Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa OC compensa? E Dual?


Posts recomendados

Oi pessoal, estou pra decidir entre qual placa de vídeo comprar, e tem as opções de placa com a descrição OC e Dual no nome. 

Me falaram que OC é overclock, mas qual a diferença entre elas? Compensa pegar uma placa OC ou Dual no caso de não ter a que eu quero sem ser nessas versões alternativas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

OC significa overclock mesmo. São as placas nas quais as fabricantes realizam um pequeno aumento nas frequências se comparado aos modelos referência do chip. Geralmente esses overclocks das fabricantes são bem conservadores e não muda pouca coisa na prática, coisa de 1 a 5 fps dependendo do jogo. No entanto, por ela vir com specs "melhores" do que o chip "padrão", a tendência é que as fabricantes invistam em um melhor sistema de refrigeração para a placa não esquentar. 

 

Já sobre os modelos "Dual", acredito que faça referência ao Dual-Fan, isto é, duas ventoinhas. Esses modelos, na teoria, possuem uma refrigeração maior, mas existem casos e casos, pois dependendo da qualidade e da estrutura dos componentes da placa, mesmo placas com dual-fan podem esquentar bastante.

 

Conclusão: a placa possuir OC de fábrica não significa que ela é a melhor de todas em performance, assim como uma placa possuir dual-fan não significa que ela não vai esquentar ou que é a melhor opção.

 

Pessoalmente, recomendo que procure por placas que tenham um bom custoxbenefício e que não esquentem muito, ou seja, que tenham um bom sistema de refrigeração. Lembre-se que a durabilidade da placa, assim como a de todos os outros componentes do seu PC, vai depender do seu cuidado com cada peça (manutenção, limpeza) e também da disposição de fans do seu gabinete para uma melhor circulação de ar. Talvez o @WOZ Dods possa te dar mais dicas sobre isso, o cara é um monstro! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Felipe Malafaya disse:

Qual marca você recomenda?

Qualquer marca conhecida (como Gigabyte, ASUS, GALAX) é uma boa. A diferença fica mais na questão de garantia e RMA das fabricantes. Já tive placas de várias marcas ao longo destes anos e nunca me deram problemas. (atualmente tenho uma GTX 1070 que comprei a uns 3 anos)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Felipe Malafaya disse:

É que fiquei sabendo que as da Intel é melhor pra stream

Poderia nos dizer a fonte desta informação?

Intel e AMD atualmente estão parelhas nas aplicações (Intel de 10ª geração) nos modelos com 12 threads ou mais para jogos e fazer transmissões.

No presente momento, a AMD Ryzen ganha por custo/benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Felipe Malafaya disse:

Aqui no fórum mesmo me falaram que as placas de vídeo geforce é melhor pra stream.

Achei que estava falando de processadores, pois a briga entre Intel e AMD é sempre em questão de CPU.

Na questão de placa de vídeo, assim como os processadores, a Nvidia GeForce e a AMD Radeon oferecem bons produtos no ramo de placas de vídeo, e sinceramente, não tem campeã certa, pois cada lado tem certas vantagens.

Contudo, no segmento High-End, a Nvidia ganha por apresentar modelos mais potentes, porém estes modelos são muito mais caros, o que não significa que todas suas placas de segmentos inferiores são melhores que as da concorrente.

 

Na dúvida entre os 2 modelos que citou, voto também na RX 5600XT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...