabyte GA-G31M-ES2C - https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-G31M-ES2C-rev-1x#ov

Asus P5KPL-VM - https://www.asus.com/br/Motherboards/P5KPLVM/

 

 

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@Diego Alves84 Olá amigo, então, eu testei as duas que forneci e a mais nova é realmente a versão 0100 compartilhada pelo @zSpeed_. - essa é de 11/05/2009. Antes eu usava a 0303 de 04/05/2009. Mas, na prática não há diferença. A menos que você tenha algum problema em reconhecer algum componente, aí você pode trocar entre ambas.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@DarkSyrius Eu estava em busca de informações sobre essa placa-mãe, mas não achava muita coisa, pois eu quero trocar de processador (trocar um Celeron E3 200 por um Core 2 Quad Q9400) e minha versão da bios é a 0100, aí eu não sabia se tinha que atualizar, mais pelo que você falou já tá atualizado, muito obrigado mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas silva1706 Olá amigo. Que bom saber que o tópico ajudou em algo. Eu testei todas as BIOS e essas duas são idênticas, a diferença maior é que a 0100 vem com o logo da fabricante e umas opções na BIOS menos explicadas. Mas se seu computador estiver em ordem, não há necessidade de atualizar. Eu só atualizei a minha para reconhecer 4 GB de RAM.

Eu usava na minha um Q8400, que são parecidos - o seu tem mais cache - então deve funcionar de boa.

Abraços e qualquer dúvida é só perguntar!

Boa sorte.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Robert Baptista Boa tarde, como vai?

Bom, você está com a Bios atualizada e posso te afirmar que ela suporta este processador, pois usaba este com essa placa-mãe.

Você tem placa de vídeo ou está usando o vídeo onboard?

O problema pode ser, então o processador - já que trocando, funciona, né?

Outro ponto pode ser sua fonte de alimentação, apesar de ser difícil, o Q8400 consome um pouco a mais e dissipa mais calor - acho difícil, mas pode ser.

Eu diria que também pode ser a Ram, mas como vai com o outro processador, então descarto.

A placa não apita ao ligar?

Você já deve ter feito, mas a dica é: desligue tudo e ligue só os conectores de energia da placa-mãe e processador, ligue o cooler e só o processador, sem hds ou ram. Depois ligue e veja.

Vá pondo a Ram de volta, depois a placa de video.

Não é muita ajuda, mas tente e nos relate.

Abraços e boa sorte.

adicionado 2 minutos depois

@MarcioMdrs Eu citei essa Bios da Asus, mas não arrisquei testá-la. Pode ser que de incompatibilidade se funcionar. Mas acredito que não dê, pois o chip desta placa tem pouco espaço e o bios da Asus é maior.

adicionado 15 minutos depois

@Cauan Olá tudo bem?

Vamos por partes.

Antes 2gb funcionava com placa de vídeo. Agora só trocou a placa e funciona apenas um pente de 1gb, se colocar a outra placa, certo?

Bom, eu usava dois pentes de 2gb ddr2 800 e uma placa de video de 1gb com essa bios mesmo.

Vou dar a mesma dica do colega acima: desligue tudo, deixe apenas o processador, ligue e ouça se apita. Coloque um pente de Ram e ligue. Veja se da video onboard. Troque e teste a outra ram, depois as duas. Depois coloque a placa de vídeo.

Pode parecer besteira, mas além de ir verificando qual componente pode apresentar problema, muitas vezes funciona tudo junto certinho, comigo aconteceu várias vezes e todos os componentes estavam bons.

Em último caso, seria testar esse conjunto em outra placa-mãe.

Nos relate qualquer coisa, se resolveu ou não.

Abraços.

adicionado 27 minutos depois

@BeerusSeven Olá. Tudo bem?

Eu acredito que os Xeon funcionem com esta placa-mãe. Segundo um colega daqui do fórum, ele utilizou um xeon nesta placa e funcionou de primeira sem bios mod - algo que é recomendado ter.

Porém eu acho que este x5460 vai forçar muito essa plaquinha e talvez não funcione, já que é um processador de 125W de TDP. O meu Q8400 tem 95W de TDP, também não era pra funcionar, mas funcionou.

Eu aconselharia o E5450, ele é pouca coisa mais fraco e tem um TDP de 80W. Certo que funcionará.

O problema é o Mod Bios, eu procurei esse mod mas não achei, temtei modificar a minha e deu pau na minha Bios...

Mas, como falei, um colega aqui relata que só colocou o xeon e funcionou - depois eu posto o link.

