Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória DDR4 2666 rodando em 2400


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Fiz upgrade de placa-mãe hoje, retirei uma a320m-hd e coloquei uma Asus Tuf x570 Plus Gaming BR. Este pc comprei a quase 1 mês todo montado e pronto para uso e na descrição das memórias DDR4 do anúncio diziam 2x8GB de 2666. Bom, na antiga placa a2320m-HD estava rodando cada uma a 1333, perfazendo um total de 2666, agora na nova placa x570 cada pent está rodando a 2400mghz. Não sei se existe alguma incompatibilidade com minhas memórias em relação a minha nova placa x570. Gostaria de saber se por acaso me venderam memória errada ou sei lá o que pode ser de fato. Agradeço aos colegas se puderem mais uma vez esclarecer esta dúvida. 

Eis as memórias que tenho: https://www.pichau.com.br/hardware/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-ddr4-2666mhz-branca-tlpbd48g2666hc18h01

Minha placa atual: https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-X570-PLUS/

Screenshot_2.png

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Tuco Não sei dizer, na verdade, essa mudança de mobo paguei para uma técnico fazer para mim, não me senti seguro de fazer e pelo que pude assistir é um processo delicado onde requer cuidado para não danificar nada, ainda mais no meu caso onde possuo garantia de tudo, foi ele que me alertou quanto ao fato da memória e disse que não iria alterar nada para elevar a frequência pois era arriscado, ou seja, não quis fazer essa parte, não entendo de absolutamente nada, nem sei o que xmp kkkk, bom, teria que ativar isso na bios da mobo da asus, correto? Isso não seria forçar para uma frequência maior se o limite for de 2400mghz? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rafael Tuco disse:

@Downboys A X570 suporta memórias acima de 4000MHz.

Não vai forçar nada, apenas alterar a velocidade da memória para a frequência original dela.

E não tem nada de complicado. Você vai clicar em uma opção e marcar XMP 2666MHz, salvar e reiniciar a máquina.

Vou tentar fazer então, obrigado pelo help

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Tuco Me tira uma última dúvida por favor, achei as embalagens das minhas memórias e lá diz 2666, bom, apesar da bios da placa ter setado em 2400, entrei lá e não efetivei, só simulei ativar o perfil xmp, após ativar, apareceu uma mensagem assim:

 

Notice: Performance is usually best when memory clock:FCLK IS 1:1 Synch. Maximum FCLK stability is around 1800MHz, over-volting soc may cause instalibity on Gen 4.0 devices.

 

Ai, eu dei ok e pressegui mesmo assim, onde estava em AUTO, troquei para D.O.C.P, ai automaticamente passou de AUTO para 2666MHz, entendi que bastava agora salvar e sair, correto? Mas dái fiquei na dúvida, e se caso não dê certo, como eu faria para voltar ao que era antes? Li que se não der certo teria que resetar a bios etc, não sei nada a respeito então sai da bios sem salvar e resolvi voltar aqui para lhe falar.

IMG_20200627_030219.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá bom dia, placa-mãe Biostar B360MHD PRO 2, Chipset B360, Intel LGA 1151, mATX, DDR4. Nas especificações diz que aceita frequência de memória até 2666 mhz e comprei dois módulos de memória de 8gb 2666mhz (16gb), da marca team group. o problema é que só reconhece a frequência de 2400 mhz, mesmo na bios, quando coloco no profile XMP e salvo, a frequência não altera, só altera a tensão que vai de 1,2 V para 1,331 V. o programa Cpu-z reconhece que as memórias são 2666mhz, exatamente como a imagem do rapaz que que criou o tópico, mas que está operando a 2400mhz. alguém poderia me ajudar nesta questão, a placa-mãe (segundo especificação) já não teria que reconhecer? Ps.coloquei um vídeo da bios e do que acontece.  

placa_mãe_biostar_frequencia...rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiegoQuirino Estranho mesmo, já acho totalmente estranho se a memória é de 2666 e a placa setar abaixo como foi no meu caso e no seu também, no meu aqui, depois que eu ativei o xmp, de caro sem precisar de nenhuma alteração extra, já mudou sozinho para 2666, pelo que vi no seu vídeo, ta lá escrito no xmp 2667, significa que sua ram é de 2666 e se mesmo assim não altera, aí só os colegas mais expert no assunto saberão lhe ajudar, sou noobão no assunto, o pouco que aprendi foi aqui no clube, mas já te digo que voltei minhas rams para o auto mesmo em 2400, não vi alguma diferença a nível de performance em 2666, fica a dica, só deixaria ativado se a diferença fosse de uns 3200 lol

adicionado 2 minutos depois

@MEPUBLICIDADE O colega Diego Quirino tem uma placa semelhante, pode ser que ele consiga lhe orientar o caminho, mas procure no advanced e OC tweaker, depois dram frequency, já lhe digo que não sentirá diferença entre 2400 e 2666. Olha no site do fabricante de sua placa também, vai que encontra orientação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Downboys encontrei o erro, da minha placa-mãe pelo menos, no site da Biostar tem uma aba, na página desta placa, de support memory, lá lista todas as marcas e frequências de cada marca que a placa-mãe aceita (o que é ridículo), no caso da marca team group ela só aceita até 2400mhz, tem algumas marcas lá que aceita 2666mhz e até 3000mhz, comprei no site da terabyte, na especificação do produto eles não colocam essa informação. me senti trouxa né, mas já estou com as memórias compradas :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiegoQuirino Triste isso, mas no meu caso apesar de ser o mesmo, ativei o xmp e as memórias foram automaticamente para 2666, mas como não vi diferença em nada apesar de ter tido um ganho de 532mhz, resolvi manter no auto e deixar cada em 2400 mesmo. Comprei ontem um par dessas memórias ai https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110583 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...