Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Combatendo o COVID com sua CPU/GPU


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Diversas comunidades de Tecnologia na internet estão se juntando para intensificar as atividades no F@H por conta dos projetos científicos que foram iniciados para combater o COVID-19.

 

https://foldingathome.org/2020/03/10/covid19-update/

 

Sei que nossa comunidade tem muita gente que se orgulha do computador que tem, então pensei em convida-los a usar suas máquinas para uma causa nobre.

 

Os projetos são:

 

14530/14531: Coronavirus SARS-CoV-2 (COVID-19 causing virus) protease - potential drug target

14328: Coronavirus SARS-CoV-2 (COVID-19 causing virus) protease - potential drug target

11741: Coronavirus SARS-CoV-2 (COVID-19 causing virus) receptor binding domain in complex with human receptor ACE2.

11746: Coronavirus SARS-CoV-2 (COVID-19 causing virus) receptor binding domain in complex with human receptor ACE2 (alternative structure to 11741).

11742: Coronavirus SARS-CoV-2 (COVID-19 causing virus) protease in complex with an inhibitor.

11743: Coronavirus SARS-CoV-2 (COVID-19 causing virus) protease – potential drug target.

11744: Coronavirus SARS-CoV (SARS causing virus) receptor binding domain trapped by a SARS-CoV S230 antibody.

11745: Coronavirus SARS-CoV (SARS causing virus) receptor binding domain mutated to the SARS-CoV-2 (COVID-19 causing virus) trapped by a SARS-CoV S230 antibody.

 

Para contribuir com eles basta selecionar a opção "Any disease" no campo "I support research fighting" e aguardar uma WU destes projetos cair pra você. Eu já processei várias de ontem pra hoje.

 

Este trabalho é importante, se você não é uma pessoa em situação de risco, com certeza tem entes queridos que sejam, então quanto mais ajudarmos mais cedo nos livramos deste problema.

 

Se você nunca testou o F@H, eu também nunca tinha testado até ontem. É muito fácil de instalar, a quantidade de configurações necessárias para começar a contribuir é mínima e o registro é super simples. Além disso, aqui no fórum tem tópicos super detalhados sobre as configurações e recursos avançados.

 

E aí, partiu?

 

image.thumb.png.9dd2192201b2f413310ada04707446ee.png

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Ontem, 26.03.2020, eu aderi ao F@H. Fiz todo o procedimento, inclusive, de aderir ao time do Clube do Hardware. Tudo correu bem. Hoje, ao tentar carregar a página client.foldingathome@org, a página dá a mensagem 'loading', mas não termina de carregar. Fica piscando em looping, como se não conseguisse se conectar ao servidor. Fica parecendo um gif. Deixei meu computador em full power.

 

Agora eu precisaria diminuir para light porque tenho um trabalho pesado para fazer, mas não tenho acesso ao comando.Alguma luz nesse sentido? O que eu poderia fazer?

 

Grato por qqr dica.

Abraço,

Daniel

Maceió

:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, no seu system tray fica o ícone do F@H quando você abre a aplicação (eu optei por não deixar ela iniciar com o Windows):

 

image.png.d4c12a7cea35bad3ce9fe225a9646eea.png

 

Basta você clicar com o direito e selecionar 'Pause' que ele vai pausar as WU que estão sendo executadas e/ou as buscas. Depois desmarca, ou fecha a aplicação em 'Quit' e abre ela quando quiser foldar.

 

Aqui no site do ExtremeOverclocking você pode pesquisar os usuários/times com mais facilidade, inclusive nosso grupo que está no rank 63 atualmente.

 

Sobre ele ficar só em loading, você diz a bolinha de status na página do browser ficar em amarelo? Se for, está levando um tempinho pra pegar WU ultimamente.

 

Um abraço!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigo.

 

Então, estou colando aqui o print da tela. O problema é que ela fica piscando e não carrega. É como se a cada segundo eu desse comando para atualizar a tela. Ela some e volta, some e volta, some e volta, mas não carrega e se estabiliza. Veja que aparece apenas a palavra 'loading'. Fica nisso já desde ontem. Só funcionou direito antes de ontem, quando instalei o programa.

 

Abraço,

Daniel

:)

 

image.thumb.png.1d947496e5ddfd6f8198388daf406b68.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 27/03/2020 às 19:24, DanielCostaCruz disse:

Olá, amigo.

 

Então, estou colando aqui o print da tela. O problema é que ela fica piscando e não carrega. É como se a cada segundo eu desse comando para atualizar a tela. Ela some e volta, some e volta, some e volta, mas não carrega e se estabiliza. Veja que aparece apenas a palavra 'loading'. Fica nisso já desde ontem. Só funcionou direito antes de ontem, quando instalei o programa.

 

Abraço,

Daniel

:)

 

image.thumb.png.1d947496e5ddfd6f8198388daf406b68.png

 

@DanielCostaCruz , tenho o mesmo problema, porém descobri que é alguma incompatibilidade com o Google Chrome.

Abra o link no Edge ou IE. No meu caso resolveu.

