Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3 3300x no gabinete Pichau Magpie III


Posts recomendados

Pessoal, bom dia! Recentemente montei meu computador, com as seguintes especificações:

CPU: Ryzen 3 3300x

GPU: Geforce GTX 1660 Super

RAM: 2x8GB 3200Mhz 

placa-mãe: B450M Steel Legend

Cooler do CPU: CM MasterAir MA410P

 

Vou explicar agora como coloquei as ventoinhas no computador e anexar fotos, para vocês darem opiniões de como maximizar o fluxo de ar e ajudar a manter a temperatura baixa.

As ventoinhas 1-2-3 estão como ventiladores, e as ventoinhas 4-5 estão como exaustoras.

O cooler da CPU não sei se está instalado certo, pois foi minha primeira vez montando um. Posicionado na parte de cima, não conseguia ligar o LED dele, pois o conector da placa fica em baixo.

 

As temperaturas no teste de estresse ficaram, em sua grande parte, nos 73-74ºC, com um pico muito rápido de 75,03ºC e voltando rapidamente para a casa dos 74ºC. A foto que anexei foi usando o Blender Classroom com mais ou menos 10 minutos de teste.

O clock da CPU durante o teste de estresse ficou variando entre 4191 a 4216MHz (abaixo dos 4.3).

 

Também tem o fato de que, como essa foi a minha primeira vez instalando esse tipo de cooler, ele acabou "sambando" um pouco em cima do processador, e estou preocupado que isso talvez tenha prejudicado a aplicação da pasta térmica. 

 

Sei que as temperaturas estão "aceitáveis", mas gostaria de saber a opinião de vocês, pois embora seja um setup legal e que está me deixando jogar tudo que eu quero, melhorias são sempre bem vindas.

 

Obrigado!

Gabinete.jpeg

teste_de_estresse.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus de Araujo

duas falhas muito evidentes. a fan do air cooler deve está apontando para onde desenhei na imagem em direção a fan traseira que no seu caso inexiste. recomendo que você tire uma fan frontal ou superior e coloque na parte de trás.

 

a posição correta:

 

2 frontais: puxando ar de fora

1 superior: jogando ar pra fora

1 traseira: jogando ar pra fora

Gabinete.jpeg.768f5fb2cf76475f6e03721ede34b475.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Muito obrigado meu amigo. Acredita que fazendo essas modificações a temperatura deve cair um pouco?

Eu vou comprar um SSD novo e na hora de instalar, eu seguirei sua sugestão e aproveitarei para reaplicar a pasta térmica.

 

Há alguma outra recomendação que queira fazer?

 

Eu estava pensando em, no futuro, comprar mais uma ventoinha de CFM similar para o cooler da CPU, mas não sei se será necessário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Matheus de Araujo disse:

As ventoinhas 1-2-3 estão como ventiladores, e as ventoinhas 4-5 estão como exaustoras.

Se está como na foto, a 1 está ao contrário, jogando de dentro para fora.

 

11 minutos atrás, Matheus de Araujo disse:

Também tem o fato de que, como essa foi a minha primeira vez instalando esse tipo de cooler, ele acabou "sambando" um pouco em cima do processador, e estou preocupado que isso talvez tenha prejudicado a aplicação da pasta térmica. 

Isso é normal para a esse cooler, a montagem deixa uma certa folga que faz ser possível mexer por causa do deslize da pasta. Não é nada para se preocupar.

 

Fora isso, pegue o fan 4 e faça como o @Caio Ferreira falou.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Matheus de Araujo disse:

Eu estava pensando em, no futuro, comprar mais uma ventoinha de CFM similar para o cooler da CPU, mas não sei se será necessário. 

CFM é uma medida inútil que não serve para muita coisa, ignore esse dado.

 

E não, não precisa de mais fans, 5 já é overkill suficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Nem sequer havia reparado. Já que o @Caio Ferreira sugeriu que ficassem na frente do Gabinete 2 jogando ar para dentro e 1 jogando ar para fora, acho que posso deixar como está. Além disso, vou seguir a recomendação dele quanto ao cooler da CPU também.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!