Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência de corte - Dúdiva


Albertow.

Posts recomendados

Oi pessoal,

Se eu tenho um sinal de 1Khz e corto 250hz, essa frequência que foi cortada (250hz) é que chamo de frequência de corte?

Sempre quando vejo o termo “Frequência de corte” no filtro passa baixas, fico com um pouco de dificuldade de entender qual seria essa frequência cortada. O exemplo que eu dei acima está correto, podemos entender dessa forma? Gostaria que alguém pudesse me explicar de uma forma mais simplificada. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frequência de corte é a frequência onde a tensão cai a 70% do máximo ou -3dB.

Ex.:

Um filtro passa-baixas frequências (costuma-se abreviar PB) ou um filtro passa-altas frequências (PA) de um amplificador de áudio.

Na região das frequências do amplificador, o ganho dele costuma ser constante, ou a resposta em frequências costuma ser plana. Em altas frequências o ganho começa a cair. Quando este ganho cair 30%, o mesmo que dizer cair para 70% do seu valor, esta será a frequência de corte. Neste caso o filtro (resposta em frequências) será um PB, já que vai atenuar as frequências mais altas.

Semelhantemente, quando a frequência diminuir a ponto do ganho baixar para 70% do seu valor original, diz-se que este ponto é a frequência de corte inferior.

O amplificador de áudio possui o equivalente a um filtro PA, perto de 20Hz e um PB, perto de 20kHz.

Estes pontos de 70% da tensão não são aleatórios. São pontos em que a potência cai a 50% do original. 0,7 x 0,7 = 0,5. Na verdade é 1 sobre raiz de 2 = 0,707106...

Espero ter auxiliado.

Ops! Corrigidos

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!