Você pode arriscar, se não der certo vende no MercadoLivre o processador.

Quando a placa de vídeo, mesma as mais novas, PCI express 3.0, são compatíveis com a 2.0 e 1.0 que o caso desta placa-mãe. A única limitação será a transferência de dados, a velocidade de comunicação, ou seja, ela não terá seu desempenho total, mas, acredito, funcionará normalmente.

Espero ter ajudado.

Abraços.

adicionado 34 minutos depois

@BeerusSeven Olá. Tudo bem?

Eu acredito que os Xeon funcionem com esta placa-mãe. Segundo um colega daqui do fórum, ele utilizou um xeon nesta placa e funcionou de primeira sem bios mod - algo que é recomendado ter.

Porém eu acho que este x5460 vai forçar muito essa plaquinha e talvez não funcione, já que é um processador de 125W de TDP. O meu Q8400 tem 95W de TDP, também não era pra funcionar, mas funcionou.

Eu aconselharia o E5450, ele é pouca coisa mais fraco e tem um TDP de 80W. Certo que funcionará.

O problema é o Mod Bios, eu procurei esse mod mas não achei, temtei modificar a minha e deu pau na minha Bios...

Mas, como falei, um colega aqui relata que só colocou o xeon e funcionou - depois eu posto o link.

Você pode arriscar, se não der certo vende no MercadoLivre o processador.

Quando a placa de vídeo, mesma as mais novas, PCI express 3.0, são compatíveis com a 2.0 e 1.0 que o caso desta placa-mãe. A única limitação será a transferência de dados, a velocidade de comunicação, ou seja, ela não terá seu desempenho total, mas, acredito, funcionará normalmente.

Espero ter ajudado.

Abraços.

 

----------------------------

 

Pessoal, aproveitando a oportunidade, eu gostaria de esclarecer que eu ferrei o bios desta placa-mãe tentando fazer o mod pra Xeon... Hehehehehe

Então, quem conhecer alguém ou souber fazer gravações de bios, favor far uma dica aqui no tópico!

Quem tiver essa placa danificada e for jogar fora ou vender baratinho, fale aqui também - aí é trocar o chip de bios.

A minha está guardadinha em perfeitas condições, só o bios ferrado! XD

 

Quem, porventura, achar ou fizer o mod bios pra Xeon funcional, compartilhe conosco.

 

Estamos aqui para nos ajudar!

 

Abraços a todos!

E boa sorte com essa guerreirinha IPM31!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BeerusSeven Olá novamente.

O usuário que tentou um Xeon e falou que funcionou compartilhou comigo aqui:

Como pode ver ele utilizou X5450 e, aparentemente, funcionou.

Ele compartilhou as imagens aqui:

https://imgur.com/a/44nG4wk

Aparentemente funcionou sem a necessidade de Mod Bios.

 

Como eu falei, eu iria pegar um E5450 para esta Placa-Mãe

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/33083/intel-xeon-processor-e5450-12m-cache-3-00-ghz-1333-mhz-fsb.html

 

A principal diferença é o Clock que é de 3.0GHz neste e 3.16GHz no que você citou - o X5460, além do TDP que também é bem maior, 80W contra 125W

O deste usuário é de 120W, o que já é muito, mas se funcionou, o de 125W também irá funcionar.

Agora fica a seu cargo testar. Caso consiga, compartilhe conosco!

 

Se não souber o que é TDP, leia aqui: https://www.tecmundo.com.br/refrigeracao/9983-o-que-e-o-tdp-de-um-processador-.htm

Basicamente é que quanto maior o TDP, maior energia utilizada pelo processador é perdida em forma de calor, ou seja, esquenta mais e necessita um bom sistema de refrigeração. Além de necessitar, também, de uma alimentação melhor, que no caso aqui, não pesa tanto na questão de fonte, mas sim no sistema de alimentação da placa-mãe.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@DarkSyrius Venho agradecer pela criação do tópico e por ter sanado algumas dúvidas, e queria saber se poderia me informar mais algumas coisas. 

Estou com uma IPM31 (1.01G) na BIOS 030, usando um Pentium E5400 (TDP de 65W) e pretendo pegar um Core 2 Quad Q8400 (TDP 95W), não teria problema de compatibilidade da BIOS com ele, certo?

E sobre a refrigeração, uso o cooler box da Intel e pretendo usar somente para tarefas mais básicas (uso do navegador e programas do Office), saberia me dizer se iria ter problemas com a temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@everybodyknows Olá, tudo bem? Fico grato em saber que ajudamos em algo.

