Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Auxílio com overclock na ASUS Prime B450M Gaming/BR ?


Posts recomendados

Pessoal comprei uma ASUS Prime B450M Gaming/BR, um Ryzen 5 1600 AF e 2 memorias DDR4 Corsair Vengeance 3000 Mhz.

 

Após trocar de slots (as memorias) consegui 3000 Mhz na RAM, show de bola (alterando para D.O.C.P).

 

Mas, li que é possivel fazer overclock do processador nessa placa-mãe, podendo chegar a 4.1 tranquilamente em alguns processadores, (não me venham dizer pra nao fazer over nessa placa, eu instalei dissipador nos VRM).

 

Então por obséquio como faz overclock no cpu com essa placa-mãe ? A opção que deveria fazer isso está simplesmente fixa em AUTO e nao deixa mexer (era o multiplicador, F.I.D eu acho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AdrianoBertoldi Você tira do auto e insere o multiplicador manualmente. Leia o manual da placa.

Quanto a chegar em 4.1GHz, além de improvável necessita de boa refrigeração. Tu vai conseguir estavelmente 4GHz se tiver sorte, ajustar corretamente o OC e possuir um bom cooler.

 

Mas tmb não sei sobre a durabilidade deste VRM (ok, você instalou dissipadores nos mosfets, mas o VRM permanece o mesmo). Então não aconselho socar muita tensão, principalmente se você pretende rodar em OC no dia a dia.

 

Se você tá com o cooler box, e acredito que seja o Wraith Stealth, baixe a tensão para ~1.25v e teste o CPU em 3.8GHz. Aí você vê se ficou estável e se a temperatura está ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado! Eu fui burro! No F.I.D (multiplicador), nao tinha a setinha pra baixo como nos outros componentes, aí achei que estava travado, tambem nao apareceu o cursor que indica que o campo está em edição... bom, bastou eu digitar o multiplicador que pegou! Está a 3.9 GHZ sem mexer em vcore nem nada, muito estável e frio (33 graus C em idle e 55 em 100% (estou usando o DeeepCool GAMMAXX 400, excelente cooler)).

 

Mas estou decepcionado com a performance....Eu tinha um avell com I7 de 4ª geração e Nvidia 970M, no GTA com tudo no low caía pra 50 fps no GTA 5 online, comprei a maquina pra resolver isso e nao resolveu.

 

Mesmo um Ryzen 1600 AF e uma 1060 6GB, no médio tambem caiu pra 50 fps no gta 5 online...

 

Alguem teria alguma ideia ?

 

Será que com um Ryzen 3600X isso se resolveria ? Ou seja, queria rodar GTA 5 online (que é mais pesado que o modo história) em 60 FPS cravado! ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@AdrianoBertoldi Fala Adriano, beleza? Eu tenho um setup parecido, segue abaixo, mas estou tendo dificuldades com as memórias LPX, no meu caso são 2x16gb de 3000mhz. Quando eu ativo o D.O.C.P, a maquina trava toda, eu tive que calcular no VRAM Calculator e consegui chegar a 2800 para estabilizar. Tem alguma ideia do que pode ser?

 

Para overclock no meu Ryzen 5 3500, eu to usando o Ryzen Master "software" e está indo de boa, estou rodando a 4.200mhz e com Water Cooler, não passa dos 70 graus nos testes de stress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AdrianoBertoldi olha, mesmo em stock o R5 1600 aguenta tranquilo o GTA pra manter a 60 fps, o problema deve tá sendo outra coisa, algum driver genérico, desatualizado, temperatura de placa de vídeo... chegou a monitorar com o MSI Afterburner?

adicionado 3 minutos depois

confira o R5 1600 + RX 570:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@AdrianoBertoldi olha, mesmo em stock o R5 1600 aguenta tranquilo o GTA pra manter a 60 fps, o problema deve tá sendo outra coisa, algum driver genérico, desatualizado, temperatura de placa de vídeo... chegou a monitorar com o MSI Afterburner?

adicionado 3 minutos depois

confira o R5 1600 + RX 570:

 

 

Claro, no GTA modo história é uma coisa, ja no online é completamente outra.

 

Quando o server está vazio é tranquilo, mas quando tiver 30 pessoas o pau pega.

 

Mas está OK agora, meu minimo aqui foi a 55 fps com 30 pessoas está OK.

 

Mas pretendo ainda pegar o 3600X mais tarde...

adicionado 2 minutos depois
42 minutos atrás, F. França disse:

@AdrianoBertoldi Fala Adriano, beleza? Eu tenho um setup parecido, segue abaixo, mas estou tendo dificuldades com as memórias LPX, no meu caso são 2x16gb de 3000mhz. Quando eu ativo o D.O.C.P, a maquina trava toda, eu tive que calcular no VRAM Calculator e consegui chegar a 2800 para estabilizar. Tem alguma ideia do que pode ser?

 

Para overclock no meu Ryzen 5 3500, eu to usando o Ryzen Master "software" e está indo de boa, estou rodando a 4.200mhz e com Water Cooler, não passa dos 70 graus nos testes de stress.

Olha cara, eu tive problema também.

 

Aí só pra testar troquei os slots das memorias na placa-mãe.

 

Estava tentando 3000MHZ nos slots 1 e 3 e nao deu certo, ai troquei para os slots 2 e 4 e foi lindamente.

 

Tente isso.

 

A placa aguenta tranquilo 3000MHZ nas memorias...Mas teria que ver a compatibilidade das memorias tambem, com a placa-mãe entende.

 

Tive que baixar meu overclock, estava a 4.1 sem mexer no VCORE no entanto a maquina estava desligando depois de um tempo ligada, bastou baixar o clock pra 4.0 que estabilizou tranquilo, sem mexer no VCORE.

 

Mexer no VCORE ? JAMAIS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Caio Ferreira disse:

@AdrianoBertoldi o 3600 dá conta tranquilo e é mais barato que a versão com X, se puder aguardar, a nova geração tá saindo do forno. promete ser ainda melhor. no pior dos casos, a geração anterior barateia.

É isso seria uma boa, saindo a proxima geração eu ACHO que deve baixar os preços das atual terceira.

 

Vamos ver! hehehe

 

O 1600 AF é um bom processador, pelo seu preço, ainda mais!

 

Mas quero um processador mais forte mesmo, ele não é muito forte nao...

adicionado 0 minutos depois

Se bem que a 4.0 GHZ ele fica bem mais esperto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!