Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar a rede elétrica e bateria ao mesmo tempo?


Posts recomendados

Seja um eletrodoméstico de 110V, e uma bateria de 12V. Eu gostaria de ligar a bateria ao eletrodoméstico mantendo-o ligado na tomada de 110V, com o objetivo de reduzir a carga consumida da rede elétrica da distribuidora. É possível? Eu não gostaria de ligar apenas na bateria pois ela duraria muito pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possível até é, mas é complexo e ao converter de DC para AC existe perda de energia no processo. Os sistemas fotovoltaicos on grid fazem isso. O módulo fotovoltaico gera corrente contínua e o inversor converte essa energia para AC e injeta na rede de forma a alimentar a instalação e reduzir a corrente consumida da distribuidora de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho:

Painel Solar de 10W -> Regulador de tensão  -> Bateria (12V; 4Ah) -> Inversor (12 p/ 110V) -> eletrodoméstico (110V)
Como a bateria dura pouco, gostaria de ligar também na rede elétrica, mas usufruindo da energia que vem da bateria. Então o que vir da bateria "é lucro", e a rede elétrica complementa a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, por que em vez de usar bateria você não usa relógio de energia bi-direcional? Eu vi uma vez um cara que usa carro elétrico e tinha células solares na casa dele, ele usava energia solar para recarregar o carro, e quando não estava recarregando o carro, e se a energia gerada pelas células fosse maior que a a casa dele consumisse, a energia elétrica sobressalente era enviada de volta para a rede elétrica. A energia elétrica devolvida ficava como crédito, sendo usada quando não tem sol para gerar eletricidade. 

 

https://solisenergia.com.br/como-funciona-o-medidor-bidirecional-da-energia-solar/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!