Eu usei por muito tempo exatamente o Core 2 Quad Q8400, apesar do manual da placa-mãe dizer que não suporta este processador, funcionou perfeitamente por muitos anos. Como quando comprei o processador, me foi instalado um cooler genérico chinês bem ruim então troquei por um Cooler Master TX3 que segurou um pouco a temperatura. Acredito eu que o cooler padrão da Intel vai segurar as temperaturas em condições normais. Para mim, esse processador com esta placa-mãe as temperaturas não são lidas corretamente, chegando a marcar 100°C em alguns aplicativos, mas não estando realmente nesta temperatura.

Enfim, pode ir sossegando, vai monitorando as temperaturas (use o RealTemp ou CoreTemp), se tiver alguma anomalia, já sabe que é a placa, mas se quiser ficar mais sossegado, invista em um cooler melhor, como o TX3 ou o CoolerMaster Blizzard T2 ou ainda um Cooler Master T4 - todos ficam na faixa de preço de 100 a 200 reais.

 

Espero ter podido ajudar! Quaisquer maiores dúvidas é só postar novamente!

Tudo de bom e boa sorte!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSyrius Já voltei com uma dúvida kkkk.

Tinha me recomendado o RealTemp ou CoreTemp para monitorar a temperatura. Antes estava usando o sensor do Aida64 para monitorar e ficava atento apenas a temperatura do Processador (acredito que ele seja equivalente ao Tcase) e não ao dos núcleos, porém, percebi que a temperatura dele está sempre acima da dos núcleos e que pelo visto isso seria um erro do sensor. Na monitoria devo levar em consideração a temperatura do Tcase ou dos núcleos? E se no caso for dos núcleos, como sei uma temperatura aceitável? (No site da Intel achei somente temperatura do Tcase e em alguns sites eles colocam a mesma temperatura limite do Tcase para os núcleos).

 

Ps: Acredito que tenha fugido um pouco do tema da compatibilidade, posso apagar depois a pergunta se preferir para não atrapalhar no desenvolvimento do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns pelo tópico, me ajudou bastante com outras questões.

 

Gostaria de apresentar a vocês uma situação em que me encontro:

 

Tenho dois pentes de memória instalados e só é reconhecido um.

Até então é um problema que já há um número enorme de dicas de como se resolver e eu já efetuei a maioria das tentativas indicadas: trocar os pentes de ordem, aplicação do limpa-contato, troca de processador, formatação do PC, entrar nas configurações avançadas de boot, etc.

 

Mas enfim, acredito até que eu vou ter que trocar de placa-mãe na realidade.

 

O que é estranho nisso tudo é que eu identifiquei que o problema DEVERIA estar no Slot2, porque a memória funciona normalmente no Slot1 porém no Slot2 não, ->> e o que tem de estranho nisso??? <-- . O que é bem estranho pelo menos pra mim é que a memória no Slot2 é identificada nos programas CPUZ, Speccy e Aida64, mas não é reconhecida no SO.

 

image.png.0573a819f3602d06e7be4feae70c759f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@everybodyknows Olá de novo!

Hahaha Tudo bem, tento ajudar dentro do possível! Não tem problema, afinal a questão de temperatura com esta Placa-mãe é uma incógnita pra mim também! Senta que lá vem história!

 

Vamos lá! Eu também uso o AIDA64 para teste e verificar a temperatura, mas eu acho mais preciso o RealTemp e, sim, este mostra a temperatura dos núcleos (O CoreTemp e o SpeedFan também, este último é mais completo ainda!)

Pelo que andei pesquisando é isso mesmo: Temperatura do Processador é a TCase (que no site da Intel https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/38512/intel-core-2-quad-processor-q8400-4m-cache-2-66-ghz-1333-mhz-fsb.html se limita a 71.4°C) ou seja é a temperatura medida na carcaça do Processador, imagino que seja no dissipador do mesmo, entre a parte externa e o chip. Já a temperatura dos núcleos é chamada de Tjunction, e segundo alguns sites, o máximo que pode atingir é chamado TjMax, que geralmente é na casa dos 100 °C, quando o processador começa a diminuir a frequência para tentar esquentar menos até o ponto que o sistema desliga para não haver maiores danos.

Tem uma boa explicação aqui:

Contudo, o exemplo dado pelo colega é de um Core i5, tem boa diferença para os Core2Quad.