 

 

Att.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs.,

 

Comecei o "Folding" em março mas sou um velho participante de projetos de computacao distribuida como Distributed.Net e Seti@Home.

 

Tenho 3 notes aqui em casa, consegui uma passkey hoje e gostaria de contribuir para um time ativo. Fiz uma breve pesquisa na Internet e descobri alguns grupos no Brasil ativos, incluindo o Clube do Hardware, do qual sou cadastrado ha anos.

 

Minha intencao e avaliar a contribuicao para um grupo que seja efetivamente ativo e achei essa thread. Entao, a pergunta e simples e ate ingenua: tem gente contribuindo por aqui??

abraços com overclock!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu já estou fazendo. E é para um dos projetos que não foi citado, que é o projeto 13851, que diz que:

 

Project 13851 - These are simulations of NSP9 from SARS-CoV-1 and SARS-CoV-2, which may participate in viral replication by acting as a ssRNA-binding protein. Its funciton is poorly understood in both viruses.

screencapture-client-foldingathome-org-2020-05-15-23_47_24.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a foldar aqui também. Pessoal, notei um comportamento curioso: eu pontuo muito mais usando só a GPU (RX 580) do que CPU (R5 2600) + GPU.


Só GPU:
image.thumb.png.3fb02bdd1ebedd5ecb99c7f7570d2c26.png

CPU + GPU:
image.thumb.png.29d3aa10532e4b2893e84d1a8c59580e.png

Ao que parece, a potência da GPU vai de 85~90 pra 55~60 W quando boto o processador junto. Então eu ganho ~7000 pontos por dia a mais do processador, mas perco mais de 50 mil da GPU... Não faz sentido. Alguém sabe se tem alguma configuração, algum jeito de manter a GPU no talo e botar a CPU junto? Ou é isso aí mesmo e vale mais a pena eu foldar só com a GPU mesmo?

Por fim, alguém sabe me ajudar a colocar as estatísticas na assinatura? Estou tentando colocar [fah]Shaman93[/fah], de acordo com esse tópico, mas aparentemente não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4 minutos atrás, Shaman93 disse:

Comecei a foldar aqui também. Pessoal, notei um comportamento curioso: eu pontuo muito mais usando só a GPU (RX 580) do que CPU (R5 2600) + GPU.


Só GPU:
image.thumb.png.3fb02bdd1ebedd5ecb99c7f7570d2c26.png

CPU + GPU:
image.thumb.png.29d3aa10532e4b2893e84d1a8c59580e.png

Ao que parece, a potência da GPU vai de 85~90 pra 55~60 W quando boto o processador junto. Então eu ganho ~7000 pontos por dia a mais do processador, mas perco mais de 50 mil da GPU... Não faz sentido. Alguém sabe se tem alguma configuração, algum jeito de manter a GPU no talo e botar a CPU junto? Ou é isso aí mesmo e vale mais a pena eu foldar só com a GPU mesmo?

 

@Shaman93 Acredito que possa haver alguma limitação de energia ou temperatura no seu sistema, pois quando se usa o processador, as temperaturas dentro do gabinete podem elevar bastante, o que pode diminuir a eficiência do sistema como um todo.

No meu caso vi que o consumo de energia e o aquecimento gerado quando usava a CPU não compensavam, então removi no painel de controle avançado.

Portos CPU:

CPU.PNG.66da1dac2d00a23a2a9df67f2d98fceb.PNG

 

 

Pontos GPU:

 

GPU.PNG.b58e6cf77893b0d4166d565857684870.PNG

 

Ou seja, 5% de ganho no geral, pra ver o CPU fritar e o Cooler parecer uma turbina de avião.
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Floret Pior que não parece ser o caso, o cooler da CPU é tipo torre e parrudo, joga praticamente todo o calor pra fora. No momento fica mais ou menos assim:
Foldando só com GPU: sistema 41 °C, CPU 40 °C, GPU 67 °C

Se coloco a CPU junto, sistema mantém 41 °C, CPU sobe pra ~60 °C e GPU desce pra 60 °C. Nos 2 cenários as ventoinhas da GPU ficam um pouco abaixo de 2000 RPM (o limite é uns 3500).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Realmente estranho, se a temperatura da CPU e GPU estão sobre controle a minha outra hipotese é uma limitação de energia, Software ou Hardware.

Se você uma fonte de pelo menos 500W acredito que podemos descartar o problema de Hardware.

Existem configurações de energia no Windows e quando é usado a plataforma AMD, é recomendado o uso do plano de energia Ryzen Balanced que pode ser instalado juntamente com driver do Chipset.

energia.PNG.325c8ff666f359c9af007d30d217ceae.PNG
Segue link para driver do Chipset:

 

https://drivers.amd.com/drivers/amd_software_2.04.04.111.zip

 

Veja se isso te ajuda nessa questão.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Floret Drivers atualizados, no Aida eu jogo o processador em OC a 120~130 W, mais a placa a uns 130 W também e segura 1 hora na boa.

