Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Painel IPS vs TN em monitores 144hz, qual escolher ?


Posts recomendados

Fala galera, sou novo por aqui.
Tô querendo trocar meu monitor ultra wide de 25" da LG e queria algumas dicas.
Queria pegar um monitor de 144hz com 1ms e tava olhando um ultrawide de 34" também da LG mas não estou achando que compense pegar devido a ser fullhd, estar bem caro e o ao que vi em reviews, ele suporta os 144hz e 1ms mas muito na base de ajustes que a LG faz no aparelho.
Como alternativa tô querendo pegar dois de 24", por causa do espaço que tenho e porque um 4k bom com os 144hz e 1ms sai mais caro do que dois de 24", fora eu não ter hardware pra empurrar as coisas em 4k e o fullhd me atender bem.

Encontrei alguns modelos bacanas entre painéis IPS e TN.
IPS:
- ASUS VP249QGR - https://www.displaydb.com/monitor/asus-vp249qgr
- AOC 24G2 - https://www.displaydb.com/monitor/aoc-24g2

TN:
- Dell S2421HGF - https://www.displaydb.com/monitor/dell-s2421hgf
- Acer KG241Q-S - https://www.displaydb.com/monitor/acer-kg241qs

Tenho assistido bastante reviews deles e a minha preferência era pelo IPS por causa do ângulo de visão e cores mas tô com as seguintes dúvidas:
- os painéis TN atuais (desses monitores mais caros de 144hz e 1ms) conseguem ser bons e não perder tanto em qualidade de imagem em relação aos IPS ?
- os painéis IPS conseguem ter uma boa qualidade e entregar realmente os 144hz e 1ms ?

Pretendo usar os monitores tanto para trabalho e jogos. Ttrabalho com programação e curto mexer um pouco com design e edição de imagens mas quero também ter uma experiência melhor de fluidez nos games e no uso em geral.

O AOC parece ser super indicado em reviews, mas a quantidade de pessoas com ele nos últimos quatro meses apresentando dead pixel me desanima em pega-lo.
O Dell tá meio que sendo minha segunda opção mas ele é novo e não encontro nenhum review mais explicativo sobre ele (por isso a dúvida sobre a qualidade dos painés).
O Acer parece ter boas specs (bem parecido com o Dell), mas o fato das bordas dele serem bem grandes me deixa um pouco com o pé atrás.

Se souberem opinar sobre qual seria melhor em termos de painél e dos modelos que falei acima ou até indicar algum outro modelo fico bem agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você gosta de games competitivos? CS:GO, jogos de tiro? Pois as telas TN possuem menor tempo de resposta, o que é benéfico.

E sim, painel TN ainda possui as cores borradas.

Um paliativo seria procurar por painéis VA, que é um meio termo entre as cores do IPS com o tempo de resposta do TN.

 

Se você quer maior fidelidade de cores esqueça o TN.

 

Se você não for rodar games competitivos, porque não compra outro ultrawide, mas desta vez com o tamanho correto, entre 29" e 34"?

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@Erik_ESC Hardware Isto é uma película aplicada na tela. Não possui função determinante.

Que eu saiba é perfumaria apenas em TVs somente.

É como se fosse um filtro.

 

Matte reflete menos (seria bom para notebooks em áreas externas), glossy possui melhores cores.

É estava olhando e vi comentarem que a Apple usa essa película Glossy. Se for olhar os smartphones são de certo modo todos Glossy já alguns tablets baratos não...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx gosto de jogar de tudo, mas utlimamente tenho jogado bastante fps.
Desde valorant a cod warzone e alguns outros não competitivos.
A minha ideia era justamente pegar um de 34 ultrawide mas qualquer monitor dessa spec (mesmo que sem os 144hz ou 1ms) com resolução 1440p é muito caro aqui no Brasil.
O único ultrawide de 34" mais barato que achei é justamente o da LG (e ainda assim é meio caro) mas ele é fullhd e acho que não compensa uma tela desse tamanho com resolução fullhd.
Já vi o ultrawide de 29" e não acho que seja uma evolução em cima do de 25" que tenho hoje.

Por isso a escolha por dois de 24" e se é pra pegar, já prefiro pegar pegar algum que tenha os 144hz. Considerando os que eu citei, dois deles dão quase o mesmo preço de um 34" ultrawide da LG.

Sabe dizer se o 1ms nos painéis IPS funciona bem ?
O que tenho percebido são vários monitores IPS com essa caracterísica, mas ela acaba sendo muito por tecnologias que as marcas aplicam no monitor e não algo nativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Flaprano Reafirmando, nenhum destes que listou é IPS 1ms, é tudo 4 ou 5ms. Olhe novamente a descrição.
IPS quando vejo listado como 1ms é as contas malucas dos fabricantes, nem GTG eles seguem, total apelação.

 

E não, ultrawide não é full HD, full HD é 1920x1080, ultrawide é 2560x1080 ou 5120x2160, e este último sim vai estourar com sua VGA, pois é 5K.

 

Se você gosta de fps e tmb de edição de imagens, compra um monitor diferente do outro então. Um IPS para edição, outro TN para games, ou o VA como já comentei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@Flaprano Reafirmando, nenhum destes que listou é IPS 1ms, é tudo 4 ou 5ms. Olhe novamente a descrição.
IPS quando vejo listado como 1ms é as contas malucas dos fabricantes, nem GTG eles seguem, total apelação.

 

E não, ultrawide não é full HD, full HD é 1920x1080, ultrawide é 2560x1080 ou 5120x2160, e este último sim vai estourar com sua VGA, pois é 5K.

 

Se você gosta de fps e tmb de edição de imagens, compra um monitor diferente do outro então. Um IPS para edição, outro TN para games, ou o VA como já comentei.


Eu sei que os ultrawides mais baratos são 2560x1080 (eu tenho um né, rsrs). Falei fullhd pois essa resolução geralmente é conhecida como fullhd (só que 21:9).
Até 1440p minha vga até aguenta, mas o preço deles é surreal aqui no BR (fora a escassez de modelos) 😔 .
Eu olhei as descrições dos IPSs que eu marquei, todos dizem ser 1ms, mas é exatamente essa info que você falou que eu estava na dúvida e não tinha conseguido confirmar, IPS 1ms é conta maluca e apelação das fabricantes.

Até pensei na possibilidade de pegar um IPS e um TN, mas sei lá, acho que pela diferença eu sentiria muito por serem dois bem diferentes.

Mas achei interessante a ideia dos VA. Sabe algum modelo que seja VA nessas specs ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Flaprano Você não leu tudo então.

O primeiro: Display Minimum Response Time 4 ms

O segundo: Display Average Response Time 5 ms

 

Pode ter certeza que sempre o maior valor será o mais próximo, o resto é perfumaria.

 

Esta resolução é conhecida como full HD para os incautos. Isto é resolução de cinema, 21:9, ou 2.35:1.

 

Mas acho que é isso, você tem que ver o que realmente quer da máquina, Jogatina ou produtividade. TN é uma porcaria para imagens e edição. VA dependendo do tamanho e Hz será bem carinho tmb.

 

https://www.targethd.net/tn-va-ou-ips-qual-o-tipo-de-tela-que-voce-deve-escolher/

 

Exemplo de VA mais em conta: https://www.magazineluiza.com.br/monitor-24-samsung-lc24f390fhlmzd-full-hd-led-curvo-preto/p/ag2104g27c/in/mnpc/?

VA 144Hz: https://www.terabyteshop.com.br/produto/8566/monitor-gamemax-gamer-curvo-27-pol-144hz-1ms-full-hd-gmx27c144-preto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!