Agora mesmo essas são as temperaturas do meu Q8400 - mas na Placa-mãe P5K SE e com overclock de 2.66Ghz para 3.2Ghz:

2030225386_TempsNow.thumb.png.f85666caf760e942c3afacbf72f8d3bd.png

 

No RealTemp está assim:

313216139_RealTempNow.png.9446ce94dc9a44271cda23e38fd27aab.png

Ele mostra o limite para o TJMax que seria 100°C - mas eu não confirmei isso em lugar nenhum!

 

Eu acredito que esteja um pouco quente sim, já que p TCase dele é 71,4° C e dá até uns picos de 69°C no CPU. Já os núcleos estão bons, em Stress Total (Rodando o teste do CPU-Z, Aida64, OCCT e Prime95) dá no máximo, para os núcleos 80°C e 85° C de pico no CPU no AIDA64. Isso considerando a temperatura ambiente atual que está quente - Interior do Estado de São Paulo está um forninho! - que está em 35°C ~36°C!

Eu estou utilizando o Cooler Master TX3 EVO - que não é grande coisa, mas me surpreendeu ao trocar o Cooler Chinês que eu citei por este.

 

Eu não tenho como testar na minha IPM31 que está aqui paradinha - uma hora eu arrumo essa BIOS, tem pra vender, tem placa usada... mas queria regravar no chip que tenho aqui, mas não encontrei nada...

Mas tenho uns prints antigos que tirei pra mostrar para o cara que me vendeu o processador (clock Stock 2.66Ghz na IPM31😞

Capturar27.thumb.PNG.1ad72813b4a8a92a808f6a0c3255e130.PNG

Capturar33.thumb.PNG.e48d2c47ac5f2402a867e1a59b17591c.PNG

Como pode ser observado, as temperaturas estavam doidas e só no Teste do Aida64 já dá o CPU Throtting que é quando se atinge o TJMax e o bagulho começa a ficar quente de verdade! XD

Mas pode-se observar na primeira imagem o Core0 a -27°C... ou tinha Hidrogênio Líquido nisso aí ou a Placa-Mãe/Processador estava lendo as temperaturas de forma bem equivocada - inclusive no BIOS!

A dica, extremamente técnica, do vendedor, foi: coloque o dedo no dissipador de alumínio, se estiver realmente 100°C você não vai aguentar... bom, a dica é válida... eu nunca queimei o dedo, mas lasquei a unha no cooler! heheheh

 

Daí troquei para o TX3 EVO - que hoje está bem carinho por sinal - e melhorou bem!

1701129794_TemperaturaNewCooler5.thumb.png.5c7609e05b21345e4b2f8d2018e0bebf.png

2122249377_TemperaturaNewCooler1.thumb.png.c01ea5d43f039d246a95b552f2ea1501.png

Então, agora vamos à revisão conclusão:

Eu acredito que se você se apegar às temperaturas dos núcleos é o melhor, já que o limite é de 100 °C na teoria!

Como te falei, mesmo no calor, overclock, rodando essa penca de testes - alguns "especialistas" falam pra não deixar o Prime95 mais de 15 minutos, eu deixei todos por umas duas a quatro horas e não deu nada de CPU Throtting!

Logo, apesar de parecer quente, está dentro do aceitável!

Se você vai usar para coisas leves, já que a placa também é bem limitada, e estiver numa temperatura abaixo dos 60°C tanto para os núcleos quanto para o TCase, eu acho que estará ótimo! Mas, caso ocorra como aconteceu comigo de mostrar acima dos 100°C em testes, acredito que seria melhor investir num cooler como os que eu te citei!

 

Ufa! Escrevi demais, mas é bom para explicar e exemplificar caso alguém tenha essa dúvida ou problema!

Se você ou outros usuários quiserem compartilhar mais informações, como as temperaturas, seria excelente!

Apesar de não ter uma resposta definitiva para sua pergunta, espero ter esclarecido algum ponto! hehehe

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@silva85 Olá, tudo bem? Bem-vindo ao tópico!

Mais um caso estranho do submundo da informática! hahahah

Suponho que você esteja com uma IPM31 e o BIOS atualizado, certo?

Comigo aconteceu de não reconhecer 4GB (2x2GB DDR2 800MHz), no meu caso foi só atualizar o BIOS que reconheceu e funcionou normalmente.

Suponho que você esteja utilizando Windows 64 bits. Se estiver utilizando o 32 bits, este só reconhecerá 2 GB ou 3.5 GB por aí, já que tem uma limitação do próprio sistema.

Mas se não for isso...