Pra mim os planos de energia do Windows nunca funcionaram direito, então tenho uns semi-personalizados. Explico, no Ryzen Balanced o Vcore nunca desce, fica sempre perto do máximo. O balanceado do Windows não me lembro exatamente o problema, mas também não servia bem. O que eu fiz foi acabar adaptando o 'alto desempenho', coloquei o uso de processador mínimo em 1%. Aí acontece o comportamento que eu espero: em uso, clock alto e Vcore alto, fora de uso clock baixo e Vcore baixo. Mesmo assim mantenho um 'economia de energia' (clock e Vcore sempre baixos, não sobe nem em uso) à mão e um 'desempenho máximo' (clock e Vcore sempre altos, não desce nem em idle) acessíveis no menu iniciar.
image.png.f76693b988e584053a9fdbb692364467.png
Por via das dúvidas as vezes boto no desempenho máximo quando vou jogar ou na economia quando só vou ver um filme ou deixo tocando música. Mas em qualquer modo o comportamento do F@H é o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 

Fiz um teste aqui e mesmo fazendo folding apenas na GPU há um consumo razoável do processador, entorno de 15% de um R7 2700x. Talvez no seu caso quando há  tarefas no processador o mesmo acaba  "atrasando" um pouco o processo da GPU.

Não vejo outra opção para o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fernando Floret disse:

@Shaman93 

Fiz um teste aqui e mesmo fazendo folding apenas na GPU há um consumo razoável do processador, entorno de 15% de um R7 2700x. Talvez no seu caso quando há  tarefas no processador o mesmo acaba  "atrasando" um pouco o processo da GPU.

Não vejo outra opção para o problema.

Mas acontece mesmo se eu limito o processador, colocando só 6 threads pra foldar por exemplo. Vou postar no fórum deles pra tentar conseguir assistência, obrigado por ter tentado ajudar.

@Fernando Floret Seu R7 2700x faz 80k/dia, conforme o print? Agora fiquei encucado, é uma diferença muito grande pro meu R5 2600, que só faz 7~8k/dia.

@De Los Santos Poderia me ajudar a colocar a assinatura? Eu consigo pelo link sigimage.php?u=826977, mas o fórum não permite imagem na assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Geralmente não uso o processador porque  minha VGA (RTX 2070) faz mais de 1.500.000 por dia. Então deixo meu processador de boa.

Havia adicionado uma tarefa no processador apenas para realizar os testes que mandei anteriormente.

Fiz novamente agora o teste e o numero foi um pouco menor, mas ainda assim próximo aos 80.000 A diferença não deveria ser tão grande. Meu 2700x está em Stock a unica coisa que alterei é que tem um Watercooler,  pois o Cooler box é muito barulhento.

 

Capturar.PNG.91b999379b970094ed2584075847e370.PNG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Floret Consegui aqui! Realmente tinha algo errado. Desinstalei o cliente e instalei uma versão atualizada, dessa vez no SSD em que tá o SO (antes tava no HD). Agora sim acho que está pontuando como deveria, CPU 65k e GPU 470k. Aparentemente perdi os pontos que já tinha feito mas azar, o importante é ajudar. Obrigado!
image.png.c7064951c8d0acb70126199f22b32a3b.png
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas coisas que eu aprendi nas ultimas semanas.

 

Nao ha maior teste de estabilidade do que rodar o f@h. Nao ha benchmark que exija tanto termalmente e energeticamente do PC / notebook. Descobri isso depois de rodar um sem numero de benchmarks para testar underclocking e nada chegou nem perto do cliente f@h rodando na CPU e na GPU simultaneamente.

 

Use o ThrottleStop para entender  onde esta a limitacao do desempenho. Com ele, fica fácil detectar se a limitacao e thermal throttling, power throttling ou outra...

O novo cliente permite dar prioridade ao COVID.

 

Sim, GPUs normalmente dao por volta de 10x mais pontos do que CPUs.

 

Os projetos normalmente sao especificos (GPUs sao normalmente reservadas para proteinas e trabalhos mais complexos).

 

A quantidade de pontos por dia que um computador faz pode variar MUITO. Isso se deve ao fato de que nem todas as WUs (work Units) que sao distribuidas tem o mesmo perfil de pontos por dia (PPD). Algumas sao rapidas, outras demoram horas... alem disso, existem WUs que resultam em mais e menos PPDs.

Solicite uma passkey para o seu usuario. Isso dá bonus points.

 

La no forum do f@h existem programas de terceiros que funcionam muito bem para acompanhar a sua evolucao. O que uso e o HFM.

Confirmando: qual o id do time daqui? 148894?

 

Ainda sobre desempenho: tenho um Lenovo Legion Y540 (I7 + RTX2060). Consegui frequencias mais altas e cerca de 20% a mais de desempenho ao colocar dois exaustores nas saidas atras e uma plataforma refrigerada, alem de fazer um underclocking na CPU.


fh.JPG.4a0b7792971fc100f2d694755d8db534.JPG
Detalhes aqui:


Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...