Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se o roteador é para fibra ou não


Ir à solução Resolvido por Tio Chang,

Posts recomendados

tenho uma dúvida referente a roteadores para fibra, eu estou usando uma internet de 10Mb de cabo atualmente, e pretendo trocar para uma de fibra de 30Mb, o novo provedor que vai me passar essa internet de fibra disse que vou ter que usar o roteador deles, e que vai ser emprestado, porque o roteador para fibra aparentemente é diferente do convencional, foi assim que eu entendi pelo menos, ele disse que se eu quiser comprar um posso comprar e usar, mas minha dúvida exatamente é, o que difere os dois roteadores, é a velocidade que aceitam? é a maior estabilidade na conexão mais rápida?

ou é alguma limitação física?

independente do que seja, como no mercado de roteadores eu vou distinguir qual é e qual não é para mim?

meu roteador é o D-link Dir 608

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Josué Teixeira O nome é ONU

 

Na ONU a internet de fibra chega, e ja sai os cabos de redes e os Wifis.

 

Ja no roteador, È colocado um conversor que modifica o cabo da fibra para cabo de rede, e esse cabo de rede é encaixado no roteador comum, onde é feito pppoe, sai as lans sai os wifis. ou seja são dois produtos ligados na tomada gastando energia.

 

Maior diferença é essa, ONU ja é projetada pro cabo de fibra chegar sem precisar de peças intermediarias,

 

As ONU numa fibra Gepon aceitam ate 1,25 Gigas Download e Uploud, Em quanto usando um roteador comum tu so vai ter no maximo 999 megas. e se o roteador for de baixa qualidade, ele nao vai conseguir processar tudo isso de mega, rumo aos seus computadores,  e vai ficar travando.

 

https://www.cianet.com.br/blog/infraestrutura-e-tecnologia/o-que-considerar-ao-adquirir-uma-onu-gpon-wi-fi-ac/

 

Resumindo, ONU é um roteador de qualidade, mas que nao tem entrada WAN, a entrada é exclusiva para o soquete de fibra.

 

ROteador comum, tem porta WAN e lans, e precisa de um conversor de fibra optica que vai converter o fio da fibra para cabo de rede, que vai entrar no roteador, e depois vai rumo aos pcs.

 

 

adicionado 4 minutos depois

 

adicionado 10 minutos depois

Alem da diferença explicada no video.

 

As ONU aceitaram Telefonia, TVs  tudo em um unico aparelho, 

Exemplo de aparelho para o futuro brasileiro

 

Huawei-Gpon-Onu-Wifi-with-TV.jpg_640x640.jpg.75633aa4390ebe7a322a6ebf6bd22388.jpg

 

Esse tem ate a rosca para o cabo de TV.

unnamed.jpg.a85cee1b9f0e398ae2fd2b644a4ead68.jpg

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso que o @Tio Chang falou, e esse D-link Dir 608 pode até servir olhei alguns dados dele, mas vai ser como o tio chang falou, vai chegar o fio de fibra ótica que vai para um conversor desse conversor vai para esse seu roteador.

talvez o roteador que a empresa que você contratou possa da um melhor que esse, então eu ficaria com esse dir-608 para instalar em outro local da casa onde o wifi fica fraco, traria uma cabo internet  do roteador que a empresa vai te da e colocaria nesse outro ae dir-608   

-Funções Roteador

-Tipo de conexão Sem fio

-Velocidade wireless 150 Mbps

-Frequências 2.4 GHz

-Tipo de frequência Banda única

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, IVO PA disse:

D-link Dir 608

Isso é roteador capeta de 60 reais, num plano de 30 megas ate vai de boa.

 

A patir dos 100 megas pra cima, vai ficar uma bixeira legal. Imagina no futuro proximo quando 1 giga for preço de 200 300 megas de hoje.

 

Esses equipamentos estão fardados a morrer. So nao morreram ainda porque tem gente que ainda ta com pensamento antigo de bridge igual tinha no antigo adsl.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IVO PA Se tu precisa mesmo usar um unico pc com 200 megas, tem que comprar com saidas GE

 

Essas overtek so vinham com saidas FE.

 

Agora se tu nao tem problema de usar 100 megas exclusivo rumo a um PC

 

Adicionar um roteador extra para receber os outros 100 megas para usar somente em celulares.

 

Essas overtek sao muito boa e baratinhas no ML.

 

EU mesmo mando 100 megas rumo minha casa e outros duzentos megas que sobra eu jogo em outras duas cpe /100 e vendo pros vizinhos o sinal rs rs.

adicionado 7 minutos depois

@IVO PA Um dia eu ainda quero ter uma dessa.

 

mas ta muito caro rs rs.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1570073062-onu-huawei-eg8145v5-ac-anatel-1-pots-4-ge-wi-fi-usb-_JM?quantity=1&variation=58648703456#position=3&type=item&tracking_id=bd036687-15c3-42a8-8c1c-48003b5dd352

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IVO PA mas tu ja tem confirmado com o provedor quais modelos de ONU eles aceitam, Porque aqui no meu, eles so aceitam certos fabricantes, Overtek, Intelbras e uma outra la da china rs rs acho que era V-SOL

 

Precisa confirmar certinho quais fabricantes de ONU o provedor aceita. porque la na OLT nem todos os fabricantes o bendido da OLT sincroniza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Josué Teixeira

1 minuto atrás, Josué Teixeira disse:

vi que o ONU pode ter dual Band ou não, para mim que vou usar 30Mb, a frequência 5Ghz faz alguma diferença?