Como você já realizou os procedimentos padrão, só resta te perguntar:

1 - No POST ( tela preta que lista os dispositivos ao ligar o PC) e no BIOS (Setup) em System Information reconhece os 4 GB de RAM? Se você vir o Logo da placa-mãe ao ligar o PC tem que apertar Tab para ver essas informações do POST, mas isso você já deve saber.

2 - Se você coloca um pente, ambos funcionam em qualquer slot? Pente 1 no slot 1 e slot 2 e pente 2 no slot 1 e slot 2? Desta forma você elimina ou Slot defeituoso ou memória com problemas.

3 - Com os dois pentes de memória, tentou rodar o Diagnóstico de Memória do Windows ou outro teste de memória como o MemTest86?

4 - Testou em outro Sistema Operacional? Outra versão do Windows ou uma distribuição Linux?

 

Não sei se ajudou muito, mas vamos tentando identificar o problema.

Aguardo seu retorno!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSyrius Perfeito Dark.

Realmente estou com Windows 7 64, e em relação a BIOS testei com todas as disponibilizadas aqui neste post.

Na BIOS também não reconhece os 4gb.

 

Eu já me conformei que o problema deve sim estar no Slot2. O que é estranho mesmo é o fato de que os programas reconhecem que a memória "está lá" fisicamente instalada no Slot2 mas o SO (e também a BIOS) não reconhecem.

 

O teste no Slot2 que fiz, foi instalar a memória que já funcionava normalmente. E ao ligar o PC não foi emitido aviso sonoro nenhum, porém também não deu vídeo (por isso digo que já me conformei que o problema é no Slot2). 

 

Enfim, acho que vou ter que trocar de placa-mãe mesmo :(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@silva85 Muito estranho esse caso, mas é como você já concluiu, só pode ser o slot mesmo.

Não tem como testar essa memória em outro computador?

Tente mais uma vez ligar o pente que funciona em ambos slots para ver o que acontece no BIOS e no sistema, mas antes desligue tudo, deixe só o processador e use o vídeo onboard. Ligue primeiro só com o processador, sem nenhuma memória e veja se apita. Depois desligue e teste com o pente, depois o outro, depois os dois. Pode parecer besteira, mas comigo já aconteceu de apenas desligar o PC de um dia para o outro e ele ligar, mas não fazer mais nada, fazendo esse procedimento, voltava ao normal.

Mas, porventura, se você já fez isso, realmente deve ser este slot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSyrius Ocorreu um "milagre".

Dei uma olhada nos dois Slots pela 1234320º vez e percebi que as paredes do Slot2 estavam mais espaçadas em relação ao Slot1. 

Peguei um alicate e dei uma pressão nas paredes onde se encaixa a memória e incrivelmente o Slot2 funcionou com a memória que já uso no Slot1 (deu vídeo e tudo mais).

Infelizmente a memória que eu iria usar no Slot2 não deu resultado mas o maior problema (mais caro $$) acho que resolvi.

 

@everybodyknows To usando o Core 2 Quad Q8400 com esta placa e até agora tudo bem. Só coloquei outro cooler: um DEX DX-775

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@silva85 Opa, que bom saber!

Então era um dano físico que causava o mau contato. Só cuidado para não espaçar novamente e danificar de vez ou danificar o pente.

Eu aconselharia você pegar memória DDR2 no AliExpress, pois aqui no Brasil já é difícil de encontrar em lojas e em sites especializados. Os que vendem no Mercado Livre estão subindo muito os preços e acaba saindo mais caro que vindo da China - e são todas de lá mesmo! Fica a dica.

Pelo visto, todo mundo que tem essa placa-mãe tem um Core2Quad Q8400! hahahah

 

Boa sorte e tudo de bom!

Precisando estamos por aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@silva85 De nada! Precisando estamos aí!

E nos relate como está a memória nova e como está o computador!

É engraçado como eu achava que era o único que ainda usava essa placa-mãe! heheheh

Agora vou ver se consigo arrumar o BIOS - que eu mesmo ferrei - e testar o Xeon E5450 nela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

estou com a mesma placa eu acho, uma sti 006998, ela tem a mesma bios ipm31 v0100 da pegadron Imp31, acredito se a mesma placa, o que quero realmente saber por que no chipset dela tem p35/g33/g31 e no especificações do fabricante diz: g31, e o processador quad core q9400 suporta Chipset compatível: G33, P35 , mas nao o g31, por favor alguem pode me ajuda? e como ja disseram o maximo que essa placa aguenta e o q6600. estou em duvida em compra o q6600 ou q8400 ou q9400. me ajuda ai ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!