Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ubuntu 20.04 lts fica piscando a tela no hdmi e no windows não pisca


Posts recomendados

eu tenho um notebook com o ubuntu como sistema principal e ele fica piscando a tela só no dmi pisca a tela e corta o som na tv e já no windows não aontece, eu tenho dual boot.

Alguem que mexe com ubuntu sabe coo esolver isso, quando assisto videos ou vou ler algo atrapalha eu uso a tv pois a tela está com defeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que seja algum problema relacionado a driver de vídeo principalmente se for uma GPU NVIDIA. Pode postar a configuração completa do seu laptop? No GNU/Linux é possível obter detalhes do hardware com vários programas. Usando os normalmente pré-instalados:

 

lspci -vnn
lsusb
lscpu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Wésio de Araujo Filho disse:

intel hd graphcs 4400

Possuo um laptop com a mesma GPU integrada mas uma CPU diferente (Core i5 4210U). A nova versão do Ubuntu pode ter instalado somente o driver principal de vídeo `modesetting`, que funciona melhor nas GPUs mais novas da Intel. Para esse modelo mais antigo pode tentar instalar o driver antigo, que é o que uso aqui sem problemas. O pacote que deve ser instalado para habilitá-lo é o `xserver-xorg-video-intel`.

 

apt install xserver-xorg-video-intel

 

Para confirmar que o driver subiu é só verificar se na saída do `lspci -vnn` está carregado o driver i915:

 

00:02.0 VGA compatible controller [0300]: Intel Corporation Haswell-ULT Integrated Graphics Controller [8086:0a16] (rev 0b) (prog-if 00 [VGA controller])
	
    ...
    
	Kernel driver in use: i915
	Kernel modules: i915

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 17/06/2020 às 12:05, Wésio de Araujo Filho disse:

eu tenho um notebook com o ubuntu como sistema principal e ele fica piscando a tela só no dmi pisca a tela e corta o som na tv e já no windows não aontece, eu tenho dual boot.

Alguem que mexe com ubuntu sabe coo esolver isso, quando assisto videos ou vou ler algo atrapalha eu uso a tv pois a tela está com defeito

Tenho um notebook Samsung i7-5500u e uma GT 920m e estou com o mesmo problema. Como uso muito mais o linux demorei para perceber que no Windows isso não acontecia, até comprei outro cabo hdmi e já estava certo que o monitor que estava com problema. Vou tentar atualizar o drive de video ou instalar drivers mais antigos e depois volto aqui pra contar se funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, alexpatofu disse:

Tenho um notebook Samsung i7-5500u e uma GT 920m e estou com o mesmo problema. Como uso muito mais o linux demorei para perceber que no Windows isso não acontecia, até comprei outro cabo hdmi e já estava certo que o monitor que estava com problema. Vou tentar atualizar o drive de video ou instalar drivers mais antigos e depois volto aqui pra contar se funcionou.

Consegui resolver o problema instalando o driver 460 da nvidia(driver recomendado pelo sistema).

Basicamente dei um apt update e upgrade, depois usei os seguintes comandos :

 

$ ubuntu-drivers devices

(Identifica sua placa de video, lista as versões de drivers disponíveis e qual é o driver recomendado)

 

$ sudo apt install nvidia-driver-X

OBS: X= VERSÃO DO DRIVER(no meu caso X= 460, digite o número correspondente ao driver que você deseja instalar)

 

$ sudo reboot

(Precisa reiniciar para as configurações serem aplicadas. No meu caso, durante o reboot entrou naquela tela inicial do dual boot mas com outras etapas e  pedindo pra digitar minha senha)

 

Por fim funcionou!!!  Deixei o ubuntu ligado no mesmo monitor por 2 horas e não piscou nenhuma vez, antes piscava de 5 em 5 minutos

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!