A questão é pensar no futuro.

 

A fibra optica na EPON como ja disse aceita plano de 1,25 uploud e Donwload.

 

Mesmo que neste exato momento so é viavel para voce ter 30 megas. Amanha ou daqui 5 anos ja fica viavel ter 500 800 megas, tu ja tera o equipamento preparado que aceite isso.

 

Entao se tiver grana para investir, compre sempre ONU dualband, 2,4 e 5 ghz.

 

As onus so irão morrer, quando os planos de internet utrapassarem os 1,25 gigas. e isso via levar muito anos, ou pode estourar um bum economico e ano que vem ja baratear o preço.

 

 

5 minutos atrás, Josué Teixeira disse:

me indicar algum que seja barato e que sirva para mim?

 

Não posso indicar, porque funciona assim, La no provedor, existe uma peça chamada OLT, é essa que atentica as ONUs que ficam na residencias dos clientes.

 

Dependendo o Fabricante da OLT, ela limita que as ONUs sejam do mesmo fabricante entendeu.

 

Essa informação so quem pode te dar é o dono do provedor, ele vai te explicar certinho quais fabricantes a OLT dele aceita. e ai sim tu vai la e compra baseado pelo Fabricante.

 

Existem milhos de fabricantes, Overtek, intebras, V-Sol Huwaei, Fiberhome.

adicionado 6 minutos depois

@Josué Teixeira Outra filosofia que indico, é, se a casa nao for de aluguel, Mande o dono do provedor fazer bem feito a fibra ate chegar no comodo escolhido da casa. Neste comodo use  quadros VDIs e coloque todos os equipamentos de melhor qualidade la, A Onu, os cabos de rede, os roteadores se for nescessario. faça tudo de melhor qualidade, Porque quando tu vender a casa, tu ja ira me vender ela, com a internet ja toda preparada.

 

Agora se for casa de aluguel, nao compensa nem comprar ONU sabe porque, porque tu poderá se mudar para outro lugar no futuro onde essa ONU nao seja aceita. e ai tu perde o investimento, Tu nao perde o investimento quando a casa é propria porque tu ja ira me vender a casa com tudo la funcionando rs rs sacou

adicionado 8 minutos depois

@Josué Teixeira Digita no youtube VDI internet e tu vai entender do que eu to falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Tio Chang disse:

A questão é pensar no futuro.

a grana tá curta e tenho outros projetos para meu dinheiro, se for muito caro um com dual Band eu vou comprar um que supra minhas necessidades por enquanto.

 

valeu ai cara, me ajudou muito a entender sobre esse assunto, pesquisando na internet não achei essas informações destrinchadas assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Josué Teixeira mas começa devagarzinho, pode usar o que o provedor fornecer em comodato, pois 30 megas é pouco.

 

mas vai preparando a casa aos poucos, ve todos os videos sobre VDI internet que tem no youtube e começa a praticar isso na sua casa.

 

Quando tu ver, tu ja tem cabo gbps chegando ate no banheiro. rs rs

 

num futuro quando tu entender definitivo a fibra, da ate pra contratar 300 500 megas e no horario ocioso da sua casa, vender essa banda para os vizinhos rs rs.

adicionado 4 minutos depois
9 minutos atrás, Josué Teixeira disse:

se for muito caro um com dual Band

Esses aparelhos são caros, porque com ele em maos, eu consigo fazer milhoes de coisas que um simples roteador nao conseguiria.

 

Com uma ONU com 4 saidas lans eu conseguiria criar 4 ilhas ou Vlans rumo a 4 switch de 8 portas por exemplo, e ter 32 clientes de internet no cabo.

 

Fora as Ilhas de Vlan esses equipamentos aceitam fazer QOS na Wan, qos WLAN, QOS lan tudo independente.

 

Da pra configurar independente quais lans vão passar iptv, video ou voz. da pra fazer milhoes de coisas

 

no sistema VOIP eu posso contratar a SIP de terceiros e ter duas linhas de telefone.

 

se a Onu tiver sistema de Tv eu posso configurar um IPTV de terceiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang

19 minutos atrás, Tio Chang disse:

porque tu poderá se mudar para outro lugar no futuro onde essa ONU nao seja aceita.

isso é um problema, tenho casa própria mas pretendo me mudar daqui a 6 meses para uma casa maior, talvez em um bairro diferente, tudo vai depender do dinheiro até lá, vou pensar bastante então antes de fazer qualquer coisa e vou ver os detalhes.

vou ficar com esse roteador do provedor mesmo, como você falou, por enquanto vai suprir.

 

7 minutos atrás, Tio Chang disse:

mas vai preparando a casa aos poucos, ve todos os videos sobre VDI internet que tem no youtube e começa a praticar isso na sua casa.

 

Quando tu ver, tu ja tem cabo gbps chegando ate no banheiro. rs rs

já pensei nisso mesmo kkk, passamos um bom tempo no banheiro e nem sempre a conexão é boa não é mesmo? rsrs

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Josué Teixeira é porque eu sou uma pessoa caseira, rs rs mas o 5g ja nascera fardado ao fracasso, porque vai todo mundo querer ter, quando tu fazer teste de velocidade vai bater tristeza, igual foi a promessa do 4g, promessa de 100 200 megas 4,5 g, e tu faz um teste de velocidade e fica contente quando da trinta megas.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!