Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que é possível alterar o endereço MAC da placa de rede?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu li no livro do Gabriel Torres, o "Redes de Computadores - 2° edição" no capítulo 5, no final do tópico "CSMA/CD", que o endereço MAC da placa de rede é gravado fisicamente dentro de uma memória ROM existente na placa.

Minha pergunta é a seguinte: por que podemos alterar o endereço MAC da placa de rede no Windows ou Linux se esse endereço é gravado numa memória ROM?🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Minato Namikaze II Mas você não altera o endereço MAC de fabrica da placa de rede, o que o windows altera via driver é o endereço que a placa vai usar na rede, tipo o endereço MAC digitado vai ser inserido nos cabeçalhos dos pacotes no lugar do endereço MAC real da placa, se essa placa for mudada pra outro PC ela volta a ter o endereço MAC de fabrica.

 

Isso acaba sendo util pois alguns provedores podem bloquear o acesso via endereço MAC e caso seja necessário trocar a placa de rede ou o roteador, você pode manter o MAC da placa antiga, alguns roteadores ate tem a função "clonar MAC" que serve pro mesmo proposito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E acrecentando que o windows permite alterar o mac porque eu bem me lembro, eu so da epoca da familia PC chips kkk

Aquilo vinha com mac 00 00 00 00 00 00 por exemplo

Se tu comprasse  3 placa-mãe daquela na mesma loja do mesmo lote, os mac das tres placas eram identica.

Essa epoca eramos felizes rs rs

Infelizmente nessa epoca a gente so descobria esse defeito quando levava o pc na casa do amigo que comprou a mesma placa pra jogar CS de madrugada.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 horas atrás, Minato Namikaze II disse:

Eu li no livro do Gabriel Torres, o "Redes de Computadores - 2° edição" no capítulo 5, no final do tópico "CSMA/CD", que o endereço MAC da placa de rede é gravado fisicamente dentro de uma memória ROM existente na placa.

Minha pergunta é a seguinte: por que podemos alterar o endereço MAC da placa de rede no Windows ou Linux se esse endereço é gravado numa memória ROM?🤔

Eu continuei lendo e a resposta estava no tópico seguinte do livro: "Endereçamento MAC", onde é mostrado a estrutura do endereço MAC no byte mais significativo que tem um bit chamado BIT 41, aí tem dois valores possíveis: 0 ou 1. O valor 1 significa que o endereço MAC foi configurado manualmente pelo administrador da rede, que sobrepõe o endereço gravado de fábrica.

Dá próxima vez vou ler os tópicos seguintes do livro antes de perguntar no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!