Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando, lento. Formatação não resolveu


Posts recomendados

Bom dia!

Meu computador está travando, lento em qualquer atividade, às vezes para por 10 ou 15 minutos. Exemplos: abro uma janela de busca de arquivos e ele trava.

Se eu deixar entrar em modo de descanso/economia de energia não volta mais (trava e só desligando).

Em alguns casos trava geral e preciso forçar o desligamento.

Já formatei, já reinstalei o sistema operacional (Windows 8.1). Fiz isso três vezes (restaurar Windows e formatar).

Levar para assistência técnica já vem com a mesma fórmula que não funcionou comigo: formatar.

Alguém tem uma luz, por onde eu poderia começar a análise do problema?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa a ser feita, é verificar a situação do HD, baixe o programa HD Tune para iniciar os testes:

http://www.hdtune.com/download.html

 

Verifique a saúde geral do HD indo até a aba Health, é necessário que a mensagem "Health Status: Ok" apareça deste jeito no canto inferior direito:

6slt9w6.png

Se algo diferente disso aparecer, é um indicativo que o HD esteja com problemas.

 

Feita a checagem da saúde geral, a próxima etapa é a busca rápida por badblocks: Vá até a aba "Error Scan" e marque a caixinha "Quick Scan", clique no botão "Start" para iniciar o processo. É necessário que TODOS os quadradinhos fiquem verdes, se algum ficar vermelho, o HD está com sérios problemas e já podemos parar o testes por aqui. Quanto mais quadradinhos vermelhos aparecerem, pior é a situação do HD e maior a chance dele te deixar na mão a qualquer momento.

 

A última etapa do processo, é fazer uma verificação profunda de badblocks Faça o mesmo processo citado anteriormente, mas sem marcar a caixinha "Quick Scan". Desde já eu adianto que é um processo que leva horas, e também é necessário que todos os quadradinhos fiquem verdes, caso o contrário, o HD está defeituoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!